Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1300 para 1500

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor 1300 para 1500

    Boa tarde, pessoal!
    Antes de mais nada, não manjo muito de motor e na época que reformei somente o motor manjava menos ainda, então vou falar o que sei sendo leigo.
    Estou reformando meu fusca e um tempo atrás passei o motor original dele de 1300 para 1500 retrabalhando os cabeçotes na retífica, foi feita a retífica de todo o motor e trocados algumas coisas, ele ficou na seguinte configuração:
    - Cilindro Aberto para 0.50
    - Tuchos novos originais
    - Cabeçote de Válvula 1600
    - Comando de válvulas P2 - 276º x 107 lobcenter x 9,7 de levante.
    - Ignição Elétrica
    - Polias novas de alumínio
    - Volante Motor Novo
    - Escape dimensionado 4x2
    No momento é o que estou lembrando, enfim... minhas dúvida é sobre a configuração dos seguintes pontos:
    - Gicle principal
    - Corretor Flautinha
    - Gicle de lenta
    - Chuveirinho
    - Cuba da bóia

    Como configurar tudo isso?
    Desde já obrigado!

  • #2
    Faltou a carburação! É solex 30 ou dupla 32?

    Já rodei com comando 276° e solex 30 central. Ficou bom com 125 no principal, 130 no ar, econostat 85, lenta 60 e injetor 60.

    Já a dupla 32 você pode tentar uma configuração de brasilia (procura ae pois nunca mexi com dupla 32).

    Seu motor até roda bem com solex central.. mas vai rodar filéeeeeeeee é com dupla 32! E o ponto com 12,5° na lenta quente e 35° a 3500 rpm.

    Comando 276 é shoooowww!!

    Abraço!!

    Comment


    • #3
      Esqueci de mencionar o principal hahaha
      É uma Solex 30, vou anotar essa configuração e testar, obrigado!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por WellOliva Ver Post
        Esqueci de mencionar o principal hahaha
        É uma Solex 30, vou anotar essa configuração e testar, obrigado!
        Esse motor merece uma duplinha hehe! Tu vai ver como é gostoso um 1600 com comando 276°!!

        Se eu fosse montar um motor assim hoje, seria com solex 40 central (recalibrado) ou até weber 40 central.. :P

        Cheguei a montar um coletor pra usar solex 35 alfa1 de monza 1.6 gasolina. Ele tem borboleta 35 e venturi 26 fixo. Só precisava adaptar a alavanquinha onde prende o cabo do acelerador e dar uma revisão nele.. mas laguei pra lá heeh!

        Também dá pra adaptar um solex 35 de chevette.. enfim, são muitas opções!! O solequinho 30 só precisava de um venturi secundário e boa! Daí teve solex 31, solex 32 pci e tal.. e nenhum deles veio "em massa" pra nós brasileiros... volkswagen br fdp!

        Abração!

        Comment


        • #5
          Então, eu tava pensando em colocar Solex 40, mas como já tinha o 30 deixei ele mesmo por enquanto.
          Tenho que terminar a estrutura do carro, funilaria, pintura, interior, dai dou continuidade ao motor.
          Minha vontade era colocar uma Solex 40 ou Weber central, porém além de eu estar meio sem grana por outras questões (tenho um Gol CLi1.8 AP também hehehe), o consumo vai lá pra cima e minha vontade é mais acertar bem esse motor atual, até pq já acho ele bem forte pro que quero andar.
          Como é o consumo de gasolina com essas configurações de Gliceur que me passou?

          Comment


          • #6
            Olha, quando eu mudei da solex 30 central para um par de solex 30 (kit artesanal by mim mesmo hehe), melhorou MUITO o desempenho e consumo! Cheguei a economizar 10 litros de gasolina na mesma viagem e no mesmo ritmo de sempre (100 a 110 kmh). Às vezes metia a 3ª nas subidas e ia até 90 kmh.. e os carrinhos ficando pra trás.. que tesão ver dono de corolla, civic e etc tomando couro de fusquinha na BR (só nas subidas). Nas retas não tem como.. falta aerodinâmica e uma quinta marcha. Enfim, esses 10 litros eram 35 reais a mais de economia...

