Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Queima de rotor [motivos]

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Queima de rotor [motivos]

    Pessoal.

    Não é a primeira vez que isso me acontece. O rotor que estava no distribuidor pifou. Ele é Bosch, se fosse Marflex até tudo bem. Mas é a segunda vez que me acontece do mesmo jeito, não lembro quanto andei, mas acho que deveria durar mais.





    Ele queimou a ponto de sentir cheiro de componente elétrico torrado quando tirei a tampa. Nas fotos acho que dá pra ver, é entre o contato do pino da bobina e a lâmina que passa sob os pinos que vão para as velas. Aquela cerâmica abriu um furo.

    É normal isso acontecer? Quanto tempo (km) um rotor deveria aguentar?

    Se estiver anormal, vou ter que conferir outros itens do sistema de ignição. Cabos já vou trocar em seguida...

    Agradeço a ajuda.
    Arquivos Anexos
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

  • #2
    Re: Queima de rotor [motivos]

    Como esta o carvao central da tampa?

    Esta muito gasto, tem a molinha?

    Comment


    • #3
      Re: Queima de rotor [motivos]

      Postado originalmente por Marco.Grings
      Pessoal.

      Não é a primeira vez que isso me acontece. O rotor que estava no distribuidor pifou. Ele é Bosch, se fosse Marflex até tudo bem. Mas é a segunda vez que me acontece do mesmo jeito, não lembro quanto andei, mas acho que deveria durar mais.





      Ele queimou a ponto de sentir cheiro de componente elétrico torrado quando tirei a tampa. Nas fotos acho que dá pra ver, é entre o contato do pino da bobina e a lâmina que passa sob os pinos que vão para as velas. Aquela cerâmica abriu um furo.

      É normal isso acontecer? Quanto tempo (km) um rotor deveria aguentar?

      Se estiver anormal, vou ter que conferir outros itens do sistema de ignição. Cabos já vou trocar em seguida...

      Agradeço a ajuda.

      Esse núcleo do rotor é um resistor de carvão, e resistores queimam por excesso de corrente ou defeito de fabricação. Pelo tipo de sistema é pouco provável que tenha sido a primeira opção. Acho que o controle de qualidade
      da Bosch está deixando a desejar, pelo menos em alguns itens, pois tive dois reguladores de tensão que comprei novos e pifaram com pouco tempo
      de uso, além de uma tampa de distribuidor, também nova, que com apenas 3 meses apresentou fissuras e fuga de centelha. Há muitos anos que não compro rotores, soldo ou encaixo uma chapinha metálica para eliminar o resistor e a possibilidade de pane.
      Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

      Comment


      • #4
        Re: Queima de rotor [motivos]

        Já aconteceu de rotor Bosch durar um mês comigo. Conversando de lá e de cá, cheguei a conclusão que foi uma peça que "deu má sorte", e perdeu a resistência de repente (mas não tinha queimado assim). Por que realmente não tinha razões pra queimar entende, tudo tava legal. Provavelmente é o teu caso Marco!!! Se o próximo que colocar der m&rda também, aí tem que ver... Pode ser algo errado no módulo da tua ignição por exemplo, não sei, algum excesso de tensão! Se estivesse usando Peça da Marflex, era normal durar pouco mesmo, mas não é o caso!

        Um tempinho atrás quando trabalhei em auto-elétrica, volta e meia apareciam rotores exatamente assim. Mas o 'patrão' dizia que era simplesmente por se tratar de peças muito velhas e tal, mas não de um provável problema. Apenas trocava-se e pronto... mas se tá durando pouco, tem coisa mal.

        Já deu uma olhada na pré resistência (resistor quadradinho) da bobina??
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

        Comment


        • #5
          Re: Queima de rotor [motivos]

          Agradeço a rápida ajuda dos colegas acima.

          - Respondendo ao amigo Museu, o carvão está legal, até conferi todo o restante que estava ao alcance, carvão, pontas de contato da tampa, folga no próprio distribuidor, e não parece ter nada de anormal.

