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Volante: Aliviar ou não????

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  • #31
    estou mandando o restos dos desenhos espero que tenha ajudado e posso garantir matematicamente que retirar 1700g não altera significamente a resistencia do volante. mas lembre de mandar balancear junto com o virabrequim!!
    Arquivos Anexos

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    • #32
      VOlante!!!

      Postado originalmente por Marcosky313
      estou mandando o restos dos desenhos espero que tenha ajudado e posso garantir matematicamente que retirar 1700g não altera significamente a resistencia do volante. mas lembre de mandar balancear junto com o virabrequim!!

      tenho uma duvida!!!

      abri meu 1600 pra dar uma rebaixada nos cabeçotes e gostaria de aliviar o volante!!!!
      porem nao gostaria de abrir a carcaça!! ou seja!! tem como aliviar o volante e balançea-lo sem o virabrequim??

      outra coisa! alguem conhece na regiao aki de taboao da serra, embu, sampa alguem q faça isso!!!

      brigadu!
      Novo projeto!
      1600 w140 4x2
      Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

      *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

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      • #33
        que eu saiba não, para o serviço ficar bem feito o conjunto virabrequim e volante tem que ser balanceados juntos o que pode ser feito e balancear o volante em um outro virabrequim mas mantendo a posição de fabrica e depois colocar no seu carro mais pode haver alguma vibração

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        • #34
          Postado originalmente por TI_fuka
          tenho uma duvida!!!

          abri meu 1600 pra dar uma rebaixada nos cabeçotes e gostaria de aliviar o volante!!!!
          porem nao gostaria de abrir a carcaça!! ou seja!! tem como aliviar o volante e balançea-lo sem o virabrequim??

          outra coisa! alguem conhece na regiao aki de taboao da serra, embu, sampa alguem q faça isso!!!

          brigadu!
          Sim é possível balanceá-lo, porém como seu design (grande diâmetro e pequeno comprimento comparando-se com o virabrequim), seu balanceamento passa aser feito em um plano e não em dois como os virabrequins.
          Desta forma o termocorreto para balanceamento só do volante é balanceamento estático, e pode ser feito, com um eixo acoplado no furo central do volante perfeitamente concentrico (centralizado). Este eixo apoiado em dois apoios de espessura bem pequena (duas `^aminas de estielte por exemplo, que permitam ele girar ao redor. assim o volante nesta montagem, vai girar até o ponto mais pesado ficar para baixo. marque este popnto e cuidadosamnete retire material neste ponto.
          Faça o teste novamente até que o volante pare em qualquer posiçaõ, não tendendo sempre o mesmo ponto para baixo.

          Vide figura que fiz para tentar esclarecer

          []s,

          Master Vader.
          Arquivos Anexos
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

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          • #35
            Postado originalmente por Master Vader
            Sim é possível balanceá-lo, porém como seu design (grande diâmetro e pequeno comprimento comparando-se com o virabrequim), seu balanceamento passa aser feito em um plano e não em dois como os virabrequins.
            Desta forma o termocorreto para balanceamento só do volante é balanceamento estático, e pode ser feito, com um eixo acoplado no furo central do volante perfeitamente concentrico (centralizado). Este eixo apoiado em dois apoios de espessura bem pequena (duas `^aminas de estielte por exemplo, que permitam ele girar ao redor. assim o volante nesta montagem, vai girar até o ponto mais pesado ficar para baixo. marque este popnto e cuidadosamnete retire material neste ponto.
            Faça o teste novamente até que o volante pare em qualquer posiçaõ, não tendendo sempre o mesmo ponto para baixo.

