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Virabrequim Lepe de 82mm - 8 pinos - é colo Chevy ou VW?

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  • Virabrequim Lepe de 82mm - 8 pinos - é colo Chevy ou VW?

    Fala galera do Fusca4ever. Seguinte, comprei um motor 2300 para o meu Fusca e o mesmo veio com um Virabrequim da marca Lepe de 82mm de 8 pinos, só que o mesmo está com medidas 0.50. Eu estou querendo comprar um Virabrequim forjado para substituir esse meu. Quero um Virabrequim Forjado de 82mm de 8 pinos, só que não sei qual comprar na Sportsystem ou Fuscanet. Estou na dúvida se compro colo Chevy ou VW, e pretendo montar esse motor com Turbo. Esse meu Virabrequim Lepe de 82mm aqui é colo Chevy ou colo VW? Fico no aguardo do retorno.

    OBS: Esse motor também veio com um comando Engle W125, visto que o antigo dono do motor iria montar aspirado, mas eu pretendo montar Turbo, qual comando seria mais apropriado???

  • #2
    Boa noite, vai ter que medir, mas possivelmente ele é colo Volkswagen. Quanto ao comando se quiser manter esse dá pra usar, mas caso queira pode ir de TCS-20.
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

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    • #3
      Entendi, pois é, estou com essa dúvida sobre o meu Virabrequim Lepe ser colo Chevy ou VW. O problema é que não tenho paquímetro aqui em casa para fazer essa medição. Pretendo comprar um vira novo, mas preciso saber com qual colo comprar baseado no que tenho aqui. Ah e obrigado pela dica do comando de válvulas.

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      • #4
        Eu acho que os Lepe são todos colo VW.
        Se vai comprar outro virabrequim, desse tamanho, prefira mesmo colo Chevy. E já compre bielas maiores, para suavizar seu motor.
        O comando eu não iria com esse W125, colocaria ou um TCS, ou até um comando mais baixo. Tem que ser comando que dá torque em baixa, em alta a turbina empurra.
        Já lí muitos projetos com turbina que usam comandos baixos, como o Tork. Lá fora usam até comandos indicados para economia, que são muito parecidos com o Tork. Mas isso terá que ver, se a intenção é ter giro muito maior que uns 6.000rpm.
        Tem que lembrar, que em rotação mais baixa, enquanto não tem pressão na turbina, seu carro está funcionando como aspirado. E às vezes tem um tempo muito menor com um comando baixo, que com um de maior duração. Sem contar a dirigibilidade, que fica muito melhor.
        Sei lá, olha ai. Na verdade ficar dando pitaco sem saber o que realmente você quer é difícil. Já é difícil sabendo...

        Ah ! Considere também a importação. Os preços na página da CB Performance são muito bons, e meu virabrequim vou comprar lá. Lembre que tem que somar preço e frete, multiplicar por 1,6 para adicionar o imposto de importação, e depois multiplicar por 1,18 (em média dependendo do estado), para somar o ICMS do seu estado. E é isso mesmo: O ICMS incide sobre tudo, até em cima do imposto de importação. É imposto sobre imposto... Mas costuma ficar mais barato que comprar aqui.
        Veja também parcelamento, que as lojas aqui oferecem sem juros, e importando não tem essa mamata.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

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        • #5
          Walter, muito obrigado pelas dicas. Vou comprar um sim um virabrequim com colo Chevy de 82mm forjado, pretendo turbinar o carro. Qual comando você me recomenda? Aceito sugestões, desde já agradeço.

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          • #6
            O comando vai depender das suas pretensões. Um motor grande, com esse curso, aceita praticamente tudo. Ele já melhora o torque na faixa toda, inclusive na baixa, que é onde mais pega em um motor superalimentado.

            Se quiser um motor muito suave, usa um comando mais baixo, com LC maior. O comando Tork que tem LC-111º, o 266/111 da SamCams são boas opções. Vai girar mais alto que o normal com esses comandos, por causa da turbina. Acredito que com o 266 você passe dos 6.000rpm facilmente, até mais, vai ter mais giro com ele que com o Tork. E com o grande deslocamento, somado à alimentação decente que terá que ter, vai ter um motor suave e girador ao mesmo tempo.
            Com o Tork acho que chega lá pelos 6.000 também. O Tork que estou falando para o seu caso não é o Tork VW 2AG, é o Tork da Aplic Resolit, baratinho, acha por 150 reais.

            Se quiser que gire mais, não perdendo tanto na baixa, o melhor é a linha TCS mesmo. Ai vai do gosto, do que quer que gire. Particularmente eu acho que um TCS-10 estaria de bom tamanho. Mas um TCS-20 também não é má pedida, já que é motor grande e comando com mais duração com eles se comportam melhor. O aumento do deslocamento sempre ameniza o comando, tem um funcionamento mais suave, sem perder as características do comando.
            A SamCams tem o 276/112 também, que gira bem e vai te dar força na baixa, enquanto o turbo não atua. Esse é quase um TCS-10. E com preço bem mais em conta. Eles tem comandos interessantes, teria que entrar em contato e ver a tabela toda. Eu não tenho tudo que eles fazem, e se entrar em contado e achar, pode mandar que agradeço.

