Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Iniciando o projeto

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Iniciando o projeto

    Postado originalmente por realenemy
    Azeitona, o acerto do 1600 a gasolina não daria proximo pro 1300 a álcool?
    Olhando os valores de calibragem e considerando os resultados que obitive com a calibração original (igual a da tabela da solex p/ Kombi a álcool com venturis de 22mm, veio nos carburadores que comprei...), Eu não apostaria nisso...
    Arquivos Anexos
    Last edited by azeitona; 20-10-2009, 09:26 AM.

    Comment


    • Re: Iniciando o projeto

      ATUALIZANDO INFORMAÇÕES...

      Mesmo sem um acerto fino, o 1300 atendeu as espectativas de dirigibilidade e curiosamente com uma linearidade impressionante.
      O desempenho em alta está ainda um pouco aquém do possível, mas isso é realmente questão de tempo para parar e afinar (carro sem Hallmeter...).
      Encontrei de algum tempo para cá mais dificuldade para e equalizar a dupla de solex 32, acertar a lenta e em dar a partida no motor e a piora nestes quisitos foi progredindo até que a causa se revelasse (sim, pois não descobri até que se revelasse).
      Uma bela manhã, a uns 20 dias, ouvi um "gato espirrando" na hora de dar partida no fusca e constatei que há vazamento de compressão em um ou mais cilindros, denotando falha de acentamento de cilindro(s) com o(s) cabeçote(s). Foi difícil fazer o motor pegar
      Pode ser estojo quebrado, pode ser estojo que afrouxou...
      Este final de semana , posto que desembarquei, pretendo fazer a revisão de 1000 Km e sanar o problema, bem como apurar a causa.
      Por último, o motor não apresentava mais marcha lenta. A rotação ficava em uns 1600 giros e vinha descendo até o motor apagar, exigindo toques eventuais no acelerador para manter o funcionamento.
      O motor tambem apresentava perda acentuada de potência, falhas ao longo da faixa de rotação e eventualmente apagava, dando muito, mais muuito trabalho para voltar a funcionar.
      Last edited by azeitona; 04-12-2009, 01:51 PM.

      Comment


      • Re: Iniciando o projeto

        Puts! Estava no aguardo de uma notícia feliz! Faço votos para que esse perrengue seja de solução rapida!

        Comment


        • Re: Iniciando o projeto

          A coisa piorou depois que eu fiz o carro de cabrito montez e subi um barranco para estacionar perto da sede da Petrobras em Macaé.
          A saída do 4X1 escorou com força no chão e isso pode ter soltado o(s) cabeçote(s).
          Estou indo a São Paulo amanhã, com previsão de passar 1 ou 2 dias apenas e na volta vou arriar o motor para ver...
          As notícias não são as melhores, mas não é o fim do mundo.
          No geral, já deu para constatar que o motorzinho atendeu as espectativas e apresenta potencial para melhoras em função de um acerto fino que ainda não tive tempo de fazer.
          Last edited by azeitona; 07-12-2009, 09:12 AM.

          Comment


          • Re: Iniciando o projeto

            Putz Azeitona, você que trouxe essa chuva aqui para Sampa ou São Pedro que resolveu te sacanear????
            Boa sorte pra ti.
            Hoje é feriado aqui em Guarulhos mas estou trabalhando. Vida de peão é assim mesmo...rsrsrsrs
            Devo ir no Encontro de Autos Antigos do Sambódromo hoje e se estiver a toa e dependendo de onde em Sampa podemos marcar alguma coisa.
            Celular 11.7840-4895.
            Grande abraço.

            Comment


            • Re: Iniciando o projeto

              Postado originalmente por Fernando.Diz
              Putz Azeitona, você que trouxe essa chuva aqui para Sampa ou São Pedro que resolveu te sacanear????
              Boa sorte pra ti.
              Hoje é feriado aqui em Guarulhos mas estou trabalhando. Vida de peão é assim mesmo...rsrsrsrs
              Devo ir no Encontro de Autos Antigos do Sambódromo hoje e se estiver a toa e dependendo de onde em Sampa podemos marcar alguma coisa.
              Celular 11.7840-4895.
              Grande abraço.
              Graaande Fernando!

