Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação Motor Fusca 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Preparação Motor Fusca 1300

    Ola amigos, tenho um fusca 73, cambio 1500 e motor 1300, o motor esta muito bom, porem, é um motorzinho fraco, nas subidas e na estrada deixa a desejar um pouco... Estou querendo começar a mexer no mesmo e não entendo bem de mecânica... Gostaria de algumas dicas para melhorar meu motor sem gastar muito... Tinha ideia de montar ou um kit 1600 turbo na carburação simples ou um aspirado 1700 também com carburação simples... Gostaria que os entendedores do assunto me ajudassem nesta duvida para que eu não caia em conversas fiadas de mecânicos que se dizem preparadores de motores... kkkk... A um tempo atras um "preparador" me orientou de montar um kit turbo no meu motor atual, comprei o kit e logo após acabei tendo que vender, pois, descobri que meu motor não tem força suficiente para encher a turbina... Acabei perdendo dinheiro e ficando frustrado por não entender muito do assunto...
    Last edited by Juliobrito; 15-05-2017, 05:04 PM.

  • #2
    Bem vindo, Julio!!!

    Veja isso:

    https://www.youtube.com/watch?v=41MZtr3thVc

    Não vale muito a pena montar turbo em 1300/1500 sem preparar corretamente o motor. Aí quando começa a botar na ponta do lápis os custos, verá que não vale a pena mesmo! Aí vai ouvir o que todo mundo fala: é melhor passar para 1600.

    Para você montar um tubo decente no 1300/1500 tem que mexer muuuuito!! Tem que preparar MUITO os cabeçotes, trocar o virabrequim pelo modelo 1600, etc.. no final das contas, propriamente falando, verás que seria melhor ter passado pra 1600 logo!

    Eu até tinha um projeto turbo injetado para 1300/1500 mas não saiu do papel! Mas por que? Porque não vale a pena! Custo x benefício é muito ruim.

    Tem preferência por turbo? Aspirado? É você quem vai montar? Carburado ou Injetado? Qual é o uso do carro? E a principal questão:

    Quanto pretende gastar na brincadeira?

    Pois uma retífica/revisão normal sai em torno 2500 reais, sem contar a mão de obra!

    Um kit 1600 está por volta de uns 600 reais pra menos.. um eixo virabrequim 1600 já retificado, uns 250 reais.. um par de cabeçotes 1600 revisados e preparados, uns 800 reais.. e por ae vai..

    Vw a ar é foda! $$$

    Abração ae!

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Bem vindo, Julio!!!

      Veja isso:

      https://www.youtube.com/watch?v=41MZtr3thVc

      Não vale muito a pena montar turbo em 1300/1500 sem preparar corretamente o motor. Aí quando começa a botar na ponta do lápis os custos, verá que não vale a pena mesmo! Aí vai ouvir o que todo mundo fala: é melhor passar para 1600.

      Para você montar um tubo decente no 1300/1500 tem que mexer muuuuito!! Tem que preparar MUITO os cabeçotes, trocar o virabrequim pelo modelo 1600, etc.. no final das contas, propriamente falando, verás que seria melhor ter passado pra 1600 logo!

      Eu até tinha um projeto turbo injetado para 1300/1500 mas não saiu do papel! Mas por que? Porque não vale a pena! Custo x benefício é muito ruim.

      Tem preferência por turbo? Aspirado? É você quem vai montar? Carburado ou Injetado? Qual é o uso do carro? E a principal questão:

      Quanto pretende gastar na brincadeira?

      Pois uma retífica/revisão normal sai em torno 2500 reais, sem contar a mão de obra!

      Um kit 1600 está por volta de uns 600 reais pra menos.. um eixo virabrequim 1600 já retificado, uns 250 reais.. um par de cabeçotes 1600 revisados e preparados, uns 800 reais.. e por ae vai..

