Anúncio

Collapse
No announcement yet.

melhorias no Fusca 1300 67

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• melhorias no Fusca 1300 67

Bom dia. Acompanho este forum já faz bom tempo, desde que adquiri um Fusca 1300 1967 da minha sogra, pois o mesmo estava sem uso por 6 meses e minha sogra não tinha condições de realizar restauração. Ressalto o bom estado da carroceria, somente com pintura desgastada pelo tempo, que já esta em fase final de restauração. Mas o motor do veterano, original 1300, apesar de manter-se em funcioanamento, tá queimando muito oleo. Então me propus a arrumá-lo, pensando em fazer algumas melhorias, sem descaracterizar o motor externamente.
    Após ler muitos tópicos, fiz um projeto de trocar comando de válvulas para w100, fazer o ajuste da flauta do PIC 30, trocar vibrabrequim por um de motor 1600 de 1981 que tenho e sei que está bom, trocar bomba de oleo para 30mm. Sem mudanças na relação do diferencial e na caixa. Pensava em manter a cilindrada com retifica dos cilindros e cabecote sem mudanças aí, mas meu restaurador vive me falando em trocar por kit 1500 com usinagem dos cabeçotes originais (que estão aparentemente bons) + aumento diâmetro das válvulas. Ressaltando que externamente, desejo que o motor não mostre nenhuma mudança, será que o aumento da cilindrada fará tanta diferença assim no desempenho, que compense a mexida nos cabeçotes. Queria ouvir a opiniao dos experientes, com sugestões também. Obrigado

Re: melhorias no Fusca 1300 67

Muito boa a idéia de deixar o motor visualmente original.

O aumento da cilindrada, pode ficar tranqüilo que é imperceptível. Só dá pra ver medindo com um paquímetro...

Trabalho no cabeçote sempre é bom.
    Ainda mais numa preparação como esta, onde você tem poucas opções para obter mais potência.
    Podia tentar alargar um pouco os dutos, polir eles (pelo menos o de escape, o de admissão eu não sei se fica bom...), refazer o ângulo da sede das válvulas (44 na admissão e 43 no escape)...

Tem um serviço massa que Antônio Carlos fez em um fusca "original", adaptou um filtro de ar esportivo dentro da lata do filtro original.
    O novo filtro ficava escondido para deixar o visual original do motor.

Balancins 1:1,25 também é uma boa pedida. São simples de instalar, não são visíveis, e aumentam o torque em baixa.
    Um substituto para os balanceiros são os comandos com lift maior (série VZ da engle). Procura um que tenha um ângulo de permanência parecido com o W100, só que um lift maior (claro)...

Comment

Então uma empresa boa de retifica pode usinar meus cabecotes para colocar em kit 1500. Este não é trabalho dificil de se fazer então.
      Também gostaria de saber se tenho que mexer no bloco para caber os kits 1500. Outra dúvida é se o motor com este ganho de rpm máxima não sofrerá com superaquecimento. Destaco que pretendo deixá-lo sem modificações aparentes.

Valeu

Comment

Se vc não quer modificações aperentes pode optar por um kit 1600 usando o seu proprio cabeçote uzinado para receber as camisar de maior diametro, com os dutor alargados, de uma olhada nesse topico e veja oque o Azeitona aprontou com os cabeçotes dele http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=3935
        O bloco tb terá que ser uzinado tanto para receber o kit 1500 como o 1600, os dois tem o mesmo diametro externo.
        Last edited by Flosi_mfm; 13-12-2010, 12:42 PM.
        Azeitoninha 82 1300
        Futuro UP para 1.8

Comment

Coloca kit 1600 com cabeçotes 1500, assim não vai aparentar que tem maior cilindrada. O 1600 tem entrada dupla no cabeçote, oq entrega ele. Não precisa abrir o bloco, ele tem o mesmo diâmetro para caber as camisas.
          Se usar kit 1500 ou 1600 com os cabeçotes 1300, não aproveitara todo o aumento de cil. pq as válvulas do 1300 são bem menores.
          Então é isso: pra ser discreto, kit 1600 + cabeçote 1500!
          Eu particulamente usava tudo 1600!
          Abraço!

Comment

Postado originalmente por dh.melo
            Outra dúvida é se o motor com este ganho de rpm máxima não sofrerá com superaquecimento. Destaco que pretendo deixá-lo sem modificações aparentes.
            Seria bom colocar o radiador de óleo deslocado.
            Não sei se a capela para radiador deslocado é muito diferente da sua...
            Se for, há a possibilidade de modificar a parte de trás da sua capela para caber o radiador deslocado. Por ser atrás, fica meio escondido, não dá para ver logo de cara...

