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Opções de motores ap

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  • Opções de motores ap

    Cilindradas

    O VW AP foi comercializado em tres cilindradas diferentes:, 1.6 litros, 1.8 litros e 2 litros.

    1.6 litro

    AP 1.6 8V (carburador Weber TLDZ ou Brosol 2E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 80 cv a 5.600 rpm Torque máximo: 12,7 mkgf a 2.600 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo. Combustível: gasolina,Alcool
    AP 1.6 8V (injeção FIC-Ford ECC-IV digital monoponto) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 75,7 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 12,3 mkgf a 3.500 rpm Alimentação por injeção monoponto. Combustível: gasolina.
    AP 1.6 8V (injeção Magneti Marelli 1AVB/1AVP) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 92,4 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 13,9 mkgf a 3.000 rpm Alimentação por injeção multiponto sequencial. Combustível: gasolina.
    EA 827 1.6 8V (injeção Magneti Marelli 4AVB/4AVP TOTAL FLEX) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool) a 5 500 rpm Torque máximo: 14,1 kgfm (gasolina) a 14,4 kgfm (álcool) a 3000 rpm Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina e álcool.

    1,8 litro

    AP 1.8 8V (carburador Weber TLDZ ou Brosol 2E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 88 cv a 5.200 rpm Torque máximo: 14,7 mkgf / 3.400 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.
    AP 1.8 8V (Injeção Bosch LE Jetronic II Multiponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,5 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
    EA 827 1.8 8V (injeção Magneti Marelli 4AVB/4AVP TOTAL FLEX) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Taxa de compressão: 11:1. Potência máxima: 103 cv (gasolina) e 106 cv (álcool) a 5 250 rpm Torque máximo: 15,5 kgfm (gasolina) a 16 kgfm (álcool) a 3000 rpm Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina e álcool.

    2 litros

    Motor VW AP 2.0 completo, com cabeçote montado.

    AP 2.0 8V (carburador TLDZ ou Brosol 3E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,0:1. Potência máxima (líquida) 109 cv a 5.200 rpm. Torque máximo (líquido) 170,1 N.m/17,4 kgf.m a 3.000 rpm. Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.
    AP 2.0 8V (Injeçaõ Bosch LE Jetronic II Monoponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 112 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
    AP 2.0 8V (Injeção Bosch LE Jetronic II Multiponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 116 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
    AP 2.0 8V (Injeção Magnetti Marelli 4AVP / Avb) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 115 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
    AP 2.0 16V (injeção Magnetti Marelli 4AVP / Avb) Número de válvulas: 4 por cilindro (duplo comando de válvulas) Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 145,5 cv a 6.250 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 5.750 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_AP
    Last edited by Karlos Alberto; 01-03-2008, 05:23 PM.

  • #2
    O motor AP é um velho conhecido de todos os preparadores e entusiastas no Brasil, devido a sua popularidade, conhecimento e disponibilidade de peças. Derivado dos motores "MD", esta família de motores continua sendo evoluído pelo grupo Volkswagen/Audi, com as versões de bloco alto (ABA), cabeçotes de fluxo cruzado, 16 e 20 válvulas, além de outras melhorias em componentes externos do motor, como injeção eletrônica de combustível (incluindo a versão TotalFlex), e sistemas de ignição direta (com bobinas múltiplas e sem uso de distribuidor). No entanto, é interessante salientar que por AP deve-se entender os motores de fabricação nacional, de "bloco baixo" (ou seja, que usam bielas de 144 mm), e com cabeçotes em alumínio com 8 válvulas e fluxo lateral.

    Informações Técnicas
    • 1.6
    Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
    Curso: 77,4 mm
    • 1.8
    Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
    Curso: 86,4 mm
    • 2.0
    Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD)
    Curso: 92,8 mm



    Informações sobre estes e outros motores VW:

    MOTOR(L)...........CURSO...BIELA(mm).......R/L.........VMP(m/s)@8,5Krpm.....RPM@25m/s.......FLUXO@25m/s


    1.0........................70,6...........144..... ......0,245..............20,00.................... ...10623................5,313m³/min
    1.6........................77,4...........144..... ......0,268..............21,93.................... ...09690................7,752m³/min
    1.6_KD..................77,4...........136........ ...0,284..............21,93....................... 09690................7,752m³/min
    2.0_longo..............92,8...........159......... ..0,291..............26,29.......................0 8082................8,082m³/min
    1.8........................86,4...........144..... ......0,300..............24,48.................... ...08681................7,813m³/min
    1.8_KD..................86,4...........136........ ...0,318..............24,48....................... 08681................7,813m³/min
    2.0........................92,8...........144..... ......0,322..............26,29.................... ...08082................8,082m³/min
    2.0_KD..................92,8...........136........ ...0,341..............26,29....................... 08082................8,082m³/min


