Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

    Achei esta Tabela em PDF que mostra a mistura de etanol na gasolina (e separada por data e região) dês de 1933 até 2010.

    Achei muito interesante que em 1933 a mistura era de 5% e em algumas regiões na decada de 70 a gasolina também tinha etanol na mistura.
    Arquivos Anexos
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

  • #2
    Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

    bem legal, gostaria de ver documentos da década de 30 falando sobre a mistura do alcool na gasolina, no que eles acreditavam na época.

    Comment


    • #3
      Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

      Postado originalmente por realenemy
      bem legal, gostaria de ver documentos da década de 30 falando sobre a mistura do alcool na gasolina, no que eles acreditavam na época.
      Eu também.
      E também se mesmo podendo misturar 5% de alcool, se eles misturavam mesmo, ja que o limite é de 5 a 0 por cento.
      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

      Comment


      • #4
        Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

        Na sexta-feira 29/04/2011 escutei na Hora do Brasil que os percentuais de álcool na gasolina foram reduzidos devido a "escassez" do álcool e que a fiscalização e regulação do setor passam da competência do Ministério da Agricultura para a Agencia Nacional de Petróleo (ANP). Não tenho mais detalhes sobre o assunto.

        Comment


        • #5
          Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

          Faltou a tabela mais usada hj em dia. a de % de solvente..hehehe
          Piadinha triste, mas verdadeira!
          GTMassa
          Tatui

          Comment


          • #6
            Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

            Postado originalmente por ricardo groetaers
            Na sexta-feira 29/04/2011 escutei na Hora do Brasil que os percentuais de álcool na gasolina foram reduzidos devido a "escassez" do álcool e que a fiscalização e regulação do setor passam da competência do Ministério da Agricultura para a Agencia Nacional de Petróleo (ANP). Não tenho mais detalhes sobre o assunto.
            É verdade, foi de 25% (que já era a um bom tempinho) para 18%

            Eu procurei por essa tabela para ver a porcentagem da gasolina em 98 (ano do meu carro de uso diário) e fazer as contas para deixar o carro com a mistura ideal de gasolina e alcool para o motor (já que sabemos que a taxa dele é para a mistura da época, que era 25%).

            Ai achei legal dividir a tabela.
            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

            Comment


            • #7
              Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

              Postado originalmente por gabrielmassa
              Faltou a tabela mais usada hj em dia. a de % de solvente..hehehe
              Piadinha triste, mas verdadeira!
              Solvente e água.

              Vi em um posto do mercado extra que realmente o caminhão parece ser um legitimo BR... Mais todos os carros que abastecem lá sai com o escapamento pingando água.
              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

              Comment


              • #8
                Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                Eu fiz uma conta
                A gasolina antes da redução da mistura de gasolina e alcool era de 25% de alcool e o resto de gasolina.

                A nova mistura é de 18%, então é uma diferença de 7% de alcool a menos na gasolina de agora.

                Eu coloco 20 reais a cada 2 dias de gasolina (da um pouco mais de 7 litros pelo preço da gasolina daqui, mais vou usar apenas os 7 litros para a conta).

                Então 7 litros mais 7% seriam (de a cordo com as minhas contas que podem estar erradas) seriam 0,49 l (490ml) de alcool.

                Então a cada 20 reais de gasolina (7 litros) eu peço para o frentista adicionar meio litro de etanol (500ml ou 0,5l).

                Correta esta essa conta?
                Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                Comment


                • #9
                  Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                  se a gasolina tem 18%. Em 7 litros vc vai ter 1.26l de alcohol. caso adiciona mais .49l vc terá 5.74L de gaso + 1.75L de alc. Total de 7.49L de mistura sendo 23.4%de alc.
                  GTMassa
                  Tatui

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                    Postado originalmente por gabrielmassa
                    se a gasolina tem 18%. Em 7 litros vc vai ter 1.26l de alcohol. caso adiciona mais .49l vc terá 5.74L de gaso + 1.75L de alc. Total de 7.49L de mistura sendo 23.4%de alc.
                    É, matemática não é la o meu forte,

                    Hoje fiz o teste.

                    Coloquei 20 de gasolina (deu mais ou menos os 7 litros à 2,79). e coloquei 1 real de alcool (que deu quase 600 ml, acho que 594ml se não me engano).

