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rebaixamento tirando barras de torção da dianteira

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  • rebaixamento tirando barras de torção da dianteira

    blz fórum.Tô numa dúvida.O fusca não é como os carros comuns onde se corta 1 elo e meio eo .Eu fiz isso do meu outro carro e não ficou duro como alguns falam,ficou bonito e legal.É uma forma bem baratinha de rebaixar.Aí descobri que pode tirar uma barra de torção .Será que vai estragar o cabeçote?É pouca coisa,na traseira eu fiz e o carro tá parecendo de arrancada com a traseira um pouco mais baixa que a frente.Meu pai disse que esse visual imponente pertence ao fuscão 1600s 1975.O carro é para meu uso em deslocamentos de passeio e trabalho,portanto rodo pouco.Se essa forma de rebaixar não for legal eu vou ter que correr para algum meio.Não consegui encontrar alguém aqui no RJ que fizesse a tal da ´´castanha``.E só colocando o amortecedor do chevette consigo o resultado esperado.Por favor me ajudem.
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

  • #2
    meu carro eu rebaixei tirando as barras da suspensao
    se nao me engano sao 9 em cima e 9 embaixo
    tirei 3 em cima e 3 embaixo

    o carro baixou demais e ficou muito duro.. pra pista até que eu gostei, mas nao absorve impacto nenhum de buracos, emendas de asfalto malfeitas e etc que tem nas nossas ruas..

    o carro perdeu o molejo...

    mas baixou mto, com pneus 165x65 14" tá a uns 2 dedos do paralamas.

    Creio que baixando menos, tirando no maximo 2 barras em cima e 2 embaixo fica bom...

    to procurando por aqui em belo horizonte alguem q instale as "castanhas" ou "catracas".. pq com elas, apesar do carro ficar menos firme do que tá, é melhor pra andar na cidade pois dá pra ficar baixo e confortável..
    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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    • #3
      obrigado colega, vou tirar uma em cima e em baixo que eu acho que vou chegar na altura que desejo.Não que eu tenha pena de rebaixar , é que uso para sair com a patroa e meus compromissos.Aceito mais sugestões pois tem que ficar bonito e não danificar o carro.O conforto está em segundo plano.
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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      • #4
        Antonio, na subida da estrada do catonho, vindo pelo lado de valqueire, tem um loja que coloca castanha em fusca. Nunca fui la procurar a loja, nem sei exatamente onde fica, mas fui informado que eles fazem esse serviço a muito tempo.

        Quanto a retirar laminas da suspensão e seu consequente aumento de rigidez pode transmitir sensação de maior estabilidade mas em contrapartida as frenagens em terrenos irregulares ficam extremamente prejudicadas; tudo isso depende do nivel do rebaixamento.
        Last edited by JamesTKirk; 14-10-2007, 08:46 PM.

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        • #5
          molas

          moçada,tem anos q nao rebaixo fusca, mas so rebaixava tirando molas mesmo, o carro ficava igual kart....um amigo do meu pai tem um 73 desde zero e o carro é "pregado", logico q tem todas as molas originais, deve ser molas cansadas, o carro é maciinho!entao se trocarmos as molas grossas pelas finas, tomando o cuidado de fazer as cunhas de fixação, será que dá certo...
          valeu!

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          • #6
            Não concordo em retirar molas na dianteira do fusca, pois a suspensão fica mais macia devido à diminuição da constante da mola.

            Se for retirar alguma, deve-se cortar as pontas da mola retirada e colocá-las nos braços pra preencher o espaço de fixação no parafuso que prende as molas nos braços, evitando acidentes.

            O amortecedor ideal é mais duro que o original e mais curto. Uma solução é usar o de chevete, fica menos confortável mas muito estável em qualquer condição.

            Sempre que rebaixamos o fusca dessa maneira temos uma diminuição do caster, uma solução é entortar os braços da suspensão numa prensa hidráulica de forma a voltar o ângulo de caster original. A outra é colocar calços no tubo inferior da suspensão.

            Abração à todos.

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            • #7
              Postado originalmente por EvandrO gOLTz
              Não concordo em retirar molas na dianteira do fusca, pois a suspensão fica mais macia devido à diminuição da constante da mola.

              Se for retirar alguma, deve-se cortar as pontas da mola retirada e colocá-las nos braços pra preencher o espaço de fixação no parafuso que prende as molas nos braços, evitando acidentes.

              O amortecedor ideal é mais duro que o original e mais curto. Uma solução é usar o de chevete, fica menos confortável mas muito estável em qualquer condição.

              Sempre que rebaixamos o fusca dessa maneira temos uma diminuição do caster, uma solução é entortar os braços da suspensão numa prensa hidráulica de forma a voltar o ângulo de caster original. A outra é colocar calços no tubo inferior da suspensão.

              Abração à todos.
              é seguro entortar os bracinhos? eu prefiro colocar calço no tubo inferior...

              flw

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Júnior PFO
                é seguro entortar os bracinhos? eu prefiro colocar calço no tubo inferior...

                flw

                É seguro sim, desde que bem feito, é usado bastante nos Speed.

                A solução do calço não consegue recuperar a perda do caster totalmente, e acaba levantando a suspensão novamente, então não é uma solução adequada.

                Comment


                • #9
                  Evandro, concordo com você, mas quanto a constante da mola (no caso do feixe de laminas) há um aumento com a retirada de lâminas.

