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TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

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  • TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

    EXCLUSIVO, 4 EVER !!!!!!!!!

    pessoal resolvi a pedidos por mp
    abrir um tópico p dar uma noção aos interessados
    leigos ou novatos ou aquem interressar
    um passo a passo BASICÃO p montar um motor a vento
    (veja bem ! naum é segredo de preparação!)
    vou tentar fazer o mais rapido possivel
    conforme minhas condições e tempo esse tópico
    não sei se tem em outra seção um tópico assim
    mas como eu só frequento essa seção,
    vi que não tinha e a pedidos
    resolvi tentar fazer o tópico ,
    e é de motor Á VENTO !!!!!


    bom vou começar só com a montagem

    então o motor ja esta todo desmontado retificado
    ou tudo zero conforme o necessario
    tudo lavado

    1* passo
    -monte uma bancada auxiliar
    p vc poder expor as péças ordenadas e limpas
    p vc naum
    se perder
    passar raiva
    perder tempo

    pq isso ?
    pq vc vai usar essa bancada auxiliar
    só para expor as péças ja limpas e organizadas
    e se vc preferir ja na sequencia de montagem

    fica mais
    -fácil
    -organizado
    -limpo
    -asseado
    -avista sua e do cliente
    - e vc fica com a bancada principal só p ferramentas
    e eventual necessidade de usá-la sem misturar com as péças do motor

    segue foto
    depois dou sequencia no tópico conforme eu for montando o motor
    (esse motor é um 1900 turbo tudo zero)



    bem como eu disse
    naum estou mostrando mascetes de montagem ,
    muitos e muitos mascetes não estão postados aqui,
    e sim o basico do basico
    só q mastigadão p qualquer pessoa com a alguma noção de mecanica!
    isso não quer dizer q qualquer um póde só atravez deste tópico,
    se meter a montar um motor sem ter noção !muito cuidado !
    montar motor é coisa séria e existe muitas manhâs ,mascetes,
    na hora de montar
    e o principal montar bem !

    agora com fotos menores pq são 112 fotos só p fechar o bloco
    ai quem quizer ,clica nas fotos q elas aparecem ampliadas

    bom
    2* passo
    preparar o lugar aonde vc vai montar o motor
    sujiro perto das bancadas de péças e de ferramentas

    3* passo
    fixar a carcaça no cavalete de montar motor



    ja aproveitando p ficar mais comodo e pratico
    ja acopla a outra metade da carcaça de modo
    a ficar filé p trabalhar reparem ...



    4* passo
    colocar os pininhos trava das bronzinas nos mancais centrais
    4 pinos em uma metade da carcaça (mancal)
    e 1 pino na outra metade da carcaça (mancal)
    obs:
    não vai se confundir e colocar os pinos no furo do canal de óleo
    que ta do lado do furo do pino ! presta atenção ! segue foto



    5* passo
    medir a altura q os pinos ficam p fora
    pq á altura naum póde ser maior q 2,5 -2,6 mm
    se for maior ele aperta a bronzina e deforma a mesma
    causando aperto no vira e consequentemente o travamento (fundi)
    o mancal quando funcionar,
    por isso deve se ter muita atenção com esses quesitos,
    quando se retifica a carcaça
    retira-se material do mancal
    e o furo do pinio fica mais raso
    consequentemente ele o pino fica mais p fora
    onde era de 2,5mm a altura passa p 2,75 a 3mm
    ai ferrou ,aperta e zica
    a maioria das retificas naum adequam o furo p ficar com 2,5mm
    por isso o montador tem q CONFERIR TUDO ,
    naum importa q veio da retifica
    aliáz ,por causa disso mesmo
    o preparador q é responsavel em conferir tudo,
    naum os funcionarios da retifica
    q aliaz ,é obrigação deles fazerem e mandarem tudo nas especificações
    corretas,mas sabemos q não é assim q acontece
    e se vc naum confere,come bóla e pronto
    da zica e o prejuizo vem na sequencia



    6* PASSO
    coloque as 2 bronzinas meia lua,do mancal central
    uma em cada parte da carcaça



