Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Falando em carter seco...

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Falando em carter seco...

Opa!

Boa tarde pessoal. Esse ano retomei os trabalhos no fusca..
    Estou fazerndo uma reforminha no motor pois depois de um ano morando na praia.... a coisa ficou feia.. confesso que relaxei um pouco..
    bem..

decidi implememtar o carter seco no carro.
    penso em eliminar o chiqueirinho pra dar lugar ao reservatorio de 5 litros que estou idealizando.
    Vai ser fabricação propria.. 600 a 800 contos num reservatorio nao rola...
    o negoico emntao foi meter a mao na massa.

penso em fazer um reservatorio de 5 litros.
    mandei cortar as chapas de aluminio de 2 mm com 50cm de lado. 12 de altura com 10 "comprimento"
    mas o design do reservatorio nao eh tao facil assim.
    pois conforme leituras eh preciso cuidar para que o oleo entre no reservatorio sem fazer bolhas e dentro eh necessario ter um desenho tal para ajudar a eliminar as bolhas de ar que porventura tera o oleo ao retornar do motor.

conforme o desenho meu pensamento original era esse..
    imagino agora ser mecessario introduzir anteparas internar para reduzir o efeito do balanço do oleo.
    tambem introduzir umas telas poara retirar o ar do oleo. tb meu preparador mensionou numa etapa de decantação..
    sera necessaro decantação mesmo com filtro na linha antes do reservatorio?

outra .. meu pensamento eh de fazer um reservatorio horizontal.. mas o vertical me parece ser mais usado.

agradeço o imput!!!

Abraço o bom Natal!!!

edição ja cheguei a conclusão que um modelo vertical sera melhor..
    Last edited by Salvatori; 25-12-2009, 04:48 PM.
    Fé em Deus e pé na tábua.

Re: Falando em carter seco...

Papai Noel eu fui bonzinho em 2009.
    tudo bem que deixei meu fusca enferrujar um pouco...
    mas de resto to cuidando bem dele..
    manda uma luz aqui pra mim vai..

Comment

Depois de muito goolgle..

descobri o proximo segredo de estado a ser descoberto..

o deaerador do óleo.. e vo te dizer os gringos sao mais abertos que os brasileiros..

aquela "piroquinha" eh o pre-aquecedor do oleo.. acho que para condiçoes de temperatura ambeinte muito frias..

a chegada do oleo se da tangencialmente.. pra ocorrer a "deaeração"

segunda vou meter a mao na massa e começar um tanque piloto..

"open source"

acho que vou fazer o tanque quadrado na vertical.. com um perfil redondo por dentro em cima do tanque para deareção. agora tenho que pensar como o oleo vai descer pro tanque sem retomar bolhas..

acho que estou proximo de um desenho final....

quem da mais, quem da mais??
      Last edited by Salvatori; 25-12-2009, 05:58 PM.

Comment

Up..

Comment

Pessoal deev estar meio sumido pq é NAtal mas que show o projeto eu qdo pensei em fazer um carter seco ia só por um "latão" lá e tomilhe oleo rs !!!
          vc procurou no The Samba ?
          lá tem mta coisa tb !!! o povo compartilha mta as coisas na gringa mesmo !!!
          abraços
          Mitsuo

Postado originalmente por Salvatori
          Up..
          Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
          São Paulo - SP

Comment

Faça cilindrico, para evitar acumulo de residuos nos cantos.
            Vejo que duas camaras verticais com comunicação atraves de um orificio é uma solução bastante inteligente, mantem homogeneidade e uniformidade no liquido na camara inferior.

Comment

E a grande vantagem do carter seco é poder eliminar o contato do oleo (atrito, carga...) com o virabrequim, melhorando consumo e desempenho em médias rotações.

Comment

Postado originalmente por imitsuo
                Pessoal deev estar meio sumido pq é NAtal mas que show o projeto eu qdo pensei em fazer um carter seco ia só por um "latão" lá e tomilhe oleo rs !!!
                vc procurou no The Samba ?
                lá tem mta coisa tb !!! o povo compartilha mta as coisas na gringa mesmo !!!
                abraços
                Mitsuo
                Sem crise. Boa ideia essa do "the samba" vou pesquisar sim.. tb achava que era moleza mas o lance tem sua ciencia.

E vamos nós!

Abraçao e grato pelo imput!

Comment

Postado originalmente por FUSCA95
                  Faça cilindrico, para evitar acumulo de residuos nos cantos.
                  Vejo que duas camaras verticais com comunicação atraves de um orificio é uma solução bastante inteligente, mantem homogeneidade e uniformidade no liquido na camara inferior.
                  Eh acho que vai funcionar as frestas nas laterais que soh passa uma lamina do oleo. essa solução foi comentada na internet. ajuda inclusive a retirar o resto de ar do óleo. "por aih"

Interesante a questão dos residuos. entendo que o cilindrico seja um pouco mais trabalhoso talvez. ateh pq o tanque seja o formato que for tera a necessidade de serviço de vez em quando. (abertura ou divisão coma na foto)

Espero que com a utilização do filtro na linha de saida (antes do tanque) a questão dos residuos seja pelo menos minimizada.

Mas , na real, o grande limitante eh o espaço no carro. que ao meu ver ditará o formato do reservatório.

Ainda estou em fase de "brainstorm" em relação ao formato mas será vertical.. agora ..cilindrico ou retangular ja eh outra decisão com variaveis ainda desconhecidas por mim. Esta anotada a questão dos resíduos.

Grande abraço e contuarei postando a evolução do projeto.

Valeu o imput!

