Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bardal B12

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bardal B12

    Por favor amigos, tenho um 1300L que está fazendo um barulho estranho, como se fosse metal batendo em metal, quando ligo de manhã ou quando fica muito tempo parado, ou ainda quando fica inclinado estacionado num meio fio. A luz de óleo apaga normalmente. Levei ao mecânico e ele depois de sugerir inúmeras variáveis do que possa ser, disse-me para colocar um bardal b12 na próxima troca de óleo. Indiferente ao que seja o problema, o Bardal b12 realmente ajuda o motor?

    Obrigado pela atenção.

  • #2
    Só se o motor estiver detonado (vazando e/ou queimando muito óleo) é recomendável a utilização do B12, aquilo parece mel de tão denso...
    O homem tem 3 fases na vida:

    1º Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
    2º Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
    3º Tem tempo, tem dinheiro, mas não tem mais vontade

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Carlos Alexandre
      Por favor amigos, tenho um 1300L que está fazendo um barulho estranho, como se fosse metal batendo em metal, quando ligo de manhã ou quando fica muito tempo parado, ou ainda quando fica inclinado estacionado num meio fio. A luz de óleo apaga normalmente. Levei ao mecânico e ele depois de sugerir inúmeras variáveis do que possa ser, disse-me para colocar um bardal b12 na próxima troca de óleo. Indiferente ao que seja o problema, o Bardal b12 realmente ajuda o motor?

      Obrigado pela atenção.
      Trata-se de um aitivo alterador de viscosidade cinemática (aumenta ela), além de ajudar (pouco) na redução de atrito e alguma coisa na "extrema pressão".
      1)Pelo aumento da vsicosidade cinemática, você vai conseguir corrigir pequenos vazamentos: externos (pinga pinga do motor) e internos (queima de óleo).
      Porém o aumento de viscosidade cinemática trará maior dificuldade para o óleo começar a fluir pelo motor principalmente a frio, podendo gerar falha na lubrificação nos primeiros instantes de uso, inclusive aumentando os ruídos (contrário ao que você precisa).
      2)Pelo reduto de atrito, a situação acima fica bastante atenuada, portanto na prática, o Bardahl diminui ruídos internos.
      3)pelo aditivo de Extrema pressão (provavelmente bissulfeto de Molibdênio), mesmo demorando um pouco mais para "subir", o óleo com Bradahl que ficou formando filme nos mancais acaba ajudando a lubrificar estes componentes nos primeiros instantes até a pressão do óleo se estabilizar.
      Na prática para motores cansados, só aguardando o dia da retífica, e é importante reforçar, para não quebrarem hoje, e talvez durarem até amanhã ou depois, pode ser recomendado o Bradahl.
      Hoje este produto é totalmente dispensável e até indesejável comos óleos de classe SH ou superior, podendo piorar (e piora) as características destes lubrificantes.
      Um òleo Sj ou melhor SL, se em contato com o Bradahl acba tendo suas características muito pioradas.
      O uso do Bardahl é normalmente recomendado por mecânicos mais antigos, quando os óleos SC, SD SE ainda faziam parte do dia a dia e as trocas se não fossemfeitas a cada 3000km no Fusca, gerariam o travamento do motor por excesso de "borra".
      Hoje na prática, aditivos deste tipo Bardahl, STP, Wins e outros, somente para motor no fim da vida, desde que utilizados com muito cuidado, e como sugestão o óelo deve ser um 20W50 ou 20W60 SJ neste período para tentar evitar maiores danos até mesmo com quebra de bielas e do bloco...

      Lembro que pelo aumento absurdo da viscosidade cinemática, a potência roubada pelo lubrificante é muito maior, e como a potência varia com o quadrado da velocidade (linear m/s, km/h ou angular rad/s, rpm, etc...), não devemos utilizar motores com óleos assim em rotações levadas, pois o mesmo superaquecerá e afinará matando toda a eventual vantagem do aditivo.
      Por este motivo também que não adianta utilizarmosviscoidades cinemáticas muito altas em motores de alta rotação, vai ferver eponto.
      Só para ilustração, a Ferrari de F1 em 97/98 utilizava um óleo 0W30 S...
      (provavelmente SZ... hehehehe!!!!).