    7* passo
    vamos montar o vira
    com o vira apoiado no volante sobre a bancada
    ponta p cima claro !
    começaremos pela ponta do vira
    colocaremos a bronzina maior 1*,
    reparem q ela tem posição,
    o furo do pino trava p baixo ou
    p o lado do volante



    lubrificamos a bronzina e o mancal do vira com óleo
    e colocamos a bronzina




    depois partimos p as engrenagens do vira com os calços e travas
    prestem atenção pq tem ordem de montagem nessa parte
    da direita p esquerda
    1* a engrenagem de ferro com o lado escariado p baixo
    e os pics do ponto p cima
    2* o calço espaçador
    3* a engrenagem de metal (que toca o distribuidor)
    4* a trava
    5* a arruela defletora com o lado concavo p cima
    6* a chaveta da pulia
    e tmb na posição de montagem

    segue fotos




    agora como fazer p colocar as engrenagens ?
    vamos uma por vez
    1* a engrenagem de ferro
    vamos precisar dilatá-la com calor
    o modo mais pratico de fazer isso
    é vc usar o fogão de casa mesmo
    oq naum precisa avermelhar ela
    até pq destempera
    é só dar uma temperatura p ela dilatar
    tipo uns 4 minutos no fogo alto do fogão ja dá
    vc pega dois pregos grandes ou qualquer coisa de ferro e ajeita
    na grelha do fogão em cima do fagareiro
    de um jeito q a engrenagem naum caia e receba o fogo no centro
    p o todo
    vc ja aproveita e coloca ela com o lado escariado p baixo
    nessa hora do fogão ,e com o lado do rasgo da chaveta p frente
    p vc vir com o alicate e pegá-la nessa posição
    ai é só colocar no vira e dixar descer
    segue fotos



    agora vamos colocar o espaçador,
    com a mão mesmo vc coloca ele,
    só cuidado q a engrenagem de ferro ta quente




    aproveitando o fogo aceso do fogão
    ja coloca a engrenagem de metal p esquentar
    ai vc repete o processo
    com o rasgo da chaveta p frente no foggão
    p vc pegar com o alicate nessa posição,
    essa engrenagem naum tem lado
    tipo pra cima ou p baixo como a de ferro,
    espera um pouco p dilatar
    pega com o alicate e coloca no vira




    agora a trava



    agora a bronzina menor
    q tem lado tmb
    o furo do pino p baixo
    óleo nela e no vira





    agora a arruéla defletora
    naum vai montar do lado errado
    olha a foto como é q vai !



    e na sequencia ja coloca a chaveta da pulia

    Last edited by trimilika; 11-09-2011, 05:37 PM.
    trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
    escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
    www.trimilika.kit.net
    www.trimilika1.hpg.ig.com.br
    trimilika1@hotmail.com.br
    tel 035-91420977 poços de caldas MG

  • #2
    Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

    agora ponta do vira montada
    vamos passar p outra faze

    8* passo
    montagem das bronzinas nas biélas
    parece simples mas tem lado
    trava contra trava sempre
    tanto na capa da biéla com a biéla
    como as bronzinas nas biélas
    se montar o contrario qualquer uma das duas trava a biéla no vira
    tanto a biéla com a capa tem lado como as bronzinas na biéla tem lado
    e a posição da biéla no vira tmb tem lado em relação ao seu cilindro

    A-posição da biéla em relação a sua capa
    trava com trava

    aperto da biéla tork 4kl
    depois no final eu coloco a tabela de aperto p
    -mancal ,os 6 prisioneiros centrais 14mm,
    -biéla
    -cabeçótes








    9* passo
    montagem das biélas no vira
    -preste atenção pq a biéla tem posição
    de acordo com o cilindro dela
    na hora de montar no vira
    tem q montar do lado e na posição certa

    A-prenda o volante na morsa e acople o vira nele
    e ja passa óleo nos mancais de biéla




    B- reparem q nas biélas originais tem um caroço de um lado dela
    esse caroço tem q ficar virado p cima quando a biéla tiver na posição do seu cilindro



    ex
    o mancal de biéla perto do volante
    é o do 3* cilindro
    entaum olhando por cima do vira
    a biéla tem q estar com o caroço p cima
    e virada p lado do 3* cilindro a sua esquerda
    e as travas das bronzinas vaum estar p baixo do vira
    veja



    na foto de baixo
    a biéla é forjada e em H
    naum tem o caroço
    e agora ?
    como na original o caroço é pa cima
    e as travas p baixo
    entaum nas forjadas em H
    sem caroço
    as travas tem q estar p baixo



    o tork de aperto das biélas é de 4 kl



    a ordem p poder posicionar as biélas no vira é a seguinte:
    do volante p a ponta do vira:

