Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Celojr,
    Muito bem!!! Tô gostando de ver!

    Como você está usando um módulo de outro carro adaptado no seu, é interessante usar o máximo de coisa desse carro doador, para evitar problemas. Só por cautela...Depois com o tmepo, via futricando! hehehe

    Seguinte, cuidado com o diâmetro da polia do Uno. Se for muito menor que a do Fusca, recomendo você trocar a polia do alternador/dínamo para manter a mesma relação entre os raios da polia do vira e do alternador do motor original. Assim não se compromete a carga da bateria e nem a a refrigeração do motor.

    A posição do sensor da roda fônica, recomendo você colocar próximo à base do alternador. Assim, quando tiver que tirar a correia pra trocar, nã oterá que soltar o sensor... Soltou uma vez, tem que regular no local certinho e talz..Daí faz esse trampo só uma vez. Pode fazer um uporte de metal, que pode ser aparafusado junto com a base do alternador na carcaça. Ou seja viria a porca, esse suporte a base do alternador e acarcaça(falanado a ordem dos componentes de cima pra baixo). Acho que fica bom.

    Sem ditribuidor, vai sobrar um belo espaço naquele canto...Dê aquela geralzona no motor, que vai ficar de capa de revista!!!! hehehehe

    Essa roda fônica do uno, veio junto com a polia dele. Mas como a roda fônica é presa na polia, por parafusos? ou a roda fônica e a polia são uma peça só?

    Abração e manda ver aí, brother!

    PS: Valeu por colocar os links dos posts do Bugtec! Vai ajudar a galera que se aventurar em colocar injção, igual você!
    Rafael,

    Vamo nois...

    Praticamente todos os componentes originais da injeção do uno serão transplantados para o fusca...acho não teremos problemas de rejeição doador/receptor não...

    Vou responder a outras duas perguntas suas numa tacada só, a roda fonica e a polia são uma peça só e não, não tentaremos adaptar a polia do uno inteira no fusca, a turma aqui achou que iria ficar pouco confiável, não em relação ao alternador, mas sim em relação ao encaixe da polia, que é beeeem diferente do encaixe do fusca, falaram que ia ficar uma gambiarra só... daí abandonamos a idéia...mas a frente digo o que temos em mente.

    Com a providencial saída do distribuidor e da bobina MI, abriremos uma verdadeira avenida para o sensor de rotação, os principais locais, em ordem de eleição ou possibilidade são a torre do alternador e o suporte da bomba de gasolina que sai do distribuidor.

    A torre do alternador parece que foi feita pra isso, tem até um orificiozinho que pode ser aproveitado, abre-se uma rosca nele e "voalá", sensor encaixado, o outro local requer um suportezinho mais bem elaborado, mas nada tãããão difícil assim.

    Vamo que vamo...

    Abs.

    Comment


    • #32
      Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

      Roda Fônica:





      Bem, como podemos observar, a roda fonica e a polia constituem, infelizmente, uma peça única, nossa grande dúvida é se as separamos na serra ou se a utilizamos como gabarito para a produção de outra roda fonica para encaixarmos na polia do fusca, adaptar a peça inteira no fusca está fora de cogitação.

      Tudo dependerá agora, do parecer da equipe de torno. Caso optemos pelo corte, ele será feito primeiramente mantendo os dentes da polia, sacando fora apenas o tampo do outro lado da roda fonica, seguido de cortes subsequentes até atingirmos a altura ideal para o encaixe.

      A fixação da roda fonica a polia ainda não está bem definida, até porque ainda não temos certeza de qual a sua posição correta para conseguirmos o ponto adequado, se alguém puder trazer luz a essa questão, agradecemos, sugestões serão muito bem vindas, a fixação pode ser por pontos de solda ou parafusos estratégicamente posicionados para manter o conjunto seguro.