      []s e boa sorte com seu motor.
      Minha recomendação é diferente da do su mecânico.
      Desde que possível, pare o carro já desmonte o motor reforme-o (de preferência com um comando W110) e seja feliz.
      Fazendoisto o quanto antes, a conta sairá mais barata...

      Master Vader.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Master Vader
        Trata-se de um aitivo alterador de viscosidade cinemática (aumenta ela), além de ajudar (pouco) na redução de atrito e alguma coisa na "extrema pressão".
        1)Pelo aumento da vsicosidade cinemática, você vai conseguir corrigir pequenos vazamentos: externos (pinga pinga do motor) e internos (queima de óleo).
        Porém o aumento de viscosidade cinemática trará maior dificuldade para o óleo começar a fluir pelo motor principalmente a frio, podendo gerar falha na lubrificação nos primeiros instantes de uso, inclusive aumentando os ruídos (contrário ao que você precisa).
        2)Pelo reduto de atrito, a situação acima fica bastante atenuada, portanto na prática, o Bardahl diminui ruídos internos.
        3)pelo aditivo de Extrema pressão (provavelmente bissulfeto de Molibdênio), mesmo demorando um pouco mais para "subir", o óleo com Bradahl que ficou formando filme nos mancais acaba ajudando a lubrificar estes componentes nos primeiros instantes até a pressão do óleo se estabilizar.
        Na prática para motores cansados, só aguardando o dia da retífica, e é importante reforçar, para não quebrarem hoje, e talvez durarem até amanhã ou depois, pode ser recomendado o Bradahl.
        Hoje este produto é totalmente dispensável e até indesejável comos óleos de classe SH ou superior, podendo piorar (e piora) as características destes lubrificantes.
        Um òleo Sj ou melhor SL, se em contato com o Bradahl acba tendo suas características muito pioradas.
        O uso do Bardahl é normalmente recomendado por mecânicos mais antigos, quando os óleos SC, SD SE ainda faziam parte do dia a dia e as trocas se não fossemfeitas a cada 3000km no Fusca, gerariam o travamento do motor por excesso de "borra".
        Hoje na prática, aditivos deste tipo Bardahl, STP, Wins e outros, somente para motor no fim da vida, desde que utilizados com muito cuidado, e como sugestão o óelo deve ser um 20W50 ou 20W60 SJ neste período para tentar evitar maiores danos até mesmo com quebra de bielas e do bloco...

        Lembro que pelo aumento absurdo da viscosidade cinemática, a potência roubada pelo lubrificante é muito maior, e como a potência varia com o quadrado da velocidade (linear m/s, km/h ou angular rad/s, rpm, etc...), não devemos utilizar motores com óleos assim em rotações levadas, pois o mesmo superaquecerá e afinará matando toda a eventual vantagem do aditivo.
        Por este motivo também que não adianta utilizarmosviscoidades cinemáticas muito altas em motores de alta rotação, vai ferver eponto.
        Só para ilustração, a Ferrari de F1 em 97/98 utilizava um óleo 0W30 S...
        (provavelmente SZ... hehehehe!!!!).

        []s e boa sorte com seu motor.
        Minha recomendação é diferente da do su mecânico.
        Desde que possível, pare o carro já desmonte o motor reforme-o (de preferência com um comando W110) e seja feliz.
        Fazendoisto o quanto antes, a conta sairá mais barata...

        Master Vader.

        vader o que seria

        Só para ilustração, a Ferrari de F1 em 97/98 utilizava um óleo 0W30 S...
        (provavelmente SZ... hehehehe!!!!).


        SZ ?????


        abraços

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por fuzaro turbo
          vader o que seria

          Só para ilustração, a Ferrari de F1 em 97/98 utilizava um óleo 0W30 S...
          (provavelmente SZ... hehehehe!!!!).


          SZ ?????


          abraços
          Pura gozação minha...
          Não estamos hoje nos óleos Sj, Sl e agora SM, provavelmente naquela época os ólsoe da Ferrari já eram SZ...
          Entendeu?