                    Pode ser efeito psicológico mais eu senti uma leve diferença, na subida senti que o carro subiu um pouco melhor pisando a mesma coisa, e que na reta ele tinha mais folego pisando menos.

                    A retomada de aceleração foi melhor, me vi cambiando menos de terceira para segunda, mais claro que não foi magica.

                    Até agora gostei, a temperatura estava normal também o marcador de temperatura estava igual a antes da mistura. Então o motor trabalhou na mesma temperatura.

                    Senti também que ele usou um pouco menos de combustível, mais isso só vou saber quando a gasolina chegar na reserva.


                    Até agora aprovei, mais ainda é cedo pois pode ser efeito psicológico (mais acho que talvez não seja).
                    Acho que até carro zero que sai agora (se essa mistura deu certo mesmo) serve para isso, pois a norma mudou mais eu duvido que as montadoras já re-projetaram o carro para trabalhar com a nova mistura de alcool na gasolina de 18% (ainda mais que as peças já foram produzidas e devem ser encontradas em estoque).


                    Mais tenho uma reclamação não relacionada.
                    Ontem li na UOL que a petrobras abaixou a gasolina de todos os seus postos.
                    Eu sempre abasteci em um Ipiranga de confiança que tenho e o preço lá é de 2,79 a comum e de 2,89 a aditivada (algo assim a aditivada).

                    Mais devido a baixa no preço eu fui abastecer em um petrobras... Chegando lá o preço estava igualzinho o do ipiranga! Perguntei pro frentista se já havia sido baixada a gasolina e ele respondeu que sim e esta estava ainda mais cara do que agora (2,79 e 2,89).

                    VOu ficar no ipiranga mesmo. Petrobras abaixar para ter o preço igual a concorrencia eu não esperava.
                    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                      Postado originalmente por 1300l
                      .....preço lá é de 2,79 a comum e de 2,89 a aditivada (algo assim a aditivada).
                      Se o preço aí em São Paulo ontem era esse, paradoxalmente está mais barato que aqui no Rio. Aqui em Jacarepagua (em postos normalmente mais baratos) a comum está a 2,95 , no Centro, Zona Sul, Barra ... passa dos 3,00.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        Se o preço aí em São Paulo ontem era esse, paradoxalmente está mais barato que aqui no Rio. Aqui em Jacarepagua (em postos normalmente mais baratos) a comum está a 2,95 , no Centro, Zona Sul, Barra ... passa dos 3,00.
                        Eu vi no Bom dia Brasil hoje, e fiquei impressionado com o preço do Rio, mais de 3 reais mesmo a gasolina.

                        Antes do aumento aqui o preço era de 2,39, depois do aumento 2,84, com o novo re-ajuste para baixo da petrobras foi para 2,79.

                        O que está acontecendo, nem parece que vamos extrair o pre sal hehe
                        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                          Postado originalmente por 1300l
                          ..Antes do aumento aqui o preço era de 2,39, depois do aumento 2,84, com o novo re-ajuste para baixo da petrobras foi para 2,79.
                          O que está acontecendo, nem parece que vamos extrair o pre sal hehe
                          Preço de 2,39 no começo do ano por aqui era para ligar o desconfiômetro (muito barato). Aqui pela área estava na casa dos 2,60; 2,84 era Centro, Aterro, Zona Sul, Barra, Recreio ...

                          O que está acontecendo? Simples, em termos de Grande Rio de uns meses para cá a quantidade de carros na rua aumentou significativamente, engarrafamentos monstros passaram a acontecer em horários e locais em que isso não era comum. A CET-RIO explica: excesso de veículos.

                          Obs: Na "aba" o preço dos estacionamentos tambem aumentou absurdamente. O preço do transporte especial, Vans, Frescões está meio pesado, em certos casos era melhor ir de carro mesmo.

                          O preço do álcool atingiu um patamar em que não compensava usar esse produto era melhor usar gasolina (hoje a maioria dos carros é flex). Com aumento da procura pela gasolina é claro que o preço praticado ia aumentar (livre mercado). Isso independe se extrai-se petróleo do pré-sal, da areia da praia ou dos lixões. Nos outros Estados segue uma reação em cadeia. Não quero dizer que o foco foi o Rio, pode ter sido qualquer Estado ou mesmo não ter havido um foco específico, o fato é que gasolina e cerveja, o que produzir vende.

