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Origem do German look

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  • Origem do German look

    Achei muito legal e explicativo por isso coloquei aqui p/ todos apreciarem...
    Texto de André Franco/FFB


    ORIGEM DO GERMAN LOOK...

    A origem dos "German-Look" se baseia na tendência alemã dos anos 70 em diante(de forma mais ostensiva, já que pontualmente isso já ocorria desde os 50...) em tornar os Fuscas, carros compatíveis com as velocidades imprimidas nas autobahnen, já que 160km/h ou mais, como velocidade de cruzeiro de tantos outros carros tornava o besouro sinônimo de algo lento a ser transpassado. Os alemães nada fazem puramente por estética, tudo segue a regra da função e forma nascendo juntas.

    Daí a associação com acessórios Porsche foi quase como uma equação previamente resolvida. Lembremos que a similiaridade entre componentes dos dois carros sempre foi grande, partindo da 356 pré A que tinha mais de 50% de itens mecânicos absolutamente iguais, passando pelos B e C que já não conservavam a mesma carcaça de motor, mas ainda sim muitos itens eram intercambiáveis, sem contar suspensões, freios, etc. e finalmente chegando nos 911 de 64, que tinha soluções aprimoradas já um pouco mais distantes mesmo dos Fuscas Mcpherson que estariam a surgir, mas mesmo assim poderia facilmente ceder itens como peças de acabamento e conforto, freios e rodas por exemplo. Logo surge a 912(1965-1969)que com a configuração 4 cilindros boxer herdada com pouca mudança pela 914(1969-1976) reaproxima o grau de "parentesco" que parecia estar se perdendo, sem contar que eram Porsches mais "baratas". Claro que de início isso pouco ou nada representava aos donos de besouros descontetes com desempenho pois o "barato" ainda era "caro", mas 10 anos depois a coisa começa a despertar algo na mente dos mais aguçados...

    Pouco a pouco a cultura foi se espalhando de maneira a tornar a prática de transformar um fusca num carro rápido e também seguro, comum não só entre aficcionados. Daí a grande diferença para a cultura americana por exemplo, pois por vezes tais carros alemães podiam estar equipados com mecânicas fortes e seguras mas desprovidos no entanto de tanto apuro estético.
    Creio que desde sempre foi comum prover tais carros com acessórios de outras marcas também como Mercedes e Bmw, porém pouco se intercambiava e quase tudo teria de ser adaptado, então a relação com peças Porsche ou mesmo Vw de modelos modernos, tornou-se quase regra para um German Look.

    Numa corrente paralela seguia a linha dos fuscas preparados para corridas que num certo momento começou a se aproximar do estilo mencionado até aqui, tanto é que hoje na Alemanha o estilo chamado "Race Look" nada mais é do que um German preparado com gaiola, extintor, bancos concha, etc.

    Com o avanço dos anos a necessidade cedeu lugar para a excentricidade de alguns e paixão de tantos outros que mantiveram a chama acesa da cultura, mais do que isso, aprimoraram de tal forma a equiparar-se com o grau de perfeccionismo dos Cal-Looks(apesar destes terem sua origem/concepção totalmente diferentes). Por falar nisso é bom mencionar que os German ganharam também um nicho considerável na preferência norte americana por customização, lá eles levam a sério essa questão da pureza do German, talvez até mais do que na própria Alemanha.

    Conclusão, um German pode partir de qualquer fusca de qualquer época, nacionalidade, suspensão e tipo de carroceria. A premissa básica é o ganho expressivo de potência aliado a segurança e dirigibilidade. Na carona vem o estilo e o apuro estético que como já dito "pedem" para que seja Porsche, mas há exceções. Na maioria dos casos se vê os exemplares seguindo alguns preceitos do início da tendência, com tudo do bom e do melhor, mas sem extrapolar certos limites. Rodas de 20" com pára-lamas de plástico do dobro da largura original, bem como alteração de contornos de carroceria são intervenções que tornam o veículo um "Custom-Look", fora do conceito alemão.
    Muitas vezes tais caracterizações(German) podem ganhar implementos e acessórios segundo a época da carroceria, ou seja acessórios de 356 num fusca mais antigo, de 911 num mais novo. No entanto a mescla de épocas, sem exageros, é observada na tendência atual alemã também. Nunca esquecendo freios, suspensões...

    abraços

    André Franco

    só p/ ilustrar o texto...






    Last edited by sedan74turbo; 26-03-2009, 05:14 PM.
    Fernando / German Look 74
    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

  • #2
    Re: Origem do German look

    Muito bacana o texto, realmente, não da para imaginar um fusca em sua concepção original em uma autobahnen, deve ser até perigoso pelo risco de colisão. Já imaginou? vc ta vindo lépido e fagueiro em seu BMW a 160Km/h e de repente, não mais que de repente, logo após uma curva surge um Fusca a algo em torno de 120 Km/h, que bagaceira hein?

    Acho lindo o German Look, esses das fotos parecem que foram escolhidos a dedo... e outra, esse estilo nós conseguimos realizar por aqui em terras brasucas, só de olhar da vontade de customizar um, basta ter bom gosto ... a compatibilidade com mecânica Porsche pode muito bem ser substituída por parentes até mais próximos (da própria VW).

    Uma dúvida, os motores dos german Look são puristas ou é aceitavel o uso de renegades?