      Detalhe sensor de rotação e seu conector:


      O encaixe da roda fônica será entre a polia do vira e o motor, isso se deve a alguns pontos que consideramos importantes:
      1. Caso a correia da polia precisa ser trocada, ou pule fora acidentalmente, não baterá no sensor.
      2. Achamos que a roda fonica ficará muito mais protegida e discreta neste local.
      3. Como o sensor em si não é uma peça muito comprida, para o colocarmos entre a polia e a carroceria, necessitaremos de um suporte um tanto quanto longo, mais sujeito a pancadas, vibrações e ocasionais avarias.
      Enfim, por enquanto estamos neste pé, os trabalhos práticos estão agendados para iniciarem neste fds.

      Espero ter mais notícias em breve.

      Até lá, amigos.

      Abs.
      Arquivos Anexos

      Comment


      • #33
        Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

        Postado originalmente por celojr
        Roda Fônica:
        O encaixe da roda fônica será entre a polia do vira e o motor, isso se deve a alguns pontos que consideramos importantes:
        1. Caso a correia da polia precisa ser trocada, ou pule fora acidentalmente, não baterá no sensor.
        2. Achamos que a roda fonica ficará muito mais protegida e discreta neste local.
        3. Como o sensor em si não é uma peça muito comprida, para o colocarmos entre a polia e a carroceria, necessitaremos de um suporte um tanto quanto longo, mais sujeito a pancadas, vibrações e ocasionais avarias.
        Enfim, por enquanto estamos neste pé, os trabalhos práticos estão agendados para iniciarem neste fds.

        Espero ter mais notícias em breve.

        Até lá, amigos.

        Abs.
        Acho mais fácil colocar do lado de fora da polia, fica mais fácil de alinhar, faça o suporte longo em uma barra chata de ferro de metalurgica. O Trimilica usa roda fônica assim, par ao lado de fora da polia. Manda tornear o núcleo da polia fora e fixa ela com 3 parafusos na polia do VW ou simplesmente solda ela na polia do VW. Use a filosofia KISSAI (Keep It Simple Stupid And Idiot), ou seja, não inventa muita história KISSAI certo com certeza.

        Abs,

        Cristiano.
        Cristiano A. C. Zank

        (o\_!_/o) 74 - O primeiro
        |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
        (o\_!_/o) 68 - Jepo
        PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
        http://fuscami16.blogspot.com
        Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

        Comment


        • #34
          Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

          Postado originalmente por fusca_74
          Acho mais fácil colocar do lado de fora da polia, fica mais fácil de alinhar, faça o suporte longo em uma barra chata de ferro de metalurgica. O Trimilica usa roda fônica assim, par ao lado de fora da polia. Manda tornear o núcleo da polia fora e fixa ela com 3 parafusos na polia do VW ou simplesmente solda ela na polia do VW. Use a filosofia KISSAI (Keep It Simple Stupid And Idiot), ou seja, não inventa muita história KISSAI certo com certeza.

          Abs,

          Cristiano.
          Fala Cristiano,

          Gostei do KISSAI, conhecia KISS, KISSAI não, parece japonês, até rima com BANZAI!!!

          Pois é, essa questão do alinhamento entre a polia e a roda fonica é um ponto delicadíssimo do projeto pensamos em tirar a polia do vira e alinhá-la com a roda fonica no torno, e neste ponto também definir a fixação, os caras são muito bons, essa parte não trará problemas.

          Bom saber que o Trimilika usa roda fonica, vou falar com ele, quem sabe ele me diz o pulo do gato para o local certinho da roda em relação a posição do vira, pois isso está realmente preocupante, até o momento estou as cegas.

          Já até me falaram para pegar um uno, abrir o capo e ver o local do ponto (quantos dentes tem do ponto banguela da roda fonica até o sensor) com a polia posicionada no pistão 1... deu pra notar que ainda estou meio a deriva, né?

          Abs.

          Comment


          • #35
            Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

            Postado originalmente por celojr
            Fala Cristiano,

            Gostei do KISSAI, conhecia KISS, KISSAI não, parece japonês, até rima com BANZAI!!!

            Pois é, essa questão do alinhamento entre a polia e a roda fonica é um ponto delicadíssimo do projeto pensamos em tirar a polia do vira e alinhá-la com a roda fonica no torno, e neste ponto também definir a fixação, os caras são muito bons, essa parte não trará problemas.