          Na verdade era algum óleo experimental, específico da Ferrari provavelmente semelhante ao SL de hoje.

          O Sz que eu citei tá longe de existir, pois ainda teremos o SN, SO, SP, SQ, SR, SS, ST, SU ,Sv SW, Sx, Sy e finalmente o SZ para serem lançados... HEHEHHE!!!
          Como do SJ para o Sm levamosuns 10 anos para a mudança, podemos considerar (se tudo fosse linear é claro), 5 anos para cada pulo de avanço do óleo, assim levaremos mais 60 anos para chegar ao SZ...
          Acho que isto infelizmente não vai ocorrer, pois acho difícil que os motores de combustão resistam 60 anos...
          Somente farão parte de museus e da história...
          Necessidades da humanidade... Efeito estufa... Ciclo do Carbono... Protocolo de Kyoto, etc...

          []s,

          Master Vader.

          []s,

          MAster VAder.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            mas vader... quanto tempo será que os carros hibridos durarão? pq agora estão lançando carros híbridos com motores a diesel e elétrico, que são muito econômicos... como vc acha q será o futuro do automóvel? por quais etapas provavelmente passaremos (pelo menos eu espero estar aqui pra ver, hehehehe)?
            "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
            Juan Manoel Fangio.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Master Vader
              Pura gozação minha...
              Não estamos hoje nos óleos Sj, Sl e agora SM, provavelmente naquela época os ólsoe da Ferrari já eram SZ...
              Entendeu?

              Na verdade era algum óleo experimental, específico da Ferrari provavelmente semelhante ao SL de hoje.

              O Sz que eu citei tá longe de existir, pois ainda teremos o SN, SO, SP, SQ, SR, SS, ST, SU ,Sv SW, Sx, Sy e finalmente o SZ para serem lançados... HEHEHHE!!!
              Como do SJ para o Sm levamosuns 10 anos para a mudança, podemos considerar (se tudo fosse linear é claro), 5 anos para cada pulo de avanço do óleo, assim levaremos mais 60 anos para chegar ao SZ...
              Acho que isto infelizmente não vai ocorrer, pois acho difícil que os motores de combustão resistam 60 anos...
              Somente farão parte de museus e da história...
              Necessidades da humanidade... Efeito estufa... Ciclo do Carbono... Protocolo de Kyoto, etc...

              []s,

              Master Vader.

              []s,

              MAster VAder.

              ahhhh taaaa
              hehehehehehhehehehe
              sera q os motores a combustao naum vao resistir a mais 60 anos ??
              sei naum em...

              abraçosssssss

              Comment


              • #8
                Espero que daqui a uns 20 anos ainda exista alcool para eu poder levar meu filho (que eu ainda não tenho) para dar uma volta de fusca turbo ... hehe
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

                Comment


                • #9
                  Minha opinião...

                  Postado originalmente por Thiago - H.Codorna®
                  mas vader... quanto tempo será que os carros hibridos durarão? pq agora estão lançando carros híbridos com motores a diesel e elétrico, que são muito econômicos... como vc acha q será o futuro do automóvel? por quais etapas provavelmente passaremos (pelo menos eu espero estar aqui pra ver, hehehehe)?

