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Como melhorar a potência de um Boxer 1600

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  • Como melhorar a potência de um Boxer 1600

    Como melhorar a potência de um Boxer 1600

    Texto retirado do site


    http://www.hotclassic.net/pags/artigos/como-melhorar-a-potencia-de-um-boxer-1600-fusca-Kombi.php


    Show de bola, minha intensao é compartilhar com voceis essa receita de bolo..kkk


    ( Fusca / Kombi )

    Como melhorar a potência específica de um Boxer 1600 ( Fusca / Kombi )


    Potência específica é a relação entre a potência e a capacidade cúbica de um motor. Em outras palavras, quanto de potência gera cada litro do motor. Quanto maior sua potência específica, maior o aproveitamento do motor. A evolução dos motores caminha no sentido de aumentar a potência específica sem que percam durabilidade. Vejam o exemplo do moderno motor 2,4 litros do Marea. Ele produz os mesmos 160 cv com quase a metade da cilindrada do Omega 6 cil. nacional, que precisa de 4,1 litros para gerar a mesma potência (esse motor do Omega é o motor Opala melhorado pela engenharia da Lotus). Outro exemplo: a potência específica de um motor da Fórmula 1 moderna é de mais ou menos 300 cv:litro ( 900 cv de 3 litros). Imaginem um motor de Uno Mille com 300 cv, e isso sem a ajuda do turbo. Isso já dá uma idéia da tecnologia que vai nesses motores. Já os motores Ford Cosworth da década de 1970 geravam a metade da potência nos mesmos 3 litros. Eram 470 cv, ou seja, 152 cv: litro; ainda alta para os carros de rua atuais, mas, baixa em relação à F-1 de hoje.

    Então, quando falamos sobre preparação de motores, estamos justamente tentando otimizar sua cilindrada. Mas cada motor tem um limite, onde, daí para frente, sua durabilidade passa a ficar comprometida. Esta preparação que aqui vai não compromete a resistência do motor, desde que seja feita direitinho; então, vamos a ela. O motor Volkswagen 1600 refrigerado a ar tem uma potência específica muito baixa — são só 40 cv por litro. Pois é, façam as contas: 65 cv de 1,6 litros. Hoje, qualquer motor de mil cm3 produz seus 70 cavalinhos, portanto, quase o dobro. Então, não faz nenhum mal se elevarmos a potência específica do VW 1600 para uns 60 cv por litro para chegarmos aos 100 cv nesse motor. Um Fusca, que pesa lá seus 780 kg, se tiver uns 100 cv vai andar bem, ô se vai! Sua relação peso: potência estará na mesma faixa de um BMW 330 original. Essa comparação já lhes dá uma noção da brincadeira e creio que uma boa animada para encarar o trabalho, e despesa. Assim o Fusca passará a ser uma boa fonte de prazer. De manhã, ao ligá-lo, você vai sentir um motor gostoso, que acorda animado para a vida, roncando forte e disposto a subir o giro lá pra cima, bastando para isso que lhe dê umas coçadinhas no acelerador.



    Animou-se? Então vamos lá para a receita do Éber Botteon, que é o amigo que mais manja de Fusca que eu conheço. Vamos começar pela refrigeração. Um motor que vira mais rápido esquenta mais, então, uma boa precaução é trocar a lata da ventoinha pela do motor que vem nas últimas Kombi. Essa lata tem um ressalto em sua chapa de trás, e assim, com um pequeno suporte na base do radiador de óleo o deslocamos para esse ressalto. Isso tira o radiador do caminho do vento que vai para o 3º e 4º cilindros (os que ficam do lado esquerdo de quem olha o Fusca por trás). Esses dois cilindros são os que mais sofrem aquecimento nos motores antigos, justamente por terem o radiador barrando o vento refrigerador, portanto, essa foi uma boa medida da Volks. O suporte e a lata podem ser achados em ferro-velho e mesmo novos são baratos — uns 15 mangos o suporte e uns 50 a lata. Aí, vamos debulhar o motor. Tirar os cabeçotes e mandar trabalhá-los, porque os originais são bem fuleiros. Trabalhar envolve tirar rebarbas, ressaltos e polir os dutos. Desse modo melhoramos o fluxo da mistura ar:combustível e também a direcionamos para o cilindro de modo a obter uma queima mais homogênea. A saída dos gases queimados também é facilitada nesse trabalho, o que deixará o cilindro limpo para receber mistura nova, boa para queimar. Isso melhora? Melhora pacas! Não adianta ficar socando carburação grande se o fluxo da mistura é atrapalhado por um cabeçote com dutos que mais parecem uma caverna ruída. Precisamos deixá-lo liso, e com fluxo condizente com os objetivos. Mais fluxo, melhor enchimento dos
    cilindros, mais rotação, mais potência. Essa é a idéia de todo este nosso trabalho: o pistão, ao baixar, suga a mistura, portanto, facilitemos seu trabalho de sucção.

