Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Modificação na Flauta do solex 30 PIC

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Modificação na Flauta do solex 30 PIC

    Da mesma forma que no solex 32, podemos alterar ligeiramente o solex H30 PIC com venturi de 24mm ( o original do 1500, 1600 e primeiros 1300), possibilitando o uso até de um W110.
    Para isto não adianta somente o aumento dos gicleurs, mas também o aumento de capacidade do "poço de mistura", com a alteração da flauta (caneta ou tubo emulsionador).

    A receita consiste em altera seus furos laterias tornando-os cônicos de modo a melhorar seus coeficiente de orifício (basicamente rendimento volumétrico).
    Desta forma em alta o carburador permitirá que o motor trabalhe sem falta, engasgos e corte de potência.

    Não chega a ficar igual aos dois solex 32 originais, mas chega perto!!

    Importante!!!!
    Para deixar os furos cônicos utilize uma broca de 1,6mm ou 1/16 pol e com a mão mesmo gire-a nos furos formando um cone. É importante que os furos não devem ser transpassados, portanto su diâmetro continuará o original.

    []s,

    Master Vader.

    Basta segir o desenho
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    E da certo no PICS (apesar de usar venturi de 22,5) ????
    Ex-fusca 1300L 1978.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por lucasmandrade
      E da certo no PICS (apesar de usar venturi de 22,5) ????
      Sim, mas o resultado somente será razoável, e no 1300! O PICS num 1500 ou 1600 não vai...

      []s,

      Master Vader.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        o que aconteceria se eu aumentar o tamanho de alguns buracos.... mantendo as entradas conicas? o q aconteceria se eu aumentasse todos os furaquinhos da flauta? melhoraria o fluxo? queria entender como funciona esse poço de mistura e a flauta em função da disposição dos furos (tava pensando, e por que não fazer mais furinhos....)
        []s
        Fernando.
        - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
        __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
        ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
        ______Em condições adversas, também posso vencer;
        ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
        __Airton Senna
        - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por fmcwb
          o que aconteceria se eu aumentar o tamanho de alguns buracos.... mantendo as entradas conicas? o q aconteceria se eu aumentasse todos os furaquinhos da flauta? melhoraria o fluxo? queria entender como funciona esse poço de mistura e a flauta em função da disposição dos furos (tava pensando, e por que não fazer mais furinhos....)
          []s
          Fernando.
          O poço de mistura tem seu nível constante em marcha lenta, diminuindo em função da aceleração. Quanto maiores os furos da flauta, mais rapidamente se processa a mistura do poço para o injetor principal, semredução ´~ao brusca do poço. Caso não se altere os furos da flauta, chegamos ao limite de alimentação do carburador muito rapidamente, não adiantando aumentar somente os gicleurs de combustível, pois se o poço esvaziar ( e esvazia mesmo), a mistura empobrece de forma muito acnetuada cortando o motor (chega a limtar a rotação máxima.
          Quando aumentamos os furos, ou alteramos de modo a deixá-los cônicos, aumentamos a velçocidade de enchimento do poço diminuindo o empobrecimento em alta, aumentando assim o limite de rotações que este carburador consegue funcionar. Se o aumento for exagerado, teremos afogamento do motor de forma muito corriqueira, daí as modificações devem ser feitas de forma progressiva e cuidadosa.

          Um carburador Weber IDf (além de muitos outros), pode receber flautas diferentes, e elas tem justamente estas modificações para adequar um mesmo corpo de carburador a motores completamente diferentes. existem flautas que possuem furos minúsculos e em pequena quantidade (para motores menores), até flautas que com furos enormes (arrombadas - para motores de grande cilindrada e rotação).

          []s,

          Master Vader.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            Vader ontem resolvi fazer a alteração na caneta do meu solex 30 (meu motor 1500) e posso dizer que o ganho foi BEM significativo !!!

            eu já rodo com gigle maior se não me engano um 160, acho que melhoras bem significativas só com dupla mas ai só qdo fechar meu 1600.


