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Melhorando o acoplamento do varão

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  • Melhorando o acoplamento do varão

    Bom, pessoal. O título do tópico e as fotos que colocarei são suficientes para entender o que eu fiz.

    Tive a idéia de fazer essa alteração pois procurando na internet, encontrei essas 2 opções que fariam a mesma coisa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...anghia-sp2-_JM

    http://www.fuscanet.com/cupla-uretan...jo-p-1057.html

    Caras, comparadas ao UM REAL que gastei nos 2 parafuso M5 x 25mm com porca.

    Fica ótimo para quem usa câmbio jet ou alavancas de engate rápido (Empi Trigger, Empi T, Scat, Bugpack).

    Antes:






    Depois:





    Após instalar a Empi Trigger, notei que ela tem uma mola que empurra a alavanca para a direita. Então, mesmo quando engatava 1ª ou 2ª, a alavanca parecia estar em 3ª ou 4ª, respectivamente, por conta da falta de rigidez desse acoplamento. Agora não mais. A precisão do engate das marchas ficou bem melhor.

    Espero que seja de alguma valia para os amigos. Pela facilidade de fazer, e a diferença de valor.
    Last edited by Marco.Grings; 17-05-2012, 10:32 AM. Razão: Link das fotos
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

  • #2
    Re: Melhorando o acoplamento do varão

    po MG eu ia postar um tutorial sobre isso aí.Já tinha feito na minha alavanca e ficou zero folga,justíssima até o MQ achou legal.Mas é tanta coisa que agente acaba esquecendo.Estes parafusos reforçam bem a peça que cede com o tempo.Até as originais vw não suportaram comigo.Fiz isso e ficou joinha.Abraços
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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    • #3
      Re: Melhorando o acoplamento do varão

      Postado originalmente por Antonio carlos
      po MG eu ia postar um tutorial sobre isso aí.Já tinha feito na minha alavanca e ficou zero folga,justíssima até o MQ achou legal.Mas é tanta coisa que agente acaba esquecendo.Estes parafusos reforçam bem a peça que cede com o tempo.Até as originais vw não suportaram comigo.Fiz isso e ficou joinha.Abraços
      Grande AC.

      Parti do mesmo princípio que você adotou com os coxins de câmbio. Ficou muito bom. E pensar que cogitei a compra daquele de poliuretano...

      Quanto ao crédito da invenção , fica by F4E .

      Abraço.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
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      • #4
        Re: Melhorando o acoplamento do varão

        realmente ficou muito bom essa melhoria..

        e aquele engate usado na brasilia? dá pra melhorar alguma coisa ?
        é aquele engate articulado tipo uma cruzeta..

        coloquei a alavanca empi em T , e melhorou 95% os engates..
        de vez em quando a ré dá umas enroscadas.. mas ficou muito bom..

        abrass.

        Do it yourself !

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


        VW BRASILIA 1.600 AR.
        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



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        • #5
          Re: Melhorando o acoplamento do varão

          Muito bom, no meu caso eu até pensei nisso mas nao executei...

          Em razão do cambio 5 marchas, eu tenho que explorar mais os finais de curso pra buscar as marchas.

          Nem sabia que existiam pecas rigidas prontas... eu mandei usinar um tubinho em aço que resolveu o problema do engate, mas o barulho ficou pessimo. Quem sabe a saida seja mesmo um assim como voce fez.

          Abraço
          Hamilton Nicoletti
          Santo André - SP
          1969 EFI 5 speed
          1915T
          1968 RAT Coming...

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          • #6
            Re: Melhorando o acoplamento do varão

            Marcos, xará, sei que de um certo ano pra cima os fuscas também mudaram esse acoplamento. E pra esse modelo, já vi coxins em poliuretano, mas alguma forma caseira parecida com essa, infelizmente fico devendo.

            Hamilton, experimenta dessa forma, é fácil demais e pode fazer até num acoplamento que já esteja bem gasto. Acho que fique bem melhor que um cano direto, porque de certa forma ele continua com uma pequena possibilidade de vibração. E como você disse no câmbio de 5 marchas, você empurra a alavanca mais pro lado ainda, e esses parafusos impedem justamente a torção dessa peça.

            Abraços.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
            1976 1600 Turbo

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            • #7
              Re: Melhorando o acoplamento do varão

              esse esquema ai faz efeito se tiver alavanca original ou só com cambiojet
              Azulzinho 76 1300 "o viagra"
              Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
              visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
              Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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              • #8
                Re: Melhorando o acoplamento do varão

                Com um sistema todo original, EU não faria, pois dessa forma transmite um pouco da vibração do conjunto câmbio-motor até a alavanca. Como já tenho os coxins mais duros, suspensão mais dura, não me importo tanto com conforto, rsrsrsrs.

                E também acho que não fará muita diferença, visto que o curso da alavanca é outro.

                Mas nada impede de experimentar e ver no que dá. Esses acoplamentos não são muitos caros.