            Tem a Sobe também. Mas a Sobe eu larguei de lado. Não porque é ruim ou bom, mas porque eles não dão informações dos comandos. Basicamente você conversa com uma pessoa, fala o que tem e o que quer, e ele escolhe o comando para você. É desmerecer muito nossa capacidade de escolha, né ? E de mais a mais, eles normalmente indicam folgas de válvulas muito grandes. E folga grande é choque e impacto no acionamento direto, a durabilidade fica prejudicada.

            O que eu nem preciso dizer é que vai ter que trabalhar muito bem os seus cabeçotes. Terá que aumentar válvulas, e ter uma alimentação de peso.
            Para mexer tanto no motor prá chegar à esse ponto, eu já pensaria em injeção programável, que vai facilitar muito sua vida na hora de acertar o motor. Vai acertar alimentação e curva de avanço, que é o que mais encheria o saco se usasse carburadores.

            E com esse curso, principalmente se escolher um comando mais girador, usar bielas maiores vai ser é obrigação. Vão te reduzir a r/l, e te dar um motor mais suave e que gira até mais que com bielas menores. O volante do motor nesse caso é ideal não ser aliviado, ele também vai te suavizar, é ele quem tira o virabrequim da pior situação, que o início da explosão. Tem o mesmo efeito de uma r/l menor, apesar de ser outro princípio.

            Não se esqueça da relação da transmissão. Provavelmente o 31x8 não será o melhor no diferencial. É ele que tem, né ? Esqueci... O motor vai ter muita força, vai esmagar a caixa com ele. É incoerente, né ? Justamente motor grande que é somente quem aguenta o 31x8, já avacalha por outro lado. Prá ser sincero, num entendi o 31x8 até hoje. Nem no Itamar, e muito menos no SP2...
            Talvez também tenha que reescalonar as marchas, mas isso é coisa de se ver somente rodando.

            Mas eu não sou a pessoa mais indicada para te orientar em tudo desse projeto. Sei algo sim, posso ajudar, mas o que gosto mesmo e tenho mais costume é motor com carburadores e comando mais baixo. É desses que gosto, e faço questão do platinado, por gosto mesmo. Sabia que o platinado consegue chavear a bobina até 9.000 rpm num 4 cilindros? Tenho um outro dado de uma pessoa que conhece muito do cortado, e ele disse que 7.000 rpm seria melhor número. Acho também, fica a margem de segurança.
            Para o meu Fuscão vou montar um 1787, com comando Tork VW 2AG nesse caso. Ou então um dos dois comandos importados que achei para ele. É que vou manter o 30PIC, o que dificulta enormemente. Com carburação simples foi dificílimo achar esses dois comandos que dão mixaria à mais que o Tork VW 2AG. O Tork é um comando muitíssimo bem feito. Mas é desafiador o motor, e acho que conseguirei o que eu quero, ou até mais um pouquinho.






            Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
            Idelgiro-Fuscão 1500-1971
            www.waltergjunior.com

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            • #7
              Walter, você é o cara, suas dicas estão sendo esclarecedoras para mim, MUITO OBRIGADO pela sua gentileza em me responder, eu sou apaixonado por carros e principalmente pelo Fusca e o motor Aircooled, só que não sou um conhecedor nato, sou um entusiasta que tem muita vontade de aprender, mas é difícil achar alguém que goste de compartilhar conhecimentos. Cara, você tem e-mail ou WhatsApp? Para eu te enviar uma foto das minhas bielas com o tamanho delas, porque eu acho que então elas não vão servir no meu motor aqui. Anota meu número ai: 55 31 98829-2608. Me chamo Marcus Vinicius.

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              • #8
                Menos, Batista, menos....

                Como você é entusiasta, o melhor conselho que posso te dar é ter cuidado com o entusiasmo. Ao se alterar um motor, e alteração profunda como quer, tem que ter a ajuda de profissional competente, que saiba as implicações das alterações. São muitos detalhes para o bom funcionamento do motor, não é simplesmente colocar uma turbina e pronto.
                E tem que adequar o carro também. Um carro feito para 50cv não vai trabalhar bem com 200cv, vai ter que ser alterada a transmissão, freio, suspensão, pneus... O conjunto todo tem que ter coerência e harmonia, caso contrário vai gastar muito, e ficar pouco satisfeito.

                Uma boa prática é estudar o assunto. Não precisa virar um especialista, mas ter senso crítico do que escuta é o mínimo que precisa. Vai escutar pitaco prá todo lado, receitas certeiras e infalíveis, mas que na maioria das vezes não são nem a sua necessidade, podendo até nem ser a verdade.

                Meu e-mail você acha ai no link da assinatura. Ajudo no que for do meu alcance, já disse que não sou o melhor indicado para um projeto desses. Sei as coisas porque é motor do mesmo jeito, mas os detalhes específicos do que é melhor no seu caso, fico devendo.


                Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                www.waltergjunior.com

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                • #9
                  Essa parte de freio e suspensão já estou preparando, já estou fazendo toda a suspensão, veja esses videos aqui do meu canal e acompanhe o projeto do meu Fusca:

                  https://www.youtube.com/watch?v=OycNrI03rbE
                  https://www.youtube.com/watch?v=9LNoA41Khh8&t=3s


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