    Outra: o pistão, ao subir no momento de escape, limpa o cilindro, portanto, facilitemos seu trabalho de limpeza. Cabeçote trabalhado, vamos para um comando de válvulas de homem — um que mantenha as válvulas abertas por mais tempo e assim entre mais mistura. Um comando de 276 graus vai levar o giro final, das 5.000 rpm que o motor original atinge, para umas 6.500 rpm. Vejam, vejam que aumentamos em 30 % o número de explosões por minuto. Só nisso já ganhamos uns 30% de potência, pois no mesmo espaço de tempo temos mais explosões trabalhando, empurrando os cilindros... sacou? E agora, se cada uma dessas explosões for mais forte que as originais vamos ganhar potência aí também. Então, tratemos de aumentar a taxa de compressão da módica taxa de 7,2:1 original para uns 13:1, pois agora vamos usar o álcool como combustível, e esse agüenta a taxa alta e está bem barato em relação à gasolina... compensa.

    Ôpa, ôpa! A coisa está ficando boa! Vamos dar uma melhorada na carburação do bichinho pra alimentar esse comando e esse cabeçote que estão mais generosos. A grande maioria dos 1.600 vem com carburação dupla Solex 32 — um carburador simples em cada lado do motor, cada um alimentando dois cilindros. Vamos aumentar sua “boca” dos 32 mm para 35 mm. Então mandamos esses carburadores para um torneiro mecânico que vai aumentá-la para 35 mm e trocaremos sua borboleta pela do carburador original dos Chevette, que usavam um Solex 35 mm.

    Os difusores serão trocados: dos 24 mm originais para de 26 mm. Colocar giclês 100 de ar. Os de marcha lenta: 70, e o principal: 180. Pronto! Essa carburação já basta! Se quiser tascar um ou dois Weber duplos de 40 mm fica melhor, mas sai caro. Se você tiver essa bala ela será bem útil — depende do pistoleiro aí...

    Uma aliviada no volante do motor é bom, isso vai diminuir a inércia na subida de giro do motor, e ele vai subir o giro rapidinho... zumm, zumm! Pode tirar uns 30 % de seu peso que não fica frágil. O torneiro
    faz isso fácil, fácil. Ô castanhola! E não é que ficou um motorzinho do capêta! Pneus, freios, amortecedores... cuide disso porque o bicho vai andar pra valer, vai sim. Agora, vamos ver o quanto vai custar essa farra:

    1) Lata e suporte do radiador de óleo: R$ 80,00
    2) Trabalho nos 2 cabeçotes e taxa: R$ 700,00
    3) Trabalho na carburação: R$ 100,00
    4) Comando de válvulas: R$ 280,0
    5) Alívio do volante: R$ 50,00

    TOTAL: R$ 1.210,00

    Obs: esses valores são relativos e estão aqui só para parâmetro, pois não há tabela para esses serviços e peças.

    Tel. do Éber: (19) 3562-7819 e 9784-5988

  • #2
    Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

    Postado originalmente por wyldwagnericm
    Como melhorar a potência de um Boxer 1600

    Texto retirado do site


    http://www.hotclassic.net/pags/artigos/como-melhorar-a-potencia-de-um-boxer-1600-fusca-Kombi.php


    Show de bola, minha intensao é compartilhar com voceis essa receita de bolo..kkk


    ( Fusca / Kombi )

    Como melhorar a potência específica de um Boxer 1600 ( Fusca / Kombi )