          - Celso, existe então a possibilidade de "consertar" esse rotor??? Teria alguma foto para ilustrar? Seria uma boa pedida soldar uma lata direto de ponto-a-ponto. Vou até dizer que me deu vontade de fazer isso, pois o único lugar que achei um rotor Bosch foi na Volks por MEROS R$ 39,11. To rodando temporariamente com um Marflex que tinha de estepe, hehehehe.

          - Jefer. Por enquanto vou apostar na hipótese de ser azar mesmo. Tava tentando lembrar quanto tempo andei com esse rotor e acho que não foi tão pouco, o tempo voa... E mais, não tenho esse resistor, desde que compramos esse motor, nunca teve. Já ouvi comentários sobre isso, mas nunca tive problema, tanto que a bobina tá lá desde nova, uns 9 anos.

          To ajeitando pra viajar na semana que vem, então fico com medo de dar pane no caminho, seria phoda.

          Muito obrigado pela ajuda, amigos. Vou ver o que faço e informo.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
          1976 1600 Turbo

          Comment


          • #6
            Re: Queima de rotor [motivos]

            Estranho não ter o resistor... E o fio que vai pra bobina, nunca verificou com multímetro se ele é resistivo???

            Alguém me corrija em caso de erro, mas até onde eu saiba, as bobinas Kw12, são projetadas pra trabalhar com entrada de 8 ou 10V, não me recordo bem, mesmo tendo a ignição eletrônica...
            Mas se a bobina está legal, e não superaquece, provavelmente o fio positivo é resistivo...
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • #7
              Re: Queima de rotor [motivos]

              Já teve oportunidades em que estava mexendo na parte elétrica do cofre e botei o multímetro no positivo da bobina (para testar pós chave...) e marcava a carga da bateria. Posso até testar de novo para conferir.

              Mas como já mencionei, as viagens que faço duram em torno de 6 horas e durante já parei para ver a temperatura da dita cuja e tranquilo. Nessa parte então to loco de sorte, realmente a danada tá sempre boa (melhor nem falar muito senão tu sabe), rsrsrsrsrs.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

              Comment


              • #8
                Re: Queima de rotor [motivos]

                Teste da bobina não se faz em viagem homem
                Se faz no verão, centro da cidade, trânsito parado da avenida Medianeira, 42 ºC na sombra. Daí sim, conseguiu segurar a mão por uns 8 ou 10 segundos sem queimar, tá beleza. (claro se começar a queimar a mão, não vai esperar terminar os 10 segundos )
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • #9
                  Re: Queima de rotor [motivos]

                  tinha um rotor que não tinha a resistencia era uma chapa em latão interiça, indo do centro até a ponta, troquei por desgaste na ponta mas agora uso com resistencia. se a resistencia queimar como no seu caso basta soldar um fio ligando o centro a ponta de forma que o carvão no fique encima da solda.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Queima de rotor [motivos]

                    Postado originalmente por flatsuda
                    tinha um rotor que não tinha a resistencia era uma chapa em latão interiça, indo do centro até a ponta, troquei por desgaste na ponta mas agora uso com resistencia. se a resistencia queimar como no seu caso basta soldar um fio ligando o centro a ponta de forma que o carvão no fique encima da solda.
                    Também usei uma dessas (tenho ela até hoje no porta luvas pra reserva), e tive que trocar exatamente por esse motivo, desgaste e queima prematura da ponta. E com a de resistência, parece que o motor funciona mais redondo...
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • #11
                      Re: Queima de rotor [motivos]

                      Postado originalmente por JeferJ
                      Teste da bobina não se faz em viagem homem
                      Se faz no verão, centro da cidade, trânsito parado da avenida Medianeira, 42 ºC na sombra. Daí sim, conseguiu segurar a mão por uns 8 ou 10 segundos sem queimar, tá beleza. (claro se começar a queimar a mão, não vai esperar terminar os 10 segundos )
                      Então vou ter que esperar uns 4 meses,

                      Mas nessas ocasiões dava pra tocar tranquilo, esquentava menos que o alternador.

                      Vou deixar ela tranquila no lugar, time que tá ganhando não se mexe, heheh.

                      Vlw pela dica.