    Todos os motores AP utilizam bielas com comprimento "centro a centro" de 144 mm. Por isto mesmo, os pistões dos motores 1.6 e 1.8, apesar de terem o mesmo diâmetro, possuem diferentes alturas de compressão (distância entre o centro do pino até o topo do pistão), sendo o pistão dos motores 1.6 mais alto do que o dos motores 1.8, que por sua vez é mais alto que o dos motores 2.0. Lembrando que esta diferença não tem nada a ver com diferenças na taxa de compressão, que neste motor também é definida pelo modelo do pistão utilizado, com suas diferentes "cavas" (ou ausência desta).


    Preparação


    Alterando a cilindrada
    Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:
    • Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso.
    • Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.
    Dito isto, podemos chegar às seguintes conclusões:

    1.6 --> 1.8
    Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim). Antes de comprar novos pistões, verifique se o bloco possui sinais de desgaste avançado, e faça uma retífica caso necessário, para montar seu "novo" motor com as folgas adequadas.


    1.6 ou 1.8 --> 2.0
    Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.


    Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 "de verdade", para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).

    1.9
    Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido "milenove", ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo "a álcool", rebaixar o bloco (usinando a face superior, "encurtando" ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A
    Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.

    Fonte: http://turbobr.pbwiki.com/Motor+AP

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    • #3
      Alta Performance


      Em se tratando de alta performance, alguns motores tem mais potencial que outros. Para entendermos um pouco sobre como isso funciona, precisamos examinar os fundamentos básicos dos motores de alto desempenho: Basicamente, para arrancar forte, o carro precisa de muito torque, e para seguir acelerando em igual ritmo, ele precisa de muita potência. Quanto mais “plano” o torque, e mais alta a potência, melhor. Infelizmente é muito difícil aliar torque plano e grande potência em pequenos motores de quatro cilindros.
      Em qualquer tipo de preparação, precisamos optar entre privilegiar o torque ou a rotação. Se o motor tem curso longo, isso privilegia o torque, mas limita a rpm máxima. O mesmo acontece com os coletores de admissão: Quando são longos, o motor obtém torque e se são curtos, ele gira mais. Tamanho de válvulas, dos carburadores ou corpo de borboletas, perfil dos comandos. É sempre o mesmo problema: Rotação x Torque. Mas você pode estar se perguntando: “Ninguém vai falar na potência?” Bom, potência é o produto da multiplicação do torque x rotação. Assim sendo, se queremos alta potência, precisamos encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre torque e giro. O que em pequenos motores de quatro cilindros significa que temos de girar alto.
      E o motor AP, é “girador” ou “torcudo”? Bom, depende. Os AP 1.6, possuem curso de 77,4 mm e pistões de 81 mm (1.595 cm³), sendo assim, são considerados superquadrados, (diâmetro dos pistões é maior do que o curso do virabrequim) e isso privilegia a rotação em detrimento do torque. Já os AP 2.0 possuem virabrequim com curso de 92,8 mm e pistões de 82,5 mm (1984 cm³) e são considerados subquadrados (diâmetro menor do que o curso). Essa característica dá mais ênfase ao torque do que ao giro. Os pequenos são bons, pois podem girar alto, mas sua cilindrada é pequena e em função disso ele admite 20% menos mistura que um 2.0, o que o deixa em desvantagem. Já o dois litros, com “torque de Diesel”, empurra muito, mas assim também como um Diesel, não gira “liso” e como a potência depende da rotação, ele também fica em desvantagem.
      Isso explica porque o 1.8 é tão popular. Com curso de 86,4 mm e pistões de 81 mm de diâmetro (1.780 cm³), ele também é considerado subquadrado, mas não é pequeno como o 1.6 e nem vibra como o 2.0. Além disso, pode-se usar pistões do dois litros, de 82,5 mm a 83,5mm (sobremedida de retífica), aumentando sua cilindrada, que fica próxima de 1.900cc, ou seja, os famosos “AP 1.9”. Assim diminui-se a diferença de cilindrada entre os 1.8 e os dois litros, mas sem aumentar curso de virabrequim, o que permite mais giro. Lembrando sempre que todos os AP modernos nacionais com fluxo lateral possuem bielas de mesmo comprimento, ou seja, 144 mm entre os centros dos furos. À exceção dos 2.0 dos 2.0 de fluxo cruzado do Golf / Polo nacionais e do Gol GTI 16V e que tem blocos mais altos e bielas mais longas (159mm), o que privilegia a rotação e suavidade de funcionamento


      Fonte: http://www.volkspage.net/artigos/22/2.php
      Last edited by Karlos Alberto; 01-03-2008, 05:21 PM.