    1* mancal-
    o perto do volante = 3* cilindro
    biéla virada p a esquerda e caroço p cima e travas p baixo

    2* mancal do volante p a ponta =1* cilindro
    biéla virada p a direita e caroço p cima e travas p baixo

    3* mancal do volante p a ponta = 4*cilindro
    biéla virada p a esquerda caroço p cima e travas p baixo

    4* mancal do volante p a ponta = 2* cilindro
    biéla virada p a direita e caroço p cima e travas p baixo

    vira pronto montado e com biélas




    10* passo
    mascete de graça
    como fazer casar o furo trava da bronzina do mancal trazeiro
    com o pino trava na carcaça ?

    simples
    pega a bronzina
    na direção do furo
    faz um risco na parede trazeira na direção do furo
    p vc se guiar na hora de montar na carcaça

    e tmb pega a carcaça e faz um risco na direção do pino
    p fazer a mesma coisa
    ai é só colocar risco com risco e pronto
    veja foto



    ensaio só com a bronzina na carcaça p vcs verem as marcas coinsidirem



    alguns antes de montar a ponta do vira
    pega as bronzinas dianteiras
    e colocam na carcaça sem o vira claro
    na posição encaixado no pino
    e risca as laterais dela no nivel do mancal
    p poderem se guiar na hora de montar
    eu naum faço mais isso
    eu com tudo montado
    só apóio o vira no lugar
    seguindo a marca da trazeira da bronzina e carcaça,
    só apóio emcaixado sem apertar muito
    vou la na frente vou virando as bronzinas dianteiras
    com os dedos,até elas se encaixarem nos pinos
    ai sim eu aperto o vira todo p baixo
    e verifico se está encaixado mesmo
    tem q virar livrinho
    vc péga mas biélas e gira o vira e ele tem q estar livrinho

    11* passo
    montagem do vira na carcaça

    A- ja aproveita lubrifica com óleo as bronzinas meia lua de mancal
    q ja está nas duas partes da carcaça



    B- vem com o vira p o lugar dele



    C-COLOCA AS BRONZINAS DE COMANDO
    presta atenção p naum colocar ela na posição e no lugar errado !
    naum vai me mata de vergonha e monta errado !
    pq to dando tudo mastigadinho!
    cada qual tem seu formato diferente
    são 3 casais diferentes
    ou seja cada 2 saum iguais do total de 6
    e coloca trava com trava
    e cada qual no seu mancal



    12* passo
    comando ja fixado a engrnagem e enquadrado na posição q eu quero
    vamos colocar o bixo (comando) no lugar

    A-LUBRIFICA BEM OS MANCAIS E OS CAMES DO COMANDO



    B-lubrifica tmb os tuchos




    C- e ja coloca os tuchos no lugar



    D- ja lubrifica as cabeças dos tuchos
    e as bronzinas de comando



    E- agora uma parte muito importante q se errar mela tudo
    a posição da emgrenagem do comando com a do vira !

    reparem q na engrenagem do comando tem um pic ou a letra N
    e na engrenagem do vira tem dois pic

    esse pic do comando ou a letra N
    esta na direção de um dente da engrenagem
    entaum trabalharemos com esse dente
    identificado pelo pic ou pela letra N

    e na engrenagem do vira existe dois pic cada um na direção de um dente da engrenagem
    totalizando dois dentes mercados
    trabalharemos tmb com esses dois dentes

    como ?
    simples

    o dente da engrenagem do comando
    vai encaixar no meio dos dois dentes da engrenagem do vira

    tipo o dente do comando é o macho
    e os dois dentes da engrenagem do vira a femea

    isso é o ponto de montagem correto das 2 engrenagens comando vira

    segue fotos p vcs intenderem e
    naum se perderem ,confundirem

    eu pintei os dentes daingrenagem do vira de branco
    pq na foto naum daria p ver só a olho nú

    Last edited by trimilika; 26-08-2011, 11:24 PM.
    trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
    escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
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    • #3
      Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

      13* passo
      verifique se o oring (anel de borracha)
      esta no alojamento dos 6 prisioneiros dos mancais centrais da carcaça

      pq?
      pq se naum colocar ele
      vaza óleo pela porca dos mesmos prisioneiros
      la do lado externo da carcaça




