Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relação entre valvulas???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Relação entre valvulas???

    Mesmo trabalhando dentro dos parametros para cálculo (indice mach) do diâmetro das válvulas de admissão, fica uma questão: qual a melhor proporção ou razão entre as valvulas de admissão e escape? Pois no mundo da preparação dos vw-ar existem diversas configurações e... cada uma contando com usos até proximos...., exemplos:
    valvulas ..... razão diametro
    admXesc ..... escXadm
    47x37 ....... 0,625
    44x37,5 ..... 0,725
    42x37,5 ..... 0,797
    40x35,5 ..... 0,787
    39x32 ....... 0,673
    35,5x32 ..... 0,810
    35,5x30 ..... 0,714
    É sabido que a a unidade área deverá ser considerada, entretanto, não há relação linear entre vazão e área. E a vazão é determinante para o funcionamento harmonioso do conjunto. Cenário que contempla a modificação de formatos de camara, cortes de sede, angullos de valvula, escapes,.....
    Vi em uma publicação antiga da hot vw que a proporção ideal em área para aspirados ficaria proximo a 70% (esc/adm) e a razão para a vazão prox a 80% (esc/adm) e estas, poderiam ser corrigidas com a regulagem de válvulas e mesmo com a aplicação de balanceiros diferenciados (1,1 no escape e 1,25 adm ou vice-versa).
    A aplicação para os turbos gerava uma razão que poderia chegar a 85%, dependo do uso, mas nunca aconselhavel menor que 75% (tudo em área).
    Aí fica a duvida, estes dados estão corretos?
    Sendo assim, o tão famoso 40x35,5 estaria mais para turbo do que aspro? Ou teriamos que "corrigi-lo" com balanceiros diferenciados?

  • #2
    o que seria esse indice '' mach'' ??
    como calcular?

    vlw...

    Comment


    • #3
      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=44

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por FUSCA95

        vlwwwww

        =]]]

        Comment


        • #5
          Gente.... alguem ajuda eu!!!!

          Comment


          • #6
            "Vamu lah" ...

            Postado originalmente por FUSCA95
            Gente.... alguem ajuda eu!!!!

            A relação entre as válvulas depende (dentre outras fatores) na realidade da relação entre velocidade de escoamento entre admissão e escape.
            Em outras palavras, entre índice de Mach na admissão e no escape, os quais dependem da temperatura do fluido.
            Como a temperatura no escape é muito maior que na admissão, teremos velocidades bem maiores. E para velocidades maiores necessitamos de áreas menores de modo a conseguirmos índices de Mach semelhantes, e portanto rendimentos volumétricos semelhantes.
            Contudo considerando-se este aspecto, chegamos a conclusão que as válvulas de escape seriam bem menores que as de admissão (60% da sua área), o que acarretaria aí um problema de perda de carga excessivo no escape, especialmente grave em motores turbo.
            Daí leva–se em consideração que ambas as válvulas devam ter o maior diâmetro possível (por questões de perda de carga). Nesta situação, podemos gerar um problema de folga muito pequena entre válvulas (admissão e escape), gerando fragilidade nestas paredes do cabeçote.
            Ou seja temos alguns aspectos para se definir a proporcionalidade entre as válvulas...
            Os 2 primeiros (índice de Mach e estudo de perdas de escoamento), nos fazem trabalhar com os maiores diâmetros possíveis
            E o último (resistência dos materiais) nos força a utilizar diâmetros mais conservadores.
            Desta forma, recomendo avaliar a válvula de admissão, (mais crítica em função de temperaturas mais baixas - menor velocidade de propagação do som no ar) e selecionar a maior válvula de escape possível dentro dos limites de espaço da câmara,. Ficando aí a escolha da válvula de escape na faixa de 80 a 90% do diâmetro da de admissão, desde que não gerem folgas extremamente pequenas entre válvulas e entre válvulas e paredes do cabeçote.
            Desta forma, fica como fator limitante somente a admissão, ficando ela a responsável pelo cálculo do Índice de Mach global do cabeçote, desde que a válvula de escape tenha pelo menos 80% do diâmetro da válvula de admissão.

            Este cálculo completo já fica fora dos princípios básicos, portanto segue uma tabela com as válvulas recomendadas (diâmetros máximos) para motores aspirados e turbo.
            Na configuração para turbo, gerei de forma proposital uma contrapressão levemente maior, de modo a poder usar comandos com lob center típicos de aspirados, tais como os W110, W120 W125, W130 e até W140 num caso extremo, além dos tradicionais TCS10, TCS20 e TCS30.

            []s,

            Master Vader.
            Arquivos Anexos
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #7
              valeu Mestre

              mestre valeu pela tabela, Já foi possivel retirar uma duvida

              Comment


              • #8
                Mestre Vader,
                Li hj na revista Auto Power desse mês, uma matéria sobre contrapressão e a perde de potencia gerada por ela.
                Gostaria que nos falasse algo a mais sobre ela, se possivel, claro, em um tópico a parte.
                ´Quando estiver com meu scaner em ordem escaneio ela pra galera.
                Ah, o uso dse comandos de motores aspirados em motores turbo geram que ganho? Um torque em rotações mais baixas, ganhando em dirigibilidade?
                Obrigado pela atenção.
                Abraço.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #9
                  Boa colocação, aguardaremos os comentarios.

