Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arduino no fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Arduino no fusca

    Não sei se alguém aqui já ouviu falar do arduino, acredito q deve te alguém aqui q conheça.
    Eu estou usando um para fazer uma especie de telemetria e automatizar algumas coisas no fusca, como acendimento automático dos faróis.
    Uma das coisas q mais quero fazer é montar um contagiros, ai q entra minha duvida.
    Eu uso uma ignição eletronica bosch TSZ-i se não me engano, é aquela de 6 terminais. Ela possui uma saida para ligar o contagiros, e acredito q seja dali q o contagiros colhe o sinal q informa a rotação do motor.
    Alguém por acaso saberia me explicar como essa função da ignição funciona? Eu medi com um multímetro e ele parece emitir uma tensão constante de 12v, agora minha duvia é se essa tensão é constante mesmo, se ela é emitida por ciclo ou se ela envia um pulso cada vez q uma vela é acionada.

  • #2
    Re: Arduino no fusca

    e....
    onde entra o arduino nesse circuito???

    Comment


    • #3
      Re: Arduino no fusca

      Até onde sei vc instala o conta giro no negativo da bobina.
      Onde ela recebe um sinal pulsante ele deve fazer o calculo baseado no numero de pulsos e de cilindros.
      Visto que todo contagiros vem com uma chave seletora que indica o numero de cilindros. OU um ''bolo'' de fios para vc emendar cores afim de se obter determinado resultado.

      Comment


      • #4
        Re: Arduino no fusca

        o arduino q vai controla td ueh... Ele vai conta os pulsos q vai pra bobina, faze os cauculos e vai manda a rpm para um monitor lcd. Alem disso pretendo fazer leitura de temperaturas, pressão (óleo e combustível) e etc...
        O contagiros é só o começo, esto começando por ele pq acredito q seja uma das coisas mais fáceis de fazer.

        Comment


        • #5
          Re: Arduino no fusca

          ATENÇÃO:
          vou deixar o texto original para qm ler as mensagens subsequentes entender o que hove! Há um erro na descrição abaixo, a rotação do motor é dita em RPM, isso é equivalente a 53hz e não 3200hz como eu disse!


          Olá amigo,

          se entendi bem, vc qr utilizar um Arduino (microcontrolador) para criar um conta-giros, bacana!

          Vamos lá! Não importa de onde vc tire o sinal da bobina, seja do negativo (mais comum para conta-giros) ou de outro lugar, medindo com o multímetro sempre dará uma tensão contínua. O que acontece é que um multímetro trabalha com tensões alternadas da ordem de 60hz (ou um pouco a mais), um motor na lenta tem uma frequência de +- 800hz, isto na bobina se torna 3200hz (sinal para cada uma das 4 velas). É normal dar o sinal contínuo no multímetro, vc consegue ver os pulsos utilizando um osciloscópio!

          Pretendo utilizar um Arduino tbm, no meu caso qro fazer uma espécie de computador de bordo o mais elaborado possível. Este computador de bordo fará o controle de velocidade, hodômetro, nível de combustível, tensão da bateria, pressão do óleo, giro do motor, tempo de percurso e etc... com estas informações consigo fazer varias verificações e trazer em um display dados relevantes para o uso do carro. Posso por exemplo alertar sobre tempo de troca de óleo, revisões programadas, validade de extintor etc. Acredito que vai ficar bem legal.

          Porém, para começar neste projeto tenho que terminar a pequena reforma que estou realizando no meu fusca (link abaixo na assinatura). Devo começar com os módulos mais básicos como velocímetro e hodômetro para depois ir incrementando.

          Enfim, caso vc queira ajuda para criar o conta-giros, estou a disposição para ajudar com o Arduino, não sou expert no assunto mas já brinquei um pouquinho com meu Arduino Mega 2560.

          Quando eu começar o meu projeto, vou abrir um tópico na sessão de tutoriais para expor passo a passo da criação do computador de bordo. Disponibilizarei lá todos os esquemas elétricos e códigos fonte do projeto! Já te convido de antemão para acompanhar! Devo começar dentro do próximo mês.

          Abraço,
          Last edited by VAN-1976; 12-06-2012, 11:02 AM.
          IVAN BH

          Comment


          • #6
            Re: Arduino no fusca

            Postado originalmente por VAN-1976
            Olá amigo,

            se entendi bem, vc qr utilizar um Arduino (microcontrolador) para criar um conta-giros, bacana!

