Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

    Boa noite galera.

    Sou novo aqui no fórum, mas preciso tirar algumas duvidas com vocês.

    A principio pretendo melhorar a segurança do Fusca, desde pneu até suspensão passando pela caixa de direção. Para só depois brincar no motor.
    Como inicio minha ideia é colocar o sistema de freio, completo, do Golf com furação 5x100 nas 4 rodas. Isso é, cubo de roda, disco, pinça, cilindro mestre (sem hidrovácuo) e tudo mais: com ABS. Também não dá para ficar andando com pneu standart, acreditem os 4 pneus são os Goodyear originais de fábrica com os sulcos inteiros. Minha ideia é mudar ligeiramente a furação para o padrão americano 5x114, afinal são só 14 mm de diferença, e colocar rodas aro 15' tala larga com 205 mm de pneu na traseira e 195 mm na dianteira.

    A pergunta. É possível fazer essa mudança de modo que seja possível voltar para os padrões originais? Daqui 9 anos pretendo colocar placa preta nele.
    Mais importante, é possível fazer essa mudança de forma segura e eficaz?
    Há relatos dessa ideia já realizada?

    Sobre refurar o cubo original ou usar adaptadores: to fora.

    Eu senti essa necessidade quando as rodas dianteiras travaram na chuva, a direção perdeu a finalidade e carro escolheu uma trajetória. Por sorte parou antes de bater as rodas na guia da calçada. Também já perdi a traseira em uma mistura de curva fechada e asfalto molhado, novamente tive a sorte de estar sozinho e não bater em nada.

    O Fusca é um Itamar 1994 que está na família desde 0 km.

    Agradeço desde já.
    Abraço.
    Last edited by Carlos Otobone; 05-10-2015, 11:40 PM. Razão: Erro ortográfico

  • #2
    Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

    Boa noite!! Você está querendo fazer alterações radicais e depois de um tempo voltar pra originalidade? Não rola! É melhor você revisar e/ou refazer seu freio e suspensão!

    Freio ABS... vc travou as rodas na chuva e tomou susto né! Posso ser sincero?! Revisão geral e ande mais devagar na chuva cara! Tá loko!!

    Itamar fica bom com rodas aro 14 e pneus 185/65. Arrume um jogo de rodas de brasilia com estes pneus e teste o carro! Fique ligado que qualquer medida mais larga que a original já vai deixar a direção pesada e o carro mais duro!!

    Teste primeiro!

    Abraços!

    Comment


    • #3
      Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

      Se não quiser refurar os discos e cubos a única saída é comprar os discos importados já na furação 5x114
      ou os cubos e discos cegos (sem furo nenhum) e fazer a furação. Aqui em SP o Paulo da PHF fazie esses cubos e vi no facebook o Yel Feu fazendo em Curitiba.

      Aqui quem pode te dar um bom suporte sobre freios é o Luis que tem o Fusca GTI Turbo (da uma procurada no tópico dele)
      mas ele faz uns kits mais voltados para performance com pinças de Porsche e etc ...
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

      Comment


      • #4
        Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

        Postado originalmente por Delriobr Ver Post
        Boa noite!! Você está querendo fazer alterações radicais e depois de um tempo voltar pra originalidade? Não rola! É melhor você revisar e/ou refazer seu freio e suspensão!

        Freio ABS... vc travou as rodas na chuva e tomou susto né! Posso ser sincero?! Revisão geral e ande mais devagar na chuva cara! Tá loko!!

        Itamar fica bom com rodas aro 14 e pneus 185/65. Arrume um jogo de rodas de brasilia com estes pneus e teste o carro! Fique ligado que qualquer medida mais larga que a original já vai deixar a direção pesada e o carro mais duro!!

        Teste primeiro!

        Abraços!
        Se as mudanças não alterarem a estrutura do carro, chassi e carroceria, eu arrisco perder um pouco da originalidade por segurança.

