Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com montagem de 1600 Turbo

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Ajuda com montagem de 1600 Turbo

Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no F4E e estou buscando um auxílio para uma magia negra que deve acontecer no meu fusca.
    Tenho um fusca 74 com um retrofit para 1960's na parte estética e na parte mecânica atualmente ele está assim:

motor 1600 com dupla carburação solex 32 de brasilia
    alternador e ignição eletrônica BOSCH
    comando W100
    cabeçotes trabalhados e rebaixados em 1,5mm
    volante do motor aliviado sem perder o balanceamento
    escapamento dimensionado 4x2x1 (speed 4x2 + zoom tube)
    filtros cônicos esportivos

rodando na gasolina, passou no dino e deu 54cv na roda.

querendo uma pimenta a mais, consegui uma troca com umas peças que estavam paradas aqui em casa em um kit turbo que consiste de:

par de carburadores solex 32 niquelados para álcool
    aranha completa de escape
    turbina T2
    regulador de pressão de combustível
    hallmeter

pelo que vi, faltam:

sonda lambda
    bomba de combustível
    retorno de óleo da turbina

Pretendo fazer tudo na garagem de casa, de início para tirar alguns vazamentos de óleo que me incomodam muito, e também pra turbinar por conta pra ver como é, mas não sei se tenho todas as ferramentas e nem referências para ajustes de giclês pro álcool. Procurei alguns projetos parecidos na seção "Tá pronto" e "Já comecei" mas o pessoal mostrava mais a compra de peças e o andamento do projeto do que alguns detalhes mais técnicos da preparação, alguns cuidados na hora de montar, etc... Também pretendo dar um trabalho nos cabeçotes com uma retífica de rebarbas e polimento dos dutos...

Quem puder ajudar eu agradeço =]
    You do not have permission to view this gallery.
    This gallery has 2 photos.

Opa, blz?!

Cara, adoraria ajudar.. mas turbo e carburado.. vai ser só pitaco hehe!

Meus pitacos:

- procure se informar se turbo carburado usa bomba elétrica mesmo. Se sim, qual regulador de pressão é usado na montagem? E um carburador trabalha em média com 0,50 bar de pressão.. com turbo, como que fica isso?

- vai ter que rodar com álcool e vai precisar trocar as velas

- sonda e hallmeter, ok. Trabalhe a giclagem para que quando vier pressão, a mistura fique no último led rico do hallmeter.

- já li algumas coisas a respeito e não é recomendado usar o retorno no cárter, no nível do óleo. Mas o pessoal usa....

- o motor tem prisioneiro fino (M8 )ou grosso (M10)?

- jamais use pressão maior que 0,6 bar em motor a ar original. Prefira algo entre 0,3 a 0,5 bar.

- o distribuidor tem que travar o avanço em 20°.. não sei como fica o avanço a vácuo.

- a lista de peças é maior.. bem maior hehe!

Minha opinião sincera é que este tipo de preparação é coisa da idade da pedra.

Hoje o canal é injetado. Tem Fueltech até nas Casas Bahia em 12x pra você ter uma idéia. Ou pega alguma Pandoo ou Fuetech usada.. uma FT200, FT250 ou até mesmo uma RacePro que era a top das mais antigas.. tem por 500 a 800 reais no mercadolivre... e por ae vai!

Por hora o que me veio à cabeça foi isso!

Abraço ae!!
    Last edited by Delriobr; 11-09-2017, 11:20 PM.

Comment

Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Opa, blz?!

Cara, adoraria ajudar.. mas turbo e carburado.. vai ser só pitaco hehe!

Meus pitacos:

- procure se informar se turbo carburado usa bomba elétrica mesmo. Se sim, qual regulador de pressão é usado na montagem? E um carburador trabalha em média com 0,50 bar de pressão.. com turbo, como que fica isso?

- vai ter que rodar com álcool e vai precisar trocar as velas

- sonda e hallmeter, ok. Trabalhe a giclagem para que quando vier pressão, a mistura fique no último led rico do hallmeter.

- já li algumas coisas a respeito e não é recomendado usar o retorno no cárter, no nível do óleo. Mas o pessoal usa....

- o motor tem prisioneiro fino (M8 )ou grosso (M10)?

- jamais use pressão maior que 0,6 bar em motor a ar original. Prefira algo entre 0,3 a 0,5 bar.

- o distribuidor tem que travar o avanço em 20°.. não sei como fica o avanço a vácuo.

- a lista de peças é maior.. bem maior hehe!

Minha opinião sincera é que este tipo de preparação é coisa da idade da pedra.

Hoje o canal é injetado. Tem Fueltech até nas Casas Bahia em 12x pra você ter uma idéia. Ou pega alguma Pandoo ou Fuetech usada.. uma FT200, FT250 ou até mesmo uma RacePro que era a top das mais antigas.. tem por 500 a 800 reais no mercadolivre... e por ae vai!

Por hora o que me veio à cabeça foi isso!

Abraço ae!!
      Fala Delriobr...

vamos responder por partes:
      - vou checar com um amigo que mexe com preparados o que ele recomenda, o regulador de pressão já veio, mas eu preciso olhar o range dele
      - as velas eu tinha esquecido mesmo XD
      - a sonda eu tava pensando em pegar dos motores fire em ferro velho mesmo
      - retorno de óleo eu vi uma galera usando no lugar da bomba de combustível original (tem a peça pronta pra substituir, custa uns 30 a 40 reais)
      - motor já é com prisioneiro fino
      - já pensava em rodar com pouca pressão mesmo... sem abusar muito da sorte
      - o avanço eu também não faço ideia como fica como o vácuo, rsrs

Eu espero romper a barreira dos 100cv, então vamos ver se vem... mas sem gastar muito XD

Eu juro que queria montar injetado... pra falar a verdade eu queria um motor de subaru (rsrs) mas o que tem pra janta é isso... tenho um chevette turbo carburado e sei a dor de cabeça que é isso... mas a grana tá curta no momento e queria montar ele gastando bem pouco...

