Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Velocidade máxima no Fusca com motor preparado.

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Velocidade máxima no Fusca com motor preparado.

    Qual vcs acham q deve ser a velocidade máxima a ser alcançada com nossos carros de modo a continuarem seguros e confiáveis? E o q podemos fazer pra melhorar a segurança deles? Eu tenho um Fusca 1963 mas ele tem freios a disco suspensão traseira oriunda de uma brasília e pneus 185/65R15.



    André Torneiro

  • #2
    Acho que dependendo do desempenho deve-se instalar freio a disco nas 4 rodas e um hidrovácuo juntamente com uma suspensão recalibrada e com estabilizadores dianteiros e traseiros de maior diâmetro. Tudo isso para melhorar a tocada pois fusca seguro é meio difícil, a não ser em capotamentos pois uma vez capotei um e o teto amassou pouca coisa não vindo parar na minha cabeça, mas em termos de deformação é complicado pela própria idade do projeto, apesar de que na minha opinião quem faz a segurança é vc mesmo, não é ? dirigindo para vc e para os outros também contando que eles vão fazer alguma caga#* e com certeza farão, se a pista está livre e com boa visão ande a 200 na boa e se está complicada, evite andar colado nos outros para ter tempo de frear e boa, não adianta nada ter abs,asr,barras de proteção nas portas,air bag,side-windows etc,etc,etc se vc entrar numa curva de 100 a 150km/h pois seu anjo da guarda já pulou do carro faz tempo.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

    Comment


    • #3
      140 km/h é o limite..... ehhehehe!!!!!

      Comment


      • #4
        Acho que com um motor preparado pasando dos 120 cavalos e necessario discos nas 4 rodas, amortecedores de carga maior e pneuse rodas mais largos. Alem de associar uma altura mais baixa para ele não ficar dançando. E se ele for andar bem acima dos 200 um aerofolio seria uma otima ideia.

        Comment


        • #5
          Tem como colocar setor do tipo pinhão e cremalheira no fusca, igual dos gol, santana, etc...? Creio que isso deixaria ele um pouco mais seguro tbm.
          ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

          Comment


          • #6
            pinhão e cremalheira

            Estes dias tava pensando nisso , colocar caixa de direção de carros novos para tentar acabar de vez com a folga daquela caixa do fusca ,pesquisei e encontrei fotos de adaptação da caixa de palio no fusca , foi colocada atrás da suspensão .

            Foi feito um suporte de chapa p/ fixar a caixa, depois foi soldado no cabeçote.
            Para ligar a caixa a barra de direção foram usadas as cruzetas do uno.
            Tambem sei que pode adaptar a do uno ou celta que tambem dá certo.
            Com isso e outas coisitas como foi citado ai em cima acho que dá uns 230 Km/h:shock: com mais segurança

            Tô pensando seriamente em fazer isso na puma ,será que alguem já fez isso para comentar ??
            Arquivos Anexos
            Last edited by Alexandre; 18-08-2007, 02:06 PM.
            Abraços

            Alexandre

            Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



            Comment


            • #7
              Opinião!

              Minhas idéias:

              Acho que para cada tipo de preparação de motor deve-se pensar em algo proporcional em relação a segurança.

              a) Motores originais 1600cm3 e preparados levemente com até uns 80cv, típico de um motor a gasolina trocando-se apenas o comando por um Engle W100 com escape de Puma.
              Neste caso, o Fusca se tiver com cambio 33x8, ou mesmo 35x8 poderá ultrapassar os 160km/h!
              Com certeza deverá ter:
              1) Freio a disco dianteiro (obrigatório)
              2) Barra estabilizadora dianteira e traseira (mesmo que sejam as originais).
              3) Amortecedores em ordem.
              4) Alinhamento:
              Veículo apoiado sobre os pneus.
              Dianteira:
              Alinhamento 0 a 1mm divergente.
              Cambagem de 0 a 1º negativa.
              Traseira:
              Cambagem 1 a 2 graus negativa.
              5) Pneus aro 14 ou 15 série T ou superior na largura de 175 a 185 nas 4 rodas

              b) Motores com potências entre 80 e 120cv, típico de um motor a gasolina ou álcool com retrabalho interno, alteração de cabeçote, comandos de 290 300 graus como os W120 e W125, escape dimensionado e carburação melhorada
              Neste caso, o Fusca se tiver com cambio 33x8, ou mesmo 35x8 poderá ultrapassar os 180km/h!
              Com certeza deverá ter:
              1) Freio a disco dianteiro e traseiro
              2) Barra estabilizadora dianteira e traseira (mesmo que sejam as originais).
              3) Amortecedores em ordem de preferência com maior carga
              4) Alinhamento:
              Veículo apoiado sobre os pneus.
              Dianteira:
              Alinhamento 1 a 1,5 mm divergente.
              Cambagem de 0 a 1º negativa.
              Traseira:
              Cambagem 1 a 2 graus negativa.
              Limitador de curso e camber traseiro.
              5) Pneus aro 15 série T ou superior na largura de 185 a 195 e perfil mais baixo 65 ou mesmo 60 nas 4 rodas