            Bom saber que o Trimilika usa roda fonica, vou falar com ele, quem sabe ele me diz o pulo do gato para o local certinho da roda em relação a posição do vira, pois isso está realmente preocupante, até o momento estou as cegas.

            Já até me falaram para pegar um uno, abrir o capo e ver o local do ponto (quantos dentes tem do ponto banguela da roda fonica até o sensor) com a polia posicionada no pistão 1... deu pra notar que ainda estou meio a deriva, né?

            Abs.
            Celojr,
            Acreido que o posicionamento da roda fônica pode ser atrás do na frente da polia numa boa. Só ter cuidado na hora de instalá-la.
            Acho mais prudente separar a roda fônica da polia do Uno, e com ela em mãos, ver como que fica. Se for colocar entre a polia e o bloco do motor, tem que ver se não vai pegar em nada. Lembrando que quando separar a roda fônica da polia do uno, terá ma espécie de "coroa dentada". Vai ter que ser fixada mais próxima das etremidades da polia. Acho que solda seria mais prudente.

            Pra alinhar, cad aum tem seu meio..Dá pra se confeccionar um eixo de madeira, que passe por dentro da polia e que tenha um diâmetro maior, depois, para alinhar a roda fônica. Isso é o de menos e os caras daí vão tirar de letra!

            Falou com o bugtec a respeito da posição do dentre banguela em relação à roda fônica? Eu não sei mesmo..senão lhe daria essa luz.

            Essa daí tá parencendo 60-2(60 dentes menos dois = 58 dentes no total, não se contam os dois dentes que existiriam na região banguela).

            Você vai usar a polia original ou uma daquelas de alumínio? Se for a original, por ter paredes mais finas, acredito que solda será uma boa saída. Mas isso você tem que avaliar com os mestres da usinagem aí!

            O Bugtec usou a do Tempra, que é originalmente aparafusada(por 3 parafusos) na polia. Como essa é inteiriça, só separar as duas peças e mandar ver.

            Celojr, conversei com meu irmão. Caso você usasse megasquirt, er asó colocar a roda fônica na polia, sem posição específica, e "ensinar" a mega a ler que o dente nº x corresponde ao PMS(Ponto Morto Superior do motor). Segue em anexo um arquivo que o Bugtec tinha me mandado, sobre a mega. o TDC que aparece aí é a mesma coisa do PMS.
            Como vai usar o módulo do uno, o mais prudente é ver, no motor, quantos angulos diferem da marcação do PMS com a posição do dente perdido(ou de um antes ou depois dele, só pra facilitar na hora de posicionar corretamente). Tem que ver quantos graus e se é antes ou depois do PMS que corresponde ao corte em "V" da sua polia original. Se fosse uma graduada, tava mais tranquilo de fazer! hehehe
            Tem algum uno EP à disposição aí?

            Abraço!
            Last edited by Rafael_MO; 30-04-2009, 11:22 PM.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #36
              Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Celojr,
              Acreido que o posicionamento da roda fônica pode ser atrás do na frente da polia numa boa. Só ter cuidado na hora de instalá-la.
              Acho mais prudente separar a roda fônica da polia do Uno, e com ela em mãos, ver como que fica. Se for colocar entre a polia e o bloco do motor, tem que ver se não vai pegar em nada. Lembrando que quando separar a roda fônica da polia do uno, terá ma espécie de "coroa dentada". Vai ter que ser fixada mais próxima das etremidades da polia. Acho que solda seria mais prudente.

              Pra alinhar, cad aum tem seu meio..Dá pra se confeccionar um eixo de madeira, que passe por dentro da polia e que tenha um diâmetro maior, depois, para alinhar a roda fônica. Isso é o de menos e os caras daí vão tirar de letra!

              Falou com o bugtec a respeito da posição do dentre banguela em relação à roda fônica? Eu não sei mesmo..senão lhe daria essa luz.

              Essa daí tá parencendo 60-2(60 dentes menos dois = 58 dentes no total, não se contam os dois dentes que existiriam na região banguela).

              Você vai usar a polia original ou uma daquelas de alumínio? Se for a original, por ter paredes mais finas, acredito que solda será uma boa saída. Mas isso você tem que avaliar com os mestres da usinagem aí!