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      • #4
        É isso!!!

        Tópico renegade num é pra vir aqui e descascar os AP ou qq outra preparação, e sim contribuir construtivamente!!!

        Comment


        • #5
          AP uma realidade, Air Cooled uma raridade

          Srs,
          Parabenizo pelo conteúdo do texto postado neste tópico. Não sou defensor de um ou outro tipo de motor, dou ênfase a simplicidade, economia, facilidade de manutenção e reposição e nisso o AP tem satisfeito minhas expectativas. A motorização AP não foi uma opção minha e sim um padrão adotado pelo fabricante do veículo. Na época (meio de 2005), consultei sobre a possibilidade de usar motorização a ar (minha preferência), porem o fabricante alegou dificuldades logísticas. De fato, ano passado ví em uma auto-peças perto de casa (Jacarepagua, Rio) um Ap no mostruário e vários "na caixa" completos (ou quase). Era só botar no carrinho (haja carrinho), passar no caixa e levar. Esse mesmo tipo de comercio ví numa loja de ferramentas (nada a ver com auto peças) em pleno SAARA, centro do Rio. Se essa moda pega, não duvido muito que isso ocorra tambem em supermercados grandes, aproveita-se a compra de mes para trocar o motor do veículo. Isso não é hitória de pescador, é uma realidade. Depois eu continuo ....
          Last edited by ricardo groetaers; 03-03-2008, 07:58 AM.

          Comment


          • #6
            Re: Opções de motores ap

            Srs., tendo em vista que as opções de motorização foram colocadas anteriormente, através deste post diponibilizo os manuais técnicos de manutenção dos motores AP 1.8 (1800) e 2.0 (2000).

            Motor AP1.8
            bc://bt/QUEvTUFOVUFMIFTDiUNOSUNPIFZXIEFQMTgwMC5wZGYvNTU0OD QwMTcvNDk3YTM3NzVlNzQ5NDczZWRlNjZjZmIwMzA1NTFmZTdi Y2FkMTJlOC9aWg==


            Motor 2.0
            bc://bt/QUEvTUFOVUFMIFTDiUNOSUNPIFZXIEFQMjAwMC5wZGYvMTA2ND U4MTAvNDJjZTI2NDdhMjRiZjQ1ZTZjYmI1MWIzZjI1Y2NmMWIx ODZkZjBjNi9aWg==

            Espero que seja de grande valia àqueles que desejam passar ao lado Renegado do Lado Negro!

            Abrax!

            obs.: detalhe técnico. são links do Bit Comet, programa que compartilha arquivos através de arquivos .torrent. Se buscarem acessar os documentos, me avisem para deixar 'upando'.

            Comment


            • #7
              Re: Opções de motores ap

              ricardo,essa loja que vc viu o motor é o batalha auto peças(taquara) né?Lá parece um mercado,e tem uns motores pra levar na hora já montados.Muito boa a contribuição do karlos alberto.Um abraço
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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              • #8
                Re: Opções de motores ap

                que bacana esse topico!eu amo fusca!
                mas tambem posso curtir os ap! sem preconceitos!
                tenho um fusca e um scort ap 1,8!!!
                hararara!posso curtir os dois lados!ap bx!

                Comment


                • #9
                  Re: Opções de motores ap

                  Postado originalmente por Antonio carlos
                  ricardo,essa loja que vc viu o motor é o batalha auto peças(taquara) né?Lá parece um mercado,e tem uns motores pra levar na hora já montados.Muito boa a contribuição do karlos alberto.Um abraço
                  Isso mesmo, aquele "mercadinho" ao lado da auto-peças já foi muito melhor, agora caiu muito (faltam as coisas e não há interesse de repor), mas ainda é uma opção.

