Anúncio

Collapse
No announcement yet.

W100, W110, VZ14 ou VZ15. Qual deles?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• W100, W110, VZ14 ou VZ15. Qual deles?

Pessoal,
    Tenho uma Gaiola off-road, que uso em pista e em trilhas tbém.
    1600 gasolina, dupla 32, comando Kombi álcool, leve taxada (acho q 8:1), com cabeçotes polidos (n espelhados) e distr. eletr..
    Tenho uma oportunidade de trazer dos EUA um comando Engle.
    Quero algo com força também em baixa e média e com potência máxima entre 5500 e 5800rpm (quero durabilidade tbém.).

Minha dúvida é: Qual o melhor comando?
    W100, W110, VZ14 ou VZ15?
    Seguem as especificações:
    W100 - 276° lift 9,73 lobe 108°
    W110 - 284° lift 9,96 lobe 108°
    VZ14 - 274° lift 10,67 lobe 108°
    VZ15 - 279° lift 11,05 lobe 108°

Detalhe: Não pretendo mexer em válvulas (35,5adm e 32esc) e molas pretendo colocar novas de fusca ou no máximo de opala.
    Qual a melhor escolha?
    Conto com a colaboração e experiência de todos do grupo para me ajudar.
    Caso algum deles tenha alguma restrição (levante alto da válvula bater no pistão se mto taxado, durabilidade, varetas, etc...), fvr informar.

Na minha ignorante análise o VZ14 dará mta força em baixa e média com resposta melhor em alta do que os da série W...
    Um abraço e fico no aguardo
    Gabriel CTBA

acho que o w100 seria ideal pra vc, ou até o w110 mais o w100 eh otimo de torque e se não me enmgano sua ppotencia maxima fika en torno de 5600rpm 6000rpm no maximo.

abrass

Comment

Postado originalmente por Gabriel CTBA
      Pessoal,
      Na minha ignorante análise o VZ14 dará mta força em baixa e média com resposta melhor em alta do que os da série W...
      Um abraço e fico no aguardo
      Gabriel CTBA
      Concordo com voce ,em se tratando de uma gaiola offroad quanto maior o torque em baixas e medias rotações melhor , o VZ14 com lift de 11,05 vai subir até em parede
      Last edited by Alexandre; 06-03-2008, 07:35 PM.
      Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

Vz14 com certeza e ainda usando câmbio de 1300 pra ajudar. Com certeza irá subir paredes mesmo.

Comment

Galera, muito obrigado por enquanto.
          Mais alguém para me ajudar?
          valew

Comment

Fala cara, blz?
            Então, o W100 jah é conhecido pelo seu grande torque em baixas e médias rotações...
            Então, eu votaria no VZ15, pois tem apenas 3° a mais, porem muito mais lift! 11,05mm(do VZ15) contra 9,73mm(do W100). resumindo, mais torque ainda que o w100, com respostas melhores, e potência praticamente na mesma faixa de rotação,pouca coisa mais eelvada que a do w100!
            Um comando muito bom pra Gaiolas, que são leves..Vai andar pra caramba..Levantará muita poeira andando na terra!
            Abraço.
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Não conhecia essa série VZ ainda....ela tem quais características???

Eu gosto muito do TSC (ou TCS???) 120, e pretendo colocar no meu esse ano. Por ser assimétrico dá um bom torque em baixa, mas essa série VZ tá com um lift bacanérrimo.....será que aguenta altas taxas de compressão sem bater a válvula na cabeça do pistão?

Comment

Postado originalmente por Saltini
                Não conhecia essa série VZ ainda....ela tem quais características???

..será que aguenta altas taxas de compressão sem bater a válvula na cabeça do pistão?
                Essa é uma das minhas dúvidas. Será q há mta diferença de durabilidade por se tratar de um lift alto?
                Varetas de aço neste caso são necessárias, n são?
                Com relação à carburação e tal, se utilizar o VZ 14 ou 15 posso manter as 32?
                É q n posso mexer por causa do regulamento (q está por vir...).
                Como os comandos VZ não constam na planilha master do mestre, conto com a experiência e colaboração dos que conhecem o assunto para ajudar na escolha.