                  Em relação ao futuro do motor de combustão, tenho sinceramente minhas dúvidas de uma vida muito longa, pricipalmente para o Diesel. O motor Ciclo Otto tem ainda alguma chance...
                  O grande problema é o volume de gases nocivos que saem pelo escape.
                  Vocês conhecem o que trata o Protocolo de Kyoto?
                  Leiam a respeito.
                  Lá se fala do Ciclo do Carbono (dentre outras coisas), mostrando que os combustíveis fósseis, são muito mais nocivos ao Ecossistema que os renováveis (vegetais), como o álcool. Isto pelo fato de existir um ciclo do Carabono no caso do álcool.
                  Açucares nas plantas (Cana) > Álcool > Calor no motor + CO2 + LUZ + Clorofila – Fotossíntese > Açucares nas plantas (cana) > álcool ...
                  No caso da gasolina ou do Diesel:
                  Petróleo > Gasolina / Diesel > Calor no Motor + CO2... e emsmo que absorvido pelas plantas, não retorna diretamente como o mesmo tipo de combustível.
                  Ou seja queimando se combustíveis de origem vegetal, o que se gera de CO2 se absorve praticamente na mesma proporção, ao passo que não temos excedente de vegetação no Globo, para absorver o CO2 gerado pelos combustíveis fósseis.
                  Assim uma saída inicial é a utilização de álcool e Bio Diesel somente.
                  Porém para isto, a área de plantio de cana para o álcool, e de oleaginosas como o Dendê, Soja, etc para o Bio Diesel, faria com que fosse necessário aumentarmos violentamente as áreas de plantio destas culturas.
                  È a única saída que vejo.
                  Porém para isto ocorrer grandes potências ainda com razoável reserva de Petróleo, não dão a devida atenção ao problema relutando em ampliar sua área de cultivo das culturas vegetais acima.
                  Tentam mostrar que o veículo híbrido é a melhor solução...
                  Pura balela, pois os veículos híbridos hoje invariavelmente utilizam baterias, cujas placas são de metais pesados.
                  Os veículos elétricos como o antigo Saturn ( o qual já dirigi), são uma palhaçada do ponto de vista ecológico, pois apesar do veiculo não gerar emissão, suas baterias são extremamente nocivas ao meio ambiente.
                  Escolhemos então se acabamos com o planeta através do efeito estufa, ou de contaminação dos lençóis freáticos?!... No fundo morreremos de câncer mesmo, de pele ou hepático...
                  Hoje as grandes potências automobilísticas investem nos híbridos, porém eles só minimizam a curto prazo o colapso da nossa atmosfera, porém destruindo a médio prazo o nosso solo com metais pesados.
                  Hoje já existem problemas gravíssimos quanto a reciclagem das baterias dos automóveis, e estamos falando de uma bateria de em média 55Ah por veículo.
                  Fazendo a analogia, um motor elétrico num veículo híbrido utiliza 20 ou mais baterias.
                  Será que as industrias que fabricam estas baterias, terão infra-estrutura para reciclarem um volume 20 ou mais vezes maior que o de hoje?? Na minha modesta opinião... Não!
                  Os veículos elétricos somente caem na mesma situação, sendo que não geram nenhuma emissão durante seu uso (melhor para o elétrico comparando com o híbrido), porém com muito mais baterias que deverão ser recicladas no fim de sua vida útil!!
                  A única saída razoável para nossos veículos seria a utilização de hidrogênio, queimando o num motor de combustão interna ciclo Otto, ou em células de hidrogênio alimentando motores elétricos. Mesmo assim a sua fonte (água), apesar de existir em grande quantidade, necessita ser submetida ao processo de eletrólise, consumindo enorme quantidade de energia. Tal necessidade geraria a construção de várias usinas elétricas.
                  Fica agora a pergunta:
                  Se nosso intuito é o meio ambiente, Estas usinas não podem impactar no mesmo.
                  As Usinas Termo Nucleares e Termo elétricas são imediatamente descartadas por questões óbvias.
                  As Hidro-elétricas geram sempre impacto ambiental gravíssimo com alterações no curso dos rios, quedas dágua e alteração do ecossistema local inclusive com eventual extinção de espécies da Flora e Fauna, portanto apesar de parecerem tão “inocentes”, não são assim na prática.
                  Somente a energia solar e a eólica, ao meu ver, são ecologicamente adequadas.
                  Desta forma eu vejo o Futuro, desde que o homem respeite o Homem e este planeta a todos nós concedido, com Usinas elétricas Solares e Eólicas, alimentando nossas casas e promovendo a extração do Hidrogênio através da eletrólise, alimentando motores elétricos (células de Hidrogênio) e motores Ciclo Otto como os nosso a Gasolina e Álcool.
                  Nesta óptica (muito particular minha), vejo o fim dos motores Diesel como certa.
                  E “chuto” que tais mudanças (construção em massa de usinas eólicas nas cidades litorâneas, solares nas que possuem incidência solar muito alta e utilização crescente de painéis solares nas casas) devam começar a ocorrer nos próximos 10 anos, sendo completamente implementadas em uns 30 anos.
                  Caso contrário estaremos empurrando a “sujeira” para baixo do tapete e para nossos filhos e netos...

