DECIDINDO EM MONTAR UM MOTOR VW REFRIGERADO A AR DE ALTO DESEMPENHO
1 INTRODUÇÃO
Este artigo é destinado a ser um guia para a teoria e escolhas envolvendo motores vw refrigerados a ar de alto desempenho. Existem várias decisões que devem ser tomadas com prudência, relacionadas ao tamanho do motor e os componentes que são corretos para o uso que se tem em mente. O fusca é um carro extremamente leve. Ele não necessita de muita potência para entrar em movimento! Com 140 HP você consegue deixar um Mustang GT no seu retrovisor na estrada, e com 180 HP você pode “papar” Vipers e Corvettes todos os dias. (Estas referências são devido ao fato do artigo ter sido traduzido de um site americano).
A primeira coisa que se deve ter em mente para montar um motor forte é a sua maneira de guiar e o motor que você gostaria e as reais possibilidades de chegar nele com o dinheiro que você tem para trabalhar. A seleção de um motor é formada por uma série de compromissos – você não pode ter de tudo! Deve-se decidir quais os aspectos da construção do motor e do seu desempenho são mais importantes para você, e qualificar e quantificar a prioridade de cada um. Faça essas perguntas para você mesmo:
Dinheiro:
- Quanto eu tenho para gastar?
- Quanto deixam eu gastar? (He, he ! - Essas pessoas são seus “paitrocinadores”, esposas, contracheques e outros)
- Estou preparado para por tanto dinheiro num carro onde eu posso esperar que ele não volte? (Isso é importante, deve-se ter uma reserva para outras coisas, ou pelo menos crédito disponível).
Finalidades do carro:
- Como eu vou usar o carro? (uso diário versus corrida versus arrancadas no final de semana versus único meio de transporte, etc...).
- Uso em auto-estrada, cidade ou em ambos? Se for um carro de auto-estrada, é necessário uma razoável capacidade de giro (RPM) para sua velocidade de cruzeiro.
- O quanto durável deve ser o motor? Você está preparado para mexer com ele todos os finais de semana? Você está preparado para por o motor em manutenção ou realizar reparos a cada seis semanas? (os motores mais potentes (180 – 200 HP) geralmente necessitam deste tipo de atenção).
Potência e Desempenho:
- Quanta potência eu procuro/preciso? A potência de um motor é uma função da cilindrada e da capacidade de giro, e deve ser a base para a decisão do uso de muitos componentes.
- Qual a minha relação de marchas e o tamanho dos meus pneus? (Isto determina a faixa de giro do motor). Estou preparado para mudar a minha relação de marchas e o tamanho dos pneus?
- Suas rodas são originais? Se elas e os pneus não tem o mesmo tamanho dos originais, a velocidade final e o giro do motor são modificados.
- O quanto a longevidade ou vida do motor é importante para mim?
- O que é mais importante: dirigibilidade ou desempenho?
- Estou tentando atingir um certo consumo de combustível?
Necessidades e limitações:
- Meu motor deve seguir alguma norma de emissão de poluentes?
- Meu carro tem algum tipo de limitação devido a seu desempenho?
- Onde você mora? O clima pode afetar certas escolhas com certeza.
Se você respondeu as perguntas acima e conseguiu quantificar os problemas, você pode fazer as escolhas adequadas para o tamanho apropriado do motor e os componentes que serão utilizados nele. A importância destinada a cada um dos fatores acima dita todas as escolhas atribuídas ao seu tipo de motor. Você deve entender que quando se está focado em um caso particular, na maioria das vezes se é obrigado a abrir mão de uma escolha em função de outra. As pessoas que dizem que seus motores fazem de tudo estão loucas. Quando se fala em motores de alto desempenho, em geral, o axioma que se aplica é o “O homem de todos os negócios – não é o melhor de nenhum”. Você deve ser honesto consigo mesmo sobre suas intenções e o dinheiro que tem, e assim, será totalmente feliz se conseguir alcançar o ponto médio entre estes dois pontos (intenções e dinheiro).
Com o aumento do desempenho, há uma redução da durabilidade. Adicione a esta situação o fato das restrições impostas pelo dinheiro, e poderá ver o balanço que deve ser feito. Muitos anos atrás, eu pensava estar pronto para ser feliz em construir um motor perfeito para se fazer de tudo... Pensava. Mas através da escola das portas difíceis, eu aprendi que estava errado, e agora eu tenho quatro carros, cada um com sua finalidade específica: drag race, street race, uso diário e um restaurado totalmente original.
O tamanho do motor é uma função do diâmetro do pistão e do curso da árvore de manivelas (virabrequim). Maior é na maioria das vezes melhor (motores maiores tem geralmente maior torque em baixas rotações). Mas quanto maior for o motor, mais caro será para montá-lo e mais intrincado e complicado será o processo de montagem.
