Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Gicleur de Ar] Como ele influencia o Funcionamento??

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Gicleur de Ar] Como ele influencia o Funcionamento??

Seguinte galera, bateu a duvida aqui,
    como o Gicleur de Ar funciona??

Meu motor está o seguinte,
    Comando 284º (Lift 11mm)
    Cabeçote retrabalhado
    Carburador:
    Principal 180
    Lenta 65
    Tubo injetor 70
    Ar 130

queria saber se o melhor seria, aumentar ou diminuir o diametro do Gicleur de Ar?? (medalhão de 100 ((corretor acima da flauta))

OBs: 1600 a alcool
    dupla Solex 32/34PDSI
    Last edited by guineme; 13-01-2012, 06:37 PM.
    Gol BX 1986
    Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

>Atualmente:
    -Comando 284º
    -Kit Pistão 88mm
    -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

Re: [Gicleur de Ar] Como ele influencia o Funcionamento??

Postado originalmente por guineme

Comando 284º (Lift 11mm)
    Cabeçote retrabalhado
    Carburador:
    Principal 180
    Lenta 65
    Tubo injetor 70
    Ar 130

queria saber se o melhor seria, aumentar ou diminuir o diametro do Gicleur de Ar?? (medalhão de 100 ((corretor acima da flauta))

OBs: 1600 a alcool
    dupla Solex 32/34PDSI
    que venturi que está no carburador ???

o corretor de ar funciona como nome já diz, corrigindo o ar da mistura de combustivel, em regime alta rotação em conjunto com o gicleur principal.
    provavelmente essa mistura deve de estar um pouco gorda, pela ralação de diferença de tamanho dos dois
    recomedaria vc aumentar um pouco ele para no maximo 140, mas não me lembro se existe no comercio essa medida.
    de repente de vc não estiver temdo problema de carbonização preta nas velas , consumo e desempenho satisfatórios, não tem necessidade se se fazer alteração nele.
    por exemplo, no motor do meu carro, eu estou usando um 125, onde seria 115, e o retante está tudo original da brasilia
    venturi 24
    principal 155
    injetor 40
    m lemta 55
    coletor alto
    comando original
    taxa de 6.5:1
    Anor Mecânico

Reparação Automotiva
    Instalação de Acessórios
    Personalização de Motores
    Adaptação de Equipamentos
    Especializado em Antigos e VW ar

Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
    e-mail: anor-mecanico@outlook.com

Comment

O trabalho do giclê de ar que mais se sente, é o fato dele manda na hora que o giclê principal entra em ação!!
      Quanto maior o giclê de ar, mais tarde o principal entra em ação e vice-versa!!

Ou seja se existe algum buraco ou falha no inicio da aceleração (momento em que o giclê de lenta deixa de funcionar e passa a responsabilidade p/ o principal), é sinal de que o giclê de ar pode estar muito grande (falta) ou muito pequeno (excesso), daí só fazendo testes pra saber...

Se a aceleração está lisa, sinal e que está tudo nos conformes

abs!
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

Venturis 24

bem, gostaria de deixar ele num ponto economico (pois vou começar a usa-lo no dia-dia, andando cerca de 50km por dia)
        porém com desempenho em alta (pra dá susto naqueles desavisados que acham que carro velho não anda)

bem, assim que resolver a entrada de ar falsa, vou começar a brincar com o gigleur de ar... mas qual medida vcs me recomendam começar??

Tenho aqui 2 Gigleur, um par de 115 e um par de 130 (que estão nele)
        qual seria mais adequado?? ou só no teste mesmo??
        Last edited by guineme; 13-01-2012, 07:51 PM.
        Gol BX 1986

>Atualmente:
        -Comando 284º
        -Kit Pistão 88mm

Comment

Geralmente, quanto mais alta a cilindrada, menor o giclê de ar... Mas pelo fato do seu ser a álcool, e pelo comando, creio que não está muito longe do ideal não, é questão de ver se a aceleração está "parelha"... É complicado falar em valores, o negócio é teste mesmo! Mas talvez se baixasse um pouquinho (125?) pudesse melhorar (talvez!!)