                  Pelo menos vai ser interessante um Fusca com motor 2.3 turbo com 350cv ou mais movido a hidrogênio soltando pelo escape somente vapor dagua...

                  []s,

                  Master Vader.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #10
                    Excelente resposta mestre vader, como sempre...... bom que o futuro seja o hidrogêneo então. Ah, vc falou de energia solar, mas pra se amazenar essa energia não são necessárias essa mesmas baterias, que depois vão causar a contaminação do solo?
                    "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                    Juan Manoel Fangio.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Thiago - H.Codorna®
                      Excelente resposta mestre vader, como sempre...... bom que o futuro seja o hidrogêneo então. Ah, vc falou de energia solar, mas pra se amazenar essa energia não são necessárias essa mesmas baterias, que depois vão causar a contaminação do solo?
                      Nem sempre...
                      Pois uma usina hidro elétrica fornece a energia, e não a armazenamos...
                      As usinas eólicas e as solares em conjunto podem manter um suprimento quase constante de energia sem a necessidade de armazenamento. Porém à noite as solares deixam de ser eficientes, podendo esta energia ficar armazenada de forma térmica em reservatórios de água, podendo ser aproveitadas para o aquecimento residencial, e até mesmo sendo expandida em alguma turbina gerando energia elétrica...Ou o excedente ser utilizado para bombear água num reservatório elevado e a pressão superior a atmosférica, gerando uma pequena queda dagua alimentando pequenas usinas hidro elétricas.
                      Querendo ser ecológico, é possível.
                      Não é facil, mas pode ser feito.
                      O que é fato:
                      Combustível fóssil deverá ser banido do nosso mundo, ou nós seremos banidos...
                      Acredito que o combustível radioativo é menos crítico que o fóssil se for bem manipulado, porém como temos opções menos perigosas, deixemos esta idéia a princípio de lado... hehehe!!!

                      []s,

                      Master Vader.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        Larguei tudo agora...

                        Veja, Época, Galileu, Super Interessante... Bahhh.
                        Larguei tudo!
                        Cada post desse forum é uma aula!!!
                        Parabéns a todos.

                        Comment


                        • #13
                          Sobre o hidrogênio: apesar de não ser uma fonte poluidora, recai no mesmo problema dos carros hibridos. O hidrogênio deve ser considerado somente como vetor energético, pois para gerá-lo ainda temos que utilizar uma técnologia que necessita de muita energia. De onde virá essa energia, do petróleo, hidro-elétricas, termo-elétricas a carvão????

                          Sobre energia nuclear: creio que por enquanto é a melhor opção que temos em produção de energia em massa. Pense, para gerar 30 MW quantas toneladas de biomassa seriam necessárias. Muitas. Em compensação, somente algumas gramas de plutônio. Creio que deve se pensar em uma maneira barata de se resolver o problema do lixo atômico.

                          Sobre o alccol: é uma forma ecológicamente de produzir combustível, mas não seria melhor de ao invés de plantarmos nossas terras com combustíveis plantarmos alimentos nas mesmas????

                          Creio que a questão energética está longe de ser resolvida. Mesmo abestecendo nossos carros com água, teriamos o problema de utilizar a água para um fim mais nobre.

                          ABS,

                          Cristiano.
                          Cristiano A. C. Zank

                          (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                          (o\_!_/o) 68 - Jepo
                          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                          http://fuscami16.blogspot.com
                          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                          Comment


                          • #14
                            é... será que não vão inventar logo aquele sistema pro carro funcionar com lixo? heheehe... igual no de volta pro futuro
                            "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                            Juan Manoel Fangio.

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Thiago - H.Codorna®
                              é... será que não vão inventar logo aquele sistema pro carro funcionar com lixo? heheehe... igual no de volta pro futuro

                              aí pelo escape vai sair cheiro de bufa hehehehe
                              O homem tem 3 fases na vida:

                              1º Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
                              2º Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
                              3º Tem tempo, tem dinheiro, mas não tem mais vontade

                              Comment

                              Working...
                              X