            Abraços e vlw pela dica o 1500 está mais nervoso agora !!!!
            Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
            São Paulo - SP

            Comment


            • #7
              Se quiser mais potência ainda, mude todos os furos para 1,6mm e com entradas conicas de 2mm e você verá que vai ficar melhor ainda!
              Eu fiz e ficou show!!!

              Comment


              • #8
                Fico feliz que estejam conseguindo bons resultados com esta modificação bem simples e barata. A primeira vez que fiz, foi numa regulagem personalizada de um Fuscão 1500, que o dono ficava louco por tomar "pau' de Chevette 1.6 a gasolina.
                Disse pra ele, numa regulagem, eu não consigo fazer milagre, mas mágica eu já consigo...
                Troquei o gicleur principal (não lembro o valor exato, mas era 7,5 pontos acima do original, avanço o mais adiantado antes de bater pino, entre 15 e 18 graus iniciais, folga de platinado de 0,10mm folga de válvulas de 0,05mm no escape e 0,15mm na admissão, corneta no solex H30PIC (usada no filtro da CB400 como opcional),
                Flauta modificada na configuração que sugeri e só...
                Vocês tinham que ver a cara do garoto (digo garoto, pois era meu aluno no colegial), quando tirei o Fusca dele da minha garagem cantando pneu...
                Ele quase mordeu as orelhas com o sorriso...
                Se começou a dar pau no Chevette eu não sei, mas que virou cada vez mais fã dos Fuscas... Isto virou...

                []s,

                Master Vader.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • #9
                  Realmente a felicidade de ver o motor funcionar apos alguma modificação nao tem explicação!!!

                  qdo eu troquei a carburação e aliviei o volante, ao entra pelo portao da oficina o mecanico estava com ele ligado, qdo ele deu umas aceleradas quase cai pra tras, o barulho do militrinca mudou completamente.... hoje ja to acostumado, nao sinto diferença....

                  hahahah

                  isso vicia!!!

                  flw
                  WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por matheusbat
                    Realmente a felicidade de ver o motor funcionar apos alguma modificação nao tem explicação!!!

                    qdo eu troquei a carburação e aliviei o volante, ao entra pelo portao da oficina o mecanico estava com ele ligado, qdo ele deu umas aceleradas quase cai pra tras, o barulho do militrinca mudou completamente.... hoje ja to acostumado, nao sinto diferença....

                    hahahah

                    isso vicia!!!

                    flw

                    Nenhum carro preparado anda o que o dono quer. Sempre estará fraco...
                    Isto é da natureza humana...
                    HEHE!!!

                    []s,

                    Master Vader.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #11
                      Respondendo algumas dúvidas...

                      Quando aumentamos o diâmetro de um furo calibrado, seja ele um gicleur ou um tubo emulsificador (flauta), alteramos a vazão máxima do mesmo.

                      Aumentando-a teremos uma área de passagem do fluído maior.
                      Este comportamento de maior vazão será percebido em todas as rotações (principalmente em baixa e umpouco menos em alta).

                      Quando mantemos o diâmetro do furo,e somente o tornamos cônico na parte externa da flauta, alteramos o que chamamos de coeficiente de vazão do orifício, praticamente um rendimento, podendo ser este valor desde 0 Furo entupido HEHEHE, até 100%, furo com perfil de entrada e de saída com contornos fluidodinâmicos. Neste caso o ganho será bem perceptivel em rotações média e principalmente em altas praticamente inexistindo ganho em baixa.
                      Só para mostrar um exemplo:
                      O venturi é um furo calibrado considerando-se o diâmero da garganta, por exemplo o venturi 24mm original da maioria dos solex 32 a gasolina possui diâmetro de garganta de 24mm.
                      Ele possui contorno de entrada e de saída definidos para aumentar ao máximo sua eficiência fluidodinâmica em todas as vazões de ar, ou seja todas as rotações do motor.
                      Se isto não fosse necessário, bastaria uma placa no carburador, com um furo de 24mm feito com uma broca na altura do injetor principal (bengalona).