                  Comment


                  • #10
                    Vader, como ja todos sabem a minha intençao é turbinar o meu motor...

                    bom, o meu motor é um motor uga, kombi, que provavelmente tem valvulas de escape de 30mm, visando o torque, certo?
                    Vendo a tabelinha que voce criou, para um motor turbo que utilizara pistoes de 85,5mm o tamanho das valvulas ideais sao 43x33, mas pensando em custo a utilizaçao de valvulas 43x32(pelo preço das de 32) ficaria muito ruim? ou as valvulas de 33mm pode ser encontradas de outro carro original?

                    ou ainda para visar menor custo, mantendo as valvulas de escape 30mm qual melhor opçao para uma nova de admissao?


                    Obrigado!

                    T+
                    WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

                    Comment


                    • #11
                      Vixe no meu motor ta uma 42x37,5!!!!!
                      nada a ver com a planilha...huahauhauhauhauhauhua
                      Abraçao

                      Comment


                      • #12
                        o renato, qto voce gastou mais ou menos?

                        liguei para uma loja aki, "Rei dos cabeçotes", para fazer o polimento dos dutos, abrir os dutos, e colocar as valvulas maiores por 350 o par!
                        ai tem que dar as valvulas, logico...

                        ele monta ja com as molas de opala ou tempra por conta dele... segundo ele a do tempra fica bem bom...

                        voce acha que ta bom o preço?

                        qto ta as valvulas em media?
                        WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por matheusbat
                          Vader, como ja todos sabem a minha intençao é turbinar o meu motor...

                          bom, o meu motor é um motor uga, kombi, que provavelmente tem valvulas de escape de 30mm, visando o torque, certo?
                          Vendo a tabelinha que voce criou, para um motor turbo que utilizara pistoes de 85,5mm o tamanho das valvulas ideais sao 43x33, mas pensando em custo a utilizaçao de valvulas 43x32(pelo preço das de 32) ficaria muito ruim? ou as valvulas de 33mm pode ser encontradas de outro carro original?

                          ou ainda para visar menor custo, mantendo as valvulas de escape 30mm qual melhor opçao para uma nova de admissao?


                          Obrigado!

                          T+
                          Se você ainda não comprou o coamndo, use um W110 no turbo, visando mais rotação que torque em baixa. Com o turbo e válvulas de escape menores, teremos resultado semelhante ao que se obtém com um comando de lob center maior (adequado a turbo).
                          Use válvulas 39mm na admissão e mantenha as de 30mm mesmo no escape.
                          Se fizer isto com um comando TCS10, e uma turbina como a KKK K16 da qual eu já comentei (e me surpreendi com o que ela pode fazer pelo 1600cm3 com até 1,4 kgf/cm2), o seu motor deverá estar com pressão alta do turbo já quase cheio a 1500rpm, ficando assim até umas 5000rpm. Agora não precisamos de tanto torque entre 1500 e 2500rpm, podendo jogar a curva de torque um pouco para cima, daí minha sugestão por um comando com menor lob center (108 graus do W110) e até uma regulagem de folrga de válvulas assimétrica fazendo o comando ficar com 0,05mm no escape e 0,15mm na admissão experimentalmente.
                          COm o TCS10 dá até para fazer este artifício, mas mesmo assim será um motor extremamente torcudo e quem sabe meio "xoxo" em alta.
                          De qualquer forma a recomendação será também de utilizar um cambio bem longo 31x8 sem dúvida.

                          []s,


                          Master Vader.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            muito bem!

                            nao comprei o comando ainda nao vader! tinha ficado com o tcs 20!

                            mas entao concerteza que a valvula de escape é 30?

                            e no caso de fazer um 40x32 e usar um tcs 20? continuara com muito torque?

                            cara, cada dia que passa aparece mais detalhes... e o sonho do motor turbo mais longe mas mesmo assim, montar so por montar tbem nao quero... quero algo decende.. devagar e sempre... hahahaha
                            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Renato_Puma
                              Vixe no meu motor ta uma 42x37,5!!!!!
                              nada a ver com a planilha...huahauhauhauhauhauhua
                              Abraçao

                              O seu já tá tudo ao contrário... Tá sobrando válvulas, mas nada que um comando TCS 10 não resolva e deixe o PUMA (também conhecido como Leão da Montanha) um Verdadeiro Guepardo!!!
                              O que acontece com válvulas muito grandes em comparação ao diâmetro dos pistões. Inicicialmente teremos ótimos valores de ìndice De Mach, porém a velocidade do Fluído nos dutos acaba ficando abaixo do ideal, diminuindo a velocidade das respostas do acelerador.
                              Ou seja válvulas muito grandes vão ajudar um pouco em alta, mas atrapalham muito em baixa.
                              Mas nem tudo está perdido...
                              Com O Comando TCS10 da Tabajara Cam Shaft Company (TCS vem do nome desta empresa a qual fundei a alguns anos hehehehe!!!) seus problemas acabaram, pois seu lob center de 112 graus, e o diagrama assimétrico priorizando o torque em baixa compensarão as Válvulas grandes, conciliando as altas rotações que você deverá alcançar (ainda mais com as boas e velhas Molas de Opala) com o torque monstro do TCS10.
                              Se não alongar a p... do cambio meu amigo, "num tein diferencál qui vai guentá sô....

                              []s,

                              Master Vader.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

                              Comment

                              Working...
                              X