              O Bugtec usou a do Tempra, que é originalmente aparafusada(por 3 parafusos) na polia. Como essa é inteiriça, só separar as duas peças e mandar ver.

              Celojr, conversei com meu irmão. Caso você usasse megasquirt, er asó colocar a roda fônica na polia, sem posição específica, e "ensinar" a mega a ler que o dente nº x corresponde ao PMS(Ponto Morto Superior do motor). Segue em anexo um arquivo que o Bugtec tinha me mandado, sobre a mega. o TDC que aparece aí é a mesma coisa do PMS.
              Como vai usar o módulo do uno, o mais prudente é ver, no motor, quantos angulos diferem da marcação do PMS com a posição do dente perdido(ou de um antes ou depois dele, só pra facilitar na hora de posicionar corretamente). Tem que ver quantos graus e se é antes ou depois do PMS que corresponde ao corte em "V" da sua polia original. Se fosse uma graduada, tava mais tranquilo de fazer! hehehe
              Tem algum uno EP à disposição aí?

              Abraço!
              Então, Rafael,

              Ainda não temos muita certeza se a roda vai pela frente ou por tras da polia, o único fato confirmado é que a roda tem um diâmetro menor que a polia, caber entre a polia e o bloco, ela cabe sim, sem encostar em nada, entre a polia e a lata tambémm mas como ela é menor, o sensor vai acabar tendo que fazer uma pequena curva para chegar aos dentes, ao passo que entre o bloco e a polia, da pra por ele reto, no mesmo nível que a roda, acabaria ficando mais fácil. Mas, por enquanto é tudo teoria, e como a teoria, na prática é diferente... só saberemos ao certo mesmo, na hora do pega pra capar.

              Esse é um dos principais motivos pelos quais pensamos também em produzir uma roda fonica, daria pra fazê-la no diâmetro da polia do fusca e facilitaria substancialmente, não somente o encaixe, como o posicionamento do sensor, afora que com um gabarito, podemos, caso funcione, reproduzí-la mais facilmente, e, ca pra nós, é uma chapa de ferro fininha cheia de dentes, banguela num pedaço, se brincar deve dar pra fazer até na base do alicate... alicate de torneiro mecânico...obviamente.

              Essa parte do alinhamento vou deixar pro torneiro resolver, para alinhar os reparos do carburador do fusca com o da TBI para fazer a flange, por exemplo, ele usou um cano de ferro soldado no molde da Flange para realizar a furação do coletor. Eles resolverão como fazer. Por hora minha polia é original e acho que assim permanecerá por algum tempo, a lista de prioridades é grande...

              Ainda não falei com o BugTec, vou ver se mando uma MP pra ele ainda hj. Fica tranquilo, brother, eu sei que vc é parceirão, vamos descobrir o PMS juntos. Quem descobrir primeiro fala pro outro.

              Agora, vou te contar, 60-2=58 foi de doer, eu já estava até desconfiado, mas sabe aquela questão de prova que a resposta é tão simples e está tão na cara que vc acha que tem pegadinha nela? pois é, foi isso. Taí explicado porque eu so contava 58 dentes. Oh inginorÊncia...

              Pois é... a Ms vai ficar para um futuro não tão próximo nem tão distante assim, o negócio é tentar ensinar a central do uno como é que se faz, mas que tem uno a disposição, isso tem de montes, me falaram que diversos são clienes do meu mecânico. Ah!! e por falar nele, agora lembrei de um detalhe legal, adivinha onde ele trabalhou e angarinhou muita experiência ao longo dos anos... ... ... Na FIAT!!!! Agora que lembrei desse detalhe tô até mais tranquilo, tamo no caminho certo!!!

              Abraço.

              Comment


              • #37
                Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                Postado originalmente por celojr
                Então, Rafael,

                Ainda não temos muita certeza se a roda vai pela frente ou por tras da polia, o único fato confirmado é que a roda tem um diâmetro menor que a polia, caber entre a polia e o bloco, ela cabe sim, sem encostar em nada, entre a polia e a lata tambémm mas como ela é menor, o sensor vai acabar tendo que fazer uma pequena curva para chegar aos dentes, ao passo que entre o bloco e a polia, da pra por ele reto, no mesmo nível que a roda, acabaria ficando mais fácil. Mas, por enquanto é tudo teoria, e como a teoria, na prática é diferente... só saberemos ao certo mesmo, na hora do pega pra capar.