    Potência específica é a relação entre a potência e a capacidade cúbica de um motor. Em outras palavras, quanto de potência gera cada litro do motor. Quanto maior sua potência específica, maior o aproveitamento do motor. A evolução dos motores caminha no sentido de aumentar a potência específica sem que percam durabilidade. Vejam o exemplo do moderno motor 2,4 litros do Marea. Ele produz os mesmos 160 cv com quase a metade da cilindrada do Omega 6 cil. nacional, que precisa de 4,1 litros para gerar a mesma potência (esse motor do Omega é o motor Opala melhorado pela engenharia da Lotus). Outro exemplo: a potência específica de um motor da Fórmula 1 moderna é de mais ou menos 300 cv:litro ( 900 cv de 3 litros). Imaginem um motor de Uno Mille com 300 cv, e isso sem a ajuda do turbo. Isso já dá uma idéia da tecnologia que vai nesses motores. Já os motores Ford Cosworth da década de 1970 geravam a metade da potência nos mesmos 3 litros. Eram 470 cv, ou seja, 152 cv: litro; ainda alta para os carros de rua atuais, mas, baixa em relação à F-1 de hoje.

    Então, quando falamos sobre preparação de motores, estamos justamente tentando otimizar sua cilindrada. Mas cada motor tem um limite, onde, daí para frente, sua durabilidade passa a ficar comprometida. Esta preparação que aqui vai não compromete a resistência do motor, desde que seja feita direitinho; então, vamos a ela. O motor Volkswagen 1600 refrigerado a ar tem uma potência específica muito baixa — são só 40 cv por litro. Pois é, façam as contas: 65 cv de 1,6 litros. Hoje, qualquer motor de mil cm3 produz seus 70 cavalinhos, portanto, quase o dobro. Então, não faz nenhum mal se elevarmos a potência específica do VW 1600 para uns 60 cv por litro para chegarmos aos 100 cv nesse motor. Um Fusca, que pesa lá seus 780 kg, se tiver uns 100 cv vai andar bem, ô se vai! Sua relação peso: potência estará na mesma faixa de um BMW 330 original. Essa comparação já lhes dá uma noção da brincadeira e creio que uma boa animada para encarar o trabalho, e despesa. Assim o Fusca passará a ser uma boa fonte de prazer. De manhã, ao ligá-lo, você vai sentir um motor gostoso, que acorda animado para a vida, roncando forte e disposto a subir o giro lá pra cima, bastando para isso que lhe dê umas coçadinhas no acelerador.



    Animou-se? Então vamos lá para a receita do Éber Botteon, que é o amigo que mais manja de Fusca que eu conheço. Vamos começar pela refrigeração. Um motor que vira mais rápido esquenta mais, então, uma boa precaução é trocar a lata da ventoinha pela do motor que vem nas últimas Kombi. Essa lata tem um ressalto em sua chapa de trás, e assim, com um pequeno suporte na base do radiador de óleo o deslocamos para esse ressalto. Isso tira o radiador do caminho do vento que vai para o 3º e 4º cilindros (os que ficam do lado esquerdo de quem olha o Fusca por trás). Esses dois cilindros são os que mais sofrem aquecimento nos motores antigos, justamente por terem o radiador barrando o vento refrigerador, portanto, essa foi uma boa medida da Volks. O suporte e a lata podem ser achados em ferro-velho e mesmo novos são baratos — uns 15 mangos o suporte e uns 50 a lata. Aí, vamos debulhar o motor. Tirar os cabeçotes e mandar trabalhá-los, porque os originais são bem fuleiros. Trabalhar envolve tirar rebarbas, ressaltos e polir os dutos. Desse modo melhoramos o fluxo da mistura ar:combustível e também a direcionamos para o cilindro de modo a obter uma queima mais homogênea. A saída dos gases queimados também é facilitada nesse trabalho, o que deixará o cilindro limpo para receber mistura nova, boa para queimar. Isso melhora? Melhora pacas! Não adianta ficar socando carburação grande se o fluxo da mistura é atrapalhado por um cabeçote com dutos que mais parecem uma caverna ruída. Precisamos deixá-lo liso, e com fluxo condizente com os objetivos. Mais fluxo, melhor enchimento dos
    cilindros, mais rotação, mais potência. Essa é a idéia de todo este nosso trabalho: o pistão, ao baixar, suga a mistura, portanto, facilitemos seu trabalho de sucção.

