Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Não acho os malditos giclês pra 1600 monocarburado

    Arromba os seus com uma broquinha ..........
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Fala Celão,
      Tudo em cima??

      rapaz...saudade desse tópico!

      Tenho algumas indagações:
      1) molas duplas? Duras demais não? Lembre-se, 98% das quebras de comando estão ligadas a molas dura sdemais(palavras do manual da Engle, leia no ´topico "qual comando você usa..." em Dark Side)
      2) Varetas, quais você irá usar? Moras duras pedem varetas de aço. As de alumínio, com molas duplas, quase certeza que vão entortar. Com molas simples de Opala, recomenda-se varetas de aço.
      3) vai continuar usando ECU de uno, mesmo com motor mexido? Se sim, cuidado!!! Mistura pobre é sobreaquecimento e perca de motor quase que na certa. Enuanto for manter essa configuração, não pise com vontade nesse acelerador...ande muuuito na calma.(recomendação minha, que sofro com carro monocarburado que quase certeza me proporciona mistura pobre....Não acho os malditos giclês pra 1600 monocarburado).

      Ah, como tá tudo na mão, confira se seu bloco tem furo para sensor de temperatura do óleo(direto no carter). Se não tiver, dê uma olhada no meu tópico de TBi de R1, nas ultimas páginas o Bugtec colocou até foto de onde ele furou o bloco do motor dele e colocou o sensor. Faça isso antes de começar a montar o motor. Mesmo que não tenha o sensor, coloque um parafuso provisório pra tampar o furo. Mas já faça o furo roscado!

      Bem...acho que no mais, é isso!

      Torcida por vc e por todos amigos do fórum sempre tem! Isso não faltará agora pra você!

      Manda ver aí!

      Que a Força esteja com você!
      Fala Rafael...

      Então, não tinha pensado nesse aspecto das varetas, a principio utilizarei as originais de fusca mesmo... bem lembrado, vou ver se consigo varetas de aço para evitar problemas maiores...

      Bem, as molas seriam as da foto abaixo:


      Não sei se são muito duras ou não... mas dá pra tirar a de dentro e utilizar apenas as de fora.

      Na verdade, já houve um up-grade de TBI e central, estou usando tudo do logus, inclusive já com sonda lambda, ainda não posso dizer nada em relação a mistura, mas antes parecia estar rica até... omente saberei após montar tudo.

      Acho que comi mosca em relação a carcaça, podia ter pedido a da Kombi injetada logo, que já vem com a furação para o sensor de temperatura, não sei ainda qual foi a que veio, verei isso a tarde, tomara que já tenha o bendito encaixe, se não tiver, paciência... nada que o torneiro por aqui não de jeito.

      No mais é isso, vamo que vamo...

      Abs.

      P.S.: Se vc estava com saudade, imagina eu...

      Comment


      • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

        Postado originalmente por felipedmori
        Arromba os seus com uma broquinha ..........

        Rapaz...Pra quê você acha que eu tô com TBi de R1 só esperando uns detalhes finais pra injeção do meu carro? hehehehe

        Mas a idéia não é má. O complicado é saber quais broquinhas que eu teria que usar.. Tem um maldito Giclê "160Z" que num acho em lugar nenhum, e nem sei as especificações desse mesmo... Enfim, meu H30 com folga na borboleta e tudo mais que tem direito vai virar peso de papel mesmo....

        Celojr,

        Bacana! Veja isso tudo. Qualquer coisa liga na sportsystem e pergunta sobre isso, das molas serem duras demais, se só as molas externas dão conta do recado e tudo mais.
        As varetas, já usaram as de motores MWM Série 10, encurtadas(com as pontinhas esférias das originais, se não me engano). Dê uma olhada nisso, não são muito caras.

        Abraço e boa sorte! Estamos na torcida!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Rapaz...Pra quê você acha que eu tô com TBi de R1 só esperando uns detalhes finais pra injeção do meu carro? hehehehe

          Mas a idéia não é má. O complicado é saber quais broquinhas que eu teria que usar.. Tem um maldito Giclê "160Z" que num acho em lugar nenhum, e nem sei as especificações desse mesmo... Enfim, meu H30 com folga na borboleta e tudo mais que tem direito vai virar peso de papel mesmo....