            Vamos lá! Não importa de onde vc tire o sinal da bobina, seja do negativo (mais comum para conta-giros) ou de outro lugar, medindo com o multímetro sempre dará uma tensão contínua. O que acontece é que um multímetro trabalha com tensões alternadas da ordem de 60hz (ou um pouco a mais), um motor na lenta tem uma frequência de +- 800hz, isto na bobina se torna 3200 hz (sinal para cada uma das 4 velas). É normal dar o sinal contínuo no multímetro, vc consegue ver os pulsos utilizando um osciloscópio!

            Pretendo utilizar um Arduino tbm, no meu caso qro fazer uma espécie de computador de bordo o mais elaborado possível. Este computador de bordo fará o controle de velocidade, hodômetro, nível de combustível, tensão da bateria, pressão do óleo, giro do motor, tempo de percurso e etc... com estas informações consigo fazer varias verificações e trazer em um display dados relevantes para o uso do carro. Posso por exemplo alertar sobre tempo de troca de óleo, revisões programadas, validade de extintor etc. Acredito que vai ficar bem legal.

            Porém, para começar neste projeto tenho que terminar a pequena reforma que estou realizando no meu fusca (link abaixo na assinatura). Devo começar com os módulos mais básicos como velocímetro e hodômetro para depois ir incrementando.

            Enfim, caso vc queira ajuda para criar o conta-giros, estou a disposição para ajudar com o Arduino, não sou expert no assunto mas já brinquei um pouquinho com meu Arduino Mega 2560.

            Quando eu começar o meu projeto, vou abrir um tópico na sessão de tutoriais para expor passo a passo da criação do computador de bordo. Disponibilizarei lá todos os esquemas elétricos e códigos fonte do projeto! Já te convido de antemão para acompanhar! Devo começar dentro do próximo mês.

            Abraço,
            O q eu realmente quero fazer é +ou- isso q vc pretende fazer.
            Eu faço engenharia mecatrônica e a minha intenção final é usar o projeto como tcc, montar um sistema de telemetria q envia dados usando uma internet 3g para um pc, +ou- isso. Mais ainda to começando a desenvolve a ideia.

            Comment


            • #7
              Re: Arduino no fusca

              Postado originalmente por RS_1600
              O q eu realmente quero fazer é +ou- isso q vc pretende fazer.
              Eu faço engenharia mecatrônica e a minha intenção final é usar o projeto como tcc, montar um sistema de telemetria q envia dados usando uma internet 3g para um pc, +ou- isso. Mais ainda to começando a desenvolve a ideia.
              Legal cara, podemos trocar idéias para melhorar ainda mais nossos projetos!

              Para seu TCC vc pretende utilizar o Arduino msmo? Ele possui vários shields interessantes que podem te ajudar, deve existir inclusive algum com 3G.

              Minha ideia do computador de bordo era para meu TCC tbm, mas acabei mudando um pouco, hoje ele é apenas um pequeno módulo para processamento de áudio. E esse "pqno módulo" já tá dando um trabalho lascado pra fazer!!!

              Legal ter mais alguém aqui que queira fazer a mesma coisa que eu, em breve vou começar a projetar alguns sensores (encoder por exemplo) e uma ajudinha pode cair bem!
              IVAN BH

              Comment


              • #8
                Re: Arduino no fusca

                Este eh um dos motivos que gosto deste forum.

                Boas ideias e gente disposta a faze-lo.

                Parei de trabalhar com eletronica em 1993... muuita coisa evoluiu e parei no tempo

                Acompanhando o topico...

                Comment


                • #9
                  Re: Arduino no fusca

                  Postado originalmente por VAN-1976

                  se entendi bem, vc qr utilizar um Arduino (microcontrolador) para criar um conta-giros, bacana!

                  ... um motor na lenta tem uma frequência de +- 800hz, isto na bobina se torna 3200 hz (sinal para cada uma das 4 velas). É normal dar o sinal contínuo no multímetro, vc consegue ver os pulsos utilizando um osciloscópio!...
                  Só um comentário: acho que aqui você se confundiu um pouco. 800 rotações por minuto se tornam 13,3 rotações por segundo, ou seja 13,3 Hz.

