Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

    Ja comecei o projeto de fazer exatamente a injeção bi-ponto.. já andei mexendo nos carburas... (um já está picotado) e andei pensando em usar bicos de vazão entre 18 e 21 (pode ser de carros 1.0 ou 1.6, aí depende da pressão, segue o link da tabela na qual usei de base. http://www.xpeedclub.com.br/site/pub...azaobicos.pdf).

    Uma coisa quie ainda não sei é o tempo de resposta do bico, uma vez que ele terá de funcionar 2 vezes seguidas e espero que a resposta do mesmo não seja lenta, não encontrei nada falando do tempo de resposta dos mesmos.. seria interessante ter algum material sobre isso!!!

    To tentando ver uma maneira de fixar um bico que já tenho em casa.. caso não venha a dar certo aí vou ter que usinar um bloco de aluminio e deixar no jeito certo já utilizando a base borboleta da dupla, parafusada como nos carburas.

    Pensei no que o fusca74 disse sobre a lenta, de ligar as admissões e interligar no regulador da marcha lenta.
    Uma dúvida, é será que a borboleta não terá que ficar com um certa fresta (semi aberta) para que a alimentação do bico funcione bem? Ou será que deixando aqueles furos que tem na base mesmo da borboleta já daria certo?!

    Outra: vou ter que fazer um trabalho para interligar o sensor de TPS num dos eixos de uma das borboletas para servir de referencia e também fazer a rosca pra colocar o sensor de temperatura e pressão, acho q isso não será tão critico uma vez que os coletores estarão interligados (mesma pressão) e a temperatura não deve ser tão diferente entre os mesmos....
    Se alguém tiver mais alguma idéia será bem vinda.
    []s
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
    ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
    ______Em condições adversas, também posso vencer;
    ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
    __Airton Senna
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Comment


    • #32
      Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

      O tempo esperado de abertura de um bico é de 1 milesegundo.Fonte: www.megamanual.com
      Não consegui ver o tópico que fala da vazão dos bicos que você postou no xpeedclub. Esta vazão está em lbs/h??? Creio que sim porque com 2 bicos com uma vazão de 17,1lbs/h dá pra alimentar 60cv.
      A adaptação dos bicos pode ser feita com um coletor de alumínio.
      Esta foto foi retirada de um motor VW que rodará em um ultra-leve.
      Arquivos Anexos
      Last edited by bugtec; 22-07-2008, 01:16 PM.
      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
      Ignition: COP(Coil On Plug)
      AFR controller: JAW Wideband
      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

      Comment


      • #33
        Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

        eu andei relendo o topico com o mesmo nome no forum da MS, só pra não perder o tesão. eu estou pensando em usar 4 suportes pra bicos suplementares, escariar e colocá-los no coletor baixo, original do meu carro. o meu problema é espaço, na variant não há espaço pro coletor da kombi.
        o resto é tranquilo, apesar de dar trabalho, é menos crítico.
        para alguem que manja mais do desempenho de ie, fazer essa adaptação BIPONTO, transformando a base do coletor num plenum e apenas um bico, ficaria ruim? se for viável, daria até pra abrir o cabeçote, como o magrão fez nos cabeçotes de um colega nosso!
        abraço

        Comment


        • #34
          Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

          Ae Bugtec segue o link agora funcionando:
          http://www.xpeedclub.com.br/site/pub...vazaobicos.pdf
          A vazão está em ml . O bico da kombi na gasolina é 18 a 23 ml como vou usar 1 w100 to pensando num bico que dê vazão de 22 pra cima ou até mais.. como a kombi usa 1 bico por cilindro e aqui será 1 bico para cada 2, talvez precise se ter maior vazão, mas o tempo de acionamento que preucupa...
          Mas é o tipo da coisa que é possivel ver pra frente...
          To com o coletor da kombi e todo o material aqui já.. to esperando o megasquirt com multiponto pra deixar do jeito ;) hehehehe
          Não apareceu a foto que vc citou.... quero ver pq vai que copio e faço usinado o coletor de aluminio tb ;)
          []s
          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
          __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
          ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
          ______Em condições adversas, também posso vencer;
          ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
          __Airton Senna
          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

