Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar cabos de Freio de Mão

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Trocar cabos de Freio de Mão

Boa tarde pessoal!

O cabo do freio de mão do meu fusca se rompeu e moro numa rua com ladeira (vejam só o problema).

Consigo estacionar sem dificuldades mas estou com medo porque meu carrinho fico escorado com calço e o mesmo pode se soltar...

Uma pergunta: é muito complicado trocar os cabos (sei que são dois, um pra cada roda traseira).

Nunca mexi nas rodas traseiras do carrinho...

Um abraço a todos.

Re: Trocar cabos de Freio de Mão

boa noite herald

Primeiro vamos as ferramentas
    soquete 36 mm ( para soltar a campana ou tambor de freio )
    chave de boca 10/11, 13/14
    chave de fenda media
    comece soltando a porca 36 mm que segura a campana , ainda com a roda no lugar, carro engatado e freio de mão puxado já no seu caso vc terá que calçar já que ta sem freio de mão. dependendo do aperto que estiver essa porca jogue um pouco de desengripante uma meia hora antes de tentar soltar não esqueça de tirar a cupilha que trava a porca , depois solte um pouco as sapatas para a campana sair com facilidade ,no espelho de freio tem dois orifícios que da acesso aquelas porquinhas que parecem uma engrenagem onde regulamos o freio vc tem soltar um pouco para a lona desencostar da campana e permitir que a mesma seja removida com facilidade ( as vezes se a lona estiver gasta ou desregulada nem precisa soltar as sapatas , só solta a porca 36mm e ela já sai) depois que retirar a campana solte os cabos lá na alavanca de freio de mão,embaixo da capa tem duas porcas 10 ou 11 mmm cabo solto da alavanca volte a campana e retire os cabos . já que vai ta com o freio praticamente desmontado aproveite e verifique os cilindros se não estão vazando ,o estado das lonas e demais componentes.
    qualquer dificuldade ou duvida tamo ai.
    Me lembro da primeira vez que fui fazer o freio do fusca troquei as lonas na boa sem dificuldade , montei tudo certinho beleza tranquilo fui la nas porquinhas que regulam as sapatas no tambor ajustei beeemmmmmm ajustadinho bem encostada quase travando a roda pro pedal ficar bem altinho feliz da vida que tinha dado tudo certo ; pensei agora vou testar o freio pra ver se fico bom sai de casa no bairro mesmo devagar dei umas pisadas no freio pra ver se tava parando devagar tava bão então vamo ver correndo um pouco mais acho que tinha andado uns 3 ou 4 km , quando que derrepente quase morri do coração com tanta fumaça e o carro travado não querendo sair do lugar já junto uma monte de gente em volta achando que tava pegando fogo vizinho tirando a mangueira com água pra joga no fogo mas a questão que não tinha fogo ai um mais entendido do assunto pergunto se eu não tava andando co freio de mão puxado eu disse que não que tava solto e eu tinha acabado de fazer o freio tava tudo novo , ai ele pergunto mais você regulo o freio encosto as sapata eu disse sim ajustei bem certinho quase não dava pra virar a roda na mão eu disse ,ai ele falou mas não pode apertar tanto a sapata no tambor quando se acaba de montar o freio com lonas novas; foi assim que descobri que quando acaba troca as lonas não pode apertar muito a porquinha que parece engrenagem
    que regula o freio se não trava tudo, tem que encostar mas deixar a roda virar solta depois de uma semana andando ai sim pode dar uma encostada a mais ; mas foi bom pois tive que desmontar tudo de novo e colocar novo jogo de lonas pois estragou tudo , mas ganhei experiência

Sei que aqui não é o lugar correto pra esse tipo de assunto mas pra não deixar a duvida sem resposta respondi aqui mesmo casso seja necessário peço a moderação pra mover para o tópico correto
    Last edited by rodrigorinox; 28-01-2012, 01:08 AM.

Comment

Obrigado amigão!!!

Suas dicas foram muito úteis.

Consegui trocar os cabos e a princípio parece que ficou legal.

Verifiquei os freios e estão em bom estado (lonas e cilindros).

Só tive um pouco de dificuldade na hora de colocar os cabos novos, pois estavam bem rígidos e tive que fazer um certo esforço pra conseguir puxar e fixar no lugar. Depois de colocados eles foram cedendo um pouco e agora o freio de mão está está no ponto.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Comment

Postado originalmente por Herald Fusca 1978
        Obrigado amigão!!!

Suas dicas foram muito úteis.

Consegui trocar os cabos e a princípio parece que ficou legal.

Verifiquei os freios e estão em bom estado (lonas e cilindros).

Só tive um pouco de dificuldade na hora de colocar os cabos novos, pois estavam bem rígidos e tive que fazer um certo esforço pra conseguir puxar e fixar no lugar. Depois de colocados eles foram cedendo um pouco e agora o freio de mão está está no ponto.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
        bzl fico feliz que tenha conseguido, o espirito do fórum é esse , trocar informações , experiências e se morar perto da até pra dar uma força pra executar o trampo abraço

Comment

Working...
        X