Olá galera!
Este tópico foi retirado do fórum Preparados.com.br e foi escrita por Gustavo Loeffler do Departamento Técnico da Motorsports Yokohama Brasil e tem uma qualidade excelente. Recomendo que todos leiam tudo. Achamos que sabemos tudo sobre pneus mas através desse artigo percebemos que o que sabemos não compoe nem metade do que devemos saber para faze ruma boa escolha.
Espero que gostem
TUDO SOBRE PNEUS - Introdução.
Segue o indice pra galera se preparar para as materias:
1- História
2- Compostos
3- Processo de fabricação
4- Funções e partes principais
5- Medidas
6- Índices de carga e velocidade
7- Estrutura dos pneus (radialXconvencional / TubelessXTubetype)
8- Normas Internacionais (incluindo Treadwear/Tração/Temperatura)
9- Tipos de desenhos
10- Características High Performance
11- Escolha das rodas
12- Substituição correta dos pneus / Equivalências de medidas
13- Garantia
14- Manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/TWI)
15- Alinhamento/Balanceamento
16- Tipos de desgastes
17- Fatores de desgastes
18- Pressões e comportamento dinâmico
19- Acertos de pista
Este tópico foi retirado do fórum Preparados.com.br e foi escrita por Gustavo Loeffler do Departamento Técnico da Motorsports Yokohama Brasil e tem uma qualidade excelente. Recomendo que todos leiam tudo. Achamos que sabemos tudo sobre pneus mas através desse artigo percebemos que o que sabemos não compoe nem metade do que devemos saber para faze ruma boa escolha.
Espero que gostem
TUDO SOBRE PNEUS - Introdução.
“Pneu é tudo igual, é de borracha, preto, redondo e com um buraco no meio”.
Por incrível que pareça muita gente enxerga os pneus desta maneira, mas ao contrário desta forma de vê-los, os pneus existentes hj no mercado agregam muita tecnologia e inovações no que diz respeito a compostos, estrutura de construção, desenhos e comportamento.
Nesta série de tópicos que serão criados, vou tentar passar o máximo possível de informações para todos, dividindo por capítulos para que se entenda desde a fabricação até os mais diferentes tipos de uso.
Não posso deixar de agradecer a toda equipe PP pelo convite e oportunidade de poder dividir isso com todos. A idéia é inserir um tópico a cada 15 dias, para que neste meio tempo eu possa tirar todas as dúvidas referentes aquela etapa, e então seguirmos para as próximas.
Vocês vão ver que muitas lendas vão ser derrubadas, muitas curiosidades vão aparecer, e vamos todos olhar para os “pretos redondos de borracha” com outros olhos e muito mais cuidados.
A história dos pneus começa em meados do século XIX, e apareceu com o objetivo de tornar as viagens da época menos desconfortáveis, substituindo as rodas maciças de madeira encontradas até então. Em 1844, Charles Goodyear inventou a vulcanização, processo que seria utilizado mais tarde na fabricação dos pneus, e reza a lenda que foi por acidente, quando estava lidando em seu laboratório e derrubou enxofre numa mistura que testava para outros fins. Nesta época a borracha era apenas uma goma grudenta que servia para impermeabilizar tecidos. Se é verdade ou não, não há provas, mas a lenda persiste até os dias de hoje.
Um cirurgião veterinário Escocês chamado John Boyd Dunlop é tido como o pai do pneu moderno, mesmo não tendo sido o primeiro a ter a idéia. Em 1845 foi patenteado o primeiro pneu que se tem notícia por Robert Willian Thomson, que consistia num tubo interno de lona revestido em couro que conseguiu percorrer distâncias consideráveis para a época, mas havia diversos problemas de fabricação e a idéia acabou sendo abandonada. Quando Thomson inventou o pneu nem mesmo as bicicletas ou os automóveis existiam, mas sua idéia era voltada à utilização nas carruagens da época.
Quando Dunlop reinventou o pneu, sem saber da patente anterior, as bicicletas já estavam em um estágio evolutivo que permitiam a utilização de sua invenção. Ele então desenvolveu para o triciclo de seu filho um tubo de couro modificado e revestido por borracha, isso em 1887. Dali não demorou muito para que os tubos internos de borracha (câmaras de ar) fossem inventados. Dunlop cria então uma empresa para produzir sua invenção , que logo teria outros fabricantes, culminando na invenção do primeiro pneu para automóveis em 1895, produzido pela Michelin.