          Comment


          • #35
            Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

            Postado originalmente por fmcwb
            Ae Bugtec segue o link agora funcionando:
            http://www.xpeedclub.com.br/site/pub...vazaobicos.pdf
            A vazão está em ml . O bico da kombi na gasolina é 18 a 23 ml como vou usar 1 w100 to pensando num bico que dê vazão de 22 pra cima ou até mais.. como a kombi usa 1 bico por cilindro e aqui será 1 bico para cada 2, talvez precise se ter maior vazão, mas o tempo de acionamento que preucupa...
            Mas é o tipo da coisa que é possivel ver pra frente...
            To com o coletor da kombi e todo o material aqui já.. to esperando o megasquirt com multiponto pra deixar do jeito ;) hehehehe
            Não apareceu a foto que vc citou.... quero ver pq vai que copio e faço usinado o coletor de aluminio tb ;)
            []s
            Dei uma olhada no link e infelizmente esta tabela de vazão não leva a conclusão nenhuma . Quando se fala em vazão em ml é uma medida apenas que serve para determinada máquina de limpeza de bicos, no noso caso a da TecnoMotor. Os bicos da Kombi a gasolina tem vazão de 154cc/min@ 3Bar.
            No www.megamanual.com existe uma calculadora para saber a vazão necessária dos bicos dependendo da cavalaria.
            Consertei o link da foto do coletor.
            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
            Ignition: COP(Coil On Plug)
            AFR controller: JAW Wideband
            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

            Comment


            • #36
              Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

              Postado originalmente por rickfvb
              eu andei relendo o topico com o mesmo nome no forum da MS, só pra não perder o tesão. eu estou pensando em usar 4 suportes pra bicos suplementares, escariar e colocá-los no coletor baixo, original do meu carro. o meu problema é espaço, na variant não há espaço pro coletor da kombi.
              o resto é tranquilo, apesar de dar trabalho, é menos crítico.
              para alguem que manja mais do desempenho de ie, fazer essa adaptação BIPONTO, transformando a base do coletor num plenum e apenas um bico, ficaria ruim? se for viável, daria até pra abrir o cabeçote, como o magrão fez nos cabeçotes de um colega nosso!
              abraço
              Não creio que fique ruim com dois bicos apenas, só a vazão que tem que ser calculada.;)
              Vou atualizar o tópico lá com a foto do coletor também.
              MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
              Ignition: COP(Coil On Plug)
              AFR controller: JAW Wideband
              Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

              Comment


              • #37
                Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                Blz Pessoal, surgiu uma duvida, no coletor monocarburado da para adaptar um bico injetor cada lado 8 cm acima da entrada do cabeçote do motor? retira-se o carbura coloca-se o filtro de ar, nao sei se conseguem me entender??Como na imagem mais ou menos,hehe.
                Abraços

                Arquivos Anexos
                Enfim falta pouco, aff...

                Comment


                • #38
                  Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                  Postado originalmente por Joelmuz
                  Blz Pessoal, surgiu uma duvida, no coletor monocarburado da para adaptar um bico injetor cada lado 8 cm acima da entrada do cabeçote do motor? retira-se o carbura coloca-se o filtro de ar, nao sei se conseguem me entender??Como na imagem mais ou menos,hehe.
                  Abraços

                  [ATTACH]4777[/ATTACH]
                  tem que ter a borboleta, ou um corpo de borboleta de outro carro ou um carburador pra fazer só a função da borboleta, sem combustivel ligado nele
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • #39
                    Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                    Teria que ver se a vazão seria boa, pois vc teria restrição am alta pelo diametro do coletor carburado. Pode ver que o coletor da kombi é o dobro do tamanho, inclusive na borboleta de entrada.
                    []s
                    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                    __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                    ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                    ______Em condições adversas, também posso vencer;
                    ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                    __Airton Senna
                    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                    Comment


                    • #40
                      Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                      Postado originalmente por fmcwb
                      Teria que ver se a vazão seria boa, pois vc teria restrição am alta pelo diametro do coletor carburado. Pode ver que o coletor da kombi é o dobro do tamanho, inclusive na borboleta de entrada.
                      []s
                      Na seção Injectors and Fuel Supply do manual da MegaSquirt tem uma calculadora também para o tamanho da borboleta a fim de saber quantos cavalos se consegue com determinado throttle http://www.megamanual.com/v22manual/minj.htm
                      Nesta seção também tem calculadora para vazão de bicos, pressão de combustível, etc.
                      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                      Ignition: COP(Coil On Plug)
                      AFR controller: JAW Wideband
                      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                      Comment


                      • #41
                        Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                        A sim entao jeito tem, mas tem que ter as borboletas ou o corpo, vou bolar algo, e sobre as vazoes dos bicos vou ver tbm, vlw pelas dicas felipedmori, fmcwb , Abraços
                        Enfim falta pouco, aff...