            Tá bom né?!

            Pra usar dupla carburação, eles têm que estar PERFEITOS, senão é dor de cabeça e gasto. Pegando uma dupla perfeita, é tiro certo!! Vai dar economia e quando apertar um pouco o pé, vem desempenho..!

            De qualquer forma, monte o carro, o motor e rode com solex 30 enquanto vai recapitalizando pra botar uma dupla perfeita! (500 reais em média, podendo ser mais).

            Abração!

            Comment


            • #7
              Eu num entedi um tanto de coisa.
              O motor é com 77,5, ou com 83,5 ? Que taxa colocou ?
              Esse comando não é o P2. É o 276 da SamCams, que chamam de cópia do W100. Eu acho que ele é um W100 melhorado, pois acima de 2.200rpm mais ou menos, ele trabalha melhor que um W100. Tem 1º a mais de cruzamento que o W100, o que melhora em rotações maiores.
              A dupla sempre será melhor opção para o motor do Fusca. Você tem que adequar ela ao motor, começando pelo venturi. Com sua cilindrada e comando, um venturi de 22 deve trabalhar melhor que um de 24 ou mais. Com uma dupla, você chegará em rotações maiores, explorando o que o comando pode dar inteiramente. Mas a principal vantagem é que você sobe o torque máximo um pouco, mas deixa a curva mais plana a partir de uns 2.000rpm. Isso quer dizer que com 2.000 rpm você terá quase o mesmo torque que o máximo, próximo dos 3.000 rpm. E terá mais torque que a simples abaixo dos 2.000rpm também. Isso faz um carro mais gostoso de dirigir, e até mais econômico por isso. Mas consumo passa sempre, e principalmente, pela principal peça do carro, que é a centralina. Sem uma centralina boa, bebe mesmo. Nos nossos carros você vai encontrar a centralina alocada entre o volante e o encosto do banco, e quando bem adequada, não tem centralina eletrônica que ganhe dessa nossa.
              Mas não quer dizer que uma simples não te dê um bom motor. Você pode alterar a flauta do 30PIC, como o Marcelo Vader ensina em um tópico desse forum (
              http://www.fusca4ever.com.br/forum/se%C3%A3%C2%A7%C3%A3%C2%A3o-t%C3%A3%C2%A9cnica/dicas-t%C3%A3%C2%A9cnicas/1085-modifica%C3%A3%C2%A7%C3%A3%C2%A3o-na-flauta-do-solex-30-pic ). Você terá um resultado muito próximo à uma dupla, somente com o conjunto carburador/coletor te capando o motor lá pelos 4.500 rpm.
              Com o 30 PIC você pode abrir o venturi para 25 e borboleta para 32, tem uma empresa em São Paulo que faz isso bem feito. Mas com 1300, ou 1500, o que vai ganhar com isso é muito pouco para a aventura. O 30PIC com a flauta Vader te fará muito melhor.
              Essa abertura do 30PIC te justifica para cilindradas maiores, como será meu caso, que vou montar um motor entre 1700 e 1800. Mas por incrível que pareça, o seu motor com um 30PIC dá de potência máxima exatamente o mesmo que dará o meu 1700/1800, com o mesmo comando e com o mesmo 30PIC que vou usar. O 30PIC trabalhado para 25 de venturi e 32 de borboleta, nesse caso, aplica melhor ao meu motor, com cilindrada maior.
              Tô falando isso tudo para que faça uma analogia. No seu motor, com sua cilindrada e seu comando, não adiantará muito duplas de 40, ou qualquer outra configuração. O resumo é: O 30PIC com flauta Vader vai te dar um bom motor, mas capado próximo das 4.500rpm. Com uma dupla 32, e se quiser fazer as flautas Vader também, terá um motor melhor ainda, tirando o máximo que ele pode te dar. Se tem boas molas de válvulas, e cabeçotes bem acabados, chegará lá pelas 5.000rpm. Além disso, é gastar à toa.
              Last edited by WalterJunior; 03-02-2017, 01:34 PM.
              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

              Comment


              • #8
                Uma outra dúvida que esqueci de comentar: Já que seu motor é, ou era, um 1300, seu carburador é o 30PIC, ou o 30PICS ?
                Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                www.waltergjunior.com