Uma dúvida: Um comando com lift alto ganha ou perde torque em baixa?
                é q n estou vendo diferença entre ter um lift alto ou uma graduação alta, pois ambos vão permitir entrada de ar em grande qtde. No comando de graduação alta, isso ocasiona perda de performance. Um lift alto n causaria o mesmo efeito?
                No aguardo e obrigado por enquanto.
                Gabriel CTBA

Comment

Essa é uma das minhas dúvidas. Será q há mta diferença de durabilidade por se tratar de um lift alto?
                  Varetas de aço neste caso são necessárias, n são?
                  Com relação à carburação e tal, se utilizar o VZ 14 ou 15 posso manter as 32?
                  É q n posso mexer por causa do regulamento (q está por vir...).
                  Como os comandos VZ não constam na planilha master do mestre, conto com a experiência e colaboração dos que conhecem o assunto para ajudar na escolha.

Uma dúvida: Um comando com lift alto ganha ou perde torque em baixa?
                  é q n estou vendo diferença entre ter um lift alto ou uma graduação alta, pois ambos vão permitir entrada de ar em grande qtde. No comando de graduação alta, isso ocasiona perda de performance. Um lift alto n causaria o mesmo efeito?
                  No aguardo e obrigado por enquanto.
                  Gabriel CTBA
                  Como jah falei,
                  o VZ 15 vai ser bem parecido com o W100, mas com masi torque em baixo.
                  Maior lift, gera maior torque.
                  E comandos com maiores graduações deixam entrar mais ar para o motor, logo, ele ganha em performance(pensando em altas rotações).
                  no seu caso, os 279° do Vz15 geraram um grande torque em baixas rotações(maiores que os do W100) e uma potencia em alta um pouco maior, sendo que a rotação da potencia máxima será apenas um pouco acima do comando w100.
                  Varetas de aço são interessantes, já que você vai ter que usar molas mais duras(não é obrigatório, para esse comando, de baixa graduação, mas é bom colocar umas molas de Opala por segurança). tem que ver se, pelo alto lift, os elos da mola não irão se encontrar...
                  Abraço e boa sorte!

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Eu já tinha ouvido falar sim na série VZ, mas não conhecia esses detalhes. Ótimo saber que um VZ15 é mais forte em baixa e média rotação que o W100, por exemplo.

Ter um Fusquinha com força de trator deve ser bem interessante mesmo hehe

Até mais.

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                      Varetas de aço são interessantes, já que você vai ter que usar molas mais duras(não é obrigatório, para esse comando, de baixa graduação, mas é bom colocar umas molas de Opala por segurança). tem que ver se, pelo alto lift, os elos da mola não irão se encontrar...
                      Abraço e boa sorte!
                      Valew Rafael e demais do grupo!!
                      Era nesse tipo de questionamento que eu queria chegar. Pra eu saber se os elos irão se encontrar é só eu comprimir a mola no curso do comando (11,05x1,1)=12,16 e checar se nessa condição há o toque de um elo com o outro? Minha preocupação é q essa análise é estática e não dinâmica. Com o motor funcionando acho q devemos ter uma margem de segurança, não?
                      Qual a distância recomendada para evitarmos esse tipo de problema?

Acho q algumas palavras sábias do mestre poderiam contribuir e muito com o tópico...
                      Um abraço a todos!!!

Comment

Valew Rafael e demais do grupo!!
                        Era nesse tipo de questionamento que eu queria chegar. Pra eu saber se os elos irão se encontrar é só eu comprimir a mola no curso do comando (11,05x1,1)=12,16 e checar se nessa condição há o toque de um elo com o outro? Minha preocupação é q essa análise é estática e não dinâmica. Com o motor funcionando acho q devemos ter uma margem de segurança, não?
                        Qual a distância recomendada para evitarmos esse tipo de problema?

