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Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

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  • Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

    Bom muitas vezes já explicado na Comunidade, vou deixar aqui um tutorial de como Calcular a Taxa do Motor Ciclo Otto.....
    :P Primeiramente oq vc tem q saber é o diametro do seu pistao(Dp) e o curso do Virabrequim(Cv) para achar o volume do cilindro(Vc) q é a area onde o pistão "corre" indo para cima e para baixo....
    Para calcular o Vc utilizamos a seguinte formula:
    Vc=((Dp^2)x3.1416xCv)/4 que vai dar a Cilindrada Unitaria do motor(cc de cada cilindro)
    OBS:Se o Ponto Morto Superior(PMS) do seu Pistão não fica rente ao final do cilindro(Vamos dizer que falte 1mm pra chegar até o topo do cilindro) vc tem q somar esse 1mm no curso do virabrequim(na verdade só para calcular o Vc,pois nao quer dizer q aumentou o urso de seu vira ok?).
    Pronto está calculado o Vc.
    Agora voce tem que calcular o volume da Camara de combustão(no cabeçote onde ocorre a explosão)Ve.
    Para isso não existe fórmula,vai ter que ser calculado na raça.....hehehe
    Voce vai precisar de uma placa de acrilico com 2 furos(1 maior para entrar o liquido e outro menor para o ar sair) e um pouco de vaselina para vedaçao.
    Voce retira o cabeçote prende bem as velas e as valvulas coloca a placa de acrilico com um pouco de vaselina para nao vazar nenhum liquido.....
    Com a ajuda de uma Pipeta ou Seringa voce vai colocando liquido(eu gosto de usar agua) dentro da camara, por exemplo vamos dizer que voce colocou 50ml de agua.....quer dizer que seu Ve=50cc!!!(1cc=1ml)
    Agora voce já pode calcular sua taxa! que é (Vc+Ve)/Ve
    Vou fazer um Exemplo para voces verem
    Um motor com curso de vira 69mm e pistoes 94mm com 2mm de area de luz(que é oq faltou para o pistao ficar rente com o final do cilindro)
    Primeiro o Vc=([94^2]x3.1416x[69+2])/4, Vc=492,72cc(cilindrada de cada cilindro).
    E vamos dizer que "Pipetando" a Camara de combustao encontramos Ve=51ml=51cc.
    Agora jogamos os valores a formula da Taxa:
    (Vc+Ve)/Ve ->(492,72+51)/51=10,66
    Portanto a taxa do seu motor é 10,66:1, arredondando 10,7:1!!!!
    Vamos dizer que voce quisesse aumentar a taxa do seu motor, vc vai rebaixando seu cabeçote de 0,5mm em 0,5mm ok?(nao mais q isso nunca)
    Vc tira 1mm e qdo vc pipeta ele novamente dá 44ml=44cc
    Vamos refazer as contas (492.72+44)/44=12,2
    Que da 12,2:1 de taxa, uma boa taxa para um aspirado a alcool.....
    Qualquer duvida é só perguntar ok?
    Abraços e Bem-Vindos ao Dark Side!!!!! [/code]

  • #2
    Ah......Nosso Mestre me falou de uma coisa q eu esqueci!!!
    Onde que entram os Pistoes Convexos("Cabeçudos") e os Concavos("Esburacados") e os Retos nisso tudo..... ops:
    Vamos lá....

    Se o pistao for Convexo vc tem q pegar um pouco de parafina,"tirar um molde" da concavidade e dai medir qto é o espaço(volume) q a concavidade ocupa...Faz-se isso "Pipetando" como se estivesse no cabeçote!!!
    Dai é só voce SUBTRAIR do Volume final encontrado na formula do Vc e SUBTRAIR do volume encontrado na pipetaçao do cabeçote (Ve).
    Por exemplo: Vc achou 492cc de cilindrada unitaria(Vc) dai esse pistao tem uma convexidade q ocupa 12ml(cc) quer dizer q a REAL cilindrada unitaria é 480cc .Mas vai tirar os msm 12cc do volume camara de combustao dando tbm o Vc REAL.
    Por isso a taxa é aumentada com pistoes cabeçudos pois qdo jogado na formula da taxa comparado com um pistao reto ou convexo a taxa vai ser mto maior!!!!!

    Com o Pistao Concavo é mais facil, é só vc colocar o acrilico emcima do pistao e pipetar como se fose no cabeçote.
    Tendo o volume em mãos é só ADICIONAR ele à Cilindrada unitaria(Vc) e ADICIONAR ao volume da camara Vc
    Por exemplo: Vc achou as mesmas 492cc de cilindrada unitaria e agora a concavidade(buraco) no pistao tem 8ml(cc) da um total de 500cc,e aumentado no Volume da Camara(Ve) que qdo jogado na formula da taxa vai Diminuir a taxa!!!

