Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

    Museu, não entendi direito seu texto. Um circuito de luz de freio bem simples que conheço é esboçado abaixo:


    O positivo (+) pode ser pós chave ou não. Se for pós chave a luz de freio só acenderá com a chave de ignição ligada. Se não for, a luz de freio acenderá mesmo com a chave de ignição desligada (eu prefiro esta opção).

    Observemos que quando o pedal de freio não é acionado nenhuma corrente elétrica passa pelos circuitos, nem no circuito de comando nem no comandado (que alimenta a luz de freio).

    Somente quando o pedal de freio é acionado uma pequena corrente de comando passa pela cebolinha e pela bobina (resistência) do rele fechando o circuito comandado (protegido por fusível) que alimentará a luz.

    Desculpe mas não entendi a razão para termos permanentemente uma corrente eletrica, ainda que pequena, passando pelo circuito de comando do rele.
    Arquivos Anexos
    Last edited by ricardo groetaers; 10-12-2011, 01:07 AM.

    Comment


    • #17
      Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Antonio, agora entendi, a extremidade do pedal (pedaleira) poderia até chegar próximo da "parede" mas a parte de baixo da haste do pedal (bem perto do seu eixo de rotação), mesmo com o interruptor, ficará longe da "parede".
      A aste RG fica colada no garfo do pedal e ao primeiro toque acende a luz e como a aste é flexível acompanha o garfo até o fim do curso e chega perto da parede ,mas não toca.Abraços
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

      Comment


      • #18
        Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

        Postado originalmente por JeferJ
        Parabéns Ac, gostei muito da idéia!!
        Quando a cebola do meu estragar, já vou colocar esse sistema sem pensar!!!

        abraço
        se eu soubesse que o pessoal ia gostar do esquema ,já tinha postado a vários meses atras .Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #19
          Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

          Postado originalmente por Museu
          O rele so liga ao virar o contato na chave... com o carro em movimento o consumo de 40mA eh irrisório.

          Fez este sistema como forma de melhorar o original ja existente.

          Fiz o teste com pouco curso do pedal o contato nf abre e so indo ate o fim que o NA fecha.

          Usei a deficiencia do sistema original a meu favor, evidentemente se começasse ao do zero faria o rele atracar quando acionasse o pedal evidente.
          esse esquema é bom ,vai usando ele enquanto a cebolinha permitir(o cascão,a monica ,a magali kkkkkkk).Aí depois é só fazer este esquema.abraços
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

          Comment


          • #20
            Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

            Postado originalmente por Antonio carlos
            esse esquema é bom ,vai usando ele enquanto a cebolinha permitir(o cascão,a monica ,a magali kkkkkkk).Aí depois é só fazer este esquema.abraços
            UHEUHEUHE a monica quebra tudo, a magali come tudo, o cascão deixa de dar contato! Melhor deixar o cebolinha mesmo!
            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

            Comment


            • #21
              Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

              Postado originalmente por luismj
              UHEUHEUHE a monica quebra tudo, a magali come tudo, o cascão deixa de dar contato! Melhor deixar o cebolinha mesmo!
              com odiria o cebolinha:a monica quebla tudo .O rele ficou lá em baixo mesmo?Nos projetos deixei a cebolinha mesmo,mas se for preciso ....Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment


              • #22
                Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Museu, não entendi direito seu texto. Um circuito de luz de freio bem simples que conheço é esboçado abaixo:


                O positivo (+) pode ser pós chave ou não. Se for pós chave a luz de freio só acenderá com a chave de ignição ligada. Se não for, a luz de freio acenderá mesmo com a chave de ignição desligada (eu prefiro esta opção).

                Observemos que quando o pedal de freio não é acionado nenhuma corrente elétrica passa pelos circuitos, nem no circuito de comando nem no comandado (que alimenta a luz de freio).

                Somente quando o pedal de freio é acionado uma pequena corrente de comando passa pela cebolinha e pela bobina (resistência) do rele fechando o circuito comandado (protegido por fusível) que alimentará a luz.

                Desculpe mas não entendi a razão para termos permanentemente uma corrente eletrica, ainda que pequena, passando pelo circuito de comando do rele.
                Basta ler com atençao o motivo de meu circuito, inverter a logica da cebolinha e deixa-la mais sensivel, basta um leve toque que o freio acende, diferente do original que tem que fazer uma boa pressao para acende-lo



                Esta forma me atende plenamente.

                Comment


                • #23
                  Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                  Museu, entendi o seu circuito. Pergunto: A sua cebolinha tem 3 pinos?