Comment

Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
              Coloca kit 1600 com cabeçotes 1500, assim não vai aparentar que tem maior cilindrada. O 1600 tem entrada dupla no cabeçote, oq entrega ele. Não precisa abrir o bloco, ele tem o mesmo diâmetro para caber as camisas.
              Se usar kit 1500 ou 1600 com os cabeçotes 1300, não aproveitara todo o aumento de cil. pq as válvulas do 1300 são bem menores.
              Então é isso: pra ser discreto, kit 1600 + cabeçote 1500!
              Eu particulamente usava tudo 1600!
              Abraço!
              Acho que não entendi direito.
              Todo bloco é compatível com todos os três tipos de camisa (1600, 1500, 1300)? É isso?

As diferenças entre os cabeçotes 1300 e 1500 são apenas no tamanho das válvulas?
              Se forem, dá para ele aproveitar esse cabeçote 1300 mesmo, já que pretende retificar e colocar válvulas maiores...

Comment

é isso mesmo, o bloco pqrece ser o mesmo, só muda os cabeçotes. Os do 1300 nao encaixam nos outros, os do 1500 e 1600 sao compativeis.
                O que muda é o tamanho das valvulas e tb o enchaixe na camisa pois os cilindros do 1300 tem o diametro menor. Acho que nao vale a pena mexer neles, já pega um de 1500 se quiser manter a originalidade externa.
                Sobre A capela de radiador deslocado tem que comprar ela mesmo, pois tem uma grande bolha atras como se fosse uma caixa soldada, além dos defletores internos serem diferentes.
                flw
                GTMassa
                Tatui

Comment

Postado originalmente por Guga Pedrosa
                  Acho que não entendi direito.
                  Todo bloco é compatível com todos os três tipos de camisa (1600, 1500, 1300)? É isso?

As diferenças entre os cabeçotes 1300 e 1500 são apenas no tamanho das válvulas?
                  Se forem, dá para ele aproveitar esse cabeçote 1300 mesmo, já que pretende retificar e colocar válvulas maiores...
                  Como o gabrielmassa flw, melhor pegar os cabeçotes 1500...
                  Ele explicou tudo certinho...

Comment

Tá, e é possível colocar um Kit 1500 num motor 1300, sem abrir os "buracos" do bloco?? o diâmetro externo das camisas é o mesmo???
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

Postado originalmente por JeferJ
                      Tá, e é possível colocar um Kit 1500 num motor 1300, sem abrir os "buracos" do bloco?? o diâmetro externo das camisas é o mesmo???
                      Até onde eu sei só as camisas do 1500 e 1600 tem diametro externo igual, a do 1300 é menor. Para passar um 1300 para 1500 ou 1600 é necessario uzinar o bloco, já se for passar de 1500 para 1600 basta trocar kit e preferencialmente os cabeçotes.
                      Se falei besteira por favor me corrijam
                      Azeitoninha 82 1300
                      Futuro UP para 1.8

Comment

Eu tb sempre achei meio estranho isso, mas é o seguinte o bloco é o mesmo, apenas que o 1600 tem uma canaleta pra lubrificar os mancais amais. O resto é igual, mesmo o encaixe das camisas, mas apenas no cabeçote a camisa é menor

pelo que já li sobre o assunto em varios topicos é isso, mas nunca mexi num 1300.
                        flw
                        GTMassa
                        Tatui

Comment

Certo. Estou iniciando minha procura pelos cabecotes 1500. Muito obrigado pela ajuda de todos. Vamos ver se consigo encontrá-los, senão terei que fazer usinagem + aumento valvulas (admissao 35,5 e escape 32mm) dos meu cabecotes 1300 que estao em bom estado.

Comment

Postado originalmente por dh.melo
                            Certo. Estou iniciando minha procura pelos cabecotes 1500. Muito obrigado pela ajuda de todos. Vamos ver se consigo encontrá-los, senão terei que fazer usinagem + aumento valvulas (admissao 35,5 e escape 32mm) dos meu cabecotes 1300 que estao em bom estado.
                            Então é mais negócio partir dos seus cabeçotes, até por que se você não quer dor de cabeça terá de dar uma geral nos cabeçotes de 1500 que encontrar, empatando em custos.
                            Os cabeçotes de 1300 abertos propiciam bastante taxa para o 1500, reduzindo a necessidade de rebaixamento.

Comment

Working...
                            X