      14* passo

      A- preparas as duas metades da carcaça p fechar o miolo
      vedante nela
      não precisa passar vedante nas duas
      passa em uma só
      mais facil a da direita a do cilindro 1 e 2
      aquela q naum tem os prisioneiros dos mancais centrais



      B- coloca o selo de vedação do comando



      15* passo
      una as duas metades da carcaça ou feche o miolo !
      mas naum vai me matar de vergonha
      e esquecer de colocar os tuchos e as bronzinas do comando
      na outra metade da carcaça !

      venha com a outra metade da carcaça
      e depois vamos p o aperto
      tork 5 kl nos parafusos de rosca 14mm cabeça de 17mm
      os demais de 8mm porca de 13mm aperta na maum sem sair agua q espana



      bloco montado e torqueado vamos dar continuidade



      16* passo
      TESTE
      pegue o parafuso da pulia 30mm
      e coloque no vira
      pegue uma manivela e coloque a boca (pito,soquete)de 30mm
      e verifique se o conjunto central esta virando livre
      se tiver duro
      vc montou errado alguma coisa
      principalmente os furos travas das bronzinas com seus devidos pinos trava
      os furos naumn casaram e estaum esmagando a bronzina no vira

      oq fazer
      desmontar tudo de novo e ver aonde foi a rata
      corrigir ou substituir a bronzina esmagada e repetir
      o processo agora com mais atenção
      senaum a orelha vai continuar crescendo,
      crecimento de orelha



      vamos proseguir

      17* passo
      nesse caso
      esse motor vai usar depósito de óleo extra lá no xiqueirinho de 10 litros
      entaum vamos ter q substituir a bomba de óleo
      por uma de 4 engrenagens p carter seco

      para isso como ele é maior pq a antiga q era de 2 engrenagens
      e essa é de 4,essa é o dobro do tamanho da outra
      pq saum 2 bombas junto
      vamos ter q substituir os prisioneiros de fixação da bomba de óleo
      por 4 maiores
      olha a diferença do antigo p o atual



      medir direitinho p naum faltar ou sobrar
      caprixo naum é só p o cliente ver
      é p vc se acostumar e se sentir bem
      isso faz muita diferença entre os chamados profissionais



      feito isso vamos colocar a bomba de óleo




      pronto




      logo mais daremos andamento no motor e no tópico

      vou pedir aos moderadores
      se é possivel ajuntar as matérias
      no começo do tópico
      para ficar mais fácil p ver tudo juntinho
      mesmo q em mensagens separadas mas perto umas das outras
      p naum ter q ficar procurando uma aqui outra lá na casa do chapéu
      Last edited by trimilika; 25-08-2011, 02:51 AM.
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      • #4
        Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

        bom
        dando continuidade
        agora montar os kit de pistão anéis e pino
        prestem muita atenção nessa hora pq
        tanto as camisas tem posição
        quanto principalmente os pistões,
        lembrando trmb dos anéis
        q tem posição de montar (os raspadores e a mola peincipalmente)
        q eu vou desmestificar essa polemica de anel virar

        18* passo
        kits do motor
        A - pega a camisa e lubrifica a parte interna



        dica presiósa e masecete

        pega a camisa e posiciona no motor
        no cilindro e ela vai nesse caso é o 1* (um)
        parte reta das aletas p dentro
        e volante a direita
        olha a foto



        ai e vem com ela no mesmo sentido e coloca na bancada
        sabendo q ela é do 1* ( um )
        parte reta das aletas p dentro
        volante fica do aldo direito dela





        pq isso ?
        p vc naum se perder e montar o pistão na posição errada
        pq ele tem posição ressalto p o volante



        seta p o volante tmb




        entaum agora a posição dos anéis
        e o tal de os anéis virarem
        a posição dos anéis é a seguinte
        1* os anéis vem com um sinal indicando o lado de montagem
        2*quanto a posição depois q vc colocou ele do lado certo
        é a seguinte
        oq vc tem q prestar atenção 1*,
        é o 1* anél q vc vai colocar no pistão
        que é a molinha espansora
        ela é o a 1* coisa q vc vai colocar no pistãu
        na sua devida canaleta q é a 3*
        depois vc vai ter q colocar os anéis raspadores de óleo
        q sáo aqueles de aço bem fininho
        são dois ,um em cima e outro em baixo da molinha espansora