    Outra: o pistão, ao subir no momento de escape, limpa o cilindro, portanto, facilitemos seu trabalho de limpeza. Cabeçote trabalhado, vamos para um comando de válvulas de homem — um que mantenha as válvulas abertas por mais tempo e assim entre mais mistura. Um comando de 276 graus vai levar o giro final, das 5.000 rpm que o motor original atinge, para umas 6.500 rpm. Vejam, vejam que aumentamos em 30 % o número de explosões por minuto. Só nisso já ganhamos uns 30% de potência, pois no mesmo espaço de tempo temos mais explosões trabalhando, empurrando os cilindros... sacou? E agora, se cada uma dessas explosões for mais forte que as originais vamos ganhar potência aí também. Então, tratemos de aumentar a taxa de compressão da módica taxa de 7,2:1 original para uns 13:1, pois agora vamos usar o álcool como combustível, e esse agüenta a taxa alta e está bem barato em relação à gasolina... compensa.

    Ôpa, ôpa! A coisa está ficando boa! Vamos dar uma melhorada na carburação do bichinho pra alimentar esse comando e esse cabeçote que estão mais generosos. A grande maioria dos 1.600 vem com carburação dupla Solex 32 — um carburador simples em cada lado do motor, cada um alimentando dois cilindros. Vamos aumentar sua “boca” dos 32 mm para 35 mm. Então mandamos esses carburadores para um torneiro mecânico que vai aumentá-la para 35 mm e trocaremos sua borboleta pela do carburador original dos Chevette, que usavam um Solex 35 mm.

    Os difusores serão trocados: dos 24 mm originais para de 26 mm. Colocar giclês 100 de ar. Os de marcha lenta: 70, e o principal: 180. Pronto! Essa carburação já basta! Se quiser tascar um ou dois Weber duplos de 40 mm fica melhor, mas sai caro. Se você tiver essa bala ela será bem útil — depende do pistoleiro aí...

    Uma aliviada no volante do motor é bom, isso vai diminuir a inércia na subida de giro do motor, e ele vai subir o giro rapidinho... zumm, zumm! Pode tirar uns 30 % de seu peso que não fica frágil. O torneiro
    faz isso fácil, fácil. Ô castanhola! E não é que ficou um motorzinho do capêta! Pneus, freios, amortecedores... cuide disso porque o bicho vai andar pra valer, vai sim. Agora, vamos ver o quanto vai custar essa farra:

    1) Lata e suporte do radiador de óleo: R$ 80,00
    2) Trabalho nos 2 cabeçotes e taxa: R$ 700,00
    3) Trabalho na carburação: R$ 100,00
    4) Comando de válvulas: R$ 280,0
    5) Alívio do volante: R$ 50,00

    TOTAL: R$ 1.210,00

    Obs: esses valores são relativos e estão aqui só para parâmetro, pois não há tabela para esses serviços e peças.

    Tel. do Éber: (19) 3562-7819 e 9784-5988
    Postei ela no tópico do Speed Lee acho que ontem...muito boa mesmo!!!! Tenho ela completa...é irada!!!!!!!!
    Last edited by juliocezar.lee; 04-11-2009, 07:41 PM.
    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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    • #3
      Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

      Isso era da coluna semanal de Arnaldo Keller
      Aqui tem todas as outras matérias dele:
      http://www.primeiramao.com.br/editor...eneno_temp.asp

      Aprendi muita coisa por ali. O cara é fera, os textos são muito bons de ler...

      Comment


      • #4
        Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

        Postado originalmente por Guga Pedrosa
        Isso era da coluna semanal de Arnaldo Keller
        Aqui tem todas as outras matérias dele:
        http://www.primeiramao.com.br/editor...eneno_temp.asp

        Aprendi muita coisa por ali. O cara é fera, os textos são muito bons de ler...

        vlw pelo link...

        Hoje chegueii para o meu mecanico, q fechou meu motor para tirar vazamentos de tuchos e pedi para ele regular as valvulas para mim, deixando como no tuto, 0,5 e 0,10 e que pretendia colocar molas do opola no cabeçote e comando w100, ele olhou para minha cara e disse, onde vc aprendeu tudo isso....kkkk "Fusca4Ever" so q ele teve a cara de pau de falar q nao é bom deixar as valvulas justas assim pois eu dou muito gas no carro (Estico bem as marchas) ele esta correto?

