Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Iniciando o projeto

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Iniciando o projeto

    Senhores,
    Sou novo aqui no fórum e recentemente realizei um desejo de 10 anos, comprando outro Fusca.
    Meu segundo carro foi um fusca 1973 pelo qual paguei na época, 14 anos atrás, US$ 1000,00 e depois injetei ao longo de 2 anos e meio quase o dobro em melhoramentos.
    Infelizmente, quando o carro estava quase do jeito que eu queria, perdeu-se em um acidente e eu optei por desmancha-lo e comprar outro carro com o arrecadado com a venda das peças.
    Agora que comprei outro Fusca, desta vez um 1980, pretendo aplicar uma proposta bem diferente da anterior, onde eu queria um Speed 1600 para rodar nas ruas.
    Para o Fusca 1980 vai ficar a tarefa de ser o carro econômico da família.
    Para satisfazer minha necessidade de velocidade eu tenho outro jóia, um Passat GTS Pointer 1986 1.9 já rodando com injeção eletrônica e que pretendo turbinar em um futuro próximo.
    O Fusca no entanto não será ítem de coleção, com compromisso de manter a originalidade, ao contrário, pretendo que seja revisada sua mecânica, unindo assim melhor desempenho e fazendo vistas à economia de combustivel.
    Pretendo otimizar a queima e tornar a faixa de rotação do 1300 mais ampla. A alimentação será adequada as novas necessidades do motor, O platinado e a bobina darão lugar a uma ignição eletrônica e uma bobina do Gol MI. a taxa de compressão será elevada ( óbvio! ), o comando de válvulas deverá ser substituido por um que propcie mais rotação porém sem comprometer muito a dirigibilidade e o consumo.
    Os cabeçotes receberão um trabalho também fazendo vistas à nova proposta.
    Então surgiram algumas idéias que gostaria de compartilhar e debater com os senhores como:
    - Adaptação dos cabeçotes do 1600 com 8 aletas (isso mesmo, cabeçote de 2 entradas para dupla carburação montados no Kit 1300!). A viabilidade deta adaptação determinará a carburação a ser adotada e o combustível a ser empregado;
    - Escolha do comando de válvulas mais adequado para um 1300 ( escolher entre o da Kombi moderna, o P2, o W100 ou outro que dilate a faixa de giro com perda aceitável de torque na baixa).
    Da discussão destes dois tópicos virão certamente outras questões para destricharmos durante o desenrolar do projeto.
    Pretendo expor aspectos do projeto como suspensão, freios e acabamento nos devidos fóruns do Fusca4ever.
    Os senhores estão com a palavra!

  • #2
    Re: Iniciando o projeto

    Creio que 1300 com cabeçote dupla entrada não funcionara não, coloca um comando w100 / uma dupla 32 / retrabalha o cabeço do 1300 que ficara bom demais ..
    Abrços
    Luby
    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

    Rio de Janeiro - RJ

    Comment


    • #3
      Re: Iniciando o projeto

      Postado originalmente por lubisomem01
      Creio que 1300 com cabeçote dupla entrada não funcionara não, coloca um comando w100 / uma dupla 32 / retrabalha o cabeço do 1300 que ficara bom demais ..
      Você diz por conta da diferença de diâmetro das camisas?
      Eu pensei em escariar rebaixos com o diâmetro das camisas de 1300, alojando-as corretamente no cabeçote.
      Outro porém é a facilidade de obter fluxo nos cabelotes de dupla entrada e o fato deles já possuirem válvulas de admissão e descarga com os diâmetros que meus cálculos apontaram.
      Se eu puder adotar os cabelotes de 1600 usarei a dupla de 32 e rodarei no álcool. Caso contrário, posso retebalhar o coletor para receber um miniprogressivo e rodar na gasolina.

      Comment


      • #4
        Re: Iniciando o projeto

        opa azeitona seja bem vindo...
        um belo projeto....quanto a colocar os cabeçotes do 1600 no 1300 seria bem interessante, acho que éo desejo de muitos que tem o 1300...
        quando for fazer , coloque as fotos p/ o pessoal observar o andamento do projeto...

        absss e boa sorte....
        Fernando / German Look 74
        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

        Comment


        • #5
          Re: Iniciando o projeto

          Postado originalmente por sedan74turbo
          opa azeitona seja bem vindo...
          um belo projeto....quanto a colocar os cabeçotes do 1600 no 1300 seria bem interessante, acho que éo desejo de muitos que tem o 1300...
          quando for fazer , coloque as fotos p/ o pessoal observar o andamento do projeto...

          absss e boa sorte....
          Ainda não vi ninguém rodando com cabeçote de dupla entrada no 1300.
          Terei tempo disponível para fazer o levantamento dimensional daqui a uns 20 dias e averiguar se sará possível tal adaptação.
          Se conseguir resolver esta etapa passarei a fase da escolha da carburação.
          Se adotar a dupla de 32 fica fácil rodar no álcool, mas se partir para o miniproressivo terei de adotar aquecimento elétrico para o trecho horizontal do coletor ou rodar na gasolina mesmo.
          O coletor para o mini seria duplo dos cabeçotes até embaixo do carburador.
          Com o miniprogressivo seria fácil combinar economia e desempenho, pois o primeiro estágio poderia ser mais enxuto e o segundo poderia compensar na hora de andar forte.
          Se eu não esticar as marchas até a abertura do 2° estágio o carro será economico. Se pisar vai andar, porém, vai beber. Mas se o sujeito está pisando não pode estar procupado com consumo, não é mesmo?!
          Será que vou conseguir adaptar os cabeçotes de 1600?
          Alguém já viu 1300 com cabeçotes de 1600?
          Caso eu consiga, qual será a melhor opção de carburação?