      Vw a ar é foda! $$$

      Abração ae!
      Ola amigo... Muito obrigado pelo principio que me passou, para quem não entende muito de mecânica, não tem nada melhor que um entendedor do assunto para nos auxiliar... O meu carro eu utilizo uma vez por semana para ir ao trabalho e uso aos finais de semana para ir a encontros de antigos e ir dar umas voltas com a família, as vezes raramente pegar estrada... Conforme comentei não posso gastar muito na preparação deste carro, o que eu quero é melhorar o desempenho dele, as vezes precisamos fazer uma ultrapassagem numa subida ou na estrada com o carro pesado preciso fazer uma ultrapassagem tenho que forçar muito o motor dele, gostaria de melhorar o motor dele também pela falta de respeito que os outros motoristas tem com o nosso amado fusca, muitos pensam que só por que estão com um carro mais novo, pode ficar empurrando na traseira ou ficar xingando no transito, nada melhor que ter um fusca que vc ponha de lado de um 1.4 ou 1.6 e ande junto para ver a cara de espanto do outro motorista.... Sou aficionado por carros turbos, então foi a primeira coisa que pensei, tanto é que fui com tanta sede ao pote, que comprei o kit turbo e quando fui montar me decepcionei ao saber que meu carro dependia de muito mais do que somente o kit para a melhora do motor, então comecei a fazer algumas pesquisas sobre o assunto, mais tudo muito complexo. Aonde moro tem bastante preparadoras de motores, porem, quando se fala em motor a ar, ou o preço sempre fica acima dos 6 mil ou só querem tirar o motor a ar e por AP no lugar, principalmente quando comento que meu interesse é turbo. Gostaria de uma ideia de preparação para meu motor que não ficasse muito cara... Uma Opção de aspirado que no meu pequeno entendimento seria montar um motor 1700 com uma carburação simples e na opção de turbo seria um motor 1600 turbo também com carburação simples. Mais como já comentei não entendo deste assunto e preciso de algumas ideias para começar a entender e ter uma ideia de preços para começar a mexer no meu motor. Muito obrigado pela atenção...

      Comment


      • #4
        Li, pesquisei um monte, incomodei bastante gente entendida em preparação e todos dizem a MESMA coisa: se não sabe muito bem o que quer ainda, parta para o mais simples, porém eficaz. Nada de extravagancia.Comecei a "projetar projetos", passava horas pensando e avaliando se eu fizesse tal combinação teria x benefícios e y incomodações. Acabei decidindo por passar meu fusca de 1500 para 1700. Os SP-2 tem essa configuração e é um carro bom para o dia a dia.
        Decidi por uma receita simples: kit 1700, comando w100(o mais manso dos EMPI), cabeçotes dupla entrada, bomba de óleo de maior circulação e externa pra usar filtro e manter a saúde do motor e dupla carburação. Receita simples, não? É um SP-2 com comando mais forte e bomba de óleo melhor! E para melhorar isso, vou fazer blueprint nos cabeçotes(com uma microretífica e muita paciência se faz em casa).

        Comment


        • #5
          Perfeito!!!!!

          Tem gente que está cagando dinheiro, caga em real e limpa com dólar!!! Gasta milhares de reais pra montar 2.3 turbo injetado, pica das galáxias.. pra andar apenas em um ou outro domingo, para ir a encontros expor o carro.. essa é a realidade de menos de 1% dos usuários de fusca hehe!

          Nós que usamos o carro todo dia ou com certa frequência, temos que montar projetos mais dóceis e confiáveis. Pensando em mais torque e giro, optei por aumentar a cilindrada usando kit maior, a exemplo do SP2! Só que preferi abrir a carcaça/cabeçotes pra usar kit 90,5 pois o preço do kit 88 era o mesmo do kit 90,5! Hoje eu optaria por usar um virabrequim FORJADO de 74 ou no máximo 76 mm de curso, com kit pistão 86,5 mm e deu! Ainda mantive o comando w100 devido a suavidade deste comando e bom torque/giro que ele entrega.

          Ao Julio eu recomendaria a mesma coisa: kit 86,5 ou 87/88, comando w100 (original engle ou samcams), talento nos cabeçotes (o tal blueprint do tonela),escape 4x1 decente e dupla carburação solex 32 mesmo ou no máximo uma weber central. Se for injeção, melhor ainda! :P

          Menos é mais!

          Comment

          Working...
          X