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        • #5
          Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

          Postado originalmente por Guga Pedrosa
          Isso era da coluna semanal de Arnaldo Keller
          Aqui tem todas as outras matérias dele:
          http://www.primeiramao.com.br/editor...eneno_temp.asp

          Aprendi muita coisa por ali. O cara é fera, os textos são muito bons de ler...
          Legal!!!
          SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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          • #6
            Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

            VENENO NO FUSCA By "Arnaldo Keller"
            Todo dia recebo e-mails de ansiosos leitores querendo saber como envenenar seus carros. A maioria tem Fusca.
            Gostar do Fusca hoje em dia, com tanto carro perfeitinho andando por aí, é sinal de que o sujeito não é muito bom da bola. Como sou ainda pior da bola, respondo. O que não sei, encaminho a pergunta a quem sabe. Mas volta e meia tenho que explicar conceitos básicos de preparação, então, notando que conhecendo esses conceitos o sujeito entende melhor o porquê de cada procedimento numa preparação, passo agora o começo de um pequeno glossário a respeito. Apesar de ser direcionado aos Fuscas, serve também para a maioria dos outros carros.
            BALANCEAMENTO DO CONJUNTO
            O conjunto, no caso, é constituído de: eixo de manivelas (também chamado de virabrequim), volante, platô da embreagem e polia da ventoinha, todos acoplados e na posição em que o motor será montado. O balanceamento visa eliminar vibrações. Com ele ganha-se potência, maior rotação final e vida útil do motor, além de promover um funcionamento mais suave em todas as faixas de rotação. Há melhora na lubrificação do virabrequim, pois, sem vibrações, uma camada fina de óleo protetor mantém-se constante nas bronzinas onde o virabrequim é assentado.
            COMANDO DE VÁLVULAS
            O formato dos ressaltos do comando é que asseguram a abertura e fechamento das válvulas no momento mais oportuno para o enchimento e esvaziamento dos cilindros. Quanto maior o grau do comando, maior o tempo de abertura das válvulas, o que propicia melhor enchimento do cilindro. Quanto maior o grau do comando, mais “forte” ou “bravo” ele é. Porém, quanto mais forte o comando, maior deve ser a carburação, senão a marcha lenta fica afetada, irregular, embaralhando. Os comandos fortes tendem a ocasionar perda de potência em baixa rotação, porém, ganho em alta. Com comando forte há perda de faixa de torque, que fica mais restrita às altas rotações.
            VOLANTE DO MOTOR
            Disco acoplado ao virabrequim cuja função é, devido a seu peso, diminuir a vibração causada pelo torque produzido pelo pistão no virabrequim. Aliviar o volante é diminuir sua espessura por meio de um torno mecânico, gastando-o. Ao aliviá-lo facilitamos a rapidez de aceleração da rotação do motor, pois teremos menor inércia do volante. Para motores de rua, o limite tolerável de redução de peso é ao redor de 30%, com tolerância de mais ou menos 200 gramas. Maior redução ocasiona vibrações indesejáveis. Com o alívio do volante, quando tiramos o pé do acelerador numa troca de marchas, por exemplo, o giro cai mais rápido também, pois há menor inércia para a desaceleração do conjunto.
            TAXA DE COMPRESSÃO
            É a relação entre os volumes do cilindro e a câmara de combustão. Indica quantas vezes a mistura é comprimida quando o pistão atinge seu ponto máximo superior. Para calcularmos a taxa, somamos o volume do cilindro mais o da câmara de combustão e o dividimos pelo da câmara de combustão. O aumento da taxa de compressão é normalmente feito através do rebaixamento do cabeçote, diminuindo assim o volume da câmara de combustão. Podemos aumentar a taxa com o uso de pistões de cabeça mais plana, ou mesmo convexa. Os motores VW a ar foram projetados numa época em que nossa gasolina tinha octanagem mais baixa. Hoje, com 25% de álcool adicionado à gasolina, essa octanagem subiu, o que permite que aumentemos a taxa. Desse modo há melhor queima da mistura ar/combustível e a conseqüente maior potência. Há diminuição de consumo, também. Quando o combustível é o álcool, a taxa é bem mais elevada que a gasolina. Quando turbinamos um motor com altas pressões a taxa deve ser baixa. Cada caso é um caso.
            USINAR DUTOS DOS CABEÇOTES
            Os cabeçotes originais de fábrica vêm com imperfeições em seus dutos, rebarbas. Usiná-los é aumentar a sua passagem, limpando rebarbas e deixando dutos que permitam maior fluxo para a entrada da mistura e saída de gases queimados. Isso requer critério técnico em oficinas especializadas.
            POTÊNCIA
            É a velocidade com que um trabalho é realizado. Um cavalo vapor (cv) é a potência requerida para elevar um objeto com o peso de 75kg a uma altura de 1 metro em 1 segundo.
            Está intimamente ligada ao torque do motor. Ela é a resultante da multiplicação do torque pela rotação (velocidade angular).
            Potência cv = (torque kgfm x rpm): 726,4. Exemplo: um motor com 15,5kgfm a 4.000rpm estará gerando 85,3cv a 4.000rpm. Nesta conta multiplicamos 15,5 por 4.000 e dividimos pela constante 726,4. Esse mesmo motor quando a 5.800rpm está gerando 118cv de potência e seu torque está em 14,7kgfm, pois, a partir de uma certa rotação o torque cai (veja explicação em Torque).
            POTÊNCIA ESPECÍFICA
            É a potência gerada por cada litro de cilindrada do motor. Por exemplo: um motor VW 1300 com potência de 46cv tem potência específica de 35,4cv/litro, pois dividimos 46cv por 1,3 litros. Já um 1600 tem 40,6cv/litro (65:1,6 = 40,6). O Honda CSi é o aspirado brasileiro com maior potência específica. Ele tem um motor de 2 litros de cilindrada (2.000cm³) e gera 193cv, ou seja, quase 100cv/litro. Quanto maior a potência específica, maior o nível de aproveitamento do motor. Os motores turbinados atingem potências específicas mais altas. Por exemplo, na Era-Turbo da Fórmula 1, nos anos 1980, os motores turbinados atingiam potência específica de 800cv/litro, já que tinham só 1,5 litro de cilindrada e geravam ao redor de 1.200cv.
            SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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            • #7
              Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