          Celojr,

          Bacana! Veja isso tudo. Qualquer coisa liga na sportsystem e pergunta sobre isso, das molas serem duras demais, se só as molas externas dão conta do recado e tudo mais.
          As varetas, já usaram as de motores MWM Série 10, encurtadas(com as pontinhas esférias das originais, se não me engano). Dê uma olhada nisso, não são muito caras.

          Abraço e boa sorte! Estamos na torcida!
          Fala, Rafael,

          Segui seu conselho e liguei para a SportSystem, falei com o Rodrigo, ele me disse que as molas servem para qualquer configuração de motor, porém não dá para utilizar somente as externas não, sozinhas elas tem pouca carga, usando as duas em conjunto, realmente somente com varetas de aço e as que tenho disponíveis aqui são de alumínio... também recomendaram as do motor MWM j á saí a caça delas com uma vareta do fusca para checar o tamanho certinho, vamos ver no que dá... montarei com as que tenho aqui e caso eu não as ache, comprarei as que eles tem lá e pé de pluma enquanto elas não chegam.

          Já a carcaça... é de Kombi sim, mas ainda está na caixa e não sei ao certo se é da Kombi injetada ou não, na pior das hipóteses abro o fuio no local certinho e bola pra frente... só espero não ter que fazer isso por agora para não perder a garantia (peça nova né?)

          Aproveitei a ligação para questionar sobre a resistência dos comandos Federal Mogul, haja visto relatos de quebra feitos aqui no fórum, infelizmente depois de eu já tê-lo comprado... mas é assim mesmo, faz parte... bem, o que op Rodrigo disse foi que em provas de arrancadas, onde o motor é submetido a regimes absurdos de rotação, realmente ele quebra, mas para uso de rua eles nunca tiveram nenhum tipo de reclamação nesse sentido, disse ainda que comandos importados também quebram, que faz parte do show, carros de arrancada são assim mesmo, só que não se faz tanta propaganda assim no caso dos comandos importados, ele utilizou m tom um pouco dramático, não sei se foi para vender o peixe dele, acho que não, já que eles vendem também os importados.

          Mais uma coisa em relação ao comando, me sugeriram, por aqui, utilizar cravos para encaixá-lo a engrenagem do comando ao invés de parafusos, desses cravos que são utilizados em feixes de molas de caminhões (é tipo um rebite bem vitaminado...), até gostei da idéia mas ainda vou amadurecê-la, se eu sentir firmeza, me dará muito menos trabalho do que com parafusos, qué que cê acha? ()

          abs.

          P.S.: Vou abrir um outro tópico em insanidade para debatermos a respeito dessas outras modificações todas, pois pelo andar da coisa, já está ficando bem off-topic por aqui...

          Comment


          • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

            Postado originalmente por celojr
            Fala, Rafael,

            Segui seu conselho e liguei para a SportSystem, falei com o Rodrigo, ele me disse que as molas servem para qualquer configuração de motor, porém não dá para utilizar somente as externas não, sozinhas elas tem pouca carga, usando as duas em conjunto, realmente somente com varetas de aço e as que tenho disponíveis aqui são de alumínio... também recomendaram as do motor MWM j á saí a caça delas com uma vareta do fusca para checar o tamanho certinho, vamos ver no que dá... montarei com as que tenho aqui e caso eu não as ache, comprarei as que eles tem lá e pé de pluma enquanto elas não chegam.

            Já a carcaça... é de Kombi sim, mas ainda está na caixa e não sei ao certo se é da Kombi injetada ou não, na pior das hipóteses abro o fuio no local certinho e bola pra frente... só espero não ter que fazer isso por agora para não perder a garantia (peça nova né?)