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                  Às vezes metia a 3ª nas subidas e ia até 90 kmh.. e os carrinhos ficando pra trás.. que tesão ver dono de corolla, civic e etc tomando couro de fusquinha na BR (só nas subidas). Nas retas não tem como.. falta aerodinâmica e uma quinta marcha. Enfim, esses 10 litros eram 35 reais a mais de economia...
                  Abração!
                  Delrio,
                  Meu motor veinho dá perto de 90 de 3ª. Pode até demorar mais que o seu prá chegar lá, mais chega.
                  Eu gosto de fazer desaforo é na cidade. Muito poucos arrancam mais rápido que um Fusca, esses carros de plástico não tem torque algum abaixo dos 3000/3500 rpm. Então, como o Fusca é leve e tem torque em baixa, deixa a maioria prá tras.
                  Fiz um desaforo com um carro branco que tentou me passar pela direita em um quebra-molas. Eu deixo uns 30 metros de distância para o carro da frente, e o paspalho viu um Fusca, desmereceu, e tentou fazer graça. Passo no quebra-molas de segunda, mas na hora que ví um vulto branco pela direita, enfiei uma primeira na velocidade que eu estava, no tempo, com duas debreadas. Ficou para trás o atentado. Depois que parei aqui no serviço é que ele passou e vi que era um Civic 2000 automático. Mas num vai ser nunca que um carro de plástico, ainda mais automático, vai me fazer uma dessas. Nessa situação, faço desaforo mesmo, mesmo com meu motor veínho.

                  Falando no meu motor veínho, ante-ontem peguei o anel, e acabei subindo ele todo. Bateu pino com o motor quente. Não é ponto, pois continua batendo pino de 3ª com giro alto, e se tivesse adiantado com giro alto pararia. É veúra mesmo, folga entre a bronzina e o pino munhão, ou mais provavelmente entre o pino munhão e o pistão. Hoje fiz o mesmo trajeto. Como está bem mais fresco, chovendo, num bateu pino hora alguma. Só me faltava essa... O motor está velho, tá certo, mas está ótimo, funcionando perfeitamente para meu uso diário. Só não estou é gostando dessa preferência dele de querer rodar em estrada só no inverno...

                  Só prá terminar. O Fusca não tem aerodinâmica ruim, muito pelo contrário. Vai encontrar muitos carros de concepção moderna com coeficiente de penetração pior que o dele. O que falta na baixada para ele é potência em alta. Experimenta um 69x90,5, W125 e com carburadores adequados prá ver. Só que fica um carro ruim de se usar, xucro demais. Ao menos eu num tenho idade prá um desses mais.

                  Last edited by WalterJunior; 03-02-2017, 01:58 PM.
                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

                  Comment


                  • #10
                    Grande Walter!!!

                    Eu também gosto de manter distância segura do carro à frente e sempre dou passagem pra quem está mais rápido. Também sofro com essa palhaçada de todo mundo querer empurrar fusca ou entrar na frente de qualquer jeito, em qualquer lugar.. mas não deixo barato não hehe!

                    Aconteceu esse lance de bater pino em dia quente e quando está mais fresco ele funciona filé. No meu caso é o ar muito quente na admissão pois regulei a injeção e ficou filé hehe! Motor quente + ar quente na admissão, não combinam.

                    Você tem marcador de temperatura do motor e do ar? Do ar é fácil, dá pra adaptar na tampa do filtro.. :P

                    Já tirou a peneira pra ver como está, depois da instalação do filtro?!

                    Abraço!!