              Muito boa essa!!!

              Quem Gosta De Corvette Gosta De Fusca


              No dia a dia de um jornalista automobilístico acontecem coisas que, apesar de serem interessantes, não enchem uma matéria, mas que, de qualquer modo, são interessantes. Aqui vão algumas.

              CORVETTE Z6 EM INTERLAGOS:

              Por ocasião de um recente evento que houve em Interlagos e em cujo qual eu estava bastante envolvido, fui premiado com umas voltas como passageiro em um Corvette exclusivo, o novo modelo Z06, que já sai de fábrica com 505 cavalos. Motor oito cilindros, sete litros de cilindrada, bloco e cabeçotes de alumínio, carter seco. Torque monstro: 65 kgfm a 4.800 rpm! Só 1.420 kg de peso. Custa nos EUA 66 mil dólares, quando um Corvette “normal” (400 cv) custa 45 mil, daí vê-se que além de ser um Corvette é um Corvetaço.

              Pra começar a conversa vamos aos números de seu desempenho: 0 a 100 km/h em 3,7 seg e velocidade máxima de 318 km/h, segundo a fábrica. Quem dirigia era um excelente piloto que já havia participado da Mil Milhas em oito ocasiões.

              Saímos para a pista. O carro é um monstro. Nunca essa palavra me saiu com tanta facilidade da boca para expressar um carro. Ele é grande, uma frente enorme, larga. A aceleração é brutal e não acaba nunca, continua ganhando velocidade, sempre. Costumo ficar muito tranqüilo quando percebo que o piloto manja, e esse ia tocando barbaridade. Todo o Miolo ele fazia em terceira marcha, pois o motor é tão elástico, tem tanta potência desde baixas rotações, que mesmo no Pinheirinho e Bico de Pato, que são curvas de baixa velocidade, ele tinha uma saída de curva tão absurda que reduzir para 2a marcha era pura perda de tempo. E como faz curvas! Que equilíbrio! O piloto comentou que o Juliano Lossacco (Campeão da Stock Car) o havia também pilotado e comentara que o Corvette, mesmo usando pneus de rua, era mais rápido no Miolo que o Stock (450 cv), e que o Stock só andava mais nas retas. Em suma, O Corvette é ainda mais equilibrado e rápido que um excelente carro de corridas, e ainda com o ar-condicionado ligado... Mesmo estando ao lado, comentei que estava achando o Corvette superior ao Porsche Carrera e similares, e o piloto respondeu que comentara o mesmo com o Lossacco, e que ambos concordavam que o Corvette Z06 punha os outros todos no chinelo. O carro é mesmo um monstro. E custa muito menos que os concorrentes em desempenho. Parabéns à Chevrolet americana! Eles sabem que não há nada igual para conquistar a fidelidade do consumidor que um bom carro esportivo.