        O sistema de freio está revisado, cilindro mestre ok, fluido ok, discos e bandeijas ok, pastilhas e lonas também. A única coisa que meu avô, ex dono do carro, pediu para trocar foi os cilindros das pinças.
        Eu pensei em ABS porque notei que a frente dele é muitooooooooo leve ao ponto das rodas dianteiras travarem no mínimo de falta de contato com o asfalto. O dia que essas cagadas aconteceram eu estava a menos de 30 km/h, com a segunda engatada e toda atenção rss. Toquei no freio a dianteira travou e eu pensei: é agora!

        Eu pensei em colocar pneus 185 nas rodas originais r15, mas vai criar barriga, se não estou enganado elas são tala 4'. As rodas da Brasília possuem tala mais larga?

        Valeu cara!
        Abraço.

        Comment


        • #5
          Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

          Postado originalmente por felipedmori Ver Post
          Se não quiser refurar os discos e cubos a única saída é comprar os discos importados já na furação 5x114
          ou os cubos e discos cegos (sem furo nenhum) e fazer a furação. Aqui em SP o Paulo da PHF fazie esses cubos e vi no facebook o Yel Feu fazendo em Curitiba.

          Aqui quem pode te dar um bom suporte sobre freios é o Luis que tem o Fusca GTI Turbo (da uma procurada no tópico dele)
          mas ele faz uns kits mais voltados para performance com pinças de Porsche e etc ...
          Poxa que bacana. Não sabia que existiam cubos e discos 5x114 para o Fusca. Tão pouco sabia que existiam cubos e discos "virgens". Essas opções parecem evitar qualquer dor de cabeça que exista para adaptar o sistema do Golf. Sem contar que deve ser plug and play, dessa forma é possível voltar para o original.

          Sobre o sistema de freio com performance melhor, eu topo se o preço for bacana e não travarem as rodas dianteiras.
          A principio os freios originais dele me parecem aceitáveis para um 1600 original. O que me dá medo é o fato da frente ser muito leve e as rodas travarem por qualquer bobeira.

          Muito obrigado. Saber disso me fez mudar de idéia sobre adaptar o sistema do Golf.
          Abraço.

          Comment


          • #6
            Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

            Para ajudar a dar umas idéias !


            http://www2.cip1.com/SearchResults.asp?Search=c26-407
            http://www2.cip1.com/SearchResults.a...rch=c26-501-91

            http://www2.cip1.com/SearchResults.a...+rotor&Submit=
            Felipe Mori
            Osasco - SP
            --------------------------------------------------------

            Comment


            • #7
              Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

              Carlos, boa tarde!
              De que local de São Paulo você é?
              Você pode contatar o Alexandre da oficina The Garage, especializada em Volkswagen a ar.
              As modificações que quer fazer ele poderá te orientar, pois o que mais faz é adaptações de rodas dos mais diversos modelos e furações. Você poderá ver nos perfis da da oficina e dele no Facebook.

              https://www.facebook.com/denir.aquin...8616105&type=3

              https://www.facebook.com/TheGarageVW?fref=ts

              https://www.facebook.com/alexandre.fusca?fref=ts

              Rua Capitão Alcook, 215
              Tel. 94733-9303
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

                Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                Carlos, boa tarde!
                De que local de São Paulo você é?
                Você pode contatar o Alexandre da oficina The Garage, especializada em Volkswagen a ar.
                As modificações que quer fazer ele poderá te orientar, pois o que mais faz é adaptações de rodas dos mais diversos modelos e furações. Você poderá ver nos perfis da da oficina e dele no Facebook.

                https://www.facebook.com/denir.aquin...8616105&type=3

                https://www.facebook.com/TheGarageVW?fref=ts

                https://www.facebook.com/alexandre.fusca?fref=ts

                Rua Capitão Alcook, 215
                Tel. 94733-9303
                Boa tarde Augusto.

                Sou da região oeste (Pirituba, Lapa, Butantã...) de São Paulo.
                Não achei a oficina dele tão longe. Dei uma olhada e me parece que ele faz bastante coisas interessantes nos VW a ar.
                Irei contata-lo em breve.