              c) Motores com potências entre 120 e 200cv, típico de um motor a gasolina ou álcool com retrabalho interno, aspirado, com alteração de cabeçote, comandos acima de 300 graus como os W130 e W140, escape dimensionado, aumento de cilindrada de 1800cm3 a 2000 cm3 e carburação quadrupla (weber) ou injeção com pelo menos dois trotles grandes (50mm ou mais), ou turbo leve a médio com pressões entre 0,8 e 1,5 kgf/cm2 em cima de um 1600 com comando TCS10
              Neste caso, o Fusca se tiver com cambio 33x8, ou mesmo 35x8 poderá ultrapassar os 200km/h!
              Com certeza deverá ter:
              1) Freio a disco dianteiro e traseiro, pastilhas de competição, ou sistema de freios de maiores diâmetros. E pinças com pistões maiores.
              2) Barra estabilizadora dianteira e traseira Ambas de diâmetro maior que as originais
              3) Amortecedores preparados com maior carga
              4) Alinhamento:
              Veículo apoiado sobre os pneus.
              Dianteira:
              Alinhamento 1 a 1,5 mm divergente.
              Cambagem de 0 a 1º negativa.
              Traseira:
              Cambagem 1 a 2 graus negativa.
              Sistema IRS da Variant II ou da Kombi.
              5) Pneus aro 15 ou 16 série H ou superior na largura de 195 a 205 perfil 60 ou 55 nas 4 rodas


              c) Motores com potências acima de 200cv, típico de um motor a álcool com retrabalho interno, aspirado, com alteração profunda de cabeçote, comandos 328 a 342 graus como os W160, FK89, escape dimensionado, aumento de cilindrada de 2100 a 2400 cm3 e carburação quadrupla (weber 48IDA) ou injeção quadrupla com 4 trotles de 48mm ou mais, ou turbo de médio a pesado com pressões acima de 1,5 kgf/cm2 em cima de um 1800 ou 2000cm3 com comando TCS20 ou TCS30
              Neste caso, o Fusca se tiver com cambio 33x8, ou mesmo 35x8 poderá ultrapassar os 230km/h!
              Com certeza deverá ter:
              1) Freio a disco dianteiro e traseiro de maiores diâmetros. E pinças com pistões maiores.
              2) Barra estabilizadora dianteira e traseira ambas de diâmetro maior que as originais
              3) Amortecedores preparados com maior carga.
              4) Alinhamento:
              Veículo apoiado sobre os pneus.
              Dianteira:
              Alinhamento 1 a 1,5 mm divergente.
              Cambagem de 0 a 1º negativa.
              Traseira:
              Cambagem 1 a 2 graus negativa.
              Sistema IRS da Variant II ou da Kombi.
              Porém o idela já seria sistema de suspen~soa dianteira e traseira completamente modificados, no mínimo 4 McPherson, ou (melhor ainda) Duplo triângulo nas 4 rodas.
              Sistema de direção com caixa pinhão e cremalheira de veículo com direção hidráulica, porém com a assistência desligada (caixa rápida) e estudo adequado do efeito de Bump Steer minimizando-o.
              5) Pneus aro 16 ou maior série V ou superior na largura de 205 a 225 perfil 50 ou menor nas 4 rodas

              Apenas minhas idéias...
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #8
                Isso sim é um projeto "upgrade" de engenharia para nossos VW's!!
                Certamente exigiria modificações conforme aumento na potência, pois mesmo com freios a disco na frente, amortecedores e estabilizadores em dia, setor em estado de novo e todos os pneus 185/70-14, como é meu caso, quase não aguenta nem o 1600 dois carburadores original!!

                Falano nisso, ontem a noite, voltando de BH, de madrugada, eis q surge um Pálio EDX me tiçando na seta....e fuiiii.... o bichinho não tava aguentando o VW..heheheheh Acho que ele me viu cortando uma carreta q tava à uns 110km/h, e achou isso meio unusitado e resolveu testar.

                Abraços.
                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Alexandre
                  Estes dias tava pensando nisso , colocar caixa de direção de carros novos para tentar acabar de vez com a folga daquela caixa do fusca ,pesquisei e encontrei fotos de adaptação da caixa de palio no fusca , foi colocada atrás da suspensão .