            Aproveitei a ligação para questionar sobre a resistência dos comandos Federal Mogul, haja visto relatos de quebra feitos aqui no fórum, infelizmente depois de eu já tê-lo comprado... mas é assim mesmo, faz parte... bem, o que op Rodrigo disse foi que em provas de arrancadas, onde o motor é submetido a regimes absurdos de rotação, realmente ele quebra, mas para uso de rua eles nunca tiveram nenhum tipo de reclamação nesse sentido, disse ainda que comandos importados também quebram, que faz parte do show, carros de arrancada são assim mesmo, só que não se faz tanta propaganda assim no caso dos comandos importados, ele utilizou m tom um pouco dramático, não sei se foi para vender o peixe dele, acho que não, já que eles vendem também os importados.

            Mais uma coisa em relação ao comando, me sugeriram, por aqui, utilizar cravos para encaixá-lo a engrenagem do comando ao invés de parafusos, desses cravos que são utilizados em feixes de molas de caminhões (é tipo um rebite bem vitaminado...), até gostei da idéia mas ainda vou amadurecê-la, se eu sentir firmeza, me dará muito menos trabalho do que com parafusos, qué que cê acha? ()

            abs.

            P.S.: Vou abrir um outro tópico em insanidade para debatermos a respeito dessas outras modificações todas, pois pelo andar da coisa, já está ficando bem off-topic por aqui...

            Celão,

            Bacana a conversa com o cara.
            Quanto as molas duplas, não sie a carga delas e nem tenho muito conhecimento no assunto "escolha de mola", infelizmente.
            AS varetas são do motor MWM Série 10. Acho que são um pouco mais longas que as do Fusca, necessitando assim um encurtamento das mesmas. Qualquer torneiro mecânico bom faz o serviço.

            Quanto a trocar os parafusos do comando(usados em comandos esportivos) para colocar esses "rebites parrudos". Acho que dá certo sim. os comandos originais são rebitados. Mas pr aquê caçar chifre na cabeça de cavalo? O comando já vem com rosca. Senta um loctite de alto torque lá, desce o parafuso e chega torque no bixo! Nunca ouvi falar de comando que soltou da engrenagem.... Acho mais fácil colocar com parafusos mesmo do que adaptar rebites parrudos. Mas claro, é apenas minha singela opinião.

            Faça mesmo o outro tópico. Daí, podemos voltar a falar de TBi monoponto neste!

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

              Senhores,

              Uma nova idéia me ocorreu... como é diretamente relacionada a TBI e ao sistema de injeção, resolví postar aqui e não no outro tópico do Verruga.

              Seguinte:

              O que acontecera se... ao invés de uma TBI fossem utilizadas duas TBI monoponto com coletores da dupla carburação?

              como fazer a ligação deles na central... aí é que está, pensei em ligá-los em série, dividindo o sinal ( em Y) do fio do bico de injeção para que mande o mesmo sinal simultaneamente para as duas TBI's, fazendo com que as duas injetem simultaneamente, como se fossem dois carburadores.

              Quanto aos sensores da central, pensei em utilizar a ligação em apenas uma das TBI's porque o que acontece com uma delas, acontece de forma idêntica a outra, considerando que as duas serão exatamente iguais?

              E aí??? Viajei muito na maionese??

              Abs.

              Comment


              • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                Postado originalmente por celojr
                Senhores,

                Uma nova idéia me ocorreu... como é diretamente relacionada a TBI e ao sistema de injeção, resolví postar aqui e não no outro tópico do Verruga.

                Seguinte:

                O que acontecera se... ao invés de uma TBI fossem utilizadas duas TBI monoponto com coletores da dupla carburação?

                como fazer a ligação deles na central... aí é que está, pensei em ligá-los em série, dividindo o sinal ( em Y) do fio do bico de injeção para que mande o mesmo sinal simultaneamente para as duas TBI's, fazendo com que as duas injetem simultaneamente, como se fossem dois carburadores.

                Quanto aos sensores da central, pensei em utilizar a ligação em apenas uma das TBI's porque o que acontece com uma delas, acontece de forma idêntica a outra, considerando que as duas serão exatamente iguais?

                E aí??? Viajei muito na maionese??

