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Preparação de Variant

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  • Preparação de Variant

    Boa noite a todos!
    Gostaria de compartilhar a preparação que estou fazendo em minha Variant 76.
    Hoje ela está toda original, apenas com motor amaciando com 6.000 km, pistão 86,5 mm, Balancim 1.4:1 Empi e comando da Kombi Tork.
    Ela está muito "redonda" andando bem, macia.
    Porém, estou em processo de preparação para torná-la um pouco mais forte.
    Pretensão entre 180 e 200 CV.


    Bom, material já comprado:
    - Dupla IDF 40 Empi HPMX;
    - Bloco Rima reforçado, com 02 válvulas de regulação da pressão de óleo e galerias maiores;
    - Válvulas de regulagem da pressão de óleo mais fortes;
    - Eixo de comando de válvulas TCS-10 Engle;
    - Engrenagem do eixo de comando de válvulas Engle;
    - Parafusos da engrenagem eixo de comando de válvulas;
    - Bronzinas Silverline;
    - Arruelas eixo distribuidor;
    - Mola eixo distribuidor;
    - Arruelas ajuste folga axial virabrequim;
    - Prisioneiros Empi 8 mm para o bloco;
    - Par Cabeçotes Autolinea;
    - Lash Cap Empi;
    - Jogo de Tuchos de 31 mm (furo central);
    - Jogo de molas de 210 libras;
    - Jogo de pratos e travas de liga chromoly;
    - Válvulas de inox 35,5 x 32 mm;
    - 2 pares de cornetas de inox (Weber IDF);
    - Balanceiro EMPI 1,25:1;
    - Kit refrigeração radiador óleo 1000 ml com Ventoinha e Bomba de circulação externa de 30 mm Schadek;
    - Sobrecárter de 1,5 L;
    - Coletor de admissão Weber 40 IDF HPMX Empi de alumínio para motor plano;
    - Flange bomba de óleo;
    - Ventoinha 37 mm;
    - Kit Pistões/Cilindro/Pinos/Travas 90,5 mm Mahle forjado específico para turbo;
    - Bielas forjadas perfil H AA (5,4");
    - Parafusos ARP.
    - Câmbio 5 Marchas (sendo 0,75 a relação da 5a).

    Material a ser adquirido muito em breve:

    - Virabrequim forjado AA curso 69 (8 pinos);
    - Volante forjado aliviado de especificaçao lightweight (8 furos)(-1kg);
    - Parafuso volante/virabrequim;
    - Varetas de aço;
    - Jogo de rodas e pneus mais largos (em estudo para a escolha);
    - Suspensão (amortecedor com molas/facão) e mangas deslocadas (em pesquisa);
    - Kit turbo (em estudo para a melhor escolha).

    Andarei com gasolina, a 0,6 Kgf/cm2 de pressão.
    Taxa de compressão de 8,5.

    Para a escolha do turbo, peço a ajuda dos amigos deste seleto grupo.
    Estou estudando o Trim, tipo e tamanho de rotores.

    O carro será basicamente de estrada e não de arrancadas e muito menos de "pegas" ou "rachas".
    Coisa controlada e consciente, nada de estupidezas, pois sou pai de família e mais de 40 anos (já foi a minha época de fazer besteria).

    Já andei com Gol GTS Turbo por mais 15 anos (450 CV), então tenho alguma experiência nesse tipo de preparação.
    Também já trabalhei como mecânico de aeronaves, o que me ajuda um pouco.

    No entanto, é meu primeiro projeto com motor a ar. Por isso peço a compreensão dos amigos e também que, caso observem alguma discrepância ou tiverem alguma sugestão, fiquem à vontade para criticarem.

    Meu muito obrigado a todos!
    Last edited by COMANDOS; 17-01-2016, 08:06 PM.
    Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
    TL 71: em produção = 1.8 (90,5x69) - TCS10 - TURBO - injeção - Cabeçote EMPI com preparo da SPORTSYSTEM - volante

  • #2
    Re: Preparação de Variant

    Opa, blz?! Bem vindo!! Vai uns 30 mil nesse brincadeira aí hehehe!

    Troca uma idéia com o Carlos Zotti e com o Pico (Rojão Racing). Eles lhe darão uma "norteada" nesse projeto!

    A mão de obra é sua?

    Ah, a sua variant é aquela com IRS (homocinética) na traseira???

    Abraço!!!

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    • #3
      Re: Preparação de Variant

      Opa! Muito obrigado!
      Para mim é uma satisfação muito grande fazer parte deste Fórum!!!
      A Variant que tem homocinética é a Variant II.
      A minha é a I. Tem ponta de eixo. Não tem homocinética.
      Realmente é cara essa brincadeira!!! Ainda mais nos dias atuais! Com o dólar alto!
      Vou montar o motor em conjunto com meu cunhado, que é mecânico e colecionador de automóveis.
      Quero sim falar com o pessoal da Rojão Racing. Com certeza poderão ajudar no balizamento do projeto.
      Muito obrigado pelas dicas!
      Abç!
      Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
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      • #4
        Re: Preparação de Variant

        Opa!! ;)

        Tem algumas fotos da variant?!