        pois é
        aí ja tem um cuidado terrivel q vc tem q tomar,
        1*vc tem q ver q as pontas da mola espansora naum remontou,
        se remontar naum da pressão nos raspadores
        ai vai fumar feito a carroça a vapor do tio tomás,
        verifica quando vc tiver colocando os anéis de aço raspadores se
        as pontas da mola estaum certas ou remontadas
        se estiver certa
        coloca o outro raspador e verifica de noco
        tudo certo
        agora vem a manha e a dica
        coloca a ponta da mola p cima do pistão tipo 0 horas
        e a ponta do raspadore,
        uma p a direita da ponta da mola as 9 horas
        e a outra p a esquerda da ponta da mola as 3 horas

        isso é assim mesmo pq esses naum se movem quando em funcionamento
        a maioria das vezes ficam sempre nessa posição q vc ta montando
        como to ensinando

        agora os outros
        eles viram sempre q estiverem em funcionamento
        pq eles naum tem trava como os de moto
        entaum eles vaum ficar virando constantemente
        e as postas deles vai se crusar sempre
        é nessas q nego diz q o carro ta fumando pq os anéis viraram e coincidiram as pontas uma sobre a outra e o óleo passa !

        mentira!

        se os anéis e a camisa estiverem na folga certa
        ou seja o GAP dos anéis estiverem na tolerancia certa
        pode coincidir a hora q for q naum fuma
        só vai fumar por causa disso se os anéis estiverem desgastados
        ou seja o Gap alto
        ai sim quando as pontas se cruzarem fuma

        entendeu
        tudo certinho naum fuma
        na hora q vc montar
        faz assim p ficar caprichado pq depoius vai virar mesmo
        os da molina estaum assim
        as pontas da mola 0 horas
        um raspador 9 horas
        o outro raspador 3 horas
        o anpel de óleo ou seja o do meio
        vc coloca 6 horas
        e o de compreção 0 horas e pronto
        depois eles en funcionamento vaum virar mesmo
        só os raspadores com a mola q naum viram entre si!

        desmentificado essa de o motor novo ta fumando pq os anéis viraram
        MENTIRA!

        BOM VAMOS PROCEGUIR

        camisa na bancada na posição certa
        vc vem com o pistão sobre ela pela parte interna das camisa
        por causa do escariamento da camisa
        masi facil p vc encaichar o pistão com os anéis claro
        da p montar sem ferramenta nenhuma
        só com a mão e manha



        reparem q eu estou encaixando o pistão e os anéis na camisa
        só com os dedos,sem nada na mão,
        mas quem naum tiver essa manha
        deve usar uma sinta de anéis,
        mas monta pelo lado escariado da camisa
        naum pelo outro
        pq montando pelo outro mesmo com a sinta
        é perigiso quebrar o anél quando em contato com a borda da camisa
        q naum esta escariado.por isso monte sempre pelo lado escariado



        agora as travas do pino do pistão
        outra dica valiósa
        mascete de preparação tmb e de graça !
        as travas originais
        costumam escapar
        principalmente em motores preparados
        ai faz uma avenida na camisa (rasgo)
        nessa vc perdew a camisa

        p evitar isso
        substituimos as travas de arame de aço
        por batentes de teflon
        o teflon pode ficar em contato com a parede da camisa
        q naum faz nada
        ele aguenta temperaturae naum desgata a camisa nem ele

        existe um kit de buchas p cada medida de pistão
        ex
        o 94 é um kit de buchas
        o 92 é outro kit
        o 90,5 é outro
        na hora de comprar vc pede p o kit da medida q vc está usando
        e confere na embalagem se é p ele mesmo
        olha a foto



        outra coisa
        ai vem a junta de papel da camisa



        porem as camisar maiores q 1600
        naum tem junta de papel
        ai vc faz oq
        mascete
        dica

        vedante nela
        veja vem
        aum não disse CÓLA ,MUITO MENOS 3 M

        naum use semi secativo pq é ruim p tirar depois
        use elimina juntas sem ser semi secativo
        e tmb silicone de aquario q fica ótimo
        aguenta temperatura e naum vaza pq vira borraca e é barato
        póde ser silicone próprio p temperatura mas custa caro e naum é o caso
        sempre usei de aquario mesmo até p fechar a carcaça e nunca vazou
        na carcaça prefiro elimina junta da loctite
        e silicone nas camisas



        nessa vc passa vedante e ja vai com ela p lugar
        p o vedante naum secar

        ja confere se a camisa ta na posição certa
        e se o pistaum tmb ta na posição certa




