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Regulagem Dosador HPI

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  • Regulagem Dosador HPI

    Galera, bom dia.

    Estou precisando da ajuda de vocês. Meu fusca está com motor 1600 original, e coloquei a injeção da Kombi. O regulador de pressão original não aguentou a bomba de GTI e coloquei um HPI. Alguém sabe como regular? Parece que o parafuso do meio é para a lenta e o outro é para a máxima, o problema é que a lenta da pressão de 1 bar mas como regula a alta, sendo que acelerando o carro a pressão aumenta mas não se mantém no manômetro?

    Valeu.

  • #2
    Re: Regulagem Dosador HPI

    Postado originalmente por pomarola74 Ver Post
    Galera, bom dia.

    Estou precisando da ajuda de vocês. Meu fusca está com motor 1600 original, e coloquei a injeção da Kombi. O regulador de pressão original não aguentou a bomba de GTI e coloquei um HPI. Alguém sabe como regular? Parece que o parafuso do meio é para a lenta e o outro é para a máxima, o problema é que a lenta da pressão de 1 bar mas como regula a alta, sendo que acelerando o carro a pressão aumenta mas não se mantém no manômetro?

    Valeu.
    Pomarola, bom dia

    Você exagerou na bomba, o regulador original é para 3 bar e sua bomba é para 12 bar, não seria interessante você utilizar uma bom com menos pressão pois estará sobrecarregando o regulador e poderá em breve acontecer a mesma coisa!
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

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    • #3
      Re: Regulagem Dosador HPI

      Bom,

      Vamos de começo. Não confundir as duas grandezas: pressão e vazão.
      A pressão está relacionada com a força exercida pelo combustível ao transitar nos dutos.
      A vazão diz respeito a quantidade de combustível que a bomba é capaz de mover por unidade de tempo: litros/segundo, cc/mim, lb/h (vazão dos bicos).

      Em um carro interessa a pressão diferencial entre o combustível e o coletor. Para que o bico pulverize corretamente a pressão diferencial deve ser de aproximadamente 3 bar em carros injetados multiponto (4 bicos) e 1,5 bar para carros monoponto (1 bico). Quando há depressão no coletor a pressão deve ser abaixo de 3 bar chegando a 4 bar quando a pressão no coletor é de 1 bar (pressão atmosférica) para carros multiponto.

      Em carros sobrealimentados (turbo/compressor) na medida em que a pressão do coletor sobe a pressão de linha deve subir também. Se houver correção do tempo de injeção (injeção programável ou pigtail) a pressão pode subir linearmente com a pressão. Por exemplo, com 2 bar de pressão (1 bar da atmosfera + 1 bar de turbo) deve ter 5 bar de linha.

      Contudo, em alguns casos não tem como corrigir o tempo de injeção dos bicos a opção é aumentar a pressão de linha de modo a obter uma maior vazão dos bicos. Em poucas palavras você estrangula o retorno de modo que vaze mais combustível pelos buracos dos bicos. Pense em uma mangueira com furos, se você tapar a boca dela vai sair mais água pelos furos.

      Bombas de alta pressão (como por exemplo as de 12 bars) são bombas que conseguem manter a vazão (quantidade de combustível bombeado) mesmo quando você estrangula o retorno, garantindo assim vazão nos bicos. Bombas mais fracas não conseguem gerar vazão quando a pressão sobe provocando falta e quebra.

      Dosadores HPI servem para fazer esta correção.


      O parafuso 1 serve para regular a pressão em marcha-lenta. Em termos gerais, caso seus bicos sejam originais e a injeção não tenha sido alterada deve ficar entre 2,5 e 3 bar.
      O parafuso do centro faz o ajuste e a porca trava a regulagem.
      O parafuso 2 faz o ajuste da curva de pressão na medida em que a pressão do coletor sobe. Normalmente está curva é bem ingrime. Como seu carro não é sobre alimentado eu experimentaria deixar sem a entrada de vácuo e usaria uma regulagem mais "gorda", por exemplo deixando 3,5 a 4 bar de pressão fixa.

      Nos Corsa GM não tem variação de pressão de linha o regulador colocado no tanque é travado em 4 bar e funciona.

      []s
      Fernando.
      Arquivos Anexos
      Fusca - 1968
      1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
      123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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      • #4
        Re: Regulagem Dosador HPI

        Fernando, bom dia.

        Obrigado pelas explicações. Conseguimos regular a lenta com o máximo 1,5 bar, foi o que chegou. Agora pra regular a alta como faço, acelera e vai regulando pra chegar na pressão? Desse jeito o carro está andando legal, só fico com medo do consumo, se essa regulagem estiver errada o carro consome mais? Obrigado.

        Comment


        • #5
          Re: Regulagem Dosador HPI

          Postado originalmente por pomarola74 Ver Post
          Fernando, bom dia.