                  Abraço.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                  1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                  1976 1600 Turbo

                  Comment


                  • #10
                    Re: Arduino no fusca

                    Postado originalmente por Marco.Grings
                    Só um comentário: acho que aqui você se confundiu um pouco. 800 rotações por minuto se tornam 13,3 rotações por segundo, ou seja 13,3 Hz.

                    Abraço.
                    Ops! Realmente, confundi legal! Motor é tratado em "RPMinutos" e não "RPSegundos", então na bobina vai ter 53hz (para cada giro do motor ela dispara 4 pulsos). Então o multímetro consegue ler esta frequência, ou não, já não sei mais nada!!! rsrsrs... Mas com certeza num osciloscópio da pra ver a onda direitinho!

                    Foi mal galera!!!
                    IVAN BH

                    Comment


                    • #11
                      Re: Arduino no fusca

                      Ah, eu confundi uma coisa também . Na verdade serão 26,6 Hz, pois a bobina dispara 4 pulsos, mas a cada 2 voltas. Então a 800 rpm, seriam 1600 disparos por minuto, ou seja 26,6 por segundo. Mas acima de 1800 rpm, a bobina estaria a 60 Hz, então pra cima disso o multímetro já não funcionaria mais.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • #12
                        Re: Arduino no fusca

                        Postado originalmente por RS_1600
                        o arduino q vai controla td ueh... Ele vai conta os pulsos q vai pra bobina, faze os cauculos e vai manda a rpm para um monitor lcd. Alem disso pretendo fazer leitura de temperaturas, pressão (óleo e combustível) e etc...
                        O contagiros é só o começo, esto começando por ele pq acredito q seja uma das coisas mais fáceis de fazer.
                        Putz, sem gozação hein ! eu estava imaginando que Arduino era um técnico expert nessas artimanhas, nome próprio de pessoa, tipo: Arduino Colasanti!
                        saudações

                        Comment


                        • #13
                          Re: Arduino no fusca

                          Postado originalmente por VAN-1976
                          Legal cara, podemos trocar idéias para melhorar ainda mais nossos projetos!

                          Para seu TCC vc pretende utilizar o Arduino msmo? Ele possui vários shields interessantes que podem te ajudar, deve existir inclusive algum com 3G.

                          Minha ideia do computador de bordo era para meu TCC tbm, mas acabei mudando um pouco, hoje ele é apenas um pequeno módulo para processamento de áudio. E esse "pqno módulo" já tá dando um trabalho lascado pra fazer!!!

                          Legal ter mais alguém aqui que queira fazer a mesma coisa que eu, em breve vou começar a projetar alguns sensores (encoder por exemplo) e uma ajudinha pode cair bem!
                          Ainda não sei se vou usar o arduino mesmo, não sei se ele vai conseguir controlar td, ainda mais o meu q é um UNO. Mais realmente com ele a coisa fica muito mais fácil, alem dos vários shields q existe, a programação dele é muito tranquila se comparando com outros microcontroladores.
                          E vamos trocando ideia ai.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Arduino no fusca

                            Postado originalmente por GEDSELLET
                            Putz, sem gozação hein ! eu estava imaginando que Arduino era um técnico expert nessas artimanhas, nome próprio de pessoa, tipo: Arduino Colasanti!
                            saudações
                            hehehe
                            Tranquilo brother, td mundo esta aqui para aprender, ninguém é obrigado a conhecer td, eu tb errei em ñ ter explicado o q era o arduino.
                            E vai acompanhando o tópico, q conforme for montando vou postando os passos aqui, vai te bastante coisa fácil e bem legal q qualquer um pode aprende a fazer.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Arduino no fusca

                              Postado originalmente por RS_1600
                              Ainda não sei se vou usar o arduino mesmo, não sei se ele vai conseguir controlar td, ainda mais o meu q é um UNO. Mais realmente com ele a coisa fica muito mais fácil, alem dos vários shields q existe, a programação dele é muito tranquila se comparando com outros microcontroladores.
                              E vamos trocando ideia ai.
                              Realmente, dependendo do tanto de coisas que vc pretende fazer e da complexidade delas, o Arduíno não vai dar conta. Ele é soh pra coisas mais básicas msmo.

                              Vc já começou a fazer o conta-giros?
                              IVAN BH

                              Comment

                              Working...
                              X