                  A loja no centro é o Palácio das Ferramentas, na rua Buenos Aires, mas não vi mais motores lá. (afinal não é uma auto-peças).

                  Comment


                  • #10
                    Re: Opções de motores ap

                    Postado originalmente por JRBENTO
                    .........diponibilizo os manuais técnicos de manutenção dos motores AP 1.8 (1800) e 2.0 (2000).

                    Motor AP1.8
                    bc://bt/QUEvTUFOVUFMIFTDiUNOSUNPIFZXIEFQMTgwMC5wZGYvNTU0OD QwMTcvNDk3YTM3NzVlNzQ5NDczZWRlNjZjZmIwMzA1NTFmZTdi Y2FkMTJlOC9aWg==


                    Motor 2.0
                    bc://bt/QUEvTUFOVUFMIFTDiUNOSUNPIFZXIEFQMjAwMC5wZGYvMTA2ND U4MTAvNDJjZTI2NDdhMjRiZjQ1ZTZjYmI1MWIzZjI1Y2NmMWIx ODZkZjBjNi9aWg==

                    obs.: detalhe técnico. são links do Bit Comet, programa que compartilha arquivos através de arquivos .torrent. Se buscarem acessar os documentos, me avisem para deixar 'upando'.
                    Não entendi nada, como se acessa esses manuais ?

                    Comment


                    • #11
                      Re: Opções de motores ap

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Não entendi nada, como se acessa esses manuais ?
                      explicarei então caro Groetaers:

                      1-) software: http://www.bitcomet.com/

                      2-) copie os links (1 de cada vez) e, no programa que foi efetuado o download constante no item '1', vá em adicionar novo download e procure a opção baseado em 'bc link'. Dê um 'ctrl + v' no(s) links copiados postados aki no fórum, e adicione o novo download.

                      3-) após, me avise, pois tenho que deixar ligado meu pc para que seja possível o upload.

                      observação: o Bitcomet é um compartilhador de arquivos baseado na rede Torrent (tipo de arquivo que contém as informações de download), contudo, da maneira que estou propondo, fecharemos uma rede p2p, capice?

                      Abrax e às ordens!

                      ps.: me avisem se esses links não funcionarem pois, como deu um tremendo pau no meu pc (tive que formatá-lo 3 vezes durante o final de semana), pode ser que tenha que refazer as tarefas de upload, portanto... me avisem que enviarei novos links o mais breve possível.
                      Last edited by JRBENTO; 03-06-2008, 12:51 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Opções de motores ap

                        Postado originalmente por JRBENTO
                        explicarei então caro Groetaers:

                        1-) software: http://www.bitcomet.com/

                        2-) copie os links (1 de cada vez) e, no programa que foi efetuado o download constante no item '1', vá em adicionar novo download e procure a opção baseado em 'bc link'. Dê um 'ctrl + v' no(s) links copiados postados aki no fórum, e adicione o novo download.

                        3-) após, me avise, pois tenho que deixar ligado meu pc para que seja possível o upload.

                        observação: o Bitcomet é um compartilhador de arquivos baseado na rede Torrent (tipo de arquivo que contém as informações de download), contudo, da maneira que estou propondo, fecharemos uma rede p2p, capice?

                        Abrax e às ordens!

                        ps.: me avisem se esses links não funcionarem pois, como deu um tremendo pau no meu pc (tive que formatá-lo 3 vezes durante o final de semana), pode ser que tenha que refazer as tarefas de upload, portanto... me avisem que enviarei novos links o mais breve possível.
                        To tentando baixar mas nao ta vindo nada, vamo compartilhar gente;)
                        BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                        INTERESSADOS MANDAR MP

                        http://www.fastpowerperformance.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: Opções de motores ap

                          Segue uma tabelinha de motores AP.
                          Arquivos Anexos
                          Last edited by ricardo groetaers; 29-07-2008, 12:25 AM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Opções de motores ap

                            Muito bom, podem falar o que quiser mas que é um otimo motor la isto é. ...
                            Abrços
                            Luby
                            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                            Rio de Janeiro - RJ

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                            • #15
                              Re: Opções de motores ap

                              Postado originalmente por lubisomem01
                              Muito bom, podem falar o que quiser mas que é um otimo motor la isto é. ...
                              Concordo, um otimo motor.

                              Tenho um em minha Parati e um lado bom que aprendo um pouco mais sobre o assunto no mesmo espaço em que tenho paixão o vw/ar.

                              .......

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