                      Postado originalmente por flatsuda
                      tinha um rotor que não tinha a resistencia era uma chapa em latão interiça, indo do centro até a ponta, troquei por desgaste na ponta mas agora uso com resistencia. se a resistencia queimar como no seu caso basta soldar um fio ligando o centro a ponta de forma que o carvão no fique encima da solda.
                      Eu estava lidando agora com o soldador, já vou botar a mão na massa e testar por uns dias que me sobram pra ver se funciona e economizar um dinheirinho. Vlw pela dica também, amigão.

                      Grande abraço a todos.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • #12
                        Re: Queima de rotor [motivos]

                        Seguindo a dica do Flatsuda, soldei um pedacinho de fio entre o meio e a ponta e ficou bom. Já tá no lugar, testarei durante a semana, porque na quinta vou viajar. Por via das dúvidas deixo um no porta-luvas.

                        Pra variar a foto não ficou legal. Sem máquina decente não dá.



                        O importante é que funcionou. Muito obrigado pela ajuda, galera.

                        []s.
                        Arquivos Anexos
                        Last edited by Marco.Grings; 16-07-2011, 02:42 PM.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                        1976 1600 Turbo

                        Comment


                        • #13
                          Re: Queima de rotor [motivos]

                          Postado originalmente por Marco.Grings
                          Seguindo a dica do Flatsuda, soldei um pedacinho de fio entre o meio e a ponta e ficou bom. Já tá no lugar, testarei durante a semana, porque na quinta vou viajar. Por via das dúvidas deixo um no porta-luvas.

                          Pra variar a foto não ficou legal. Sem máquina decente não dá.



                          O importante é que funcionou. Muito obrigado pela ajuda, galera.

                          []s.
                          Se a solda estiver boa você não se preocupará mais com o rotor. O que está no meu fusca tem mais de 10 anos. O resistor interno tem apenas a
                          função supressora, ou seja, evitar interferências eletromagnéticas em sistemas eletrônicos mais sensíveis.
                          Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Queima de rotor [motivos]

                            Postado originalmente por Celso Soares
                            Se a solda estiver boa você não se preocupará mais com o rotor. O que está no meu fusca tem mais de 10 anos. O resistor interno tem apenas a
                            função supressora, ou seja, evitar interferências eletromagnéticas em sistemas eletrônicos mais sensíveis.
                            Eu pesquisei no google pelo código que aparece embaixo da peça, queria ver se ela era realmente a do fusca, pelo que sei as de ap são parecidas, enfim, e não obtive resultado certo. Então entrei no site da Bosch, e lá também só aparecia informações no geral, e falava sobre essa resistência. Achei que resistivo eram só cabos e velas. Mas desse jeito não deu interferência no meu som.

                            Medi a impedância do rotor da Marflex e ficou em 180 ohms, +-. Quanto à tensão da bobina que havia comentado com o JeferJ, medi no alternador, 12,21V, e na bobina, 12,08V.

                            Obrigado novamente pela ajuda, Celso. Foi de grande valia. Abração.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                            1976 1600 Turbo

                            Comment


                            • #15
                              Re: Queima de rotor [motivos]

                              Olá Pessoal.

                              gsotaria de deixar meu comentário.

                              Pra o conjunto de ingnição funcionar perfeitamente, e não aconteça nenhuma anomalia, e dessas anomalias a principal a ser evitada é o superaquecimento, não só na bobina mas em todos os componentes que fazem parte da ignição, desde o comutador até a vela. è necessário que cada componente tenha "resistência" correta. no fusca a simples troca de bitola do fio positivo da boobina já pode causar problemas, assim como a troca da bitola da chave de ignição (comutador). Tendo em vista que a não utilização de peças com correta "resistencia" podem causar anomalia, detre elas o superaquecimento.`Aconselho a verificar as numerações de resistencia, de todas as peças pra verificar qual peça do conjunto está fora do padrão. Começe pelo próprio rotor, talvez ele mesmo deva estar com baixa resistencia, o fusca tem mais de um tipo de resistencia para rotor. Verifique esta situação.

                              Comment

                              Working...
                              X