              Bom, outro assunto é meu Fusca. O Eber Botteon terminou meu motor 1600 e fui buscar o Fusca em Pirassununga há uma semana. Vim com ele para SP e depois de uma semana andando por aqui, voltei pra lá, para uma revisãozinha dos 600 km. Bem, o Fusca é 66 e o velocímetro marca até 120 km/h. Na volta a Pira, quando o motor já estava com uns 500 km rodados, dei Zero num tapa, ou seja, o ponteiro passou os 120, ficou vertical para baixo e subiu para o zero e travou no pino. E isso sem forçar e foi num pulo. Tirei logo o pé para não forçar a barra, pois o motor está novo e isso foi só uma cutucada, pois viajei o tempo todo a 100 km/h, amaciando.

              Não precisei reduzir para 3a marcha em nenhum momento. Todas as subidas fazia em 4a e bastava acelerar que ele crescia, fosse a subida que fosse. Quase não era necessário acelerar a mais que quando no plano para subir mantendo velocidade. Portanto, o motor está o fino.

              Vejamos aqui o que foi feito pelo Eber:

              1—Trabalho no cabeçote, ou seja, aumento das passagens de mistura, o que melhorou o fluxo.
              2- Balanceamento do conjunto virabrequim, volante, platô, polia da ventoinha, acoplados.
              3- Comando de Kombi a álcool.
              4- Taxa de compressão foi para 9:1 (gasolina).
              Mais nada! Carburação original Solex 32. Nada! Nenhuma complicação. Creio que o motor está produzindo uns 80 ou 90 cv, e, devido ao balanceamento, gira liso, sem vibrações, parecendo um motor BMW (exagerei??!!). Sobe rápido de giro. Uma delícia. O Eber está de parabéns. Só vamos aumentar a carburação, trocando as borboletas que passarão dos 32 para 35 mm e os venturi, que passarão dos 24 para 26. Com isso teremos mais pegada em baixa. E basta! Uma boa preparação, com ótima relação custo-benefício, não afetando a longevidade do motor nem aumentando consumo, e aumentando em muito o prazer de dirigir.

              É isso aí. Dois assuntos. Um nada a ver com o outro, mas, quem gosta de Corvette gosta de Fusca, então escrevi junto...

              Abraço,
              Arnaldo





              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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              • #8
                Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                Postado originalmente por wyldwagnericm

                vlw pelo link...

                Hoje chegueii para o meu mecanico, q fechou meu motor para tirar vazamentos de tuchos e pedi para ele regular as valvulas para mim, deixando como no tuto, 0,5 e 0,10 e que pretendia colocar molas do opola no cabeçote e comando w100, ele olhou para minha cara e disse, onde vc aprendeu tudo isso....kkkk "Fusca4Ever" so q ele teve a cara de pau de falar q nao é bom deixar as valvulas justas assim pois eu dou muito gas no carro (Estico bem as marchas) ele esta correto?
                hehehehhe
                Pode encher o saco dele, manda ele colocar 0,05mm no escape e 0,15mm na admissão (com essa configuração vai ter mais potência em alta).
                Agora fica em cima, ve se ele tá fazendo o serviço direitinho... vai que sem querer ele enforca uma válvula ai depois vem com aquela conversa "eu avisei que assim não ficava bom..."

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                • #9
                  Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                  Mais uma pergunta.
                  Com quantos cavalos ele fica quando terminado, e qual o maximo de cavalos que pode se ter em um 1600 aspirado sem comprometer muito a durabilidade e o rendimento?
                  >> 72 - 1600 <<

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                  • #10
                    Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                    Postado originalmente por Guga Pedrosa
                    hehehehhe
                    Pode encher o saco dele, manda ele colocar 0,05mm no escape e 0,15mm na admissão (com essa configuração vai ter mais potência em alta).
                    Agora fica em cima, ve se ele tá fazendo o serviço direitinho... vai que sem querer ele enforca uma válvula ai depois vem com aquela conversa "eu avisei que assim não ficava bom..."
                    kkkk...bem dessa...kkk

                    Amanha vou ir la e vou ficar em sima, pois nao aguento mais, sera q pode ser por causa das valvulas q o carro ta fraco e falhando em alta?

                    lembrando q o motor foi fechado a poco tempo. rodei uns 2mil km sem fazer nada de regulagem dentro do motor...