A grosso modo não se sente diferença alguma no desempenho como um todo, mexendo no giclê de ar, O negócio é ficar de olho na cor das velas (eletrôdo):
          esbranquiçado: mistura muito pobre
          cor parda: mistura normal (deve ficar assim!!)
          escuro/carbonizado: mistura muito rica

Se o desempenho está bom, funcionando bem e a cor das velas normal, não tem razão pra ficar mexendo pois melhor não fica apenas trocando giclês
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

etanol,no maximo 115 o ideal seria 100
            originalmente vem com:
            venturis 22
            g. princ. 157,5
            corr. de ar 115
            lenta 62,5
            tubo injetor 70
            e comando original

com esse comando 100 ficaria show !!!!!

o medalhao que vc citou é o disifonador ele serve para nao afogar o carro desligado com motor quente.se vc aumentar ele nao ha corretor de ar que vai acertar a carburaçao !
            mas economia de combustivel e desempenho nao combinam,ainda + no etanol.

abs!
            Last edited by lucianoracing; 14-01-2012, 03:26 AM.
            sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

Comment

[quote=guineme]Seguinte galera, bateu a duvida aqui,

Eu tentaria o seguinte ...o gicle de ar é responsável pela passagem da baixa para a alta ,quanto menor mais rápido é o arrasto para o gargulante principal ...tenta ai um 110 ou até um 100 ,e o da lenta eu uso um 70

Comment

Postado originalmente por guineme

Comando 284º (Lift 11mm)
                Cabeçote retrabalhado
                Carburador:
                Principal 180
                Lenta 65
                Tubo injetor 70
                Ar 130

O gicleur corretor de ar, esse teu 130, empobrece a mistura em rotações elevadas, geralmente é acertado com o filtro de ar no lugar, pois é justamente o filtro que restringe a vazão mássica em altas rotações, enriquecendo a mistura e, o corretor empobrecendo de forma compensatória.

Então, pela minha experiência tá razoável o resto do acerto, menos o corretor de ar que deveria ficar em torno de 100 ou menos.

Pra fazer um teste rápido, se não tiveres os gicleus menores a mão, utiliza um pedaço de fio de cobre inserido no furo do gicleur. A conta do gicleur resultante é a seguinte:

Raiz_quadrada(Diâmetro_gicleur² - Diâmetro_fio²)=Diâmetro_resultante

Exemplo com um fio de cobre 0,8mm de diâmetro:

Raiz_quadrada(130²-80²)=102.47

Não esquece de amarrar bem o fio, evitando que seja engolido pela máquina... geralmente uso o lugar do suporte do filtro de ar na tampa do carburador.

Se o motor estiver com bom rendimento volumétrico em alta rotação o valor do corretor pode ser bastante menor que 100, algo como 70 ou até fechado totalmente.

Depois de acertado, basta colocar o gicleur final correto. Os meus até hoje possuem os fios... ahuehfuaheufu

Já o furo 100, "do medalhão da flauta", não deve ser alterado, pois estás utilizando venturis 24mm. Se aumentares os venturis aí sim poderíamos pensar no assunto, pois esse gicleur determina a entrada do circuito principal.

Abraço,

Evandro Goltz.
                Last edited by EvandrO gOLTz; 10-02-2012, 01:34 AM.

Comment

to usando agora o seguinte e vi uma melhora significativa

Principal 180 (antes 165)
                  de Ar 115 (antes 130)
                  Venturi 22 (não consegui trocar pelo 24, ainda vou trocar depois)
                  Principal 65 (quero diminuir p/ 50~55, pra ver se mantenho uma economia andando em baixa velocidade... não sei se to certo,, se tiver errado me falem ok?)
                  Tubo injetor 70 (alguem me disse que tá mto aberto, mas pra mim ele fez uma diferença enorme na hr da arrancada, pisando fundo duma vez)

to pensando em adicionar uma borboleta 35 junto com venturi 24... será que fica razoavel?? ou eu vou deixar algo ruim??

desde já mto obrigado pela atenção galera
                  Gol BX 1986

>Atualmente:
                  -Comando 284º
                  -Kit Pistão 88mm

Comment

Postado originalmente por JeferJ
                    O trabalho do giclê de ar que mais se sente, é o fato dele manda na hora que o giclê principal entra em ação!!
                    Quanto maior o giclê de ar, mais tarde o principal entra em ação e vice-versa!!