                      Este dispositivo de queda de pressão (semelhante ao venturi) chama-se "placa perfurada", e funciona com rendimento bem mais baixo, além de ter vazão variável em relação à velocidade do fluxo de ar, daí não poder ser utilizado em sistema de fluxo variável, principalmente ond queremos alta eficiência do sistema. Somente é usado em sistemas, onde além de queremos gerar uma tomada de vácuo, queremos uma restrição de pressão violenta (maior que no venturi) e restrição de vazão mais eficiente, para carburadores não serve.

                      Assim podemos concluir que:

                      1) A flauta original dos solex 32 PDSI e 30PIC (s), como tem os furos praticamente cilindricos, possuem diminuição da vazão na mesma em altos fluxos de ar (rotações elvadas ou em motores com comandos e/ou cilindradas maiores).
                      2) Ao fazer furos cônicos sem alterar o diâmetro original, mantemos a condição de funcionamento em baixa original, ou seja mantemos o consumo e melhoramos a potência máxima inclusive com outras alterações no motor (comandos, cilindrada, turbo, etc).
                      3) Aumentando o diâmetro dos furos, alteramos o comportamento desde baixa rotação até alta, porém não de forma linear, pois em alta ela irá oferecendo uma queda na vazão. Em casos em que a preparação não é tão forte, já é suficiente.
                      4) Aumentando os furos e deixando-os cônicos com um diâmetro de broca 50% maior aproximadamente (esta medida não é tão crítica), temos a somatória de ganhos, basta ver as flautas dos webers!!
                      5) Nas dicas que eu coloquei dos dois carburadores, fiz os dois procedimentos, cônico no solex 30 e furo passante de maior diâmetro no solex 32...
                      6) Daí em diante valerá a criatividade, necessidade e bom senso de cada um... Boa sorte.

                      []s,

                      Master Vader.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        vou fazer tmb!!!

                        Postado originalmente por JamesTKirk
                        Se quiser mais potência ainda, mude todos os furos para 1,6mm e com entradas conicas de 2mm e você verá que vai ficar melhor ainda!
                        Eu fiz e ficou show!!!
                        No miletrezentos vou por o w100, e vou comprar um par de flautas do solex 30HPI, n pode ser tão cara assim, ai vou fazer duas configurações diferentes, vou por o com 2/1,6 e um de 1,6/1...ai vou testar e ver qual dos dois deixa o carro melhor..estou fazendo certo?

                        []s

                        Comment


                        • #13
                          Aumento da giclagem de ar

                          Master Vader, e se o giclê de ar for aumentado de 120 para 135, por exemplo? Qual será o efeito dessa mudança?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por romulosartoretto
                            Master Vader, e se o giclê de ar for aumentado de 120 para 135, por exemplo? Qual será o efeito dessa mudança?
                            Quando se aumenta o gicleur de ar dois efeitos são gerados:
                            1) Um empobrecimento da mistura, assim a variação deste componenete pode servir para ajustes finos da relação ar/combustível.
                            2) Retardar a entrada do circuito de alta do carburador.
                            Quando aumentamos este gicleur, diminuimos a depressão (vácuo) no poço de alimentação, que é o espaço que alimenta o injetor principal (aquele mais grosso que fica com a ponta no centro da garganta do venturi). Esta diminuição da depressão, faz com que o circuito de alta funcione com cargas maiores do motor.
                            è válida esta alteração, quando utilizamos venturis menores, ou em motores de cilindrada mais baixa (1300 por exemplo).
                            Nos solex 32 , para motores maiores 1600 ou superiores, com venturis 24mm em geral o gicleur de arfica na casa dos 115 ou 110. Podendo chegar a 50 ou 60 com venturis de 27mm e cilindradas de até 1800cm3.
                            Nos motores menores ou com venturis 22mm ou até 20mm (no 1300 a álcool), o gilcuer de ar será por volta de 130 ou 140.
                            "Master Vader"
                            The Lord of the Sith VW
                            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                            My email -> vaderthemaster@gmail.com

                            Comment


                            • #15
                              gigle

                              Tenho fusca 1300 solex 30pic qual ideal

                              Comment

                              Working...
                              X