Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diferenção do 1600 moderno e do antigo

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Diferenção do 1600 moderno e do antigo

Boa Noite pessoal.

Se eu pegar uma carcaça do motor antigo 1600 e comprar kit do moderno e cabeçote do moderno tem que modificar algo??? (além de embuchar os prisioneiros??)

Re: Diferenção do 1600 moderno e do antigo

Postado originalmente por aletavola
    Boa Noite pessoal.

Se eu pegar uma carcaça do motor antigo 1600 e comprar kit do moderno e cabeçote do moderno tem que modificar algo??? (além de embuchar os prisioneiros??)
    É melhor que vc faça o embuxamento caso queira mais potência ou usar o carro de maneira mais "esportiva", o que pode causar a soltura dos prisioneiros e o espanamento de suas fixações no bloco do motor. Caso vc use o carro normalmente, acelerando de vez em quando e na boa poderá manter os prisioneiros grossos mesmo, mas os finos aguentam maior tensão do que os grossos. O interessante é que o prisioneiro grosso força a carcaça e a espana, já o fino "estica" e deixa os cabeçotes frouxos tb mas normalmente não espanam a carcaça. Em outros tipos de motor, principalmente quando se altera a cilindrada, vc precisa usar os prisioneiros mais resistentes, que não esticam, senão eles esticam e queimam a junta do cabeçote, mas no vw a ar é o contrário.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Então é só mandar embuchar e colocar prisioneiro fino na retifica!? Ai ponho o cabeçote eo kit do moderno!? Certo!?

Comment

outra duvida. To com um vira que já esta 0,50. Melhor manda-lo pra peso de papel e comprar novo? Tem alfum lugar bacana pra comprar uma vira novo?

Comment

outra duvida. To com um vira que já esta 0,50. Melhor manda-lo pra peso de papel e comprar novo? Tem alfum lugar bacana pra comprar uma vira novo?
          a carcaça é só mandar para a retífica que eles fazem o serviço dos prisioneiros
          ai é só comprar o kit e o cabeçóte do moderno

e o vira,se for o de circuito duplo de óleo no mancal central é só mandar retificar e nitretar que fica bom ,lembrando que a medida é;

std
          0.25
          0.50
          0.75
          1.00
          trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
          escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
          www.trimilika.kit.net
          www.trimilika1.hpg.ig.com.br
          trimilika1@hotmail.com.br
          tel 035-91420977 poços de caldas MG

Comment

Principalmente de o ano de fabricação do vira for posterior a 1983 eu mandaria pra peso de papel, pois ele vai ficar fraco...mas aí depende do pé direito, carro de uso normal dá pra encarar, carro para repotenciar, dark side eu não aconselho. Vou te contar uma estorinha...eu usava vira posterior a 83 ainda std, mas melhorei o motor e não fiz as bronzinas do Vader( Com as dicas do Vader,elas possuem mais furos que a original proporcionando uma melhor lubrificação do vira e bronzinas, tornando-as mais duráveis) e com o tempo de uso, masi ou menos 30 mil km, sem folga alguma na polia, abri o motor para trocar um W110 por um W120 e ví que as bronzinas tinham azulado e estavam caminhando para dar problemas. Desmontei tudo e estava a procura de um vira anterior a 83, até que um amigo meu ganhou um motor de Kombi, de padeiro mesmo, aquelas que só param quando estão fundindo. O motor tinha uma folga axial deuns 2cm +-, mas para meu espanto, o vira estava intacto, não tinha um risco e estava std ainda. Brozinas todas folgadas, mas o vira em excelente estado.
            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Postado originalmente por maurilio
              Principalmente de o ano de fabricação do vira for posterior a 1983 eu mandaria pra peso de papel, pois ele vai ficar fraco...mas aí depende do pé direito, carro de uso normal dá pra encarar, carro para repotenciar, dark side eu não aconselho. Vou te contar uma estorinha...eu usava vira posterior a 83 ainda std, mas melhorei o motor e não fiz as bronzinas do Vader( Com as dicas do Vader,elas possuem mais furos que a original proporcionando uma melhor lubrificação do vira e bronzinas, tornando-as mais duráveis) e com o tempo de uso, masi ou menos 30 mil km, sem folga alguma na polia, abri o motor para trocar um W110 por um W120 e ví que as bronzinas tinham azulado e estavam caminhando para dar problemas. Desmontei tudo e estava a procura de um vira anterior a 83, até que um amigo meu ganhou um motor de Kombi, de padeiro mesmo, aquelas que só param quando estão fundindo. O motor tinha uma folga axial deuns 2cm +-, mas para meu espanto, o vira estava intacto, não tinha um risco e estava std ainda. Brozinas todas folgadas, mas o vira em excelente estado.
              Eu n sei, meu amigo colocou um Lepe 69mm e meu mecânico fez voar, pq ele diz que esse é Ferro fundido. Os antigos são forjados, por isso ele diz que é bem melhor. O Lepe trinca e bau bau... isso pra andar no cacete é claro. De boa n sei se é tão ruim assim.
              Abraços