                    Comment


                    • #11
                      Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                      to pra fazer essa brincadeira.. só que me caiu umas duvidas..

                      vou usar o carro diariamente!!
                      gostaria de saber se seria melhor::

                      -> Taxa de compressão
                      12:1
                      ou
                      13:1
                      ??

                      -> Comando de Valvulas
                      274º
                      ou
                      284º - Engle W110
                      ??

                      -> Alivio do Volante do motor
                      20%
                      ou
                      30%
                      ??

                      vou precisar das molas de valvulas do opala??
                      como o meu é um Gol BX (motor na frente, ar mais facil) acho que não vou colocar o lance do Radiador pois ele é beeem mais refrigerado que o do fusca que é lá atrás...

                      PS: Meu gol já é a Alcool, não sei mas acho uma taxa de 13:1 mto alta.. será mto mesmo pra um carro do dia-a-dia?? ou é tranquilo??
                      alivio do volante.. 30% pelo que entendi é o maximo pra um carro de rua.. é uma taxa TOLERAVEL ou MAXIMA??
                      e quanto ao comando, será que o 284º num faz fica bom não?? ou o 274º sirva?? ouvi um dia que o W100 (se não me engano é o 274º) é mto xoxo e que o W110 anda bem mais louco!! é verdade??

                      cheio de duvidas.. mas é pra preparar ele beeem feito meeesmo.. tirar ai seus 100~110cv com um peso de 850kg +/-... quero andar junto ao menos dos 1.6 atuais ou 1.8 =P
                      Last edited by guineme; 17-01-2010, 01:13 AM.
                      Gol BX 1986
                      Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                      >Atualmente:
                      -Comando 284º
                      -Kit Pistão 88mm
                      -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                      Comment


                      • #12
                        Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                        Gostei do post, relembrei estes textos do erton keller, são 10 ao todo.

                        Só ficou meio ruim o vídeo. só vi VAGALUME ALI, dois branco e dois vermelho rsrsrs

                        se puder faz outro de dia pra gente ver

                        Comment


                        • #13
                          Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                          meus carburas pra turbo foram feito pelo eber , excelente profissional , recomendo a todos , chegaram de sao paulo , foi pro lugar e pegou redondo , o cara e muito bom , os meus vieram com os econostarts proprios para a sobrealimentacao , o cara è o cara.

                          ainda tenho eles aqui , guardadinhos.
                          black hot metal

                          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                          Comment


                          • #14
                            Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                            Postado originalmente por fernando ferro
                            Gostei do post, relembrei estes textos do erton keller, são 10 ao todo.

                            Só ficou meio ruim o vídeo. só vi VAGALUME ALI, dois branco e dois vermelho rsrsrs

                            se puder faz outro de dia pra gente ver
                            Vai ficar um poco dificio vou colocar aquia as fotos do meu motor,
                            O mecanico quando abriu o motor, se assustou

                            ""CARAMBA ESSE MOTOR ESTA TAXADO D+""

                            Boiei na hora;

                            Resumindo ou compro dois cabeçotes ou coloco um AP - ele disse pra descolar a flange q ele vende o meu motor e compra outro ap para colocar la, e achoq vou me abraçar

                            Comment


                            • #15
                              Re: Como melhorar a potência de um Boxer 1600

                              Postado originalmente por wyldwagnericm
                              kkkk...bem dessa...kkk

                              Amanha vou ir la e vou ficar em sima, pois nao aguento mais, sera q pode ser por causa das valvulas q o carro ta fraco e falhando em alta?

                              lembrando q o motor foi fechado a poco tempo. rodei uns 2mil km sem fazer nada de regulagem dentro do motor...
                              Nos originais funciona sim,mas pra comandoes ou mesmo os balanceiros 1:25 vá como recomenda o fabricante.No meu caso com o comando do gol a alcool e os balanceiros 1:25 uso 15 na admissão e 20 no escape e te digo tá o bicho,destroi com fúria muitos carros .Abraços
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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