                  Comment


                  • #10
                    molas

                    agora confundi! mas ao meu ver cada mola tirada é como se um elo cortado, remotamente altera a "K" e o "x", se colocarmos uma(s) mola(s) mais macia(menor "k", eu acho....)o carro vai baixar, sem alterar o "x" material....viajei....onde vende catracas ou mangas invertidas mesmo......hehehehehehehe!!!!!

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por JamesTKirk
                      Evandro, concordo com você, mas quanto a constante da mola (no caso do feixe de laminas) há um aumento com a retirada de lâminas.

                      James,

                      Retirando molas temos uma diminuição da constante da mola resultante, pois elas estão em paralelo e não em série.
                      É simples, F=kx certo? Com molas em paralelo temos:

                      F1+F2+...+Fn = (k1+k2+...+kn)x

                      Portanto se retirarmos a mola 2, a resultante dos somatórios F e k será menor, portanto menor k resultante e por consequência menor força por unidade de deslocamento.

                      Resultado, carro mais macio devido à mola mais "fraca", o que não considero uma boa idéia pensando em desempenho esportivo.

                      Abração.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Eugenio Morais
                        agora confundi! mas ao meu ver cada mola tirada é como se um elo cortado, remotamente altera a "K" e o "x", se colocarmos uma(s) mola(s) mais macia(menor "k", eu acho....)o carro vai baixar, sem alterar o "x" material....viajei....onde vende catracas ou mangas invertidas mesmo......hehehehehehehe!!!!!
                        hehehehe, Eugenio, começou quase certo... heheheh e viajou um pouco. Mas olha, vou tentar explicar a diferença entre o Fusca e os outros com molas helicoidais, certo?

                        Vamos lá, nas molas helicoidais, considerando cada elo uma mola, temos uma ligação em série, certo? Pra quem entende de eletrônica, é análogo com capacitores em série, ou resistores em paralelo. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

                        (1/k(resultante)) =(1/k1)+(1/k2)+...+(1/kn)

                        Por exemplo, uma mola com 10 elos, todos com k=1 temos:

                        (1/k(resultante)) =(1/1)+(1/1)+...+(1/1)
                        (1/k(resultante)) =1+1+1+1+1+1+1+1+1+1
                        (1/k(resultante)) =10
                        k(resultante)=1/10
                        k(resultante)=0.1

                        Agora com 9 elos:

                        (1/k(resultante)) =9
                        k(resultante)=0.11

                        Com 5 elos:

                        k(resultante)=0.2

                        Notamos que realmente o k resultante aumenta quanto menor o números de elos da mola, tornando o carro mais "duro" e o rebaixamento ocorre pelo encurtamento da mola.

                        Já no fusca as molas estão em paralelo!!! As constantes k de cada mola se somam, análogo a capacitores em paralelo ou resistores em série.

                        k(resultante) = k1+k2+...+kn

                        Portanto retirando molas a suspensão fica mais "macia" e rebaixa o carro devido a isso, pois não se altera mais nada, diferentemente das molas helicoidais que encurtam.

                        Espero ter ajudado,

                        Abração a todos,

                        EvandrO gOLTz.

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                        • #13
                          Postado originalmente por JamesTKirk
                          Evandro, concordo com você, mas quanto a constante da mola (no caso do feixe de laminas) há um aumento com a retirada de lâminas.
                          concordo... quando retiramos algumas laminas, as laminas restantes ficam muito mais tensionadas, pois têm que sustentar o peso todo do carro sozinhas, trabalhando no seu limite... entao ficam sim mais duras, mas perdem o "molejo"
                          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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                          • #14
                            Quanto a molas helicoidais eu tenho certeza que aumenta, mas quanto ao funcionamento em "paralelo" da laminas do feixe eu desconheço. Vou estudar melhor sua afirmação.
                            Last edited by JamesTKirk; 14-10-2007, 06:41 PM.

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por EvandrO gOLTz
                              James,

                              Retirando molas temos uma diminuição da constante da mola resultante, pois elas estão em paralelo e não em série.
                              É simples, F=kx certo? Com molas em paralelo temos:

                              F1+F2+...+Fn = (k1+k2+...+kn)x

                              Portanto se retirarmos a mola 2, a resultante dos somatórios F e k será menor, portanto menor k resultante e por consequência menor força por unidade de deslocamento.

                              Resultado, carro mais macio devido à mola mais "fraca", o que não considero uma boa idéia pensando em desempenho esportivo.

                              Abração.
                              Evandro, se você retirar a lamina nº2 por exemplo como você citou, o valor de F total permanece constante, o que seria F2 será distribuido pelas outras lâminas.
                              Considerando k=F/x para todas as lâminas somadas; F não vai se alterar independente do numero de lâminas adicionadas ou retiradas pois a massa do carro não se altera. já o valor de x tende a diminuir pelo menor curso resultante da suspensão (no caso da retirada de lâminas). Por isso, ao meu ver, a constante aumenta também com rebaixamento de feixes de lâminas.

                              Sou Físico, não Engenheiro, consequentemente não sou o dono da verdade em termos de suspensão. Vamos ver a opinião de outros teóricos para verificar nossos pontos de vista.
                              O ideal seria que o Mestre Vader estivesse entre eles!!!
                              Last edited by JamesTKirk; 14-10-2007, 07:02 PM.

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