                  Comment


                  • #24
                    Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Museu, entendi o seu circuito. Pergunto: A sua cebolinha tem 3 pinos?
                    Sim as minhas tem/tinha 3 pinos, eram ligadas duas em paralelo, uma para cada parte do cilindro.

                    Como fiz uma modificaçao e estou usando um reservatorio com sensor na tampa modifiquei os circuitos, agora a luz do painel checa o nivel neste reservatorio e a cebolinha que deixei (uma a outra tirei fora) fiz esta adaptaçao.

                    Sem duvida no futuro se esta cebolinha der pau ai soldo uma plaquinha no pedal e faço como carros modernos... ai sim o rele so atraca quando pisa no pedal.

                    Tem um Xantia e o seu sistema eh formidavel, o sensor fica no proprio pedal (por tras da borracha) so de apoiar o pe o freio ja acende, o melhor sistema que ja vi ate hoje.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                      Tem um Xantia e o seu sistema eh formidavel, o sensor fica no proprio pedal (por tras da borracha) so de apoiar o pe o freio ja acende, o melhor sistema que ja vi ate hoje.[/QUOTE]

                      Estou bolando um projeto como você falou, usando aqueles botões tipo start como o Ac falou, que quando pressionado da contato! Pretendo colocar na pedaleira do freio mesmo, fixa rali com dupla face ou parafusado, pra que na hora que pisar acione um relé que por sua vez liga as lampadas do freio!

                      Comment


                      • #26
                        Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                        Postado originalmente por pll1711
                        Tem um Xantia e o seu sistema eh formidavel, o sensor fica no proprio pedal (por tras da borracha) so de apoiar o pe o freio ja acende, o melhor sistema que ja vi ate hoje.
                        Estou bolando um projeto como você falou, usando aqueles botões tipo start como o Ac falou, que quando pressionado da contato! Pretendo colocar na pedaleira do freio mesmo, fixa rali com dupla face ou parafusado, pra que na hora que pisar acione um relé que por sua vez liga as lampadas do freio![/quote]se furar az pedaleira ,dá pra fazeer deste jeito.Ainda me pergunto ,pq eu não postei esse tutorial a mais tempo ,muita gente precisando desta bolinha que eu rolei .Abraços
                        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                        Comment


                        • #27
                          Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                          Pois é AC, essa cebolinha não esta com nada (desculpa aos puristas).
                          Comprei hoje a tarde um botão tipo start (R$ 3,95), vou furar minha pedaleira e colocar ele por baixo da borracha eu acho. Só que eu to com medo de torrar o botãozinho, o vendedor da loja DISSE que aguenta uns 5A, vou fazer o teste sem rele mesmo, pra ver se fica com acionamento e se aguenta mesmo. Dependendo de como for coloco um rele! O que vcs acham?

                          Comment


                          • #28
                            Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                            AC, posta um desenho do seu sistema pra gente visualizar melhor.

                            abraço
                            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                            miura 1979...................60% loading
                            fusca 1977...................aguardando na fila
                            sp2 1973.....................aguardando na fila
                            Puma 1971...................aguardando na fila
                            bianco 1977.................aguardando na fila
                            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                            Comment


                            • #29
                              Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                              Olha você pediu pro Ac, porém vou colocar o meu, pode ser que colabore!!
                              Ainda não executei, porém hoje quando chegar em casa meto a mão na graxa!!
                              O botão que eu tenho é parecido com o "verde", se não der, vou tentar com o outro exemplo que coloquei!
                              Arquivos Anexos

                              Comment


                              • #30
                                Re: Luz de freio no pedal,fim da cebolinha.tutorial by ACf4ever

                                Postado originalmente por pll1711
                                Pois é AC, essa cebolinha não esta com nada (desculpa aos puristas).
                                Comprei hoje a tarde um botão tipo start (R$ 3,95), vou furar minha pedaleira e colocar ele por baixo da borracha eu acho. Só que eu to com medo de torrar o botãozinho, o vendedor da loja DISSE que aguenta uns 5A, vou fazer o teste sem rele mesmo, pra ver se fica com acionamento e se aguenta mesmo. Dependendo de como for coloco um rele! O que vcs acham?
                                esse botão vai precisar mesmo de rele.Pior eé que estes botoes fraquinhos são os mais bonitos pra adptaçoes.não que o botão vai torrar de cara,mas vai durar pouco.abraços
                                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                                Comment

                                Working...
                                X