Hoje tanto no Brasil como no mundo existem diversos fabricantes de pneus, entre “novos” e “remoldados”, cada um com suas tecnologias e inovações.
No próximo capitulo vou mostrar o processo de fabricação de pneus novos, etapa por etapa, e todos os segredos e tecnologia envolvidos.
Um grande abraço, boa leitura e até a próxima!
Por incrível que pareça muita gente enxerga os pneus desta maneira, mas ao contrário desta forma de vê-los, os pneus existentes hj no mercado agregam muita tecnologia e inovações no que diz respeito a compostos, estrutura de construção, desenhos e comportamento.
Nesta série de tópicos que serão criados, vou tentar passar o máximo possível de informações para todos, dividindo por capítulos para que se entenda desde a fabricação até os mais diferentes tipos de uso.
Não posso deixar de agradecer a toda equipe PP pelo convite e oportunidade de poder dividir isso com todos. A idéia é inserir um tópico a cada 15 dias, para que neste meio tempo eu possa tirar todas as dúvidas referentes aquela etapa, e então seguirmos para as próximas.
Vocês vão ver que muitas lendas vão ser derrubadas, muitas curiosidades vão aparecer, e vamos todos olhar para os “pretos redondos de borracha” com outros olhos e muito mais cuidados.
A história dos pneus começa em meados do século XIX, e apareceu com o objetivo de tornar as viagens da época menos desconfortáveis, substituindo as rodas maciças de madeira encontradas até então. Em 1844, Charles Goodyear inventou a vulcanização, processo que seria utilizado mais tarde na fabricação dos pneus, e reza a lenda que foi por acidente, quando estava lidando em seu laboratório e derrubou enxofre numa mistura que testava para outros fins. Nesta época a borracha era apenas uma goma grudenta que servia para impermeabilizar tecidos. Se é verdade ou não, não há provas, mas a lenda persiste até os dias de hoje.
Um cirurgião veterinário Escocês chamado John Boyd Dunlop é tido como o pai do pneu moderno, mesmo não tendo sido o primeiro a ter a idéia. Em 1845 foi patenteado o primeiro pneu que se tem notícia por Robert Willian Thomson, que consistia num tubo interno de lona revestido em couro que conseguiu percorrer distâncias consideráveis para a época, mas havia diversos problemas de fabricação e a idéia acabou sendo abandonada. Quando Thomson inventou o pneu nem mesmo as bicicletas ou os automóveis existiam, mas sua idéia era voltada à utilização nas carruagens da época.
Quando Dunlop reinventou o pneu, sem saber da patente anterior, as bicicletas já estavam em um estágio evolutivo que permitiam a utilização de sua invenção. Ele então desenvolveu para o triciclo de seu filho um tubo de couro modificado e revestido por borracha, isso em 1887. Dali não demorou muito para que os tubos internos de borracha (câmaras de ar) fossem inventados. Dunlop cria então uma empresa para produzir sua invenção , que logo teria outros fabricantes, culminando na invenção do primeiro pneu para automóveis em 1895, produzido pela Michelin.
Hoje tanto no Brasil como no mundo existem diversos fabricantes de pneus, entre “novos” e “remoldados”, cada um com suas tecnologias e inovações.
No próximo capitulo vou mostrar o processo de fabricação de pneus novos, etapa por etapa, e todos os segredos e tecnologia envolvidos.
Um grande abraço, boa leitura e até a próxima!
Segue o indice pra galera se preparar para as materias:
1- História
2- Compostos
3- Processo de fabricação
4- Funções e partes principais
5- Medidas
6- Índices de carga e velocidade
7- Estrutura dos pneus (radialXconvencional / TubelessXTubetype)
8- Normas Internacionais (incluindo Treadwear/Tração/Temperatura)
9- Tipos de desenhos
10- Características High Performance
11- Escolha das rodas
12- Substituição correta dos pneus / Equivalências de medidas
13- Garantia
14- Manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/TWI)
15- Alinhamento/Balanceamento
16- Tipos de desgastes
17- Fatores de desgastes
18- Pressões e comportamento dinâmico
19- Acertos de pista
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