                  Foi feito um suporte de chapa p/ fixar a caixa, depois foi soldado no cabeçote.
                  Para ligar a caixa a barra de direção foram usadas as cruzetas do uno.
                  Tambem sei que pode adaptar a do uno ou celta que tambem dá certo.
                  Com isso e outas coisitas como foi citado ai em cima acho que dá uns 230 Km/h:shock: com mais segurança

                  Tô pensando seriamente em fazer isso na puma ,será que alguem já fez isso para comentar ??
                  Se já for rotineiro e já com peças padronizadas (se já tiver tipo uma receitade bolo), será q dá para um mecânico convencional fazer isso bacana?
                  ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                  Comment


                  • #10
                    Mestre

                    No caso das rodas dianteiras, estas não deveriam estar CONVERGENTES?

                    Verifiquei a regulagem de alguns PUMAS de pista e a geometria é sempre convergente, entre 0,5 e 1 mm.

                    Outro detalhe é que a susp VW tende a tornar-se divergente quando afunda (ninguém em 1936 imaginou um fusca andando a 160km/h) e isso atrapalha a estabilidade. Se o alinhamento inicial já estiver divergente acredito que durante a marcha as coisas piorem.

                    Para o puma, que tem a frente mais leve (pouca coisa) recomenda-se usar um lastro na hora de fazer o alinhamento, simulando o peso dos ocupantes. Algo em torno de 40kg em cima do tanque já resolve.

                    A suspensão traseira merece cuidado quanto a convergência. Nunca deve estar divergente, no mínimo, as rodas devem estar paralelas.


                    O ângulo de facão original das pumas é 14º30', enquanto do fusca, se recordo, é 18º.

                    Abraços
                    --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

                    Comment


                    • #11
                      Olha Paulo,ouvi dizer que para melhorar a convergencia deve se colocar calços de +- 3mm entre o tubo inferior da suspensão e o cabeçote.

                      Será que vira!!!
                      Abraços

                      Alexandre

                      Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



                      Comment


                      • #12
                        Interessante essa sugestão do Vader quanto ao alinhamento já que no manual do fusca recomenda o alinhamento convergente entre 2 e 4mm.
                        Alguem sabe qual seria a diferença entre esses dois ajustes?

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por paulofornari
                          Mestre

                          No caso das rodas dianteiras, estas não deveriam estar CONVERGENTES?

                          Verifiquei a regulagem de alguns PUMAS de pista e a geometria é sempre convergente, entre 0,5 e 1 mm.

                          Outro detalhe é que a susp VW tende a tornar-se divergente quando afunda (ninguém em 1936 imaginou um fusca andando a 160km/h) e isso atrapalha a estabilidade. Se o alinhamento inicial já estiver divergente acredito que durante a marcha as coisas piorem.

                          Para o puma, que tem a frente mais leve (pouca coisa) recomenda-se usar um lastro na hora de fazer o alinhamento, simulando o peso dos ocupantes. Algo em torno de 40kg em cima do tanque já resolve.

                          A suspensão traseira merece cuidado quanto a convergência. Nunca deve estar divergente, no mínimo, as rodas devem estar paralelas.


                          O ângulo de facão original das pumas é 14º30', enquanto do fusca, se recordo, é 18º.

                          Abraços
                          Concordo que a divergênia aumentará. E é isto mesmo que se espera.
                          A regulagem original é convergente, e com o peso e aceleração a mesma tende a ficar paralela e em alguns casos levemente divergente, porém isto não é suficiente.
                          A roda divergente faz com que a tendência da frente "passarinhar" diminua muito, além de evitar saídas de frente. O valor deve ser sempre bem estudado e testado para evitar arraste excessivo, mas digo que carro só é estável com as rodas dianteiras divergentes dinamicamente.
                          O ângulo de facão que voc~e colocou provavelmente já sejam suficientes para ajustar a cambagem traseira.

                          Seforssemos falar de alinhamento traseiro, as rodas deveriam ser levemente convergentes, evitando que a traseira saísse.

                          Existe um método para sechegar a estesvalres, mas este é um dospoucos segredos que eu não conto.
                          Mas os valores que eu comentei são obtidos com este método.
                          O objetivo é o menor arraste em curvas feitas no limite da aderência otimizando a ader~encia.
                          Façam e avalime se fica legal ou não.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            Valeu pela explicação Mestre.

                            Esse "segredo" da convergência das rodas traseiras deveria ser assunto de sua apostila!!!

                            Comment


                            • #15
                              Re: Velocidade máxima no Fusca com motor preparado.

                              Boa Noite!!
                              Bem legal esse assunto.... gostei de tudo q vcs disseram e sei que tudo isso é realmente necessario.
                              Mas me tirem uma duvida os speed 1600 usam disco na dianteira e na traseira os patins da combi e isso nao seria suficiente pra para-lo sendo q eles chegam a prox dos 200 km/h??

                              Comment

                              Working...
                              X