Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compressor Caseiro

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Compressor Caseiro

    Esses dias eu lembrei da feira de ciencias do meu 2º ano do Ensino Médio, em 1995, onde um aluno do curso técnico de mecânica apresentou como trabalho um compressor mecânico para motores. Na ocasião estava instalado num Voyage AP. Eu perguntei se foi ele quem tinha feito e ele disse que sim. Realmente parecia que ele tinha feito porque o acabamento era péssimo. Tenho poucas lembranças dessa unica imagem mas lembro de um tubo saindo pro carburador; um aberto para a entrada de ar e uma polia com correia para acionamento (eu não entendia nada de motores). O "compressor" era quase um cubo sem nenhum acabamento, em metal (parecia inox).
    Lembrando dessa situação pensei: será que fica tão difícil fazer um? Não é nem pelo preço mas por poder fazer nós mesmos. Para uma pressão pequena mesmo (0,4Kg por exemplo).
    Dois rolamentos, uma polia, uma turbina com eixo (acredito que o que vi não era bem um compressor) estilo a do fusca mesmo, e a carcaça para acomodar tudo isso.
    A propósito, estou para medir a pressão positiva (pequena provavelmente) estática e de estagnação na capela da ventuinha do fusca. Caso alguem já tenha feito, poste por favor. Postarei aqui os valores que encontar.
    Se for razoavel (0,1Kg), vou fazer uma conexão para o carburador, pois segundo a planilha do Vader, são 7CV a mais!
    Last edited by JamesTKirk; 11-01-2007, 02:13 PM.

  • #2
    Alguem sabe o fluxo de ar da ventuinha original do fusca 1600?
    Preciso dessa informação para fazer uns calculos.
    Quem souber por favor, poste aqui.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por JamesTKirk
      Alguem sabe o fluxo de ar da ventuinha original do fusca 1600?
      Preciso dessa informação para fazer uns calculos.
      Quem souber por favor, poste aqui.
      É baixa viu James, mas não tenho de bate pronto. Vou procurar amanhã nos meus arquivos secretos e ver se acho alguma coisa.
      De qualquer forma deve dar sim uma pressão de 0,1 a 0,15 kgf/cm2, ou seja uns 10% a mais de potência pode-se esperar no máximo.
      Um problema que eu vejo, é que a vazão admitida pelo motor deixará de arrefecer o motor, aumentando de alguma forma (não sei te precisar se muito ou não) a tempeartura de funcionamento, por dois motivos, maior potência do motor e menor fluxo de ar no arrefecimento.
      Mas que funciona funciona, Já chamaram isto de Blower de baixa efeiciência.
      Eu tenho alguns roteiros de cálculo para ventiladores e compressores. Já fiz algumas simulações matemáticas, para compressores volumétricos com palhetas rotativas, e até que ficava interessante, pelo tamanho e características, sendo que teríamos pressão quase que constante independentemente da rotação do motor, Torque otimizado ao máximo e o melhor de tudo ronco de motor aspirado... heheheh!!!
      Dei uma parada com a idéia por questões financeiras.
      Mas um dia ... Se Deus quiser... eu volto a tona com a maluquice!!!