    O pistao reto é só utilizar as formulas!!!

    Vamos Calcular a taxa para um msm motor 1900 só utilizando pistoes diferentes!!!
    1-Pistao Convexo(cabeçudo):
    Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
    Concavidade=12cc
    Cilindrada Unitaria Real=480cc
    Camara de Explosao(Ve)=60cc
    Ve Real=48cc
    Taxa=11:1

    2-Pistao Concavo(esburacado):
    Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
    Convexidade=12cc
    Cilindrada Unitaria Real=504cc
    Camara de Explosao(Ve)=60cc
    Ve Real=72
    Taxa=8:1

    3-Pistao Reto
    Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
    Cilindrada Unitaria Real=492cc
    Camara de Explosao(Ve)=60cc
    Ve Real=60
    Taxa=9,2:1

    Deu pra entender??Fiz tudo meio correndo espero q todos consigam visualizar oq tah escrito..........hahahaha

    Uma boa taxa para aspirados é 9,5:1 na gasolina e 12:1 no alcool,mas isso pode variar para cada caso neh?
    E nao é só na mudança de pistoes q pode se mudar a taxa dos pistoes, assim como na mudança do curso do vira e no rebaixamento dos cabeçotes ou colocaçao de uma junta maior entre os cabeçotes e o bloco(valido mais para outros motores como os APs bahrrr!!!)......
    Mas tudo isso é só jogar nas formulas q eu falei....
    Abraço

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    • #3
      Beleza Renatão.

      Vader.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
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      • #4
        Fiquei com uma dúvida aqui...

        Eu tenho um motor de kombi 97 com pistões e vira originais (85,5 x 69), e o cabeçote ja esta taxado para 9:1, uso gasolina...

        Se eu trocar os pistões pelos 94mm cabeçudos e só abrir os cabeçotes para esse diâmetro (vai virar 1915cc) para quanto que vai a taxa, usando no alcool.

        vlw...

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        • #5
          Provavelmente vai aumentar, pois se seu motor esta usando o pistao a gasolina q tem uma concavidade(afundamento) na cabeça do pistao q deixa a taxa mais baixa, qdo vc trocar os pistoes os 94mm tem a cabeça reta........
          Agora pra qto vai eu nao sei, tente calcular como o explicado acima
          Abraço

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          • #6
            Gostaria de uma confirmação dos especialistas em relação aos meus cálculos sobre a taxa de compressão

            diametro = 85,50 mm
            curso vira = 69,00 mm

            CC total = 1584,65 cm3
            CC unitária = 396,16 cm3

            supondo a folga do pistão em 1,5mm (1mm = 5,74 cm3)
            luz pistão = 8,61 cm3
            pistão buraco pipetado = 15,00 cm3
            Vc Real= 396,16 + 8,61 + 15,00 = 419,77 cm3

            Camara pipetada 40 cm3
            Ve Real= 40,00 + 8,61 + 15,00 = 63,61 cm3

            Taxa = (Vc + Ve) / Ve
            (419,77 + 63,61) / 63,61 =
            taxa = 7,60:1

            Está correto este cálculo ?

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            • #7
              Alguém sabe?

              Qual a cc da câmara de combustão do 1300 gasolina na medida original?
              E a cc da concavidade do pistão original a gasolina?

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              • #8
                Amigos,

                alguém já calculou qual é o volume do abaulado do pistão 1600 a álcool cabeçudo do modelo moderno?

                Abraços,

                Edu
                schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                Edkäfer,

                OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

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                • #9
                  Postado originalmente por Fabio Lima
                  Qual a cc da câmara de combustão do 1300 gasolina na medida original?
                  E a cc da concavidade do pistão original a gasolina?
                  Em torno de 5cm3 no pistão e 50,4 cm3 no restante da câmara.
                  "Master Vader"
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                  • #10
                    Postado originalmente por Edu Käfer
                    Amigos,

                    alguém já calculou qual é o volume do abaulado do pistão 1600 a álcool cabeçudo do modelo moderno?

                    Abraços,

                    Edu
                    Também é em torno de 5cm3, só que negativos, pois ocupam espaço na câmara.

                    []s,

                    Master Vader.
                    "Master Vader"
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                    • #11
                      Senhores,
                      Eu estava revendo este tópico quando notei que uma idéia não estava completamente correta. Eu posso até está errado, mas segue as minhas considerações.