                Abraço.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                • #9
                  Re: Melhorando o acoplamento do varão

                  Postado originalmente por Marco.Grings
                  Com um sistema todo original, EU não faria, pois dessa forma transmite um pouco da vibração do conjunto câmbio-motor até a alavanca. Como já tenho os coxins mais duros, suspensão mais dura, não me importo tanto com conforto, rsrsrsrs.

                  E também acho que não fará muita diferença, visto que o curso da alavanca é outro.

                  Mas nada impede de experimentar e ver no que dá. Esses acoplamentos não são muitos caros.

                  Abraço.
                  legal vou esperar sobrar um cash e vou comprar um cambiojet ah e outra pergunta naum entendi direito esse acoplamento vai por dentro do original explica melhor essa parte q fiquei boiando...
                  Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                  Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                  visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                  Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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                  • #10
                    Re: Melhorando o acoplamento do varão

                    Postado originalmente por tom freitas
                    legal vou esperar sobrar um cash e vou comprar um cambiojet ah e outra pergunta naum entendi direito esse acoplamento vai por dentro do original explica melhor essa parte q fiquei boiando...
                    Não não, aquela ali é a única peça que conecta o varão que vem da alavanca no trambulador do câmbio. É aquela pecinha que fica ali dentro do túnel, embaixo do banco traseiro, ok? A única coisa que foi feita foram os 2 furos para passar os parafusos. E nem precisa apertar tanto assim, pra deixar que a peça se movimente um pouco, sobre stress.

                    Espero ter respondido a sua pergunta, qualquer dúvida é só falar. Pra isso que estamos aqui.

                    Abraço.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
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                    • #11
                      Re: Melhorando o acoplamento do varão

                      Postado originalmente por Marco.Grings
                      Não não, aquela ali é a única peça que conecta o varão que vem da alavanca no trambulador do câmbio. É aquela pecinha que fica ali dentro do túnel, embaixo do banco traseiro, ok? A única coisa que foi feita foram os 2 furos para passar os parafusos. E nem precisa apertar tanto assim, pra deixar que a peça se movimente um pouco, sobre stress.

                      Espero ter respondido a sua pergunta, qualquer dúvida é só falar. Pra isso que estamos aqui.

                      Abraço.
                      ah deixa eu ver se entendi vc vai pegar a peça original q seria essa batatinha certo e vai fazer dois furos néla e passar os parafusos e um aperto isso
                      Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                      Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                      visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                      Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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                      • #12
                        Re: Melhorando o acoplamento do varão

                        Postado originalmente por tom freitas
                        ah deixa eu ver se entendi vc vai pegar a peça original q seria essa batatinha certo e vai fazer dois furos néla e passar os parafusos e um aperto isso
                        Exatamente. Originalmente ela é desenvolvida para ter uma certa "torção", são os 2 lados conectadas por uma borracha. Os parafusos evitam que ela gire no seu próprio eixo.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                        • #13
                          Re: Melhorando o acoplamento do varão

                          Postado originalmente por Marco.Grings
                          Exatamente. Originalmente ela é desenvolvida para ter uma certa "torção", são os 2 lados conectadas por uma borracha. Os parafusos evitam que ela gire no seu próprio eixo.
                          hum...ja reparei isso lembro q uma vez tava demais a essa torção q vc fala ai peguei e dei uma batidinha de leve com o martelo daí ela ficou melhor mais vou fazer isso só naum da certo com a bucha do pós 77 né mais vou fazer isso acho q é amanhã msmo se dér tempo então é só passar a broca na bucha e colocar os parafusos M5 e boa
                          Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                          Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                          visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                          Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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                          • #14
                            Re: Melhorando o acoplamento do varão

                            Marco
                            Vou comprar um acoplamento lá no alemão qualquer hora e fazer pra ver como que fica com o câmbio jet... Se ficar vibrando muito, volto pro original...

                            Tem que ter algum alinhamento/marcação na hora de montar o acoplamento ali?? Nunca mexi nessa parte...

                            abs
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                            • #15
                              Re: Melhorando o acoplamento do varão

                              Postado originalmente por JeferJ
                              Marco
                              Vou comprar um acoplamento lá no alemão qualquer hora e fazer pra ver como que fica com o câmbio jet... Se ficar vibrando muito, volto pro original...

                              Tem que ter algum alinhamento/marcação na hora de montar o acoplamento ali?? Nunca mexi nessa parte...

                              abs
                              Eu deixei os 2 furos dos parafusos que prendem a peça, aqueles com cabeça cônica, alinhados. Acredito que seja o melhor jeito. Na verdade elas ficam alinhadas com a peça desmontada, aí é só furar. Experimenta no teu câmbio jet, mas vou dizer que eu notei um pouco de ruído vindo dessa "modificação".

                              Mas tu chegou a ver no link que postei lá no começo, é uma peça só de metal. Imagina com aquilo então...

                              Abraço.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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