        AGORA UM MASCETE IMPORTANTÍSSIMO DICA

        a LUZ !
        oq é LUZ?
        LUZ é a distancia do pistão em seu PMS (ponto morto superior)
        p a borda da camisa

        ao seja o pistão todo p cima ai vc mede quanto é a distancia dele p a borda da camisa

        essa distancia a fabrica recomenda q fique
        entre 1,5 mm á 2mm

        pq dessa distancia ?
        pq quando a camara carbonizar
        e o mancal da biéla com sua bronzina pegar folga,
        o pistão naum bater no cabeçóte
        entaum é uma folga distancia de segurança

        quanto maior a distancia ou maior a luz mais descomprimido fica
        ou seja menos taxa de compressaum

        em motores de competição q é desmontado a cada tres corridas
        essa distancia ou luz chega a ser de 0,8mm
        q p carro de rua é proibido pq vc naum vai desmontar ela a cada 300 km

        entaum logo logo vai começar a carbonizar e pegar folga na bronzina e no mancal e começa a bater o pistaum no cabeçóte

        por isso a fabrica e as tabelas de recondicionamento
        mandar deixar a luz naum menos q 1,5mm e naum mais e 2mm
        nas camisas até 1600 existe calço de ferro p vc colocar atraz das camisas p vc regular essa distancia da luz
        nas lojas de péças e retificas vende
        e tem medida q varia de 0,5mm,1mm
        ai vc vai ajuntando ou vendo qual vc precisa

        fica a dica e o mascete aí e de graça !

        segue foto disso

        vc coloca o motor na posição vertical
        camisas p cima e mede com o paquimetro

        Last edited by trimilika; 26-08-2011, 09:25 PM.
        trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
        escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
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        tel 035-91420977 poços de caldas MG

        Comment


        • #5
          Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

          outra coisa importante q sempre passa batido
          naum esqueça de colocar o defletor das camisas
          senaum o motor ferve
          essa lata defletora vai embaixo das camisas p espalhar por elas
          o ar q vem da ventoinha
          existe um outro modelo q é dos motores tork
          mas jamais monte sem ela



          vamos por os cabeçótes agora
          ja com as capas de tuchos ajeitadas colocamos os cabeçótes e vamos ao aperto

          use as porcas de dentro do cabeçóte (ver foto) de n* 1-3-5-7
          para chegar o cabeçóte nas camisas e acomodar as capas de tucho
          mas sem apertar ,só chegar depois as de n* 2-4-6-8

          agora outro segredo e mascete
          o aperto se divide em 2 etapas

          1* etapa .apetre com 2 kls todas
          e o aperto se da em X de dentro p fora

          comece pelos 4 porcas centrais
          e depois as outras 4
          sempre em X
          1* as centrais
          depois as demais
          ver sequencia na foto abaixo

          imagem gentilmente cedida pelo Lucianoracing



          depois repete só q agora com 3 kls

          espera um pouco pq os prisioneiros de 8mm são elasticos
          ai vc tem q conferir de novo com 3 kls e pronto



          1* etapa 2 kl todos e em X



          2* etapa 3 kl todos e em X



          ai esse lado ja ta apetado



          vc vai p o outro lado
          e começa com as camisas pistões de novo
          sempre observando as posições se naum
          a orelha vai continuar crescendo !



          pronto agora tudo apertado
          agora vamos p as varetas de valvula balancero e regulagem de valvulas

          vc coloca a pulia
          nesse caso estou usando a graduada
          a original possue algumas marcas pont
          serve como parametro tmb
          nesse caso a gradiada é mais facil
          ela possue alguns numeros indicando o grau
          e tmb possui numa metade as letras TDC (pms)
          q em portugues significa ponto morto superior
          e na outra estremidade á 180* posasui as letras BDC (pmi)
          que em portugues significa ponto morto inferior

