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Aumento de 135% de potência num motor original VW 1500. "Believe it or not".

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  • Aumento de 135% de potência num motor original VW 1500. "Believe it or not".

    Coisas do "arco da velha".

    Em novembro de 1969 a revista Hot Rod publicou um artigo intitulado "VW bolt-on horsepower" (~modificações aparafusáveis) feitas por Gene Berg (guru em VW's nos EUA) , Dean e Ken Lowry em um motor VW 1500, que inicialmente fornecia só 43 HP - aferidos em dinamometro, mas após troca de velas, regulagem de válvulas e do ponto, subiu para 58 HP (SAE supõe-se), com o escapamento original.



    Basicamente instalando um distribuidor Bosh 010, ajustando o ponto de acordo, instalando um carburador de corpo duplo Zenit 32NDIX em um coletor que tem um "plenum" na junção dos tubos (o "T" invertido do coletor da simples) - num antigo Blog do Chico Biela tem uma foto de um coletor -para 1600 cabeçote dupla entrada, modificado com este "plenum"; a potência passou para 67.8 HP.

    Coletor no blog Chico Biela na Foto: http://chicobiela.nafoto.net/photo20170909223709.html

    Provavelmente o coletor usado para o 32NDIX foi este modelo da Deano (do Dean Lowry):




    Instalando um escapamento dimensionado Deano Dyno-Soars a potência passou para para 74.1 HP.



    A próxima modificação - que não é pratica para uso normal em transito urbano, foi a substituição da polia do motor, originalmente de 7" de diametro por uma de 6", o que beneficia o motor em alta RPM, evitando o despedicio de potencia que seria gasto para girar a ventoinha em volocidade excessiva, causando cavitação das pás e perda de eficência; a potência passou para 79HP.

    Tais modificações teriam custado 237 dolares na época.

    As modificações seguintes - já mais trabalhosas e caras, foram a remoção dos cabeçotes para otimização dos dutos, instalação de novos balancins, molas, aumento da taxa de compressão... elevaram a potência para 101.5 HP.

    Um aumento de potência de 135% sobre a condição inicial do motor - possivelmente medidos na bancada e não nas rodas.

    Um resumo deste artigo esta na página do Club VeeDub da Austrália, sob o título. "Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp?"

    Hope It’s A Life Sentence Denzel Shopping Guide Judson Supercharger The Ideal Cylinder Size Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp? The Volkswagen Engine VW5


    Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.

    Le but de cet article est de présenter des solutions d’amélioration d’un 1600 stock sans ouvrir le moteur. En effet la majorité des possesseurs de VW (co
    Last edited by Iran F. de Oliveira; 18-01-2019, 06:02 PM.

  • #2
    Esse vale a pena heim!!!!

    Dá pra fazer em casa! :P

    Porra... 100 cv num 1500 cabeçote simples?! Deveria ter mais fotos lá! :P

    Abração e valeu pela matéria!

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    • #3
      Postado originalmente por Iran F. de Oliveira
      Coisas do "arco da velha".

      Em novembro de 1969 a revista Hot Rod publicou um artigo intitulado "VW bolt-on horsepower" (~modificações aparafusáveis) feitas por Gene Berg (guru em VW's nos EUA) , Dean e Ken Lowry em um motor VW 1500, que inicialmente fornecia só 43 HP - aferidos em dinamometro, mas após troca de velas, regulagem de válvulas e do ponto, subiu para 58 HP (SAE supõe-se), com o escapamento original.



      Basicamente instalando um distribuidor Bosh 010, ajustando o ponto de acordo, instalando um carburador de corpo duplo Zenit 32NDIX em um coletor que tem um "plenum" na junção dos tubos (o "T" invertido do coletor da simples) - num antigo Blog do Chico Biela tem uma foto de um coletor -para 1600 cabeçote dupla entrada, modificado com este "plenum"; a potência passou para 67.8 HP.

      Coletor no blog Chico Biela na Foto: http://chicobiela.nafoto.net/photo20170909223709.html

      Provavelmente o coletor usado para o 32NDIX foi este modelo da Deano (do Dean Lowry):




      Instalando um escapamento dimensionado Deano Dyno-Soars a potência passou para para 74.1 HP.



      A próxima modificação - que não é pratica para uso normal em transito urbano, foi a substituição da polia do motor, originalmente de 7" de diametro por uma de 6", o que beneficia o motor em alta RPM, evitando o despedicio de potencia que seria gasto para girar a ventoinha em volocidade excessiva, causando cavitação das pás e perda de eficência; a potência passou para 79HP.

      Tais modificações teriam custado 237 dolares na época.

      As modificações seguintes - já mais trabalhosas e caras, foram a remoção dos cabeçotes para otimização dos dutos, instalação de novos balancins, molas, aumento da taxa de compressão... elevaram a potência para 101.5 HP.

      Um aumento de potência de 135% sobre a condição inicial do motor - possivelmente medidos na bancada e não nas rodas.

      Um resumo deste artigo esta na página do Club VeeDub da Austrália, sob o título. "Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp?"

      Hope It’s A Life Sentence Denzel Shopping Guide Judson Supercharger The Ideal Cylinder Size Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp? The Volkswagen Engine VW5


      Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.

      https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
      Eu sempre acreditei que um motor bem trabalhado e com melhorias em alimentação e exaustão dariam resultados excelentes agora imaginem essas melhorias no 1600 deve virar um canhão, a propósito achei interessante a mudança do diâmetro da polia será que a refrigeração continua a mesma.

      Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

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      • #4
        Agora com as fotos ficou legal demais a postagem!!

        Polia melhor atrapalha sim.. pouco, mas atrapalha. Mas compensa a perda de muitos cavalos em alta! :P

        Também basta não usar banguela e não usar marcha alta com velocidade baixa!

        Abração!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Iran F. de Oliveira Ver Post
          ...
          Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.

          https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
          Mais um link, com os resultados da carburação simples e da dupla:

          Après avoir testé les carbus centraux sur notre 1600 stock, nous avons décidé de tester les solutions avec doubles carburateurs. Les doubles carbus impos


          Entre o custo de uma Weber central + coletores ou uma dupla Solex 32 (no teste usam a 34), custo benefício para as Solex!!!
          Fusca 1500 1974 Verde Hippie
          1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
          "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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