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Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

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  • Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

    Oi
    Primeiramente, queria avisar que não sou profissional e não tenho ferramentas especiais. Apenas tenho um pouco de paciência para fazer certas coisas. Decidi eu mesmo trocar a borboleta + eixo + buchas no meu 30 Pic fazendo junto um tutorial pra quem quiser se arriscar a fazer o mesmo. Fiquei meio chulo quando um torneiro amassou a rosca dos prisioneiros de um 30pics quando mandei fazer esse serviço há tempos, então desta vez resolvi meter a mão na massa...

    Sintomas de folga no eixo:

    Marcha lenta irregular
    difícil regulagem
    Consumo alto (em casos de extrema folga)
    Borra de gasolina na parte externa do carburador, próximo ao eixo


    E vamo nessa:
    O kit (no meu caso comprei numa loja especialista em carburadores):



    As buchas vêm bem justas, de modo que não se consegue passar elas pelo eixo... então o que fiz foi o seguinte, coloquei uma bucha na parafusadeira, e fui girando ela no eixo usando pasta de esmerilhar válvulas, até que ela transpassasse o inicio do eixo... Assim ela já gastou o suficiente para chegar ao outro lado do eixo (cuide para deixar ela bem FIRME, girando pesado pra vedar, depois com a lubrificação vai girar melhor). Marque essa primeira bucha, ela vai ficar encaixada do lado da bomba de aceleração (direito)!!!

    Depois basta fazer o mesmo com a outra bucha, apenas o suficiente para que ela entre na ponta do eixo, já que ela não vai passar dali!

    Foto do procedimento (tem que ter um pouco de paciência):


    Também é possível lixar o eixo, colocando ele na parafusadeira (ou furadeira que gire devagar) , e passando uma lixa de modo bem uniforme até que as buchas entrem

    Feito isso, vamos retirar o eixo velho!
    Desmonte todo o carburador, tire tudo fora, o corpo dele livre pra poder trabalhar

    Os parafusos que seguram a borboleta original, não saem de jeito nenhum com chave de fenda (não adianta nem tentar, pode arranhar o carburador caso a chave de fenda escape), então o jeito é meter broca nos parafusos (broca 3mm):


    Quando notar que a broca ultrapassou a região do centro do eixo, aí sim pode tirar o resto do parafuso com uma chave de fenda...

    Ok, tirados os parafusos, o negócio é tirar a borboleta. empurre ela de CIMA PARA BAIXO, nunca ao contrario... usei uma ripinha de madeira para empurrar, e batidas de leve...


    após é só observar se não ficou alguma rebarba de metal no eixo que possa impedir dele sair...
    Estando ele livre de coisas do tipo, basta puxar pelo lado da bomba de aceleração...

    Agora temos que retirar as buchas velhas!!!

    Cuidar: a bucha não fica em toda a extensão do seu alojamento. Logo que ela chega ao seu fim, existe um espaço vazio na circunferência da sua "casa". É essa parte que será usada para tirar a bucha. No meu caso, usei um parafuso comprido, de modo que ele vá de um lado a outro assim:


    Agora note: a cabeça dele deve "encaixar" na parte da circunferência vazia, se apoiando assim na bucha:


    Você vai forçar o parafuso para qualquer lado de modo que ele permaneça apoiado na bucha, pronto, só bater (DEVAGAR!!) na ponta da rosca do parafuso que a bucha vai saindo


    Só repetir o procedimento do outro lado

    Agora é o momento pra fazer um belo polimento por dentro (massa de polir nº 2 é uma boa), para tirar toda a carbonização e deixar liso (facilita o fluxo). Já aproveita e faz o mesmo na borboleta nova!!

    ok, feito isso vamos colocar as buchas novas!

    Fiz uma "ferramenta" pra me ajudar nessa tarefa. não há necessidade disso, mas apenas recomendo: use como apoio um pedaço de madeira, não bata direto com o martelo na bucha!!!!




    Olha a dica:
    Esquente o carburador (no meu caso tava 38º, coloquei no sol...), e esfrie as buchas no congelador... Isso ajuda a ter um encaixe suave!
    Se quiser (pra garantir) passe um filete de cola para juntas ali nos alojamentos do carburador antes de colocar as ditas!

    Ok, carburador quente, buchas frias, não tem erro, só colocar as danadas pra dentro (Repito: sempre batendo de LEVE!)

    no lugar:


    Beleza, agora basta colocar o eixo, cuidando a posição (colocar ele pelo lado da bomba de aceleração), já pode colocar óleo nas duas pontas antes de colocá-lo!!!


    Agora a borboleta! Por ser nova, vai entrar macia...
    Cuidar, ela tem posição certa! Notar vai ver que as bordas tem ângulos diferentes, de modo que fica fechada, ocorre uma perfeita vedação com o carburador!!! Caso não aconteça isso, a posição está incorreta!!

    Aí tá a danada no lugar, note que tem um "0" nela... Aqui no meu caso ficou posicionado para o lado da frente do carburador, e virado para baixo (note a perfeita vedação):




    Se tiver uma cola trava rosca, use nos parafusos e aperte bem (mas bem mesmo!!!!)

    Agora basta fazer aquela limpeza no capricho em todo o carburador, para tirar limalhas e etc. Use algum spray desengripante, ajuda muito!
    Só montar, colocar no lugar, regular e curtir

    OBSERVAÇÕES:

    Note se o eixo não ficou muito pesado ao girar, a ponto de a mola não conseguir puxá-lo! Se sim, sente-se confortavelmente no sofá, e comece a abrir e fechar a borboleta, até que fique mais macio...