Teria mais pitacos pra dar? sou todo à ouvidos rsrs

Comment

Pô.. achei que fosse iniciante na vida dos caracóis mágicos hehe! Há quanto tempo anda de chevette turbo? Já pegou pronto? Mete a pistola nele e mantenha um aceleração/rotação fixa.. veja se o ponto é fixo em qualquer rotação!! Normalmente é 20° mesmo!

Seu coletor é daqueles com a turbina no cofre né! Aí dá pra fazer retorno no local da bomba de gasolina mesmo!! Chique! :P

Tá fácil pra você montar o caracol ae!

Vem 100 pocotós fácil com esta montagem!!

Gostaria de ver o bixo andando!

Abração!!!

Comment

Pô.. achei que fosse iniciante na vida dos caracóis mágicos hehe! Há quanto tempo anda de chevette turbo? Já pegou pronto? Mete a pistola nele e mantenha um aceleração/rotação fixa.. veja se o ponto é fixo em qualquer rotação!! Normalmente é 20° mesmo!

Seu coletor é daqueles com a turbina no cofre né! Aí dá pra fazer retorno no local da bomba de gasolina mesmo!! Chique! :P

Tá fácil pra você montar o caracol ae!

Vem 100 pocotós fácil com esta montagem!!

Gostaria de ver o bixo andando!

Abração!!!
          kkkkk... pois é... já tenho um pouco de experiência com esses caracóis do demonho... kkkk
          Tenho o chevas a mais ou menos 1 ano e meio, já peguei ele montado então não tenho noção da montagem, só da convivência e da dor de cabeça rsrs...
          o fusca eu queria montar tudo em casa mesmo, fazer bem low budget... eu depois vou postar um video do fusca e do chevette no dino... aí eu compartilho o link...

Comment

Chevetinho turbo.. na garoa leve ou após uma chuva.. drift pra cá... drift pra lá.... sonho de consumo!!! :P

Tá fácil ae!

Ah, lembre-se que aircooled é fraco pra aguentar pressões maiores que 0,6 sem retrabalhos internos e etc. Assuma 0,4 ou no máximo 0,5 bar, visando durabilidade, igual nos carros turbo originais.

Abraço ae!

Turbo é vida!

Comment

Chevetinho turbo.. na garoa leve ou após uma chuva.. drift pra cá... drift pra lá.... sonho de consumo!!! :P

Tá fácil ae!

Ah, lembre-se que aircooled é fraco pra aguentar pressões maiores que 0,6 sem retrabalhos internos e etc. Assuma 0,4 ou no máximo 0,5 bar, visando durabilidade, igual nos carros turbo originais.

Abraço ae!

Turbo é vida!
              Tô vendendo o chevas e o fusca pra pagar o casamento, mas enquanto eu não vendo, vou mexendo e curtindo, o duro é que não chove tem muito tempo rsrs... e as estradas de terra aqui na região são muito retas, sem curvas, aí não tem graça... kkkk

fusca

chevette

Comment

Boa sorte na venda!!!!

Quando eu vi a alavanca de freio hidráulico eu já pensei.. "esse chevette faz uns drifts de vez em quando..o dono manja das paradas..", depois de ver as fotos e certificar isso, foi que eu vi a descrição do anúncio hehe!

Boa sorte no casório!

Abraço!

Comment

Boa sorte na venda!!!!

Quando eu vi a alavanca de freio hidráulico eu já pensei.. "esse chevette faz uns drifts de vez em quando..o dono manja das paradas..", depois de ver as fotos e certificar isso, foi que eu vi a descrição do anúncio hehe!

Boa sorte no casório!

Abraço!
                  kkkk... valeu... teria uma ajuda pra montagem do radiador de óleo pra turbina?

Comment

Não faço idéia hehe!!

Radiador para o motor é tranquilo. Já para a turbina, infelizmente eu nunca ouvi falar!

Eu sei é que hoje em dia tem turbina refrigerada a água usando o sistema original do carro. Já para o óleo eu não sei como é!

Abraço ae!!

Comment

Radiador da turbina é intercooler certo ?

Usa bomba elétrica sim.
                      Se montar o kit turbo convencional com a turbina em cima faz o retorno do óleo no local da bomba de combustivel original (que vai sair)
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP
                      --------------------------------------------------------

Comment

Postado originalmente por felipedmori Ver Post
                        Radiador da turbina é intercooler certo ?

Usa bomba elétrica sim.
                        Se montar o kit turbo convencional com a turbina em cima faz o retorno do óleo no local da bomba de combustivel original (que vai sair)
                        acho que me expressei mal... XD...
                        O que eu queria saber é como eu monto um radiador de óleo com a turbina? Sai da bomba, vai para o filtro, depois pro radiador, segue pra turbina e depois volta pro motor ou tem um fluxo diferente?

Comment

É o seu carro?!

Fala, seus ratos de garagem! Sou eu novamente, depois de um hiato de alguns meses sem postagem de um carro “pronto” (um Project car nunca tem fim, parece

Bom saber que um 1600 com w100 e dupla carburação rende uns 70 cv's no motor!

Abração e feliz ano novo hehe!

Comment

É o seu carro?!

Fala, seus ratos de garagem! Sou eu novamente, depois de um hiato de alguns meses sem postagem de um carro “pronto” (um Project car nunca tem fim, parece

Comment

É o seu carro?!

Comment

Working...
                              X