          Obrigado pelas explicações. Conseguimos regular a lenta com o máximo 1,5 bar, foi o que chegou. Agora pra regular a alta como faço, acelera e vai regulando pra chegar na pressão? Desse jeito o carro está andando legal, só fico com medo do consumo, se essa regulagem estiver errada o carro consome mais? Obrigado.
          Olá,
          Não entendi porque no máximo deu 1,5 bar. Se você apertar mais o parafuso central não vem mais pressão?

          Bom para regular a alta.
          Você tem que ligar uma tomada de ar do vácuo do coletor. Teve ter uma logo após a borboleta na entrada de ar do HPI.
          Com o carro parado (sem carga) faça um ajusto do parafuso 2 para que a pressão suba para perto de 3 bar com o carro acelerando ao máximo.
          Afine este acerto com o carro andando em diversas situações de carga. Principalmente subidas.
          Mais do que ficar preocupado com o consumo neste momento é bom ficar preocupado que dê falta e derreta tudo.
          O ideal era ajustar com uma sonda lambda de banda larga.

          Seu kit da kombi é multiponto (4 bicos)?
          Deveria manter 3 bar direto.

          Sua bomba não está fazendo barulhos estranhos e nem puxando ar né?

          Esta bomba é bem forte deixe o tanque cheio pelo menos até a metade para estes testes...

          Se possível teste somente a bomba e verifique que a vazão é constante...

          Parece que tem mais coelhos escondidos nesta mata ... ;)
          []s
          Fernando.
          Fusca - 1968
          1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
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          • #6
            Re: Regulagem Dosador HPI

            Fernando, muito obrigado.

            O barulho da bomba parece estar diferente sim, e fizemos a regulagem com pouca gasolina, vou tentar encher o tanque e voltar a fazer. Estou pensando em colocar um manômetro de pressão de combustível no painel para monitorar, você acredita ser necessário? O carro está andando bem, só senti uma falhada quando saio rápido trocando marchas, ai ele dá uma engasgada, mas os cabos de vela são originais do fusca carburado e não estão lá grandes coisas, vou colocar os supressivos de 8mm e ver se corrigi esse defeito. Uma coisa que achei diferente, mas acredito ser por conta do escape, a marcha lenta está mais lenta em relação ao escape original, eu coloquei o 4x1 dimensionado, com a curva e abafador embaixo da saia, estilo os do bob 8 e quando andando só com a casquinha do pé no acelerador, ele dá uma embaralhada, mas se acelera ele responde, sem engasgar. Ahhh, meu kit é o original kombi, 4 bicos multiponto, com os bicos originais.

            Valeu. Abraço.

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            • #7
              Re: Regulagem Dosador HPI

              Olá,

              Faça um teste com um manometro, se tudo estiver não acho necessário deixar no painel.
              Com o fluxo de combustível desta bomba é grande, é melhor não deixar o tanque baixo.
              Sendo multiponto a pressão deveria ser em torno de 3bar (talvez uns 2,5 bar) em lenta.
              Com relação as valhas na aceleração podem ser várias coisas então vamos ter certeza que está tudo alimentado direitinho antes de passar a próxima fase.

              []s
              Fernando.
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              • #8
                Re: Regulagem Dosador HPI

                Fernando, boa tarde.

                Depois de muito apanhar, devolvi o dosador e comprei um regulador do tempra turbo, que vem regulado a 3 bar e acabou o problema. O dosador hpi acho que estava com defeito, ele não dava pressão nenhum, fazendo o teste de assoprar ele, o ar passa livre, como a loja não tinha outro para a troca, parti para outra. Agora preciso passar o scanner nele, a marcha lenta está oscilando bastante, ameaçando morrer e a injeção fica consertando, vou trocar os cabos de vela que estão meia vida e verificar. Quanto ao consumo que estava alto com o escape original, parece que com o 4x1 consegui resolver, andei bastante com ele já e está legal. Obrigado pela ajuda.
                Um abraço.

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                • #9
                  Re: Regulagem Dosador HPI

                  Olá,

                  Também uso o do tempra turbo. Sem comentários ...
                  Com relação a marcha lenta faça um teste. Tire os cabos de bateria e deixe por aproximadamente 1 hora.
                  Reconecte os cabos e dê partida. Deixe o carro em marcha lenta até atingir a temperatura de funcionamento (uns 70 oc). Se fosse a água iria falar até abrir a cebolinha.
                  Veja se estabiliza.
                  Como sua central andou com um monte de configurações os mapas devem estar meio bagunçados e é bom dar um reset.

                  []s
                  Fernando.
                  Fusca - 1968
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                  • #10
                    Re: Regulagem Dosador HPI

                    Fernando, vou fazer isso hoje a tarde.
                    Agora só rodar...
                    Valeu mais uma vez pela ajuda.

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