      []s,

      Master VAder.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Vou tentar medir a vazão da ventuinha com um "tubo de pitot" com água, e tb vou medir a pressão da caixa da ventuinha conforme falei antes.
        Será que vai fazer tanta falta ao arrefecimento esse ar que vai para o carburador? Se formos observar, os fuscas mais antigos tinham duas saidas de ar da caixa da ventuinha para o aquecimento e isso provavelmente não os prejudicava, dava era muita intoxicação por vazamentos de CO no interior do carro. Acho que o problema mesmo será o maior aquecimento do motor pela maior potência. EU ACHO.
        Se a pressão for razoavel, poderiamos estudar uma maneira de aumentar a rotação da polia do alternador para aumentar a vazão.
        Outra coisa que pensei para o compressor foi utilizar uma caixa de ventuinha de fusca com a ventuinha original mas "molda-la" de forma a ficar parecida com uma turbina e soldar uma saida. Ficaria parecida com a carcaça fria de uma turbina exceto pelas dimensões bem maiores, mas poderiamos utilizar uma polia bem pequena para aumentar a pressão.
        São só ideias mas não são tão dificeis. Ao meu ver o mais dificil seria adaptar rolamentos, polia e suporte à "carcaça" da ventuinha.
        Last edited by JamesTKirk; 12-01-2007, 11:59 PM.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por JamesTKirk
          Vou tentar medir a vazão da ventuinha com um "tubo de pitot" com água, e tb vou medir a pressão da caixa da ventuinha conforme falei antes.
          Será que vai fazer tanta falta ao arrefecimento esse ar que vai para o carburador? Se formos observar, os fuscas mais antigos tinham duas saidas de ar da caixa da ventuinha para o aquecimento e isso provavelmente não os prejudicava, dava era muita intoxicação por vazamentos de CO no interior do carro. Acho que o problema mesmo será o maior aquecimento do motor pela maior potência. EU ACHO.
          Se a pressão for razoavel, poderiamos estudar uma maneira de aumentar a rotação da polia do alternador para aumentar a vazão.
          Outra coisa que pensei para o compressor foi utilizar uma caixa de ventuinha de fusca com a ventuinha original mas "molda-la" de forma a ficar parecida com uma turbina e soldar uma saida. Ficaria parecida com a carcaça fria de uma turbina exceto pelas dimensões bem maiores, mas poderiamos utilizar uma polia bem pequena para aumentar a pressão.
          São só ideias mas não são tão dificeis. Ao meu ver o mais dificil seria adaptar rolamentos, polia e suporte à "carcaça" da ventuinha.
          Não dava superaquecimento no motor, porque quando usavamos o aquecimento interno, subentendia-se que a temperatura ambiente estava baixa!
          Tem este detalhe também né!
          Agora num dia mais quente, eu acho sim que vai dar alguma alteração.
          Quanto a vazão, eu me enganei, eu só tenho a do POrsche356 c ou SC mas é a vazão total da ventoinha. Que é de 310 l/s (litros por segundo) a 2000rpme exatamente o dobro 620 l/s a 4000 rpm, demonstrando ser um sistema linear de vazão, típico de situações de baixa pressão (fluído trabalhando como imcompressível).

          []s,

          Master Vader.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            O Vader por acaso o compressor do ar condicionado de carros não é com compressor de palhetas?!
            Também já fiquei pirando com essas idéias que vcs citaram aí em cima, principalmente pelo compressor judson...
            []s
            Fernando.
            - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
            __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
            ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
            ______Em condições adversas, também posso vencer;
            ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
            __Airton Senna
            - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

            Comment


            • #7
              Mestre, tem razão quanto ao aquecimento interno, não tinha pensado nisso!

              Fiz as medidas que havia prometido, lá vai:
              Considerei duas faixas de rotação: Marcha lenta (1000RPM +-200RPM) e alta (4000RPM +- 300RPM).

              *Medidas do vácuo:
              Diametro da "boca" da ventuinha - 150mm
              Marcha lenta - 0,8 à 1,0 Cm de água - 207,9 Dc3/s à 232,5 Dc3/s - 207,9 L/s à 232,5 L/s
              Alta - 24 Cm de água - 1139,2 Dc3 - 1139,2 L/s

              *Medidas de Pressão estática (feita no "furo" de passagem do cabo do afogador):
              Marcha lenta - 1,5 Cm de água - 146,24 Pa - Desprezivel
              Alta - 30 Cm de água - 2927,6 Pa - 0,029Kgf/Cm2

              As pressões encontradas foram baixas mas foram tomadas a 90º do fluxo de ar (pressão estática). Provavelmente encontrarei pressões maiores quando medir o fluxo diretamente (pressão de estagnação) mas ainda preciso fazer um furo na caixa da ventuinha para realizar a medida.

              Mestre Vader, é possivel que algo esteja errado nos meus calculos da vazão da ventuinha se for comparar com os do Porsche 356 que você citou. Só tenho certeza mesmo das medidas da coluna d`agua que fiz.

              Pessoal, se alguem puder fazer ou já fez essas medidas, por favor postem.

              Se alguem quiser ver os calculos, depois posso passar.

              Comment


              • #8
                Fiz e refiz os calculos da vazão de ar da ventuinha e ao que me parece não encontrei erros.
                Reparei também que se observar as tolerancias nas rotações (foi de ouvido, não tenho contagiros), a vazão cresce linearmente com a RPM assim como no porsche 356 que o Mestre citou.
                Pelos dados da planilha de preparação do Mestre, independente da pressão de admissão, o volume máximo de ar admitido pelo carburador será 59,5L; aproximandamente 5% do volume total da ventuinha em alta rotação (minha medida); acredito que essa quantidade de ar não fará tanta falta assim ao arrefecimento do motor.
                Mestre, se possível, da uma luz ai nos meus calculos.