                          Pode parecer retrógrado mas as vezes sinto saudades do tempo em que os combustíveis eram tabelados.

                          Mas esse "papo" está se afastando do tema do Tópico, paremos por aqui.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Tabela de Mistura de Etanol na Gasolina

                            Postado originalmente por ricardo groetaers
                            Preço de 2,39 no começo do ano por aqui era para ligar o desconfiômetro (muito barato). Aqui pela área estava na casa dos 2,60; 2,84 era Centro, Aterro, Zona Sul, Barra, Recreio ...

                            O que está acontecendo? Simples, em termos de Grande Rio de uns meses para cá a quantidade de carros na rua aumentou significativamente, engarrafamentos monstros passaram a acontecer em horários e locais em que isso não era comum. A CET-RIO explica: excesso de veículos.

                            Obs: Na "aba" o preço dos estacionamentos tambem aumentou absurdamente. O preço do transporte especial, Vans, Frescões está meio pesado, em certos casos era melhor ir de carro mesmo.

                            O preço do álcool atingiu um patamar em que não compensava usar esse produto era melhor usar gasolina (hoje a maioria dos carros é flex). Com aumento da procura pela gasolina é claro que o preço praticado ia aumentar (livre mercado). Isso independe se extrai-se petróleo do pré-sal, da areia da praia ou dos lixões. Nos outros Estados segue uma reação em cadeia. Não quero dizer que o foco foi o Rio, pode ter sido qualquer Estado ou mesmo não ter havido um foco específico, o fato é que gasolina e cerveja, o que produzir vende.

                            Pode parecer retrógrado mas as vezes sinto saudades do tempo em que os combustíveis eram tabelados.

                            Mas esse "papo" está se afastando do tema do Tópico, paremos por aqui.
                            Hoje saiu a noticia que o Alcool abaixou 9% e volta a ser vantagem aqui em sp (boa noticia para mim pois meu fusca é a alcool hehe).

                            Agora estou chocado, eu estava reclamando dos preços de boca cheia.

                            Voltanto ao tópico, estou para sair com o carro de novo hoje e ele precisa ser abastecido já que rodou quase a semana inteira (até que ele está econômico, mais sempre foi).

                            Vou fazer um reajuste na mistura. Ao invés de 20 de gasolina e 1 de alcool... Vou colocar 19 de gasolina e 1 de alcool (para ficar com valor redondo). E vou abastecer no ipiranga que sempre abasteci. Assim, se a gasolina daquele posto perobras era melhor que a do ipiranga (não de adulterada, mais de qualidade de aditivos mesmo) vou sentir.

                            Fiquei nesta duvida, já que sempre coloquei apenas gasolina no ipiranga, e quando fiz a mistura coloquei no petrobras (e dizem que é o melhor BR da região que moro) pode ser que a diferença de desempenho não tenha vido direto do alcool a mais... Mais sim da gasolina que pode ser de mais qualidade.

                            Depois de abastecer no ipiranga terei a prova real se o alcool fará mesmo a diferença ou se devo abastecer nesse BR daqui pra frente. Se o ipiranga não for bom. Vou abastecer só gasolina no BR na proxima, sentir o diagnostico. E voltar a misturar o alcool para ver se com a mesma gasolina sinto diferença e se é positiva.


                            Outra coisa que eu fiz é uma "tabelinha" de valores de abastecer
                            para 10 reais, 9,50 de gasolina e 0,50 de alcool
                            20, 19 gasolina e 1 de alcool
                            30, 28,50 de gasolina e 1,50 de alcool
                            40, 38 de gasolina e 2 de alcool

                            Ir aumentando a mistura de alcool por 0,50 a cada 10 reais
                            Se o numero for impar (por exemplo 25 reais) coloque o numero arredondando para mais (24,50 de gasolina e 1,50 de alcool)

                            E se simplesmente for encher o tanque. 5 Reais de alcool e o resto de gasolina.

                            Não é preciso mais é mais fácil do que simplesmente ficar convertendo %
                            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                            Comment

                            Working...
                            X