          TDC = PMS = pistão no seu ponto maximo p cima
          BDC = PMI = pistão no seu ponto maximo p baixo

          entaum vc vai colocar a pulia no vira
          e girar o viora até a marca da pulia TDC coincidir com a união das duas partes da carcaça lado de cima veja foto




          agora vamos partir para as
          varetas de valvulas
          balancero e
          regulagem de valvula

          p regular as valvulas
          vc precisa colocar o motor no ponto de regulagem de cada cilindro

          como isso ?
          calma q vou ensinar !

          sabemos q o motor é 4 tempos
          1*aspira = chupa o ar combustivel
          2*comprime = expremi todo ar combustivel
          3*detona = explode com a faisca
          4* exala = joga p fora os gases queimados

          reparem q p fazer esses 4 tempos
          o motor teve q dar 2 voltas no vira
          ou seja ele fez 720*
          entaum cada volta tem 360*
          a cada 360* o motor faz 2 tempos
          entaum cada meia volta tem 180*
          o motor faz 1 tempo
          entaum vamos trabalhar com essa meia volta só = 180*

          na pulia original vem umas marcas perto uma da outra
          isso nas pulias dos motores mais modernos
          as pulias paralelas vinhaum uma marca só q vc naum sabe se é
          de 0* ou se ja é de 10*
          nas q tem mais de uma marca tipo
          as pulias originais
          no motor a gasolina vem 2 ou 3 marcas
          a 1* q fica do lado esquerdoé 0* depois indo p a direita da pulia
          tem a 2* marca q geramente é 10*
          e continuando p a direita tem a 3* marca q normalmente nos motores a alcool é de 18*
          seja como for
          se a pulia q vc está usando for essas
          vc vai trabalhar com a 1* marca ou seja a da esquerda 0*

          como no m eu caso estou com pulia graduada

          vamos trabahar com as letras

          TDC que em portugues significa PMS = ponto morto superior
          ou seja o pistão no seu ponto maximo p cima

          e com as letras
          BDC que em portugues significa PMI=ponto morto inferior
          ou seja o pistaum no seu ponto maximo p baixo

          entaum vc ja colocou as varetas
          e os balanceros no lugar e apertou
          agora vamos colocar o motor no ponto p regular as valvulas do 1* cilindro

          vc gira o motor até a marca TDC chegar no meio ,união das duas metades da carcaça
          parte de cima



          fazendo isso 2 coisas podem acontecer
          ou os cames do comando p o 1* cilindro ta em descaço
          e os cames do 3* cilindro em balanço (esc e adm)

          ou estará exatamente ao contrario


          os cames do comando do 3* cilindro em descanço
          e os cames do 1* cilindro em balanço

          COMO SABER qual tya em descanço e qual ta em balanço?

          simples
          vc pega na pulia quando ela estiver no TDC
          e vira pra esquerda e p direita em sequencia
          e olha os balanceros do 1* cilindro e do 3* cilindro
          qual balancar os balanceros de esc e adm tipo gangorra
          ta em balanço
          e o q ficar com os balanceros de esc e adm parados ta em descanço

          vamos trabalhar com os que tiveremn em descanço

          lembrando q a ordem de explosão do motor VW a vento é:
          1-4-3-2 girando a pulia no sentido horário
          lembrando q vc tem q continuar sempre virando a pulia p o mesmo lado
          tipo
          ta no TDC e deu no 3* cilindro em vez do 1*
          ta bom
          p vc naum se perder se for um princpiante
          vc continua virando a pilia uma volta inteira até chegar no TDC
          de novo aí estara no 1* cilindro em repouso pronto p vc regular a valvula
          ai vc vem com a lamina da espessura indicada p regular
          a folga das valvulas p aquele comando e regula as mesmas

          terminando de regulas as valvulas de esc e adm do 1* cilindro
          se vc virar a pulia MEIA VOLTA sentido horário (direita)
          vai ficar no ponto p regular o 4* cilindro ou seja nas letras BDC ,



          regulou o 4*cilindro
          mais MEIA VOLTA sentido horário
          vai cair nas letras TDC de novo e ficar no ponto p vc regular o 3* cilindro
          regulou o 3*
          vira mais MEIA VOLTA sentido horário ,vai ficar nas letras BDC de novo
          ai ta no ponto p regular o 2* cilindro e pronto

          ai vc repete de novo p conferir
          como?
          simples
          vira mais MEIA VOLTA SENTIDO HORÁRIO
          vai cair nas letras TDC de novo
          1* CILINDRO EM DESCANÇO
          ai vc confere a regulagem
          se precisar corrigir ,corrigi
          e assim até o fim dos cilindros