    Sempre que possível, na hora de bater em alguma coisa no carburador (instalar as buchas por exemplo) não o apoie em nada, segure-o no ar mesmo, ou o apoie na sua cintura... Isso evita entortamentos

    Analise se realmente vale a pena fazer isso no seu carburador. Caso ele esteja muito judiado, troque preferencialmente por um novo ou recondicionado com garantia!!

    As buchas de reposição são diferentes das originais. Elas se assentam apenas em um anel que elas contêm na borda. Esse anel ficará voltado pra fora. Isso serve para facilitar o alinhamento, e não compromete a durabilidade e nem vedação.
    Bucha nova na esquerda, velha na direita:




    Espero que isso possa ser útil para alguém que queira se aventurar nisso...
    AVISO: se não tem paciência, nem tente, terás sérios problemas

    Qualquer complemento eu posto depois!!
    abraços
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

  • #2
    Re: Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

    Show o tópico, muito bem feito, como se diz o velho ditado :

    "SE QUER BEM FEITO, FAÇA VOCÊ MESMO"

    O meu eu só fiz a limpeza, troca de juntas e montei de novo, mesmo assim precisa de um santa paciência.

    Comment


    • #3
      Re: Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

      Jeferj,

      Muito legal o seu tutorial. Pena não ter vindo a uns 10 meses atrás. Paguei 30 conto pra um cara, dito "entendido" de carburador embuxar o meu... Voltou sem folga, mas com umas marcas de chave de fenda no eixo que segundo ele foram "para ajustar o eixo"... Quase que ajustei foi a mão na orelha dele. Como não tinha outra opção, tive que pegar o carbura e montar assim mesmo.

      Realmente, é um trabalho que precisa de paciência. Não tinha pensado na sacada de usar a massa de polir. Pensei em usar um "recurso técnico improvisado" que aprendi com meu pai. Uma vez ele foi dar um pequeno polimento dentro de um tubinho(não me recordo no que era usado). Ele pegou uma furadeira, colocou uma broca bem menor que o furo, enrolou um pedaço de bombril nela, dando várias voltas e deixando a ponta final "solta". Debaixo dessa ponta, apoiou a ponta de uma tirinha de lixa de grana bem fina(1200, se não me engano). e então foi enrolando essa lixa, em cima do bombril, apertando bem. Depois, introduziu esse conjunto dentro do tubinho(o diâmetro interno de tudo montado deve ser menor que o interno do tubo) e ligou a furadeira, e fazendo movimento de vai e vem com ela. Com a broca girando, o bombril tende a se "expandir"(pois ao enrolar a lixa, comprimiu-se o Bombril), empurrando a lixa contra a parede interna do tubo. Visualmente, o resultado final ficou interessante. Agora, não sei se cabe esse tipo de recurso nesse serviço.

      Acredito que o seu método seja mais seguro, pois utilizando-se do eixo e pasta de polir, mantém-se o perfeito alinhamento entre eixo e bucha.

      Mais uma vez, parabéns. Mais um ótimo tutorial aqui pro Fusca4Ever.

      Abraço!

      PS: Se eu animar de fazer isso nas bases de Solex 32 que tenho aqui, farei como está aqui.
      Aos que não atualizaram ...

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      • #4
        Re: Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

        Postado originalmente por Max_Piracicaba
        Show o tópico, muito bem feito, como se diz o velho ditado :

        "SE QUER BEM FEITO, FAÇA VOCÊ MESMO"

        O meu eu só fiz a limpeza, troca de juntas e montei de novo, mesmo assim precisa de um santa paciência.

        Sempre tenho essa frase na mente, por isso tô sempre com a mão na massa

        A limpeza depois que se pega o jeito, é muito rápido de fazer e fica bem feito, só ter um bom spray desengripante e um thinner ou querosene e deu pra bola!!

        abs
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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        • #5
          Re: Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Jeferj,

          Muito legal o seu tutorial. Pena não ter vindo a uns 10 meses atrás. Paguei 30 conto pra um cara, dito "entendido" de carburador embuxar o meu... Voltou sem folga, mas com umas marcas de chave de fenda ...
          Pois é Rafa, resolvi fazer por que não gostei do último trabalho feito por "profissional" que mandei fazer. Aqui eu paguei 40,00 na época, hoje deve estar no mínimo 50,00...

          Te juro que a parte mais difícil é essa de fazer as buchas entrarem no eixo, o resto é brincadeira...

          Tem várias técnicas pra fazer isso (essa que você citou é bem interessante também), a questão é usar a criatividade... O negócio é ir "comendo" a bucha de maneira mais uniforme possível, e cuidar pra deixar ela bem justa, mas não a ponto de ficar trancando o acelerador (acontecia isso com o outro bura que mandei embuchar, agora deixei macio a ponto de ficar vedando bem, mas não a ponto de trancar)

          As bases da solex 32 deve ser bem mais fácil ainda de fazer... bom é fazer na calmaria, fazer aos poucos uma parte por dia! Eu fiquei o domingo inteiro em função disso por que precisava do Fusca funcionando, mas não recomendo correria...

          Valeu
          abrass
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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          • #6
            Re: Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

            onde comprou e quanto pagou no kit de eixo novo?
            Gurgel X12TR - 1980

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            • #7
              Re: Tutorial - Embuchamento solex 30 pic/pics

              Postado originalmente por ZCC
              onde comprou e quanto pagou no kit de eixo novo?
              Eu encontrei em uma loja especializada em carburadores aqui na minha cidade. Paguei 20,00. Se não encontrar na sua city, tem no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/M...dor-brasil-_JM

              ou na casa do carburador
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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