        Abraço!

        Comment


        • #5
          Re: Preparação de Variant


          Tenho só essa na mão. Nesse dia ela tava sendo polida.
          Abç
          Arquivos Anexos
          Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
          TL 71: em produção = 1.8 (90,5x69) - TCS10 - TURBO - injeção - Cabeçote EMPI com preparo da SPORTSYSTEM - volante

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          • #6
            Re: Preparação de Variant

            Caramba!! Tá TOP!!!!

            PARABÉNS!!

            Tá bem cuidada! hehe! Quando eu vejo uma variant na rua.. 99% das vezes tá caindo aos pedaços hehe!

            Abraço!

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            • #7
              Re: Preparação de Variant

              Opa!
              Muito obrigado!
              Assim que tiver mais fotos e outras atualizações da preparação vou postando aqui.
              Um abraço.
              Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
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              • #8
                Re: Preparação de Variant

                Salve galera, bom dia!

                A bichinha está tão linda que dá até dó de colocar esse rojão para empurra-la!

                Abraço e boa sorte no projeto!

                Ótima semana à todos!

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                • #9
                  Re: Preparação de Variant

                  Hehehehe. Obrigado.

                  Bom dia a todos!

                  Abç
                  Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
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                  • #10
                    Re: Preparação de Variant

                    Toma cuidado com regulador de pressão de óleo neste bloco. O sistema de trabalho dele, ele se auto ajusta de acordo com a temperatura/pressão de óleo as duas válvulas fazem o trabalho sozinhas.
                    Arquivos Anexos
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

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                    • #11
                      Re: Preparação de Variant

                      Opa! Boa noite!
                      Maravilha de explicação!
                      Realmente muito interessante.
                      Nesse esquema, é possível então adaptar a bomba externa, radiador externo e ventoinha?
                      Grato!
                      Abç
                      Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
                      TL 71: em produção = 1.8 (90,5x69) - TCS10 - TURBO - injeção - Cabeçote EMPI com preparo da SPORTSYSTEM - volante

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                      • #12
                        Re: Preparação de Variant

                        Sim é. Com bomba de circulação, sistema full flow e com flange no lugar do radiador de óleo.
                        Arquivos Anexos
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

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                        • #13
                          Re: Preparação de Variant

                          Muito obrigado pelas dicas.
                          Quer dizer que o radiador original deixa de existir. Correto?
                          O óleo é succionado pela bomba e jogado no sistema em direção ao filtro e de lá segue para o radiador externo com ventoinha e do radiador segue para o bloco. É isso?
                          Por onde exatamente ele entra no bloco?
                          Outra dúvida é acerca dos respiros.
                          Lembrando que ele será um motor turbo.
                          Estudando o assunto, percebi que no motor do fusca, usa-se dois: um em cada tampa do cabeçote, ligando à parte mais alta do motor e de lá retornado na tampa de abastecimento e um outro, que fica exatamente na tampa de reabastecimento. A dúvida é se esse sistema é possível ser feito no motor plano.

                          Grato
                          Last edited by COMANDOS; 19-01-2016, 11:42 AM.
                          Variant 76: em produção = 1.9 (88x7 - vz15 - dupla webber 40 - volante - cabeçote AUTOLÍNEA com preparo da STUMPF
                          TL 71: em produção = 1.8 (90,5x69) - TCS10 - TURBO - injeção - Cabeçote EMPI com preparo da SPORTSYSTEM - volante

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                          • #14
                            Re: Preparação de Variant

                            Só num deles, com a flange no lugar do radiador original. A flange tem entrada e saída.
                            Nos turbos é interessante colocar respiros nas tampas de válvulas, pois costuma sugar as juntas e o óleo se esvai. O sistema chama breather box. Sim funciona no motor plano também.

                            http://www.thesamba.com/vw/forum/vie...er=asc&start=0

                            Arquivos Anexos
                            Augusto Cesar Nunes

                            Pesquisador
                            Mecânico Entusiasta
                            Analista em Informática
                            gutocesa@hotmail.com
                            gutocesa@terra.com.br

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                            • #15
                              Re: Preparação de Variant

                              bem vindo ao fórum bela variante, só uma curiosidade o porque da troca dos balancim de 1:4,1 por 1:25,1 sendo que o de 1,4 te daria mais torque pelo levante maior de resto esta filé seu projeto faz um tutorial na sessão já comecei quando dar o inicio do projeto parabéns vai ser um motorzão e com câmbio de 5 marchas curioso pra ver andando numa cilindrada alta ver como ele reage

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