                        Comment


                        • #42
                          Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                          Fala pessoal, tudo beleza?
                          Bem, desculpem o meu "desaparecimento" do tópico. Deu uma re-lida nele, e acredito que temos várias idéias diferentes:
                          1) adaptar os 4 bicos(um por cilindro) injetores nos coletores de dupla carburação, usando as bases das solex 32 como TBi e os acionamentos delas(evitando maiores adaptações).
                          2) adaptar os bicos(2 bicos, um para cada par de cilindros) em carburadores ruins, com o bico acima da borboleta.
                          3) tirar os carburadores e adaptar injeção na tbi de carro 1.0 (ex. corsa wind, gol mil antigo,...., etc)
                          4) adaptar ois bicos(um para cada par de cilindros) usando o coletor de umc arburador só.

                          Bem, a opção 4 é mais simples de se arrumar. Basta fazer a base dos bicos em aço, furar o coletor original( de aço), soldar os suportes no coletor, colocar uma borboleta de carburador(solex 32, que é separável doc arburador) no lugar do carburador e pronto. Depois, só cuidados básicos com linha de combustivel e de vácuo.

                          Na Opção 3, havera a necessidade de se preocupar com bolar um sistema de acionamento para as 'injeção de tbi"....O que pode ser complicado... Sem falar que depende e achar as tbis baratas...

                          A opção 2 é mais aplicável, mas depende de ter carburadores estragados para retalhá-los...

                          Ja a opção 1, acho interessante o uso de duas tbis (performance), aproveitando só as bases dos carburadores, além de seu acionamento(evitando adaptações)... Assim, o maior trabalho é adaptar os bicos nos coletores e fazer uma flange para posicionar o tps no eixo de uma das bases.
                          O problema é que a maioria dos coletores e admissão de dupla carburação são de ferro fundido, o que impossibilita (ou pelo menos dificulta, e muito) a união por solda do coletor com o suporte para o bico. Por rosca não dá, pois a parede do coletor não é tão grossa para suportar....Então tive a idéia de cola química! Sim, cola! Só como exemplo, existem colas desenvolvidas para colar rotores de helicóptero! hehehe

                          Assim, acredito que viabilize a opção 1, pois os gastos que se teria seriam:
                          1) módulo de injeção, chicote, sensores(temp do ar, do óleo, TPS e sonda lambda), atuador de marcha lenta e bomba de combustível.
                          2)4 bicos injetores(em desmanche, acha-se os 4 por volta de uns 200 reais)
                          3)fazer os suportes dos bicos. Furar os coletores adcionais e colar os suportes nele. E fazer uma flauta, dá pra se fazer em alumínio, não seria complicado. acredito que esses serviços não saiam tão caros. Eu chutaria cerca de uns 150 reais.
                          4) conexão, por mangeuiras, usando um T, do vácuo do coletor, para ligar no sensor de pressão.
                          5)conexão dos coletores de admissão, com um T, para se ligar o atuador de marcha lenta.

                          Acredito que essa idéia tenha um custo/performance excelente!
                          Basta agora dar um pesquisada sobre as colas...Preciso saber a faixa de temperatura que o coletor trabalharia, da mais fria a mais quente. Alguém sabe?

                          Bem, abraço pessoal e espero que mais pessoas se interessem nesse projeto, que visa confiabilidade, baixo custo e muito benefício!


                          PS: Outra idéia que o professor deu foi sobre unir o suporte com o coletor, por "abrasão". Um exemplo de abrasão é a "solda"(entre aspas pois não é um asolda de verdade, pois não funde as partes que serão unidas) de estanho, para compponentes elétricos...Mas dá para se fazer a abrasão com outros diversos tipos de materiais e não somente com o estanho...
                          Last edited by Rafael_MO; 19-09-2008, 05:44 PM.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #43
                            Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                            Postado originalmente por bugtec
                            Na seção Injectors and Fuel Supply do manual da MegaSquirt tem uma calculadora também para o tamanho da borboleta a fim de saber quantos cavalos se consegue com determinado throttle http://www.megamanual.com/v22manual/minj.htm
                            Nesta seção também tem calculadora para vazão de bicos, pressão de combustível, etc.
                            e em cima desse link eu vi que nas opções 1 e 2 do rafael, as 2 borboletas de 32 originais alimentam ate 118cv

                            simples de 32mm que seria na opção 4, so seria suficiente pra alimentar 59cv
                            borboleta simples de 40mm chega a alimentar 90cv.
                            1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                            Comment


                            • #44
                              Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                              Gump,
                              Então, e par ao fusca, tem a possibilidade de borboletas aumentadas...35mm...36mm e até mais. Pode-se arrombar de vez as borboletas, pois não será necessário aquelas linhas de combustível para marcha-lenta mesmo...só vedar lá com solda e pronto! hehehe

                              Abraço!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #45
                                Re: Adaptar Bicos no Coleor Original!!!!

                                :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
                                1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                                Comment

                                Working...
                                X