Anúncio

Collapse
No announcement yet.

o que é nitretação??

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • o que é nitretação??

    Sei que nitretação é um tratamento quimico/termico que melhora diversas caracteristicas do aço mas gostaria de saber exatamente como funciona em peças de motor especialmente no virabrequim. estou juntando peças para montar um 1.9 aspirado ( talvez um 2300 caso arrume coragem e $$$) e não sei qual escolher:
    • um forjado novo é muito caro
    • um forjado usado nunca tá zerado.
    • um fundido ,mesmo zerado pode pode não aguentar.
    Então, se eu nitritar um fundido ele vai ter resistencia igual um forjado??
    E o custo quanto é?? Vale a pena??
    Quem faz o serviço de preferencia proximo a Curitiba??
    QUais peças podem ser nitritadas??
    Procurei muito mas não achei nada aqui no forum, se tiver algo favor me informar.

  • #2
    Re: o que é nitretação??

    Nitretação é um tratamento termoquímico da metalurgia em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio, usando-se de um ambiente nitrogenoso à determinada temperatura, buscando o aumento da dureza do aço até certa profundidade. O objetivo é difundir o nitrogênio, para isso, um cubico de corpo centrado é melhor para a difusão, portanto, temperaturas abaixo de 720°C são ideais. A nitretação tem menos empenamento em relação a cementação, porem, a camada é muito mais fina, chega a 0,3µm a nitretação gasosa e a 0,15µm a nitretação a plasma. Com a nitretação, a dureza pode chegar a 1400HV.
    extraído do wikipédia... como a camada nitretada só chega a 0,3microns acredito que a forjada ainda seja a melhor opção em relação a durabilidade.
    abraços!

    Comment


    • #3
      Re: o que é nitretação??

      Amigo,

      O tratamento de nitretação, como foi explicado pelo noss amigo hobeomoroni, trata de um meio de se aumentar a dureça superficial na peça, assim como a cementação faz(geralmente em engrenagens).

      Qual a vantagem de se aumentar essa dureza? Simples. Quanto mais duro é o material, mais difícil ele será de ser riscado. Ex: Pegue um caco de vidro e um de madeira. Esfrege o caco com força qual a madeira. Qual dos doi materiais será riscado? A madeira, por ter menor "dureza superficial" do que o vidro. Ou seja, com esse tratamento, provavelmente o desgaste nos colos do virabrequim será muito menor se compararmos o memso virabrequim sem este tratamento.

      Contudo, aumentar dureza não está diretamente relacionado com aumentar a tenacidade(que é o quanto o material consegue aguentar de esforços, falando a grosso modo) do material. Ou seja, um material muito duro(vidro) pode ser muito pouco tenaz. Se você pegar um pedaço de vidro e um de madeira e envergá-los, o de madeira aguentará mais esforço(que você está fazendo sobre o material) do que o vidro, que se quebra facilmente. Isso ocorre pois quanto mais duro o material, menos independentes estão as suas moléculas umas em relação as outras, ou seja, o material não "trabalha" bem, fica frágil.

      Quando se faz um tratamento de nitretação, visa-se apenas a maior durabilidade do virbrequim(desgastando menos, dura mais) e não o aumento da tenacidade dele(que é limitada pelo material do qual foi feito).

      Em engrenagens, faz-se a Cementação, que é uma maneira de difundir átomos de carbono em uma fina(nem tão fina como a da nitretação) camada superficial da engrenagem. Dessa forma, essa região rica em carbono fica mais tura, resistindo melhor ao risco e aos desgastes, só que não muito tenaz. Se a engrenagem fosse toda como essa camada, ela provvelmente não iria aguentar os esforços que ela sofre. Por isso o "miolo" da engrenagem não recebe o carbono da cementação. Em outras palavras, a engrenagem tem camada superficial dura e pouco tenaz e o "miolo" bastante tenaz(que é o que dá resitencia mesmo à ela).

      Espero ter ajudado com sua dúvida!

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: o que é nitretação??

        valeu pelo comentário rafael !!! tinha qse certeza que tinha vantagens a nitretação porém nunca comentei a respeito disso o ideal então seria pegar um vira forjado e mandar nitretar porém o custo iria pras alturas...ou estou errado?

        Comment

        Working...
        X