Acho q algumas palavras sábias do mestre poderiam contribuir e muito com o tópico...
                        Um abraço a todos!!!
                        Ixa cara, vou ficar te devendo essa resposta.
                        Acredito eu, que o jeito mais simples seira montar o comando, varetas, valvulas, molas e balancins no motor, e ir giranado pela polia do vra até ver se os elos se tocam ou não.
                        Pode-se tentar comprimir a mola também, mas cuidado, pois é bem difícil de comprimir essas molas.
                        Procure algo no forum, a respeito disso, acho que jah foi discutido antes! Procure tb em sites que vendem peças para performance em VW a ar, como a EMPI, nela deve falar quais lifts máximos cada tipo de mola aguenta. Tem umas molas da Empi que são similares a de opala, pelo que ouvi falar.
                        Não cheguei a desmontor VW a ar, e nem a prepará-lo, para poder te dar uma resposta mais tecnica...
                        Ah, já decidiu o comando que irá usar?
                        Abraço! E contnue postando!

Megasquirting

284º

Comment

Pra eu saber se os elos irão se encontrar é só eu comprimir a mola no curso do comando (11,05x1,1)=12,16 e checar se nessa condição há o toque de um elo com o outro?
                          Não seria mais fácil medir os elos da mola, somar as medidas e descontar do tamanho inteiro da mola, pois aí daria o curso dela, não precisa comprimir, é isso que você quer saber?

Comment

As molas de Opala não batem elos com lifts na válvula de até 12,5mm tranquilamente.

Quanto aos comandos W100, W110 VZ14 e VZ15, existem alguns detalhes que não forma vistos ainda.
                            Os comandos dasérie VZ são uma opção para quem quer torque sem ter que gastar mais com balancins de relações diferentes da original (1,1:1).
                            Os da série W são projetados para balancins de 1,1 a 1,25:1...
                            Na prática agente nem comenta muito isto por uma tendência natural de usar o que tem na mão que é o balancim original.
                            Agora para um comparativo interessante, deveremos ver o potencial de cada um deles dentro de suas possibilidades de projeto.

Série W com balancins originais 1,1:1.
                            W110 276 graus e lift na válvula de .383pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 =10,7mm
                            W110 284 graus e lift na válvula de .392pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 11,0mm

Série W com balancins 1,25:1.
                            W110 276 graus e lift na válvula de .383pol x 25,4mm/pol x 1,25:1 = 12,2mm
                            W110 284 graus e lift na válvula de .392pol x 25,4mm/pol x 1,25:1 = 12,4mm

Série VZ com balancins 1,1:1.
                            VZ14 274 graus e lift na válvula de .420pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 11,7mm
                            VZ15 279 graus e lift na válvula de .435pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 12,1mm
                            VZ25 286 graus e lift na válvula de .429pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 12,0mm

E agora?!?!

Nos USA eu escolheria sem dúvida o VZ, pois lá tanto faz o comando VZ ou W que o preço é mesmo US$ 74,00 a US$ 80,00 cada um, aí a vantagem para o VZ fica clara, pois para obter o ganho delift que o W pode dar gera um custo adicional dos balancins 1,25:1...

Aqui no Brasim a história é outra, pois existem cópias de boa qualidade da série W (100, 110, 120 e 125) e não existe da VZ (por enquenato pelo menos), assim aqui pagamos por volta de R$ 190,00 um W (cópia), ou R$ 450,00 um VZ original!
                            Os balancins 1,25:1 são encontrados em algumas lojas, e mesmo alguns preparadores fazem estes balancins com medidas de até 1,3:1.