                Abs.
                Está tudo ok. O problema está em ligar os bicos, principalmente no tamanho deles. Como vai usar dois, creio que teriam que ser dois bicos menores. Outro problema é o senhor de vácuo. Este teria que ser pego dos dois corpos, para ter um sinal de vácuo adequado. Não acho impossível, mas, é muito complicado de fazer. Neste caso iria de duas 32.

                Sds,

                Cristiano.
                Cristiano A. C. Zank

                (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                (o\_!_/o) 68 - Jepo
                PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                http://fuscami16.blogspot.com
                Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                Comment


                • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                  Postado originalmente por fusca_74
                  Está tudo ok. O problema está em ligar os bicos, principalmente no tamanho deles. Como vai usar dois, creio que teriam que ser dois bicos menores. Outro problema é o senhor de vácuo. Este teria que ser pego dos dois corpos, para ter um sinal de vácuo adequado. Não acho impossível, mas, é muito complicado de fazer. Neste caso iria de duas 32.

                  Sds,

                  Cristiano.
                  Certo Cristiano,

                  No caso duas 32, você se refere a carburadores, certo? Pois é, se for, ando pensando muito nisso, mas ao invés de duas 32, duas 40 de opala, se fosse para retornar aos carburas...

                  Mas voltando ao sensor de vácuo, ele funciona da mesma forma que o sensor MAP? Caso seja, não daria para colocar uma conexão em T unindo as duas TBI's ao sensor?

                  Quanto aos bicos, vc acha que ligá-los em paralelo funcionará? Sendo o único senão a vazão de cada um? Ou os bicos tem que ser menores devido a alguma perda do sinal da injeção?

                  Não sei por que, mas tô com uma impressão de estar falando tanta besteira...

                  Abraço.
                  Last edited by celojr; 24-07-2009, 12:02 AM.

                  Comment


                  • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                    Postado originalmente por celojr
                    Certo Cristiano,

                    No caso duas 32, você se refere a carburadores, certo? Pois é, se for, ando pensando muito nisso, mas ao invés de duas 32, duas 40 de opala, se fosse para retornar aos carburas...

                    Mas voltando ao sensor de vácuo, ele funciona da mesma forma que o sensor MAP? Caso seja, não daria para colocar uma conexão em T unindo as duas TBI's ao sensor?

                    Quanto aos bicos, vc acha que ligá-los em paralelo funcionará? Sendo o único senão a vazão de cada um? Ou os bicos tem que ser menores devido a alguma perda do sinal da injeção?

                    Não sei por que, mas tô com uma impressão de estar falando tanta besteira...

                    Abraço.
                    Quando vc liga algo em paralelo, sendo os dois bicos iguais, vc tera duas resistências iguais, onde 1/Req=1/R+1/R, logo, 1/Req=2/R => Req=R/2 , ou seja, a cenral virá a metade da resistência. Ops. Isso é um problema.

                    O map, realmente pode fazer o que falou, é o jeito mais fácil.

                    O problema é que com dois bicos grandes, vc não terá uma vazão adequada na marcha lenta devido ao projeto original da injeção.

                    Sds,

                    Cristiano.
                    Cristiano A. C. Zank

                    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                    (o\_!_/o) 68 - Jepo
                    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                    http://fuscami16.blogspot.com
                    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                    Comment


                    • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                      Celo,

                      Para ligar os dois bicos, você vai ter que usar um drive ou peak´hold acho que é assim que se escreve.
                      O problema além da resistencia é a potencia necessária para abrir os bicos de forma igual. Como são dois bicos de baixa impedêancia com certeza vc precisara de um drive para acionar os dois simultâneamente.
                      2276 FK8 .

                      Comment


                      • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                        Postado originalmente por fusca_74
                        Quando vc liga algo em paralelo, sendo os dois bicos iguais, vc tera duas resistências iguais, onde 1/Req=1/R+1/R, logo, 1/Req=2/R => Req=R/2 , ou seja, a cenral virá a metade da resistência. Ops. Isso é um problema.

                        O map, realmente pode fazer o que falou, é o jeito mais fácil.