                Esse é um dos principais motivos pelos quais pensamos também em produzir uma roda fonica, daria pra fazê-la no diâmetro da polia do fusca e facilitaria substancialmente, não somente o encaixe, como o posicionamento do sensor, afora que com um gabarito, podemos, caso funcione, reproduzí-la mais facilmente, e, ca pra nós, é uma chapa de ferro fininha cheia de dentes, banguela num pedaço, se brincar deve dar pra fazer até na base do alicate... alicate de torneiro mecânico...obviamente.

                Essa parte do alinhamento vou deixar pro torneiro resolver, para alinhar os reparos do carburador do fusca com o da TBI para fazer a flange, por exemplo, ele usou um cano de ferro soldado no molde da Flange para realizar a furação do coletor. Eles resolverão como fazer. Por hora minha polia é original e acho que assim permanecerá por algum tempo, a lista de prioridades é grande...

                Ainda não falei com o BugTec, vou ver se mando uma MP pra ele ainda hj. Fica tranquilo, brother, eu sei que vc é parceirão, vamos descobrir o PMS juntos. Quem descobrir primeiro fala pro outro.

                Agora, vou te contar, 60-2=58 foi de doer, eu já estava até desconfiado, mas sabe aquela questão de prova que a resposta é tão simples e está tão na cara que vc acha que tem pegadinha nela? pois é, foi isso. Taí explicado porque eu so contava 58 dentes. Oh inginorÊncia...

                Pois é... a Ms vai ficar para um futuro não tão próximo nem tão distante assim, o negócio é tentar ensinar a central do uno como é que se faz, mas que tem uno a disposição, isso tem de montes, me falaram que diversos são clienes do meu mecânico. Ah!! e por falar nele, agora lembrei de um detalhe legal, adivinha onde ele trabalhou e angarinhou muita experiência ao longo dos anos... ... ... Na FIAT!!!! Agora que lembrei desse detalhe tô até mais tranquilo, tamo no caminho certo!!!

                Abraço.
                Celojr,
                Tá em boas mãos..o cara é acostumado a mexer com FIAT..mexer no módulo vai ser fácil.
                Bem, como tem muito uno à disposição, chega lá no mecânico e fala: "Coloca o primeiro cilindro em PMS", daí você repara o grau da parte banguela da roda fônica em relação ao eixo vertical que passa pelo centro da roda fônica. Daí só reproduzir esse mesmo angulo na hora de colocar a roda fônica na polai do Fusca.

                Só pra lembrar, geralmente o sensor fica a uns 2,5mm e distancia da roda fônica. A polia via teixar ter essa distancia entre a roda fônica e o sensor, sme que o sensor esbarre na polia?
                Caso precise de uma roda fônica maior, use uma igual a do bugtec, que tem o mesmo número de dentes.

                Quanto ao 60-2, relaxa..eu fui descobrir isso a poucas semanas atrás! hehehehe. Sempre achei que isso ignificava que a roda tinha 60 dentes, e o "2" é o numero de dentes que caberia no esaço banguela... hehehehe

                Mas é isso...sperar pra ver!

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #38
                  Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,
                  Tá em boas mãos..o cara é acostumado a mexer com FIAT..mexer no módulo vai ser fácil.
                  Bem, como tem muito uno à disposição, chega lá no mecânico e fala: "Coloca o primeiro cilindro em PMS", daí você repara o grau da parte banguela da roda fônica em relação ao eixo vertical que passa pelo centro da roda fônica. Daí só reproduzir esse mesmo angulo na hora de colocar a roda fônica na polai do Fusca.

                  Só pra lembrar, geralmente o sensor fica a uns 2,5mm e distancia da roda fônica. A polia via teixar ter essa distancia entre a roda fônica e o sensor, sme que o sensor esbarre na polia?
                  Caso precise de uma roda fônica maior, use uma igual a do bugtec, que tem o mesmo número de dentes.