            Vide figura que fiz para tentar esclarecer

            []s,

            Master Vader.
            Sera q eu nao teria problemas de vibração ao balancear somente o volante??
            Ao tirar material, um exemplo, 2mm x 1mm, no diametro externo, ele pode ficar desbalanceado?
            Eu naum estaria tirando o material por igual em toda a circunferencia?

            em relação a posicão original alguem sabe de alguma referencia sobre esta!!
            percebi q no meu volante possui a letra B gravada nele!!

            abraço e obrigadu
            Last edited by TI_fuka; 19-12-2006, 11:56 PM.
            Novo projeto!
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            • #36
              please !!!
              da uma ajuda!!!
              Novo projeto!
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              • #37
                nada???????????
                Novo projeto!
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                • #38
                  Postado originalmente por TI_fuka
                  Sera q eu nao teria problemas de vibração ao balancear somente o volante??
                  Ao tirar material, um exemplo, 2mm x 1mm, no diametro externo, ele pode ficar desbalanceado?
                  Eu naum estaria tirando o material por igual em toda a circunferencia?

                  em relação a posicão original alguem sabe de alguma referencia sobre esta!!
                  percebi q no meu volante possui a letra B gravada nele!!

                  abraço e obrigadu
                  Se balancear o volante não terá vibrações, mesmo que esteja aliviado em seu peso.
                  O balanceamento do conjunto é mais preciso, mas o balanceamneto de uma peça separadamente da outra não trás efeitos negativos, mas sempre positivos.
                  Se ausinagem que você for fazer for feita de forma correta (volante bem centralizado no torno, etc... Não aparecerão desbalanceamnetos significativos, portanto o próprio trabalho de balanceamento será simplificado com pouco ou nehum material a ser retirado no balanceamneto.

                  []s,

                  Master Vader.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

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                  • #39
                    Postado originalmente por Master Vader
                    Se balancear o volante não terá vibrações, mesmo que esteja aliviado em seu peso.
                    O balanceamento do conjunto é mais preciso, mas o balanceamneto de uma peça separadamente da outra não trás efeitos negativos, mas sempre positivos.
                    Se ausinagem que você for fazer for feita de forma correta (volante bem centralizado no torno, etc... Não aparecerão desbalanceamnetos significativos, portanto o próprio trabalho de balanceamento será simplificado com pouco ou nehum material a ser retirado no balanceamneto.

                    []s,

                    Master Vader.
                    Quer dizer entaum q posso retirar material dele e balancea-lo e naum terei problemas com vibração!!!!

                    Brigadu mestre!!
                    Novo projeto!
                    1600 w140 4x2
                    Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

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                    • #40
                      Postado originalmente por TI_fuka
                      Quer dizer entaum q posso retirar material dele e balancea-lo e naum terei problemas com vibração!!!!

                      Brigadu mestre!!
                      Exato, desde que seja feito um alivio com a peça cuidadosamente centralizada no torno.Nada que um bom torneiro não saiba fazer.
                      Se fizer com cuidado,apeça fica melhor que antes quanto ao balanceamento.A minha ficou, pois existia um pequeno desalinhamento na usinagem original (não chagva agerar vibrações pelo menos até umas 5000 rpm que era o máximo que o motor chegava original). Agora que chega nas 7000rpm, se tivesse desbalanceamento, eu perdia até obturações. hehehe!!


                      []s,

                      Master Vader
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                      • #41
                        Raio de curvatura na usinagem do volante?

                        Será que não seria interessante um raio de curvatura adequado nas usinagens de alívio de peso do volante?
                        Fiz o alívio do meu em 1,79Kg, mas sem deixar o raio de curvatura entre os planos de pista e cremalheira. Ainda não tive problema algum, mas e se o motor puder girar mais?

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                        • #42
                          ressuscitando o topico, o volante original nao precisa ser balanceado?

                          comando w110 vai girar uns 6k rpm ne?!

                          nao precisa balancear nao?
                          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                          Comment


                          • #43
                            Eu no seu lugar balancearia SIM!!





                            André Torneiro

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                            • #44
                              Deve balancear sim, ainda mais em um motor que vibra mais do que os outros, tudo que vc fizer para mantê-lo no mais suave funcionamento é de grande valia, não só para a performance como para a durabilidade tb.
                              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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                              • #45
                                Balanceamento

                                Alguem conhece alguma retifica na zona norte de SP que faça balanceamento do vira e volante ??
                                Abraços

                                Alexandre

                                Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



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