Ou seja se existe algum buraco ou falha no inicio da aceleração (momento em que o giclê de lenta deixa de funcionar e passa a responsabilidade p/ o principal), é sinal de que o giclê de ar pode estar muito grande (falta) ou muito pequeno (excesso), daí só fazendo testes pra saber...

Se a aceleração está lisa, sinal e que está tudo nos conformes

abs!
                    tou nesse dilema.. em velocidade cruzeiro de 4º, coisa de 90km\h e quando piso fundo a mistura fica pobre!! o glicle de ar pequeno?
                    FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
                    -Kit Freios dianteiros e traseiros Brembo Porsche.
                    -Reforma do fusgrind LOADING... .... ...

Comment

Postado originalmente por Fusgrind
                      tou nesse dilema.. em velocidade cruzeiro de 4º, coisa de 90km\h e quando piso fundo a mistura fica pobre!! o glicle de ar pequeno?
                      Fica pobre mais depois sobe ou fica no pobre pra sempre ?
                      Se ela desce depois sobe é normal é que o carburador tem um lag de funcionamento o ar precisa entrar pra depois puxar o combustivel.

Comment

Sobre o gicleur de ar, não sou o mestre dos mestres em carburador mas aprendi um pouquinho.
                        Tecnicamente o carburador funciona em 3 estaigos
                        Sistema de lenta (faz a marcha lenta e é responsavel por alimentar o motor na faixa inicial de giro exaté uns 2500 a 3000rpm dependendo do carburador e do motor em questão)
                        Sistema principal responsavel por alimentar o motor depois do sistema de lenta funciona até o ''corte'' e tem sua progressão comandada pelo tubo misturador.
                        O misturador tem o seu desenho baseado nas caracteristicas requeridas pelos fabricantes do motor inclusive pode até ''servir'' de limitador de giro amarrando o motor em alto giro.
                        O gicleur de Ar funciona só na alta ele é responsavel por corrigir a mistura em altos giros já que no carburador pelo fato do nivel da cuba abaixar (a mistura vai empobrecendo) o bom de mexer no gicleur de ar é que ele funciona independente dos outros sistemas, então digamos q apartir de 4000rpm o motor engorda vc aumenta o gicleur de ar para corrigir a mistura nessa faixa (até o corte) se a mistura ta empobrecendo só nessa faixa então vc diminui o gicleur de ar.
                        Os valores de rotações são apenas exemplo como eu disse varia de motor para motor e dá carburação aplicada.

Um bom exemplo do porque o gicleur de ar é importante é que ele serve para deixar a progressão afinadinha e dar um acerto melhor ao carro.
                        Suponhamos q vc ta com o carro bacana funcionando liso porém em alto giro a mistura ta pobre, (normalmente se mexe no principal) dai ele vai engordar a media para corrigir a alta, mexendo só no gicleur de ar dá pra deixar estavel a progressão.
                        Daí é onde se vê aquele ditado de que o carburador sempre tem uma faixa de giro gorda e uma faixa de giro pobre, nem todo mundo tem conhecimento sobre a importância do gicleur de ar.
                        Espero ter ajudado.

Creio que deu pra entender bem como funciona.

Comment

Testou aí brother para ver se resolve teu problema ?

Comment

voltei pro 130 de ar.. ficou em 3000RPM a ação do Principal (com o 115 era a 2200RPM)

principal 175...
                            tá filé cara...

só que agora tá dando excesso pelo Tubo Injetor .-. ele fica pingando a partir de 1500rpm... :S é normal??
                            Gol BX 1986

>Atualmente:
                            -Comando 284º
                            -Kit Pistão 88mm

Comment

Postado originalmente por Fusgrind
                              Pode ser .....e também pode ser o nível da cuba.....será que a bóia está ok? Gicleur de baixa (lenta) com sujeira?
                              Last edited by callotafusca; 03-03-2012, 11:19 PM.

Comment

Working...
                              X