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OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

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  • OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

    Galera,

    Procurei no fórum em tópicos anteriores e não encontrei, caso exista algum tópico sobre isso, me desculpem.

    Qual o melhor óleo (marca e tipo) que devo colocar no meu fuscão, e a quantidade que devo comprar.

    Ele é um 1300L 1980/1980, monocaburado, completamente original, vi várias siglas SF, SJ, vários tipos 20/50 algo assim, não entendo muito.

    Teria como alguém me ajudar, pois tô no limite de kms para trocar e não sei qual comprar, e tem um lguar aqui em Porto que você compra e eles trocam de graça.

    ps: Sei que sintético não é bom, isso é verdade??

    Forte Abraço!
    Last edited by Museu; 11-02-2013, 08:49 AM.

  • #2
    o sintetico realmente nao eh o mais indicado para o nosso fusca, o melhor eh o 20/50.. eh interessante colocar o sistema de filtro de oleo externo, eh simples e nao muito caro, pretendo colocar no meu. existe um topico sobre isso.

    abs
    Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

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    • #3
      com certeza 20/50 API SJ ou superior SL , de preferência a marcas de 1º linha ELF, CASTROL, MOBIL etc.....

      no meu motor utilizo o Elf SPORT SL 20/50 e troco a cada 1000kms religiosamente....

      Dizem que o melhor mesmo p/ motores refrigerados a ar é o Mobil 4T 20/50 o mesmo que é utilizado em motos 4tempos, pois a grande maioria das motos são refrigeradas a ar/óleo , mas até hoje eu uso o Elf e não pretendo mudar !!!!

      Last edited by sedan74turbo; 04-12-2007, 10:51 AM.
      Fernando / German Look 74
      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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      • #4
        Pepers!!!

        Qual é o lugar que vc compra o oleo e eles trocam aqui em PoA?? no meu fusca utilizo o ELF 20/50, ja me falaram que o castrol alta quilometragem é bom, mas não sei não! grande abraço!!!

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        • #5
          Marcos,

          Aqui em POA, no Big Cristal, você compra o óleo e troca ali no estacionamento de graça...e lá tem vários tipos, cheguei a pegar um óleo mas sábado parece que não abre ali em baixo (tem que confirmar), ae no fim não levei o óleo e resolvi pesquisar mais um pouco.

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          • #6
            Postado originalmente por Peppers
            Marcos,

            Aqui em POA, no Big Cristal, você compra o óleo e troca ali no estacionamento de graça...e lá tem vários tipos, cheguei a pegar um óleo mas sábado parece que não abre ali em baixo (tem que confirmar), ae no fim não levei o óleo e resolvi pesquisar mais um pouco.

            Bahh! não sabia que ali no big eles trocam!!! showw!! quanto ao oleo eu acho que na proxima troca vou por o Castrol alta quilometragem, pois o meu ta começando a dar uma fumada no lado esquerdo ae vou por um oleo mais viscoso pra não me incomodar muito cedo!!! abração!

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            • #7
              Srs, a capacidade do carter do motor dos VW a ar é 2,5 litros de oleo. É importante a cada 2 trocas (ou de vez em quando lembrar de) limpar o filtro de oleo e a válvula reguladora de pressão. O oleo a ser usado deve ter número de viscosidade SAE 20W40 ou SAE 20W50 (hoje em dia ninguem vai usar um monoviscoso) e especificação para serviço API-SE ou superior, SF,SG,SH,SJ,SL, isso vem escrito na embalagem. Quanto a marca, use de marca conhecida, evite as mandrakes. Desde o apogeu da década de 70 que o intervalo mínimo para troca do oleo, uso normal do carro, é 5.000 Km e estavamos ainda no tempo em que o SE era o top de linha, a crise do petróleo retardava o aparecimento do SF. Considero 5.000 Km um bom referencial, trocar antes é babaquice. Como hoje os mais comuns são o SJ e o SL, podemos esticar um pouco sem preocupação. Muito importante é manter o nível, que deve estar entre as duas marcas da vareta.

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              • #8
                Eu como o meu Fuk ja esta chegando a virar o velocimetro so uso BR 25w50 alta kilometragem no meu carro... Sempre quando troco a cada 3 mil sempre percebo um ganho de potencia no motor..