                Fiquei animado em ver um Porsche, também a ar, no meio dos Fuscas.


                Muito obrigado pela orientação.
                Abraço

                Comment


                • #9
                  Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.


                  Então são esses os cubos e discos que você havia dito.

                  Uma pena o dolar ainda estar acima de RS 3,00.
                  Por esse preço, com um dolar baixo, fica próximo do valor dos discos TRW Vargas originais aqui no Brasil.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

                    Felipe Mori
                    Osasco - SP
                    --------------------------------------------------------

                    Comment


                    • #11
                      Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

                      Boa noite Felipe.

                      Procurei pelos contatos da imagem que você disponibilizou, mas não encontrei o post no Facebook.
                      Essa imagem é antiga?

                      Gostei muito da solução. É só fazer os furos com gabarito, colocar os prisioneiros e continuar a brincadeira.

                      Eu não entendi o porquê desse cubo ter essa elevação no centro. Compare com os cubos originais, é muito diferente.
                      Essa elevação não pode atrapalhar na hora colocar os discos e a própria roda, jogando todo o conjunto para "fora do carro"?

                      Os meus planos, além de melhorar a segurança com os freios, se possível com sistema ABS, é colocar umas rodas Cragar R15 com tala larga e pneus largos o suficiente para "grudar" no chão e não tocar nos para-lamas.


                      Muito obrigado pela força cara.
                      Abraço.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Cubo de roda, disco, pinça (...) do Golf no Fusca.

                        Esse print é um Grupo privado, mas o nome dele é Yel Feu, deve achar por ele na busca do Face


                        Postado originalmente por Carlos Otobone Ver Post
                        Boa noite Felipe.

                        Procurei pelos contatos da imagem que você disponibilizou, mas não encontrei o post no Facebook.
                        Essa imagem é antiga?

                        Gostei muito da solução. É só fazer os furos com gabarito, colocar os prisioneiros e continuar a brincadeira.

                        Eu não entendi o porquê desse cubo ter essa elevação no centro. Compare com os cubos originais, é muito diferente.
                        Essa elevação não pode atrapalhar na hora colocar os discos e a própria roda, jogando todo o conjunto para "fora do carro"?

                        Os meus planos, além de melhorar a segurança com os freios, se possível com sistema ABS, é colocar umas rodas Cragar R15 com tala larga e pneus largos o suficiente para "grudar" no chão e não tocar nos para-lamas.


                        Muito obrigado pela força cara.
                        Abraço.
                        Felipe Mori
                        Osasco - SP
                        --------------------------------------------------------

                        Comment


                        • #13
                          Boa tarde pessoal, sou novo aqui e quero entrar p o time!

                          Eh o seguinte, tenho 2 pinças q são usadas em discos de 283,5 mm (Silverado) e quero usá-las em um freio de fusca.

                          Se eu colocar os discos de Golf 280 mm seria possível adaptar essas pinças? São de pistão duplos ....

                          Deve precisar de um cilindro de freio grande....

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Mateusict Ver Post
                            Boa tarde pessoal, sou novo aqui e quero entrar p o time!

                            Eh o seguinte, tenho 2 pinças q são usadas em discos de 283,5 mm (Silverado) e quero usá-las em um freio de fusca.

                            Se eu colocar os discos de Golf 280 mm seria possível adaptar essas pinças? São de pistão duplos ....

                            Deve precisar de um cilindro de freio grande....
                            Eu penso que usando as pinças da Silverado, o freio irá ficar muito bravo e travar as rodas no mínimo aperto do pedal, nisso vc teria que usar válvulas de alívio para não travar as rodas. O fusca é bem leve para usar essas pinças com pistão duplo.

                            Comment


                            • #15
                              Verdade Advaldo, concordo!!!! Vou dar um jeito de instalar um mais “manso”

                              Mto obrigado

                              Comment

                              Working...
                              X