                  Quanto ao 60-2, relaxa..eu fui descobrir isso a poucas semanas atrás! hehehehe. Sempre achei que isso ignificava que a roda tinha 60 dentes, e o "2" é o numero de dentes que caberia no esaço banguela... hehehehe

                  Mas é isso...sperar pra ver!

                  Abraço!
                  Fala Rafael,

                  TAmbém acredito que não teremos grandes dificuldades para programar o módulo, o perrengue mesmo será a escolha dos locais para adaptar os sensores e tal, mas nenhum bicho de sete cabeças não... vamos ver como ficará essa questão no Uno.

                  Mas aí é que está, ao invés de medir a angulação em relação ao eixo vertical, não seria melhor relacionar a distância do ponto banguela até o sensor, uma vez que a posição desse sensor estará modificada se compararmos com sua posição no uno? Digo fazer assim, por exemplo, o ponto banguela está 15 dentes antes ou depois do sensor e aí reproduzimos essa situação no fusca...

                  Muito bem lembrado a distância do sensor a roda fônica, 2,5 cm, está anotado, não teremos problemas para respeitar essa distância, independente do local da roda em relação a polia. Segue abaixo os provaveis locais para adaptação do sensor...



                  A princípio temos essas três opções, se nenhuma delas der certo, pensaremos em algo, por isso que eu acho que é melhor colocar a roda fônica entre o bloco e a polia, diminui o tamanho do suporte e evita que ele atravesse por cima da polia e entre os lados da correia.

                  É bem verdade que temos muito mais espaço entre a polia e a lata:



                  Mas na hora da colocação da roda fônica, como será com a polia sacada do motor, perceberemos qual será o melhor local para ela.

                  Se tudo correr bem, amanhã começaremos a montagem.

                  Desculpe as fotos escuras, foram tiradas agora a noite.

                  Abs.
                  Arquivos Anexos

                  Comment


                  • #39
                    Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                    Postado originalmente por celojr

                    Mas aí é que está, ao invés de medir a angulação em relação ao eixo vertical, não seria melhor relacionar a distância do ponto banguela até o sensor, uma vez que a posição desse sensor estará modificada se compararmos com sua posição no uno? Digo fazer assim, por exemplo, o ponto banguela está 15 dentes antes ou depois do sensor e aí reproduzimos essa situação no fusca...

                    Celão....
                    Pode me chamar de sonso, vai......
                    Você está mais do que correto. Foi uma errada feia minha alí em cima....Rodei na curva bonito! hehehe

                    O correto é mesmo a posição da parte banguela com o sensor. Não sei porque, supuz que o sensor fica no eixo vertical... Mas você está correto! E obrigado por me corrigir!

                    E quanto as fotos, deu pra ver de boa onde podem ser feitas a fixação do suporte. Tem muito lugar bacana. E eu sugiro mais dois(muita gente usa esses para fixar um possível tensionador de correia). Aí é só avaliar o que fica mais resistente. Eu indicaria( só com base nas fotos) que um suporte que seja fixado no parafuso da carcaça e na base do alternador( embaixo das porcas ou naquele "furinho" que "pede" pra passar um macho de fazer rosca).

                    Quando souber a posição do dente banguéla em relação ao sensor, avisa a gente!

                    Abração e nos mantenha informado!

                    PS: Não resisti a piadinha: bem, vc não tá vendo o banguélo, mas a banguéla.... hehehehe
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #40
                      Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Celão....
                      Pode me chamar de sonso, vai......
                      Você está mais do que correto. Foi uma errada feia minha alí em cima....Rodei na curva bonito! hehehe

                      O correto é mesmo a posição da parte banguela com o sensor. Não sei porque, supuz que o sensor fica no eixo vertical... Mas você está correto! E obrigado por me corrigir!

                      E quanto as fotos, deu pra ver de boa onde podem ser feitas a fixação do suporte. Tem muito lugar bacana. E eu sugiro mais dois(muita gente usa esses para fixar um possível tensionador de correia). Aí é só avaliar o que fica mais resistente. Eu indicaria( só com base nas fotos) que um suporte que seja fixado no parafuso da carcaça e na base do alternador( embaixo das porcas ou naquele "furinho" que "pede" pra passar um macho de fazer rosca).