                    Comment


                    • #11
                      Não tenho muito a fazer quanto à temperatura na admissão, não tenho onde alterar algo para compensar isso. O pior é que isso passa pela temperatura ambiente, que num tenho é recurso algum com isso.
                      O filtro dissipa calor, dentro do cofre do motor. Mas não é pecado algum, a ventoínha e a aerodinâmica inserem ar externo, o que anula completamente isso, e tem até uma redução na temperatura do óleo com isso.
                      A peneirinha tirei tudo. Lembra que lavei o motor por dentro com Diesel ? Provavelmente foi a última vez que tirei a peneirinha, pois com o filtro ela vai ficar sempre limpinha. Pode até juntar detrito nela, o motor está muito sujo por dentro, e pode até cair lasca de carbonização do bloco. Regulei a mola da válvula de alívio também, troquei a bomba por uma de 26mm, então problema com pressão e temperatura do óleo é certeza que não é. O mais certo é ser desgaste mesmo, que apareceu na viagem que fiz com tempo quente, após 28 anos só na cidade. No inverno testo isso novamente. Não vou brincar tanto com isso de testar batida de pino. O motor roda uns 3 anos somente. Pode até durar mais, principalmente se o carro ficar parado.
                      Outra que não pretendo mais é trocar o óleo dele. O óleo é bom, dura muito, pode trabalhar 50.000 Km ao menos. É só ir limpando o filtro e completando. Filtro limpo, motor limpo, completou, colocou óleo novo no sistema. Não vou ficar fazendo análise de óleo, mas esse esquema é perfeitamente possível.


                      Para meu motor estou estudando outras configurações. Posso retificar cilindros com pistão sobre medida, mas para ser sincero um kit completo é melhor e até mais barato. Tem um 85.5 no Submarino/Shoptime, por 488,90, Mahle. Esse tá barato, demais, e compensa comprar tudo novo que ficar retificando, procurando pistão sobre medida, anéis. Um Kit desses está achando normalmente para próximo ao dobro disso. Se não achar uma pechincha dessa na época, e o preço for mais próximo de um kit 88mm, sento um 88 nele. Vira um 1800, que dá resultados até mais interessantes.


                      http://www.submarino.com.br/produto/...53884540000141

                      http://www.roadparts.com.br/loja/bus...usca=kit+fusca

                      O virabrequim é um 74mm mesmo. Até pensei em um 78,4, que favoreceria mais o torque em baixa. Só que quanto maior o curso, mais problemas vou ter com o coletor de admissão.

                      O comando estava pendendo seriamente para o 266. Tinha o cartão de ângulos do Salpyko, que comprou um 266/109 na SS. Esse cartão é bichado, não está certo. Depois achei um cartão do 266 da SamCams, que deu resultados mais reais. Só que achei fraquinho para o que eu queria. Experimentei o W100 e o 276/107 da SamCams. Sabe que para preparação o 276 SamCams dá resultados melhores ? Mas estou na dúvida entre o 276 e o W100, mas o 276, além de Brasileiro, tem preço bem melhor. Os resultados são bastante próximos no final das contas.

                      Como vou usar um dos 276, já resolvi também que não vou fazer alívio no volante. Tenho que refurar ele para 8 pinos, e aproveito para dar um passe na face de fricção. Para meus propósitos, e com o 276, um volante original será melhor pedida.

                      Mas vão voltar ao caso do Well. O tópico é dele no final das contas. Ele só tem que se pronunciar sobre o que falamos.
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                      www.waltergjunior.com

                      Comment


                      • #12
                        Boa tarde, Walter!
                        Desculpa pela minha ignorância, confesso que tenho o fusca há muitos anos, mas só ultimamente quando comeci a reforma que comecei a me interessar pela mecânica.
                        Enfim, o motor dele era 1300 original, a taxa dele era 77mm foi aberta para 77,5mm pelo que meu mecânico passou, na época acompanhei o trabalho e tal, mas não pude ir ver na retífica porém confiei...
                        Muito obrigado pelas dicas, quanto a Solex 30 não lembro exatamente se é o 30PIC ou o 30PICS, chegando em casa eu vejo e posto aqui, hehe.
                        EDIT: Acabei de ver, é o Solex H-30-PIC
                        EDIT 2: Confirmei com o mecânico, o bloco dele foi trocado de BJ pra BH ou seja de 1300 pra 1500 então a abertura é 83,5
                        Last edited by WellOliva; 07-02-2017, 05:40 PM.

                        Comment


                        • #13
                          Então você tem um 1500 com comando 276 e 30PIC. Sorte, o 30PICS não daria tão certo.