                      O Renato_puma usou a formula Vc=((Dp^2)x3.1416xCv)/4 para indicar a cilindrada de um cilindro. Está correto. Mas quando foi aplicar a formula ele a usou a seguinte: Vc=((Dp^2)x3.1416x(Cv+Cl))/4, sendo Cl o curso da luz (em mm); Ai começa a minha dúvida, pois este valor é o mesmo no PMS e PMI (ponto morto superior e inferior), assim como o volume da câmara não varia..
                      Assim eu acho que o correto seria:
                      Vc=((Dp^2)x3.1416xCv)/4=> 478,8458
                      Vl=((Dp^2)x3.1416xCl)/4 => 13,8796
                      Ve=51

                      Assim o calculo da taxa seria:
                      (Vc+Ve+Vl)/(Ve+Vl) = 8,3805 => 8,4:1.

                      Diferente do resultado apresentado pelo Renato_puma que deu 10,66 => 10,7:1.

                      Alguém poderia dizer se estou correto na minha afirmação?
                      Last edited by Emerson; 23-11-2006, 04:39 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Como a area de luz só aparece no PMS, ele afeta somente o Volume total da camara de combustao, nao afetando no Volume do cilindro, q depende somente do curso do vira e do diametro do pistao......
                        Abraçao

                        Comment


                        • #13
                          Logo, o volume da Luz não deve ser somado a do pistão, como você anteiormente recomendava, e sim ao da camara como e demostro. Certo?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Emerson
                            Logo, o volume da Luz não deve ser somado a do pistão, como você anteiormente recomendava, e sim ao da camara como e demostro. Certo?
                            Eu q me equivoquei na ultima pasagem, ele é somado aos 2, ele aparece no PMB(pois é o curso+a Luz, sendo assim entrando no volume do cilindro) e no PMA(onde ele vai ser somado a camara de combustao)......
                            Agora sim, espero q estejamos certos....
                            Abraçao

                            Comment


                            • #15
                              Me perguntaram se o curso maior altera a taxa...

                              Aí fiz este roteiro simplificado para explicar o resultado...

                              Qualquer mudança no motor que altere a sua cilindrada alterará a taxa de compressão se for mantido o cabeçote nas condições anteriores.
                              A taxa de compressão é calculada por T.C = (V1+v)/v,
                              Onde:
                              V1= cilindrada de 1 cilindro (pega –se a cilindrada total do motor (V)e divide pelo número de cilindros (4 no Fusca).
                              v= volume total da câmara de combustão (é o volume da câmara do cabeçote, considerndo-se inclusive o volume que acabeça do pistão gera e a folga entre face do pistão e face da borda da camisa no Ponto Morto Superior – PMS).
                              Este volume não se calcula através de formulas pré definidas, mas se mede com líquido, óleo para transmissão automática por exemplo.

                              Assim, se soubermos a cilindrada de um determinado motor, e sua taxa de compressão original, poderemos calcular a taxa ao aumentarmos a cilindrada , com troca do virabrequim , troca do kit ou ambos.

                              Exemplo:
                              O motor original do Fusca tem diâmetro dos pistões D=85,5mm e curso do virabrequim S=69mm com taxa de compressão 7,2:1 (modelo antes de 1984).
                              Qual será a taxa de compressão alterando-se somente o curso do virabrequim por um de 78,4mm?
                              A cilindrada do motor será: V= 3,1416 *D*D*S/1000, portanto:
                              V= 3,1416*85,5*85,5*69/1000 = 1584,6 cm3
                              V1 = V/4 >> V1 = 1584,6 / 4
                              V1 = 396,16cm3

                              TC= (V1+v)/v,
                              7,2 = (396,16+v)/v , multiplicando em X, teremos:
                              7,2.v = 396,16+v , passando o v para o primeiro membro com sinal negativo, teremos:
                              7,2v – v = 396,16
                              6,2v = 396,16
                              v = 396,16 / 6,2
                              v = 63,9 cm3

                              Nova cilindrada (com mudança do virabrequim):

                              V= 3,1416*85,5*85,5*78,4/1000 = 1800,5cm3
                              V1 = 1800,5 / 4 = 450,13

                              Nova taxa de compressão,com a cilindrada nova (pelo vira de 78,4mm) e mesmo volume total de câmara (63,9cm3)

                              T.C = ( 450,13 + 63,9 ) / 63,9
                              T.C = 514,03 / 63,9
                              T.C = 8,04 : 1

                              Portanto somente aumentando o curso, temos sim aumento da taxa de compressão, e passará no caso do 1600 a gasolina (antes de 1984) de 7,2:1 para 8,04:1

                              []s,

                              Master Vader.
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