                []s

                Marcio Pires

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                • #9
                  Babaquice é deixar chegar aos 5000km para fazer a troca!!!
                  Se fosse assim TODOS do fórum estariam errados.
                  Vc deve lembrar que o motor a ar não tem filtro de óleo e possui apenas 2,5 litros, o que torna necessário a troca com menos km. Caso seja adaptado filtro de óleo aí sim pode se prolongar um pouco a troca, pois além de haver o filtro, haverá também maior quantidade de óleo.
                  Para quem não usa filtro e quer "conservar o motor", não recomendo passar dos 3000~3500km - e para quem usa filtro, de 4000~5000km, sendo essa variação conforme o uso mais urbano~estrada.
                  E lembrar também de limpar o filtro da bomba pelo menos a cada duas trocas.
                  ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                  • #10
                    O motor a ar possui um filtro de oleo tipo tela de arame e é magnético. Estamos considerando o uso normal do carro, cidade, estrada, filtro de ar comum, etc. O uso constante em estradas de chão pode recomendar a troca em intervalos menores. O meu fusca 74, fiquei 8 anos com ele, rodou mais de 200.000 Km na minha mão, nunca queimou oleo, nunca fez retífica, nunca apresentou perda de rendimento, e o oleo era trocado com esse intervalo de quilometragem, e os oleos da época não eram tão evoluidos quanto os de hoje. Como disse o SE era o top de linha, hoje estamos na era do SL. Será que os fabricantes de veículos e de lubrificantes estavam e estão todos errados ?
                    Last edited by ricardo groetaers; 05-12-2007, 05:39 PM.

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                    • #11
                      Vou começar a usar o MOBIL Super Moto 4T. É um óleo mais resistente a altas temperaturas do que os óleos de carro comuns, visto que as motos refrigeradas a ar atingem os 130º eventualmente e funcionam sem problemas, temperatura que os carros comuns não costumam atingir, já o fusca...
                      Se não me engano, o Chico Biela usa e recomenda a utilização desse óleo em motores à ar.

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                      • #12
                        Prezado Capitão Kirk,
                        O Oleo Mobil Super Moto 4T, é claro, pode ser usado em motores de automóveis (fusca no meio), sua especificação é SAE 20W50, API-SF. Vc perguntaria, um SF ?, estamos na era do SL. As motos tem uma particularidade que recomendam uma aditivação diferenciada do oleo. O oleo do motor lubrifica o cambio e tambem a embreagem, uma aditivação acentuada no aspecto antidesgaste, característica presente nos oleos de classificação superiores, poderia causar patinação da embreagem, não querendo dizer que isso venha a ocorrer. Abraços....
                        Last edited by ricardo groetaers; 05-12-2007, 01:15 AM.

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                        • #13
                          Mesmo para os motores Standart eu gosto do Castrol pra moto 4 tempos.
                          Pois ele é legal em alta rotação e é fino (entao passa melhor nso buracos de lubrificação deficientes dos motores originais)

                          Mas alem do oleo misture o Molicote. É um santo remedio! Ele lubrifica o carro com perfeição até mesmo com o oleo no nivel critico
                          Last edited by 1300l; 05-12-2007, 02:31 AM.
                          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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                          • #14
                            o que o chico biela gosta no supermoto 4t da mobil sao os aditivos q tem nele, seria tipo oq promete aquele magnatec, na primeira partida de manhã do motor o oleo fica nas partes moveis e nao decanta por completo...

                            além de tudo q ja foi falado aí pra trás...
                            1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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                            • #15
                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              O motor a ar possui um filtro de oleo tipo tela de arame e é magnético. Estamos considerando o uso normal do carro, cidade, estrada, filtro de ar comum, etc. O uso constante em estradas de chão pode recomendar a troca em intervalos menores. O meu fusca 74, fiquei 8 anos com ele, rodou mais de 200.000 Km na minha mão, nunca queimou oleo, nunca fez retífica, nunca apresentou perda de rendimento, e o oleo era trocado com esse intervalo de quilometragem, e os oleos da época não eram tão evoluidos quanto os de hoje. Como disse o SE era o top de linha, hoje estamos na era do SL. Será que os fabricantes de veículos estavam e estão todos errados ?
                              O que acha da troca de óleo de um Fiat Pálio 1.6 16v a cada 20.000km?? Pois é, essa é a recomendação do fabricante, que dipensa até comentários!! Não só para a linha pálio, mas marea e etc.
                              O manual de minha parati por ex. recomenda a troca a cada 10000km e diz que o óleo da caixa DISPENSA troca!! É mole?
                              Muita gente já perdeu o motor seguindo o manual, principalmente FIAT.
                              Acho que rola um pouco de marketing nisso pq envolve fabricante dos óleos. A exemplo da fiat, se ela recomendasse trocar a cada 5000km (km q acho bem razoável) talvez não seria bom para a imagem da selenia, agora se recomendarem a troca a cada absurdos 20000km, colocaria o nome selenia lá em cima pois mostra q o óleo aguenta muito (o que não é verdade), e tbm traz mais dinheiro para auto peças e oficinas com tanto motor fundido..hehe.
                              Por isso, cuidado com os manuais!!
                              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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