                          No momento é o que estou lembrando, enfim... minhas dúvida é sobre a configuração dos seguintes pontos:
                          - Gicleur principal - 125
                          - Corretor Flautinha - 135
                          - Gicleur de lenta - 60
                          - Chuveirinho - 60
                          - Cuba da bóia - 17 a 19 mm (Confira se sua bomba não está dando pressão demasiada. Caso contrário a boia não aguenta, e o nível sobe, dando afogamentos)

                          O injetor 60 e o padrão na maioria dos casos, mas prefiro um 50. Eu notei que meu carro estava dando excesso quando acelerava, com o resto todo em ordem. Resolvi reduzir o injetor para 50. Isso não diminui o volume injetado, mas sim a velocidade que se injeta. Como eu tinha só um 45 aqui, montei para testar. Está lá até hoje. Tá certo que quando se acelera rapidamente dá uma pequena falta, só no início da aceleração, quase imperceptível. Mas prá resolver isso, numa emergência como pular na frente de um carro de plástico, tenho a embreagem que aguenta uma patinada.

                          A flauta boa para seu caso, com seu comando é a 135 mesmo. Não que uma 125 caso esteja lá não funcione corretamente, mas a 135, aliada à um gicleur principal ligeiramente maior, te dá mais capacidade. Faça o procedimento de escariar os furos, seja 135 ou 125, como o Marcelo Vader ensina em :
                          http://www.fusca4ever.com.br/forum/se%C3%A3%C2%A7%C3%A3%C2%A3o-t%C3%A3%C2%A9cnica/dicas-t%C3%A3%C2%A9cnicas/1085-modifica%C3%A3%C2%A7%C3%A3%C2%A3o-na-flauta-do-solex-30-pic

                          O gicleur principal 125 é um ponto de partida. Ele já é um pouco maior que o padrão. Você vai acertar ele fazendo a leitura das velas. Da cor delas. Com uns 500 Km rodados tire uma vela e veja a cor. Se preta, reduza o principal, se branca aumente o principal. Se castanho, deixa quieto que tá certo.

                          O seu motor vai aproximar de uns 65cvDIN a 4500rpm, com uns 13 e pouquinho Kgm entre 3000 e 3500. Só prá te dar uma ordem de grandeza, um 1600 com o 30PIC e comando original tem 50cvDIN a 4200rpm, com 10.7Kgm de torque a 2200rpm.

                          Com a mexida na flauta, escariando os furos, você vai ganhar a grosso modo, uns 3cv de potência e 1 Kgm de torque. Esse procedimento não vai fazer seu carro beber mais, no seu uso normal. Só vai te dar mais capacidade no carburador, fazendo que ele chegue um pouco mais acima em rotação. O 30PIC junto com seu coletor vai matar o seu motor lá pelos 4500rpm com essa modificação. Tá bom, num tá ? Tá é ótimo.

                          Caso não ache a imagem da alteração da flauta, pois tem algumas que sumiram no Forum, avise. Te mando ela, pois tenho aqui. Já guardo tudo é por isso mesmo. Se some, tenho.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #14
                            Caramba, Walter! Muito obrigado mesmo! Vou ir anotando aqui, estou cada dia mais estudando sobre o motor, mas estou afim de eu mesmo trocar os gliceur e fazer todos esses procedimentos, assim tendo um entendimento maior sobre meu próprio carro.
                            Vou ver se acho algum tutorial na net ou aqui no fórum mesmo e sim por favor me envie as fotos, pois alguns posts o link não funciona mais.

                            Comment


                            • #15
                              Não é uma foto, mas um croqui do Marcelo Vader sobre a alteração da flauta. Leia atentamente o link que te passei, e com esse croqui terá condição de fazer.
                              Abra o olho com o que se acha na internet. Todo mundo pode colocar coisa lá. Vídeos-aula, tutoriais, passo-a-passo, se acham coisas de se arrepiar. Posso ser um bom dono de carro, mas dai querer ensinar, dar aula de tudo que se refere à um carro é demais. E fazem isso corriqueiramente, em iutubis principalmente.
                              Tudo que te passei foi a custa de estudo, e do aprendizado com o tempo, bastante tempo. Tento fazer o melhor, mas isso não quer dizer nunca que será uma verdade absoluta.
                              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                              www.waltergjunior.com

                              Comment

                              Working...
                              X