Continua....
1 INTRODUÇÃO
Este artigo é destinado a ser um guia para a teoria e escolhas envolvendo motores vw refrigerados a ar de alto desempenho. Existem várias decisões que devem ser tomadas com prudência, relacionadas ao tamanho do motor e os componentes que são corretos para o uso que se tem em mente. O fusca é um carro extremamente leve. Ele não necessita de muita potência para entrar em movimento! Com 140 HP você consegue deixar um Mustang GT no seu retrovisor na estrada, e com 180 HP você pode “papar” Vipers e Corvettes todos os dias. (Estas referências são devido ao fato do artigo ter sido traduzido de um site americano).
A primeira coisa que se deve ter em mente para montar um motor forte é a sua maneira de guiar e o motor que você gostaria e as reais possibilidades de chegar nele com o dinheiro que você tem para trabalhar. A seleção de um motor é formada por uma série de compromissos – você não pode ter de tudo! Deve-se decidir quais os aspectos da construção do motor e do seu desempenho são mais importantes para você, e qualificar e quantificar a prioridade de cada um. Faça essas perguntas para você mesmo:
Dinheiro:
- Quanto eu tenho para gastar?
- Quanto deixam eu gastar? (He, he ! - Essas pessoas são seus “paitrocinadores”, esposas, contracheques e outros)
- Estou preparado para por tanto dinheiro num carro onde eu posso esperar que ele não volte? (Isso é importante, deve-se ter uma reserva para outras coisas, ou pelo menos crédito disponível).
Finalidades do carro:
- Como eu vou usar o carro? (uso diário versus corrida versus arrancadas no final de semana versus único meio de transporte, etc...).
- Uso em auto-estrada, cidade ou em ambos? Se for um carro de auto-estrada, é necessário uma razoável capacidade de giro (RPM) para sua velocidade de cruzeiro.
- O quanto durável deve ser o motor? Você está preparado para mexer com ele todos os finais de semana? Você está preparado para por o motor em manutenção ou realizar reparos a cada seis semanas? (os motores mais potentes (180 – 200 HP) geralmente necessitam deste tipo de atenção).
Potência e Desempenho:
- Quanta potência eu procuro/preciso? A potência de um motor é uma função da cilindrada e da capacidade de giro, e deve ser a base para a decisão do uso de muitos componentes.
- Qual a minha relação de marchas e o tamanho dos meus pneus? (Isto determina a faixa de giro do motor). Estou preparado para mudar a minha relação de marchas e o tamanho dos pneus?
- Suas rodas são originais? Se elas e os pneus não tem o mesmo tamanho dos originais, a velocidade final e o giro do motor são modificados.
- O quanto a longevidade ou vida do motor é importante para mim?
- O que é mais importante: dirigibilidade ou desempenho?
- Estou tentando atingir um certo consumo de combustível?
Necessidades e limitações:
- Meu motor deve seguir alguma norma de emissão de poluentes?
- Meu carro tem algum tipo de limitação devido a seu desempenho?
- Onde você mora? O clima pode afetar certas escolhas com certeza.
Se você respondeu as perguntas acima e conseguiu quantificar os problemas, você pode fazer as escolhas adequadas para o tamanho apropriado do motor e os componentes que serão utilizados nele. A importância destinada a cada um dos fatores acima dita todas as escolhas atribuídas ao seu tipo de motor. Você deve entender que quando se está focado em um caso particular, na maioria das vezes se é obrigado a abrir mão de uma escolha em função de outra. As pessoas que dizem que seus motores fazem de tudo estão loucas. Quando se fala em motores de alto desempenho, em geral, o axioma que se aplica é o “O homem de todos os negócios – não é o melhor de nenhum”. Você deve ser honesto consigo mesmo sobre suas intenções e o dinheiro que tem, e assim, será totalmente feliz se conseguir alcançar o ponto médio entre estes dois pontos (intenções e dinheiro).
Com o aumento do desempenho, há uma redução da durabilidade. Adicione a esta situação o fato das restrições impostas pelo dinheiro, e poderá ver o balanço que deve ser feito. Muitos anos atrás, eu pensava estar pronto para ser feliz em construir um motor perfeito para se fazer de tudo... Pensava. Mas através da escola das portas difíceis, eu aprendi que estava errado, e agora eu tenho quatro carros, cada um com sua finalidade específica: drag race, street race, uso diário e um restaurado totalmente original.
O tamanho do motor é uma função do diâmetro do pistão e do curso da árvore de manivelas (virabrequim). Maior é na maioria das vezes melhor (motores maiores tem geralmente maior torque em baixas rotações). Mas quanto maior for o motor, mais caro será para montá-lo e mais intrincado e complicado será o processo de montagem.
Continua....
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