Assim se encontrarem à venda balancins de medida 1,25:1 com preço de até uns R$ 200,00 o par, o W será a melhor escolha, e sem dúvida o W110 (opinião do Vader só isto...).
                            Com lift na válvula de quase meia polegada...
                            Um Absurdo de lift e que vai melhorar muito o rendimento volumétrico mesmo com válvulas pequenas (originais), um ótimo trator refrigerado a ar...

Obs.
                            Não recomendo uso de balancin com medida superior ao recomendado, pois isto diminui em muito a vida útil do came.

espero ter ajudado.
                            "Master Vader"
                            The Lord of the Sith VW
                            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                            My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Postado originalmente por Master Vader
                              As molas de Opala não batem elos com lifts na válvula de até 12,5mm tranquilamente.

Quanto aos comandos W100, W110 VZ14 e VZ15, existem alguns detalhes que não forma vistos ainda.
                              Os comandos dasérie VZ são uma opção para quem quer torque sem ter que gastar mais com balancins de relações diferentes da original (1,1:1).
                              Os da série W são projetados para balancins de 1,1 a 1,25:1...
                              Na prática agente nem comenta muito isto por uma tendência natural de usar o que tem na mão que é o balancim original.
                              Agora para um comparativo interessante, deveremos ver o potencial de cada um deles dentro de suas possibilidades de projeto.

Série W com balancins originais 1,1:1.
                              W110 276 graus e lift na válvula de .383pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 =10,7mm
                              W110 284 graus e lift na válvula de .392pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 11,0mm

Série W com balancins 1,25:1.
                              W110 276 graus e lift na válvula de .383pol x 25,4mm/pol x 1,25:1 = 12,2mm
                              W110 284 graus e lift na válvula de .392pol x 25,4mm/pol x 1,25:1 = 12,4mm

Série VZ com balancins 1,1:1.
                              VZ14 274 graus e lift na válvula de .420pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 11,7mm
                              VZ15 279 graus e lift na válvula de .435pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 12,1mm
                              VZ25 286 graus e lift na válvula de .429pol x 25,4mm/pol x 1,1:1 = 12,0mm

E agora?!?!

Nos USA eu escolheria sem dúvida o VZ, pois lá tanto faz o comando VZ ou W que o preço é mesmo US$ 74,00 a US$ 80,00 cada um, aí a vantagem para o VZ fica clara, pois para obter o ganho delift que o W pode dar gera um custo adicional dos balancins 1,25:1...

Aqui no Brasim a história é outra, pois existem cópias de boa qualidade da série W (100, 110, 120 e 125) e não existe da VZ (por enquenato pelo menos), assim aqui pagamos por volta de R$ 190,00 um W (cópia), ou R$ 450,00 um VZ original!
                              Os balancins 1,25:1 são encontrados em algumas lojas, e mesmo alguns preparadores fazem estes balancins com medidas de até 1,3:1.

Assim se encontrarem à venda balancins de medida 1,25:1 com preço de até uns R$ 200,00 o par, o W será a melhor escolha, e sem dúvida o W110 (opinião do Vader só isto...).
                              Com lift na válvula de quase meia polegada...
                              Um Absurdo de lift e que vai melhorar muito o rendimento volumétrico mesmo com válvulas pequenas (originais), um ótimo trator refrigerado a ar...

Obs.
                              Não recomendo uso de balancin com medida superior ao recomendado, pois isto diminui em muito a vida útil do came.

espero ter ajudado.
                              Vader,
                              Você comentou que as molas de Opala aguentam Lift de 12,5mm, mas isso com uma margem de segurança? Pois o W110 com balancins de 1,25:1, como você memso expôs, chegam a 12,4mm de lift. Não é meio perigoso? Sei lá. sou meio receoso...
                              Os comandos Cópia aguentam bem o uso de balancins 1,25:1? Sei que os originais foram projetados para aguentar....Mas e os cópias?
                              Mas com essa idéia, o meu futuro projeto, até mudou um pouco... Hehehehe
                              Abraço!

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                              X