          se vc virar o motor no sentido ante horário o tempo do mnotor p regulagem de valvula fica assim 1-2-3-4
          é mais fácil p vc naum se perder
          mesma cisa TDC 1* em descanço
          regula o 1*
          MEIA VOLTA P ESQUERDA ante horário BDC
          regula o 2*

          mais meia volta p esquerda TDC de novo
          regula o 3*
          mais MEIA VOLTA P ESQUERDA BDC de novo
          regula o 4* e confere e pronto

          ta regulado

          AGORA É A HORA DE COLOCAR O PINHAUM Q TOCA O DISTRIBUIDOR

          mas como vou montar esse com roda fonica
          e naum usa distribuidor nem pinhaum
          vou postar essa matéria e qual é o segredo p colocar as arruélas e o pinhaum sem deixar cair p dentro do motor
          e ensinar o ponto q tem q estar o motor e a posição do pinhaum p colocar
          quando eu estiver montando o 1900 aspro do crotalus a semana q vem eu posto

          entaum vamos p o próximo passo
          colocar as tampas de valvulas
          e a alimentação,injeção ( trooter 40 idf)




          bom proximo passo amanhã se der
          regular a folga do volante com a bronzina
          Last edited by trimilika; 27-08-2011, 03:56 AM.
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          • #6
            Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

            acompanhando.....
            Fusca 1986 1600 tork
            dupla Solex 32 comando 286º Sam Cams
            sistema ignição por roda fônica
            alimentação: ALCOOL

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            • #7
              Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

              to de olho!

              isto muito me interessa,

              Abraço
              Viciado & Violento - Bebe, Fuma e Bate como ninguem! - Está por pouco meninão!

              Comment


              • #8
                Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                Também estou acompanhando esse tópico de perto!

                Muito legal sua iniciativa, Trimilika!

                Abraço.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

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                • #9
                  Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                  pessoal ja fechei o bloco e to fechando a matéra p anexar no tópico
                  vou pasar a noite e a madrugada fazendo isso 112 fotos esplicativas
                  bom eu ja estou anexando no começo do tópico as fotos e a matéria
                  p naum ficar separado,
                  quem quizer vai ter q ir lá no começo
                  trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
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                  • #10
                    Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                    Acompanhando!!!!
                    parabens pela iniciativa!!!

                    Abraços

                    Comment


                    • #11
                      Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                      Postado originalmente por trimilika
                      pessoal ja fechei o bloco e to fechando a matéra p anexar no tópico
                      vou pasar a noite e a madrugada fazendo isso 112 fotos esplicativas
                      bom eu ja estou anexando no começo do tópico as fotos e a matéria
                      p naum ficar separado,
                      quem quizer vai ter q ir lá no começo
                      Mas ahhhhhhhh Trimilika, poucos e somente amigos para fazer isso q vc ta fazendo, brigadão mesmo e tô com os amigos aqui esperando outra aula............hehehehe
                      IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                      Comment


                      • #12
                        Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                        pessoal vai dando uma olhada no inicio
                        q de meia em meia hora eu to atualizando
                        naum coube tudo na 1* parte la no inicio
                        vou contnuar por aqui
                        Last edited by trimilika; 24-08-2011, 10:26 PM.
                        trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
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                        • #13
                          Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                          gostei trimilika e sempre com bom humor:´´presta a atençaum...num vai errar....`` .MUito bom trimilika,gostei do macete de montar as engrenagens no fogo,aqui usamos a prensa.Abraços
                          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                          Comment


                          • #14
                            Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                            Putz qui legal, agora vou desmontar o motor do meu fusca e ver se consigo montar de novo !

                            rsrs to brincando!

                            Trimilika, muito legal a iniciativa, está de parabens, muito bem detalhado, esta parecendo as receitas da Ana Maria Braga rs!

                            Meu Vô irá montar meu motor, vou aproveitar e mostrar este tópico para ele, quem sabe aqui tem dicas que ele não conhece.

                            Show de bola e acompanhando...
                            Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                            *Saudades dele....

                            Comment


                            • #15
                              Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                              Realmente poucas pessoas possuem a boa vontade e conhecimento que o Trimilika tem ! Parabéns mais uma vez !

                              Acompanhando...

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