    Parabéns,

    Abs.
    Celojr ;)

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    • #3
      Re: Origem do German look

      Postado originalmente por celojr
      Uma dúvida, os motores dos german Look são puristas ou é aceitavel o uso de renegades?
      Sempre aircooled mas no próprio site German look já ví fuscas com mecânica subaru e outro com watercooled de um carro alemão, mas é aquele negócio no site qualquer um chega lá e coloca fotos de seu carro mas na prática ou seja no convivio com o pessoal a preferência são os aircooled Vw ou Porsche...
      Só o texto eu trouxe as fotos realmente escolhi uma a uma !!!!
      ;-)
      Fernando / German Look 74
      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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      • #4
        Re: Origem do German look

        Postado originalmente por sedan74turbo
        Sempre aircooled mas no próprio site German look já ví fuscas com mecânica subaru e outro com watercooled de um carro alemão, mas é aquele negócio no site qualquer um chega lá e coloca fotos de seu carro mas na prática ou seja no convivio com o pessoal a preferência são os aircooled Vw ou Porsche...
        Só o texto eu trouxe as fotos realmente escolhi uma a uma !!!!
        ;-)
        Belo texto em Fernando depois eu que sou especialista em German Look hein?
        Puxa nas minhas informações os GL só tinham tomado força de expressão ná década de 80 com os modelos Jubilee emportados do México. Parabéns pela reportagem. Aonde ela foi publicada?

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        • #5
          Re: Origem do German look

          acho muito lindo os GL... penso q porque não um GL renegade... jah q a idéia era melorar o desempeno do fusca... as peças derivadas do porsche diz no texto q vieram pq era mais facil de adaptar mais axo q seguindo o conceito de melhorar vale um renegade... mais pelo menos tem q ser vw

          abss

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          • #6
            Re: Origem do German look

            Me amarro em German Look, pois ñ agride o design do carro...

            Abraços

            Comment


            • #7
              Re: Origem do German look

              Postado originalmente por Jesse James
              Me amarro em German Look, pois ñ agride o design do carro...

              Abraços
              Concordo em genero, numero e grau contigo, sou fã de carteirinha do design do fusca, mesmo tendo quem diga que ele vai contra todas as leis da moderna aerodinâmica.

              Comment


              • #8
                Re: Origem do German look

                mexe somente no básico do carro:motor ,chão e rodas.Sem mais palavras
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                Comment


                • #9
                  Re: Origem do German look

                  Postado originalmente por fuca-bala
                  Belo texto em Fernando depois eu que sou especialista em German Look hein?
                  Puxa nas minhas informações os GL só tinham tomado força de expressão ná década de 80 com os modelos Jubilee emportados do México. Parabéns pela reportagem. Aonde ela foi publicada?
                  realmente esse texto é tão bom que resolvi trazer p/ cá, achei ele numa das minhas passeadas no FFB;-)

                  Postado originalmente por Diegão
                  acho muito lindo os GL... penso q porque não um GL renegade... jah q a idéia era melorar o desempeno do fusca... as peças derivadas do porsche diz no texto q vieram pq era mais facil de adaptar mais axo q seguindo o conceito de melhorar vale um renegade... mais pelo menos tem q ser vw
                  cara a essência GL é a porsche não como itens obrigatórios ou seja no começo os porsches eram só aircooled e nesse caso as peças que mais se encaixavam nos fuscas sem muitas adaptações eram essas , mas nada impede de fazer um GL watercooled com já citei, os mais puristas podem até torcer o nariz "isso lá fora" já aqui no Brasil a cultura GL já serve mais p/ deixar o fusca luxuoso, aqui não é visto como performance tome de exemplo os GL que aparecem na revista fusca&cia, quantos que se denominavam german look mas tinha motor preparado ?? que eu me lembre nenhum...o texto deixa bem claro a tendência GL é virada mais a performance...eo melhor é o que o Jesse James eo Antonio Carlos disseram não altera as caracteristicas de um fusca....
                  ;-)
                  Last edited by sedan74turbo; 20-09-2008, 02:10 PM.
                  Fernando / German Look 74
                  2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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                  • #10
                    Re: Origem do German look

                    exatamente... tipo... é dificil vc ter um fusca de 200 cv que te permita fazer viajens longas no air cooled... a não ser com um grande investimento.... ai entraria um GL watercooled... no meu caso msm... amo os motores a ar... mais seria inviavel pra min pois n tenho outro carro... como eu faria pra ir em viajens com um air cooled de 200 cv fazendo 2 por 1?? impossivel... porisso pretendo fazer um GL watercooled

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                    • #11
                      Re: Origem do German look

                      Sedan,
                      Belo texto que você encontrou!
                      Parabéns pelo post.
                      Muito interessante a história do German Look.

                      Abraço.
                      Aos que não atualizaram ...

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                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

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                      • #12
                        Re: Origem do German look

                        Muito boa essa materia !! eu acho loco esse estilo GL logo o meu vai ta do jeito !!!
                        Fusca Marrom 1979
                        Modelo Fáfa.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Origem do German look

                          Muito boa essa materia !! eu acho loco esse estilo GL logo o meu vai ta do jeito !!!
                          Fusca Marrom 1979
                          Modelo Fáfa.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Origem do German look

                            c bem q msm com todas os contras o air cooled e muito f*d*

                            Comment


                            • #15
                              Re: Origem do German look

                              Postado originalmente por Diegão
                              c bem q msm com todas os contras o air cooled e muito f*d*

                              o legal é isso, transformar o singelo boxer num monstro "domavél", já um com adaptação de motores watercooler já fica com cara de que anda bem, mesmo colocando um motor de porsche vc olha e vê que é um refrigerado a ar ae ninguém põe fé !! mas quando vê os dois faróis redondos piscando no retovisor pedindo passagem ninguém acredita...hehehe , é o que tinhamos falado não perde as caracteristicas de um fusca que muitos enxergam como manco, sem potência, barulhento e ae vai....
                              ;-)
                              Last edited by sedan74turbo; 22-09-2008, 12:46 PM.
                              Fernando / German Look 74
                              2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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