Comment

Você pode usar um filtro industrial HDA FTS012 na sucção e necessáriamente um bocal com filtro de ar ou um respiro com uma válvula corta-fogo.
                    Uma das maiores fontes de contaminantes de um sistema é o ambiente de trabalho. As partículas em suspensão penetram no sistema através do respiro (e outras aberturas) do reservatório, e pelas hastes de cilindro, que arrastam as partículas para dentro, e se misturam com o fluído.
                    Estas partículas em contato com peças móveis, provocam desgaste, gerando novas partículas, que aumentam mais ainda o desgaste e assim sucessivamente.
                    Além disso, as partículas maiores se multiplicam por fragmentação.
                    Por estas razões os filtros de ar exercem um papel fundamental no controle da contaminação dos sistemas hidráulicos, de lubrificação e de alimentação de combustíveis.
                    Penso que uma válvula corta-chama de motor AP, por exemplo, já seria suficiente para suas necessidades.
                    Uma mangueira ou tubulação sairia do corta-chama ficando então voltada para fora do abtáculo para evitar odores dentro do carro.
                    Você poderia acrescentar ainda um visor de nível em uma das laterais e um bastão de retenção magnética na zona de decantação para capturar as partículas ferrosas.
                    Last edited by azeitona; 29-12-2009, 03:34 PM.

Comment

Postado originalmente por azeitona
                      Você pode usar um filtro industrial HDA FTS012 na sucção e necessáriamente um bocal com filtro de ar ou um respiro com uma válvula corta-fogo.
                      Uma das maiores fontes de contaminantes de um sistema é o ambiente de trabalho. As partículas em suspensão penetram no sistema através do respiro (e outras aberturas) do reservatório, e pelas hastes de cilindro, que arrastam as partículas para dentro, e se misturam com o fluído.
                      Estas partículas em contato com peças móveis, provocam desgaste, gerando novas partículas, que aumentam mais ainda o desgaste e assim sucessivamente.
                      Além disso, as partículas maiores se multiplicam por fragmentação.
                      Por estas razões os filtros de ar exercem um papel fundamental no controle da contaminação dos sistemas hidráulicos, de lubrificação e de alimentação de combustíveis.
                      Penso que uma válvula corta-chama de motor AP, por exemplo, já seria suficiente para suas necessidades.
                      Uma mangueira ou tubulação sairia do corta-chama ficando então voltada para fora do abtáculo para evitar odores dentro do carro.
                      Você poderia acrescentar ainda um visor de nível em uma das laterais e um bastão de retenção magnética na zona de decantação para capturar as partículas ferrosas.
                      Opa!

Este filtro entao ficaria na sucção do reservatorio, ou seja na saida para o motor? Nao entendi direito. esse filtro ajuda a separar o ar do oleo ou filtragem de solidos? pq se for de solidos ja uso um fram externo na linha de saida ( do motor) antes do radiador daih entao o oleo partiria para o reservatorio. mas realmente nao previne eventual contaminação do oleo ja no reservatorio.. boa observação..
                      A valvula corta fogo/filtro no respiro entendi. dizem que eh bom ter, na saida do respiro um outro reservatorio menor ,e entao, o respiro nesse reservatorio pra evitar de o respiro ( se ligado direto no reservatorio principal) botar óleo pra fora numa eventualidade.

Veja esse link por favor

http://lojaopening.com.br/shop/produ...ebd52c1eb0c939

foi a unica referencia no brasil pra esse filtro.

Obrigado pelo imput!

Mantemos contato!

Abraço!

Comment

A grosso modo, o filtro HDA FTS012 fica montado na entrada do pescador e é destinado a impedir a entrada de partículas maiores na bomba, onde provávelmente as mesmas seriam fragmentadas.
                        O filtro de sucção é recomendado em sistemas com mais de 4,5 litros justamente por reduzir os problemas de fragmentação.
                        Para a questão do ar, não existe resposta por filtragem, mas no desenho e locação da sucção, linha de retorno e chicana(s).
                        Tanto o tubo de sucção quanto a linha de retorno devem ficar imersas no óleo, porém em cada uma em um lado da chicana, de forma que haja tempo para o óleo que retorna desaerar e que ao retornar ao tanque não forme novamente emulsão (espuma) ao se chocar com a superfície do fluido armazenado.
                        Arquivos Anexos
                        Last edited by azeitona; 30-12-2009, 09:31 AM.

Comment

Não entendo muito dessas paradas técnicas mas tô achando o tópico bem interessante. A idéia que eu tive foi de fazer o reservatótio de óleo a partir de um cilindro de extintor de incêndio. Tem alguns que são feitos de alumínio, ou até AÇO. Vou ficar de olho nesse projeto open source e copiá-lo assim que puder.
                          Abraços e um bom fin de ano para todos do fórum

Comment

Postado originalmente por Fuscão71
                            Não entendo muito dessas paradas técnicas mas tô achando o tópico bem interessante. A idéia que eu tive foi de fazer o reservatótio de óleo a partir de um cilindro de extintor de incêndio. Tem alguns que são feitos de alumínio, ou até AÇO. Vou ficar de olho nesse projeto open source e copiá-lo assim que puder.
                            Abraços e um bom fin de ano para todos do fórum
                            Acho que pode-se partir de um casco de extintor de incendio sim, desde que equipando adequadamente.
                            O aço carbono apresenta vantagens como soldabilidade, diponibilidade em diversos perfis comerciais e preço.

Comment

E como vai trabalhar com óleo nem precisa se preocupar com oxidação....

André Torneiro

Comment

Working...
                              X