                        O problema é que com dois bicos grandes, vc não terá uma vazão adequada na marcha lenta devido ao projeto original da injeção.

                        Sds,

                        Cristiano.
                        É verdade, terei metade da resistência em paralelo, mas e se ligarmos eles em série, primeiro um bico e desse conector sair uma continuação do fio para o outro conector? Funcionaria?

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                          Postado originalmente por luiz
                          Celo,

                          Para ligar os dois bicos, você vai ter que usar um drive ou peak´hold acho que é assim que se escreve.
                          O problema além da resistencia é a potencia necessária para abrir os bicos de forma igual. Como são dois bicos de baixa impedêancia com certeza vc precisara de um drive para acionar os dois simultâneamente.
                          Fala Luiz,

                          como é que esse negócio funciona?

                          Seria como uma central para bico auxiliar?

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                            Celojr,

                            Falei com meu irmão. ligar dois bicos em série aumenta a impedância do sistema. Ligando em paralelo, a impedância diminuiu. Tô falando de impedância medida direto no fios fios que vão pro módulo!!!!

                            Ou seja, os bicos de monoponto, se não me engano, são de baixa impedância(coisa de 2 a 4 ohms, se não me engano). De alta impedância acho que são de 15ohms em média.

                            Ligando em série os bicos de baixa, você terá algo em torno de 4 a 8 ohms.
                            Ligando em paralelo, os bicos de alta você terá(para bicos iguais) coisa de 7,5 ohms.

                            Ou seja, não tem como bolar um sistema(até onde pensei) que mantenha a resistencia próxima a do original do módulo. Ligar os bicos com a impedancia medida no fio muito diferente da original é, ao meu ver, pedir pra queimar o módulo original.

                            Sugiro: Quer duas tbi, vá de injeção programável.

                            Acho que é o mais fácil e menos arriscado de se fazer.
                            Por enquanto, vá de monoponto mesmo, que ja vai dar pra andar legal. Depois, em um uograde futuro, invista numa programável, que tal?

                            Abraço!

                            PS: Outra idéia é partir para módulo de multiponto, com mais bicos...dae a conversa muda! hehehehe
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                              Celo,

                              Geralmente o modulo monoponto consegue suprir a corrente necessária para abertura de um bico.
                              Quando você quer ligar dois a coisa muda de figura.
                              Primeiro porque tanto faz a maneira como você vai ligar os bicos a impedância deles em série ou em paralelo vai ser diferente da impedância do bico sozinho.

                              Ai dessa forma isso ou vai sobregarregar o transistor de saida do modulo com um impedância muito baixa ou então os bicos nem abrem por causa da alta impedância no circuito.

                              Para isso o que vc deve fazer é usar um dispositivo que funcione com a impedância de um bico mas que tenha uma saida para controlar outros bicos.
                              Esse drive se chama peak and hold. Geralemnte utilizado por quem usa mais de um bico de baixa impedância.
                              Os bicos de alta performance são todos de baixa impedância e para controlar vários se usa esses dispositivos ligados as saidas dos modulos de injeção que geralemnte controlam bicos de alta ou um bico de baixa.

                              Dá uma olhada no manual do peak and hold da fueltech que explica muito bem isso.

                              http://www.fueltech.com.br/down_deta.../peak_and_hold

                              Mas eu ainda não entendo porque vc não vai com um modulo programável. Teu motorzinho tá ficando tão bacana com tudo novo.

                              De qualquer maneira, boa sorte
                              2276 FK8 .

                              Comment


                              • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                                Postado originalmente por celojr
                                Fala Luiz,

                                como é que esse negócio funciona?

                                Seria como uma central para bico auxiliar?

                                Abs.

                                e ai celojr tudo bem?

                                e agora, com o motor novo vc vai continuar usando a tbi do uno ou vai usar a do logus?
                                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                                miura 1979...................60% loading
                                fusca 1977...................aguardando na fila
                                sp2 1973.....................aguardando na fila
                                Puma 1971...................aguardando na fila
                                bianco 1977.................aguardando na fila
                                projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                                Comment

                                Working...
                                X