Comment

Opa! Vou contar tambem uma histórinha. Meu pai tinha uma kombi branca ano 79 modelo comum de janelinha, isso a ums 12 anos. Na epoca estavamos construindo nossa atual casa e para isso meu pai utilizava a kombi todo final de semana. Naquele tempo não tinha aquele receio de hoje de ter medo de ter uma kombi para neguinho te roubar e usar como lotada.

Pois bem, quem é aqui do Rio de Janeiro deve conhecer o bairro de Santa Tereza que fica no centro do Rio, morava na rua Fonseca Guimarães onde morava a atriz Carolina Diekman e o Dado dorabela e sua familia (isso não vem o caso, só estou dando essa informação para dizer que não morava na parte braba de Santa Tereza). Era uma laderinha ingrime pra cacete.

Ai que entra a Kombi, meu pai subia e decia aquela ladeira com a kombi carregada de bagulho e todo final de semana a gente ia lá no nosso terreno que ficava a 45 Km de distância com a Kombi lotada. Teve uma (umas) vez que meu pai cometeu a loucura de lotar a Kombi de entulho de obra para levar la na nossa construção, meu amigo, só sei que a kombi atravessou a ponte Rio Niteroi com mais de 1 tonelada de entulho, só para ter uma idéia a bixa estava tão arriada que se passase em um quebra molas ela arrastaria toda no chão. E não foi só uma não, foram mais de 5 vezes. era impressionante como aquela kombi levava carga. Meu pai utilizava ela para levar até tijolo. e tem mais, ela era completinha, com o banco central novinho. Meu pai tirava aquele banco e simbora, lotava a bixinha. Se eu contar a história completa daquela kombi faria um livro.

Só como resumo, já lotamos ela com entulho, cascalho, tijolos, cimento (esse deixava arriadona mesmo, meu pai já levou uma pá de sacos de 50 kg cada), areia, terra, pedra para concreto, madeira, ferragem (amarrada no parachoque) e de quebra com um monte de gente tambem quando iamos passear. Essa kombi já levou 2 batidas enquanto esteve conosco, sendo que uma acabou com a frente dela e a suspenção dianteira. Ela já ficou com o cambio ruim, só funcionava a terceira, quarta e ré. Meu pai subia as ladeiras de Santa Tereza de ré.

Nunca vi aquele motor dar problema. E era carburação dupla. No periodo que a gente utilizou ela, e a carga que ela levou por esse periodo, já era para ter dado retifica no virabrequim, mas nunca vi meu pai levando ela para mecânico para ficar resolvendo problema de motor, melhor dizendo, mau via a tampa do motor aberta. Depois dessa kombi, 2 anos depois, o meu pai trocou uma caravam 6 cilindros alcool em uma Kombi 93, meu amigo, o que ela deu de problema de motor não foi brincadeira não, meu pai trocou ela rapidinho.

Moral da história, foi o virabrequim forjado que aguentou o pau...
                Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

Comment

Bom, agora to na dúvida.

Comprei um virabrequim de um Fusca Itamar, standart, talvez nem precise de retífica, só brunimento. Comprei ele pq to a 1 ano procurando um vira do 1600 ANTIGO, mas só acha medida 0,50 ou 0,75, e ainda tem q ir pra retífica.

Pretendo montar a seguinte receita: 1600, gasolina, cabeçotes com dutos trabalhados, camaras formato AP, 8,3 de taxa (feito pelo próprio Chico Biela), comando W110, balanceamento estático e dinâmico, bronzinas by Vader, escape 4x1, injeção MEGASGUIRT, algo com uns 100cv.

Caso não ache o vira do 1600 ANTIGO, será que esse vira do Itamar vai aguentar o tranco?
                  Mesmo assim, continuo na procura. Se alguém souber de algum me avise.

Valeu
                  Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                  1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                  "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Working...
                  X