Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de combustível - Influências externas!!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Consumo de combustível - Influências externas!!

    Consumo de combustível.


    Foi auditado um experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás(CENPES), no RJ. Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.

    O carro de testes foi um Uno 1.0 Fire.

    Seguem os resultados:

    _VELAS GASTAS_
    As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
    Acréscimo de consumo: 7,49%

    _FILTRO DE AR OBSTRUÍDO_
    O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
    Acréscimo de consumo: 6,20%

    _RODAGEM EM "BANGUELA"_
    Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
    “No nosso motor a ar carburado, a banguela gera menor consumo que mantendo engrenado”
    Acréscimo de consumo: 5,19%

    _PNEUS MURCHOS_
    Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos).
    Acréscimo de consumo: 17,80%

    _JANELAS ABERTAS_
    Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
    Acréscimo de consumo: 9,35%

    _CARRO COM 4 PASSAGEIROS _
    Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg).
    Isto serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
    Acréscimo de consumo: 10,80%

    _TUDO JUNTO _
    Primeiro rodou-se só com o motorista e condições normalizadas do veículo pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica. Depois, instalou-se as velas gastas, o filtro sujo, esvaziou-se os pneus em 6 libras, em 4 no carro e as 4 janelas abertas.
    Acréscimo de consumo: 44,41% !!!!!!!!!!!!!!!!

    É isso aí! Agora quem fica na dúvida porque seu carro faz 7km/l enquanto o do vizinho faz 12km/l (ambos veículos idênticos e em perfeitas condições – exceto pela manutenção preventiva... hehehe!!!)já pode fazer sua avaliação.


    []s,

    Master Vader
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    o que gasta mais andar com as janelas abertas ou com o ar condicionado ligado ????
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por felipedmori
      o que gasta mais andar com as janelas abertas ou com o ar condicionado ligado ????

      pois é, eu ia perguntar a mesma coisa
      "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
      Juan Manoel Fangio.

      Comment


      • #4
        O que gasta mais eu não faço idéia, mas que o Ar Condicionado é muito mais confortável (ainda mais no RJ que o calor é infernal), não me restam dúvidas !!!!

        Abraços,

        Léo.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por felipedmori
          o que gasta mais andar com as janelas abertas ou com o ar condicionado ligado ????

          Com os vidros abertos gasta mais!

          Nao sei se vc ja viu, um programa que passa na Discovery e agora na globo, Os caçadores de mitos?!

          eu assisti uma vez que eles fizeram esse teste, foram em um circuito oval, com 2 caminhonetes ford, as duas com o mesmo peso(contando com os equipamentos para filmagem, motorista, cinegrafista e etc). Nao lembro qtos % a mais, mas a com ar condicionado deu mais voltas no circuito.
          e as duas com velocidade constante, tambem nao lembro qtos km/h

          flw
          WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

          Comment


          • #6
            visto que pneus murchos gastam mais...

            qtas libras é o ideal para o fusca?


            eu coloco 22lbs na frente e 26atras, pneus 195 45 15. Vc olhando eles tem aparencia de cheios, nao ficam "barrigudos". se colocar mais libras pula demais!!! perfil 45 é foda! hahahahah
            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por matheusbat
              visto que pneus murchos gastam mais...

              qtas libras é o ideal para o fusca?


              eu coloco 22lbs na frente e 26atras, pneus 195 45 15. Vc olhando eles tem aparencia de cheios, nao ficam "barrigudos". se colocar mais libras pula demais!!! perfil 45 é foda! hahahahah
              Meus pneus são R14 185/65, portanto uso uma calibragem maior... uso 27 lbs (dianteiros) e 29 lbs (traseiros). Infelizmente ele consome um pouco mais (tá fazendo uns 8,5 km/l - com regulagem levemente rica) mas em compensação meu fusca entra muito melhor nas curvas e sai bem menos de traseira.

              Abraço

              Léo
              Last edited by LCB; 23-01-2007, 12:58 PM.

              Comment


              • #8
                depois que coloquei essas rodas nao fiz a media e nem fiz curvas andando forte....

                sem geomentria, da 80 treme tudo hahaha...

                vou fazer ainda essa semana...

                o meu 1300 faz nessa media tbem de 8 a 9km/l

                flw..
                WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por felipedmori
                  o que gasta mais andar com as janelas abertas ou com o ar condicionado ligado ????

                  Na estrada, os vidros abertos, pois o aspecto aerodinâmico é muito mais perceptível, roubando mais potência que qualquer ar condicionado. Agora na cidade em transito urbano, o Ar condicionado rouba a mesma potência, ao passo que os vidros não vão interferir em perdas aerodinâmicas pelas velocidades baixas (abixo de 80km/h).
                  Só a título de curiosidade, para manter um Fusca a 60km/h o mesmo gasta uns 15cv, ao passo qeu uma ar condicionado chega a consumir 5cv, ou seja nesta condição o acrescimo de consumo será na casa dos 30% contra aproximadamente 1cv a mais das janelas abertas nesta condição, considerando que o cx piora de 0,48 para 0,60 (tô exagerando pra caramba...)ou seja 6% de aumento de consumo.

                  Pelo que vi vocês gostaram do tópico né?

                  []s,

                  Master Vader.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #10
                    É sempre interessante conhecer o qe gasta e o que não gasta não é ?

                    Tudo bem que uma grande maioria dos fuscomaníacos não tem muito o que acrescentar uma vez que nossos carros, em geral, não tem ar condicionado, mas ainda assim, além de utilizarmos essas informações para outros carros que utilizamos.

                    Já com relação aos outros itens (pneus, velas, filtros...), é muito bom ter noção de qto esses itens são importantes não só para o motor/carro, como também para o bolso ($$$) e também para contribuirmos para a redução da poluição.

                    Inclusive, preciso trocar meu filtro de ar.

                    Abraço !

                    Léo.

                    Comment


                    • #11
                      pois é... esse negócio de vela gasta aumenta bem o consumo... outro dia o carro da minha irmã não queria pegar (um gol 1.0 2005)... fomos ver era a vela (que é de 3 eletrodos) que estava gasta (tava formando um triangulo)... isso pq o carro tá com 50k Km rodados, e na agência (qnd o carro tava com 30k Km) cobraram pelo jogo de velas mas não trocaram... ah e o filtro de combustível tbm, combraram e naum trocaram, tava entupido...
                      "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                      Juan Manoel Fangio.

                      Comment


                      • #12
                        Realmente, vidros abertos atrapalham e muito a aerodinamica. Meu carro diminui de 150 para 140Km/h de final.
                        Imaginem o efeito causado pela colocaçào de spoilers e aerofólios sem critérios (Tunning), deve ser um lixo enorme para a aerodinamica.

                        Comment


                        • #13
                          Bom o meu tá fazendo de 10 a 12 km/l é motor 1500 carbura simples.... anda bem até 100 km/h daí o bichinho já fica um pouco sem folego.... mas chega aos 120.
                          []s
                          Fernando.
                          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                          __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                          ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                          ______Em condições adversas, também posso vencer;
                          ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                          __Airton Senna
                          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                          Comment


                          • #14
                            e o filtro de ar do fusca...

                            no meu caso é de oleo........tem q trocar tbm ?

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por maikinhounforgiven
                              e o filtro de ar do fusca...

                              no meu caso é de oleo........tem q trocar tbm ?

                              boa pergunta... outra coisa, esse filtro de ar banhado a óleo é bom? já ouvi dizer que ele é melhor que o de papel para lugares onde tem muita poeira, tipo estrada de terra... é verdade?
                              "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                              Juan Manoel Fangio.

                              Comment

                              Working...
                              X