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Instalação de radiador externo + filtro

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  • Instalação de radiador externo + filtro

    Boa tarde pessoal. Andei pesquisando sobre instalar radiador externo e estou na dúvida quanto o sistema de montagem. A mangueira que sai da bomba vai ligada próximo a cebolinha do óleo por um furo feito na carcaça na retifica? Ou tem alguma alternativa que não precise furar a carcaça?

  • #2
    O esquema que está falando é quando se utiliza uma bomba de fluxo total. Todo o fluxo sai da bomba através da tampa, e retorna por um furo no bloco. Acho essa uma melhor opção para motores mais extremos, e utilizando carter seco.
    Existe também a bomba de circulação externa, que tem dois furos na tampa, uma entrada e uma saída. Somente uma parte do óleo circula por ali, e o fluxo principal fica como no original. É uma boa opção para radiador de óleo, e até filtro.

    Eu instalei um filtro de óleo no meu Fuscão. Usei um filtro by-pass. Essa adaptação está toda explicadinha na página do link da assinatura.

    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
    www.waltergjunior.com

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    • #3
      Opa, um adendo: full flow não tem nada a ver com cárter seco, são sistemas diferentes. Full flow você tem que interromper a saída de óleo da bomba para o bloco, e com uma tampa da bomba específica sai o óleo, passa pelo filtro e/o mais radiador e volta para o bloco. Já cárter seco trabalha com uma bomba dupla sendo que uma faz a circulação no bloco e a outra manda para o radiador, e do radiador para um reservatório, onde se utiliza neste sistema em torno de 6 a 8 litros de óleo.
      Se não quer furar o bloco, use uma bomba de circulação que tem entrada e saída na tampa da bomba e você pode usar com radiador+filtro e também só com filtro.
      Augusto Cesar Nunes

      Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

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      • #4
        Postado originalmente por gutocesa Ver Post
        Opa, um adendo: full flow não tem nada a ver com cárter seco, são sistemas diferentes. Full flow você tem que interromper a saída de óleo da bomba para o bloco, e com uma tampa da bomba específica sai o óleo, passa pelo filtro e/o mais radiador e volta para o bloco. Já cárter seco trabalha com uma bomba dupla sendo que uma faz a circulação no bloco e a outra manda para o radiador, e do radiador para um reservatório, onde se utiliza neste sistema em torno de 6 a 8 litros de óleo.
        Se não quer furar o bloco, use uma bomba de circulação que tem entrada e saída na tampa da bomba e você pode usar com radiador+filtro e também só com filtro.
        Bem visto, bem corrigido. Eu queria dizer ali era radiador de óleo, mas os dedos não acompanharam o cérebro. E olha que vira e mexe reviso e modifico. Mas as correções normalmente faço nos erros de português. Falar errado nóis fala, mais escrever já é burrice. E faço burrice toda hora...
        Tem que corrigir no outro tópico também. Esse tópico está duplo, com respostas em um e em outro. Essa minha resposta eu colei no outro, no clone, e foi colada errada, como estava. Estou colando essa mensagem lá, com a sua citação. Apaga esse, que é o que tem menor respostas.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

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