                Comment


                • #9
                  Medi as pressões agora na direção do fluxo da ventuinha e achei os mesmos valores que encontrei anteriormente acima.
                  Mesmo assim vou abrir um furo maior na carcaça da ventuinha para ligar ao carburador e ai sim vou medir a pressão.
                  A titulo de curiosidade, medi a temperatura dos cilindros com um termometro e encontrei 84ºC +-3ºC logo após desligar o motor. A principio, independente da rotação em que ele trabalha; talvez seja assim porque a ventilação aumenta com a rotação.

                  Comment


                  • #10
                    compressor da capelinha

                    Opa! Seá que se eu pegar um tubo desses que vendem em qualquer auto peças que é meio estriado, laminado e estica vai funcionar?

                    Estou pensando em fazer essa experiência nos meus SOLEX 32.

                    Detalhe: Percebi acelerando o motor que a saida do lado direito sai mais pressão que a do lado esquerdo, acho que é pela posição da ventunha que esta mais para o canto direito. Será que consiguerei fazer meu puma passar de 72 Cv para 79 Cv ou até mesmo 80 Cv com esse esquema.

                    Um abraço!
                    Fusca4ever

                    E também Puma4ever!! ;)

                    Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

                    Comment


                    • #11
                      Funcionar vai, só não sei se vai aumentar essa potencia toda. Esse tubo é uma opção mais facil de fazer, mas não é a ideal por causa das rugosidades internas.
                      Vou procurar alguma mangueira de radiador que sirva, caso não encontre, será a de aluminio corrugado mesmo.

                      A título de curiosidade, andei com meu carro hoje uns 10Km entre 130 e 140Km/h e minha temperatura do óleo chegou próximo dos 140ºC; mas o que achei interessante foi que quando parei o carro e medi a temperatura dos cilindros, achei 145ºC. Baseando-se em medidas anteriores, tudo indica que a temperatura dos cilindros acompanha a temperatura do óleo (ou vice-versa) pelo menos em motores com radiador de óleo original.
                      Last edited by JamesTKirk; 21-01-2007, 09:46 AM.

                      Comment


                      • #12
                        uma ideia

                        E ai james vi essa foto num flog e lembrei da sua ideia, o esquema do sistema seria assim http://www.flogs.com.br/fuscas/354002???

                        Comment


                        • #13
                          A ideia não é minha não, outros aqui no site já fizeram a sugestão e eu apenas quiz colocar em prática.
                          Já havia visto uma foto com esse sistema, mas o acabamento era péssimo. Esse é praticamente perfeito. Só não entendi a necesidade de uma valvula de alívio. A união poderia ser em "Y" em vez de "T" pois teria menos perdas.
                          Last edited by JamesTKirk; 23-01-2007, 11:56 AM.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por JamesTKirk
                            A ideia não é minha não, outros aqui no site já fizeram a sugestão e eu apenas quiz colocar em prática.
                            Já havia visto uma foto com esse sistema, mas o acabamento era péssimo. Esse é praticamente perfeito. Só não entendi a necesidade de uma valvula de alívio. A união poderia ser em "Y" em vez de "T" pois teria menos perdas.
                            Quem fez esses sistema participa do forum fuscafloripa....

                            ele disse que deu uma melhorada, o problema que ele dizia era de andar sem filtro e que o ar era meio quente pra entrar no carburador...
                            colocou a valvula de alivio so por precaução... no meu ver, desnecessario.
                            podemos ver que o material usado é muito barato!!! (fora a valvula)

                            realmente se fosse um Y ficaria mais bacana....

                            mas qto de aumento sera q isso da? sera que nao é mais prejuducial?! afinal esta entrando ar quente pelo carbura...

                            ah, e so pra quebrar um galho qto ao filtro, poderia colocar uma meia calça bem fininha nesses tubos de pvc... sujeira grande nao entra pelo menos...

                            Quando eu ia dar umas voltas com o corsa da minha mae eu tirava o filtro e colocava uma meia calça para nao entrar sujeira, de marrom a meia saia com uma bola preta!!! e tbem andava sem mola! hauhauhauhuaha coitada da velha...
                            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

                            Comment


                            • #15
                              Com certeza há um ligeiro aquecimento do ar, mas muito menor que num turbo ou com compressor mecanico já que as pressões envolvidas são baixas.
                              O calor que o ar passante irá absorver será apenas o do radiador de óleo, que em condições normais fica entre 85 e 90ºC (no meu carro), principalmente do lado esquerdo, mas ainda acho que o ganho em potência será sensivelmente superior à perda por aquecimento.
                              Se houvesse uma maneira de aumentar a rotação da polia do alternador, o rendimento seria muito otimizado.

                              Comment

                              Working...
                              X