          Comment


          • #6
            Re: Iniciando o projeto

            se vc conseguir vai ser uma revolução na preparação dos 1300 hein !! eu sinceramente nunca ví ninguém que tenha feita tal proeza...tanto que na net quando se acha motores 1300 turbo só se vê com carburação única, que fica um aspecto bem feim !!
            no caso do miniprogressivo o 2º estagio é a vacúo né !!?? passa ele p/ mecânico ae fica bem fera p/ andar...se vc conseguir mesmo colocar os cabeçotes do 1600 eu escolheria as 32 a álcool mesmo...

            boa sorte ae no projeto...
            Fernando / German Look 74
            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

            Comment


            • #7
              Re: Iniciando o projeto

              Creio que ainda não fizeram pelo problema do torque que o motor vai perder..
              Abrços
              Luby
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

              Rio de Janeiro - RJ

              Comment


              • #8
                Re: Iniciando o projeto

                Postado originalmente por lubisomem01
                Creio que ainda não fizeram pelo problema do torque que o motor vai perder..
                Já diriji fusca 1300 com cabeçote de dutos alargados e válvulas de 1600 e não percebi garandes perdas de torque em baixa, mas uma melhora significativa na alta. Parecia mais um 1500!
                Não acho que ele perdia muito (talvez nem perdece...) em termos de fluxo para um 1600 original, posto que seus dutos foram bem alargados e as válvulas eram as mesmas.
                Mas uma coisa é certa, o desenho dos dutos do dupla entrada gera menos turbulência em alta que o simples, acarretando vantagem mesmo com carburação simples.
                Daqui a pouco vou a uma oficina onde sei que há vários cabeçotes desmontados e começo a fazer meus planos...

                Comment


                • #9
                  Re: Iniciando o projeto

                  o projeto inicial do little devil do vader era pra ser um 1300.

                  não lembro se ele chegou a detalhar em algum tópico o que ele iria fazer nos cabeçotes, mas me lembro que foi por um problema com eles que ele montou 1600
                  Last edited by felipedmori; 01-10-2008, 07:36 PM.
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • #10
                    Re: Iniciando o projeto

                    A anos atraz eu fiz um 1300 a alcool ( volante aliviado/cabeçote trabalhado +tx de compressão /comando da aplic AP2/ todo balanceado /dupla 32 e ainda tinha uma bobina da Infinity de 60.000 volts ) ate que o bicho andava bastante bem..
                    Abrços
                    Luby
                    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                    Rio de Janeiro - RJ

                    Comment


                    • #11
                      Re: Iniciando o projeto

                      Fiz um tour por oficinas e retíficas e constatei a necessidade de encher de solda as laterais da câmaras de combustão próximo as válvulas, gerando então superfície de contato para o topo dos cilindros.
                      Montarei aneis no diâmetro externo do topo dos cilindros de 1300 para compensar o menor diâmetro em relação aos 1600, preenchendo a folga com alojamentos dos cabeçotes.
                      A única retífica que topou fazer tal enchimento nos cabeçotes orçou em 200 dinheiros o serviço ( só o enchimento, o acerto do desenho das câmaras é por minha conta!).
                      Então senhores, acham razoável? Possível eu constatei que é, mas gostaria da opinião de todos. ;)

                      Comment


                      • #12
                        Re: Iniciando o projeto

                        Já que vc quer fazer o motor 1300 eu faria hoje algo como fiz no passado manteria os cabeçotes de uma entrada, trabalharia eles colocaria uma dupla 32 aliviaria o volante motor e um comando W 100 balanceava o conjunto e rodaria no alcool com uma boa tx de compressão pronto, já vai dar bastante trabalho a muita gente grande.
                        Abrços
                        Luby
                        http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                        Rio de Janeiro - RJ

                        Comment


                        • #13
                          Re: Iniciando o projeto

                          lubisomem01,

                          Vocâ acha que sai mais em conta (relação custo/benefício) preparar meus cabeçotes de 1300 com válvulas de Brasília que Adaptar os cabeçotes p/ 1600 no 1300?
                          Confesso que não orcei quanto ficaria um jogo de válvulas de 1600 antigo adaptadas em meus cabeçotes.
                          Eu estimo que só no desenho das curvas dos dutos de admissão dos cabeçotes de 2 entradas eu ganharia uns 5 CV...

                          Comment


                          • #14
                            Re: Iniciando o projeto

                            Com toda certeza e os cabeçotes de 1300 vc já tem certo seria só trocas as valuvulas com certeza fica bem + em conta...
                            Abrços
                            Luby
                            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                            Rio de Janeiro - RJ

                            Comment


                            • #15
                              Re: Iniciando o projeto

                              Tem, uns kits antigassos europeus da marca okrasa que fazia carros 1200 e 1300 com cabeçote de dupla entrada e dois carburadores de 28 com as linhas de combustível de cobre e um comando melhorzinho. è uma coisa linda. Eu trenho algumas revistas mas vou ver o que eu acho na web e posto depois.

                              Comment

                              Working...
                              X