                      Quando souber a posição do dente banguéla em relação ao sensor, avisa a gente!

                      Abração e nos mantenha informado!

                      PS: Não resisti a piadinha: bem, vc não tá vendo o banguélo, mas a banguéla.... hehehehe
                      Rapaz, que sonso que nada, vc é parceirão nas bravatas...

                      Pois bem, iniciamos os trabalhos, mas infelizmente não deu pra concluir... tô a pé...... faz parte e no final sua idéia serviu de inspiração para o suporte, leia abaixo...

                      Mandamos a polia do uno para a equipe de torno, vamos acoplá-la por fora da polia, não tem espaço dentro.

                      O sensor, ainda não temos sua posição exata, mas faremos ele com uma espécie de trilho para ajuste fino em meia lua, por cima da polia. tetaremos por o PMS em 90º (tem uma marcação na roda fonica e a alinharemos com as marcações da polia do fusca), como não ficará perfeito, faremos com uma chapa de ferro uma espécie de trilho, do tipo daqueles que o pessoal usa para adaptar tensores de correia, para mover o sensor alguns graus para a direita ou esquerda, a fim de localizar o ponto correto.

                      Continua...

                      Comment


                      • #41
                        Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                        Continuação...

                        Baixamos o motor, retiramos distribuidor, bomba de gasolina e polia, não fosse a enorme diferença entre os diâmetros da polia do uno em relação a polia do fusca, bastaria soldar o rolamento chanfrado da polia do fusca na polia do uno e encaixá-la no local, vejam nas imagens:



                        Aqui, ainda antes da retirada dos componentes citados anteriormente, mas da para perceber os diâmetros diferentes.

                        Continua...
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #42
                          Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                          Continuação:

                          Agora imagens da polia do uno no local da polia do fusca, já sem o distribuidor e bomba de gasolina:



                          reparem o casamento perfeito da bitola com o eixo...


                          Com o sensor de rotação mais ou menos posicionado:


                          Detalhe roda fonica e sensor... observando-se também o encaixe da polia no eixo do vira...


                          Uma pena ela ter um diâmetro tão menor que a do fusca... não fosse isso, era o paraíso.
                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • #43
                            Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                            Bem, a turma do torno resolveu que a melhor opção é serrar a roda fônica e soldá-la entre a polia e a lata (conforme Cristiano sugeriu...), deverão estar fazendo isso na segunda-feira próxima.

                            O sensor de temperatura do óleo ficará na mesma posição do sensor da Kombi injetada, teremos que fazer um furo na carcaça para tal, mas nada complicado..

                            Mais algumas imagens, apenas para alimentar o imaginário do forum, já com a TBI acoplada ao coletor e devidamente fixada.





                            Pessoal, por enquanto acho que é isso.

                            Se eu lembrar de mais alguma coisa, vou colocando por aqui.

                            Abs.
                            Arquivos Anexos
                            Last edited by celojr; 02-05-2009, 03:36 PM.

                            Comment


                            • #44
                              Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                              Celão,

                              Show de bola! Setrviço tá rendendo e tá muitíssimo bem feito!

                              A ponta do eixo da tbi, que está próxima ao dínamo é onde vai o TPS, né? ele vai caber alí naquele local?

                              Posta fotos de onde fica o sensor de temperatura do óelo nas Kombis injetadas pra galera!

                              Saquei como é o suporte ajustável da posição do sensor de rotação. Vai ficar show!

                              Abração e espero que segunda o carro jah esteja montado, indo pro fera da programação de injeção!

                              Abraço!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #45
                                Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                                Celo e Rafael_MO, nessa tbi nao vai ser preciso de bicos nos coletores proximo aos cabecotes ou vao??
                                E caso for so na tbi do uno, o motor 1500 responderá bem com este?
                                No caso da flange eu pensei em fazer uma mais alta com a base do coletor e com a base do TBI, como na imagem abaixo, sera que daria certo?, abraços
                                Arquivos Anexos
                                Enfim falta pouco, aff...

                                Comment

                                Working...
                                X