              Não, não fui eu que levei a chuva, quase fui é levado por ela até chegar no rodoanel.
              Chegar em Sumaré depois de pegar a bandeirantes não foi difícil. O difícil foi sair de São Paulo! Muita água!!
              Só fui ler seu post agora, aqui em Macaé. Aqui também esta chovendo bastante!
              Agora que tenho seu contato, não me farei de arrogado. Na minha próxima ida a Sampa, marcaremos alguma coisa sim!

              Um aBRaço!!

              Comment


              • Re: Iniciando o projeto

                Novidades (não muito boas... )

                Não era estojo folgado, não era falha no acentamento dos cabeçotes, não era estojo folgado com a batida na descarga.
                Se olharmos na foto que anexei em 19/06/2009 (pag: 06 deste tópico), veremos trincas na rosca da vela do cabeçote esquerdo.
                Pedi ao pessoal da retífica que eliminasse as trincas e eles me disseram que aquilo não era nada e que era melhor não mexer.
                Pois é, a trinca agora se tornou passante e a fuga de compressão é tanta que o cilindro n° 4 está morto.
                Fica aquele som de "gato espirrando" e quanto mais aquecido o motor, menos o carro anda.
                Levei o cabeçote p/ retífica novamente e eles vão tentar montar um tornílho na rosca para sanar o escape de compressão.
                Se o carro funcionar assim, eu ganho tempo para correr atrás de outro cabeçote (ou cabeçotes).
                Vai ser duro fazer novamente todo trabalho, incluso o "square deck".
                Arquivos Anexos
                Last edited by azeitona; 11-12-2009, 09:03 AM.

                Comment


                • Re: Iniciando o projeto

                  Não dá pra encher de solda ali não??? Refaz a rosca da vela, bota bucha de aço se for o caso, enche de solda ali na trinca e faz o acabamento.

                  Comment


                  • Re: Iniciando o projeto

                    Postado originalmente por Delriobr
                    Não dá pra encher de solda ali não??? Refaz a rosca da vela, bota bucha de aço se for o caso, enche de solda ali na trinca e faz o acabamento.
                    A solução que a retífica me deu foi meter tornilhos nas roscas de vela, eliminando a região trincada.
                    Isso me dará tempo para pensar em algo. Ou faço outro cabeçote ($$) ou faço outro par de cabeçotes com base em cabeçotes de Gol BX a álcool ($$$$), mais caro porém propciando mais taxa que meus cabeçotes de fusca 1300 gasolina.
                    Acho que poderia chegar nos 12:1 sem esforço se achar estes cabeçotes...

                    Comment


                    • Re: Iniciando o projeto

                      cabeçotes de gol bx são melhores, tem valvuas 35,5x32 do 1600, só terá mais trabalho pra abrir os dutos que são de 28mm de diâmentro. menores que do 1300. os dutos do meu está com esses 28mm e não pretendo aumentar, da um torque absurdo na baixa, sim deixa a desejar em alta, mas pra cidade é show.

                      dei uma brincada com um gol ap 1.6 a alcool com comando 280, trabalho leve nos cabeçotes, polia regulavel e carburador roletado, e ele teve trabalho, o meu gol tava secando a cuba no fim da terceira mas até ai eu ficava um carro na frente do gol
                      Last edited by bob_8; 12-12-2009, 08:01 PM.

                      Comment


                      • Re: Iniciando o projeto

                        Postado originalmente por bob_8
                        cabeçotes de gol bx são melhores, tem valvuas 35,5x32 do 1600, só terá mais trabalho pra abrir os dutos que são de 28mm de diâmentro. menores que do 1300. os dutos do meu está com esses 28mm e não pretendo aumentar, da um torque absurdo na baixa, sim deixa a desejar em alta, mas pra cidade é show.

                        dei uma brincada com um gol ap 1.6 a alcool com comando 280, trabalho leve nos cabeçotes, polia regulavel e carburador roletado, e ele teve trabalho, o meu gol tava secando a cuba no fim da terceira mas até ai eu ficava um carro na frente do gol
                        bob_8,

                        Estive com os cabeçotes na mão ontem...
                        As câmaras dele são semi-hemisféricas, sendo as válvulas em ângulo em relação as linhas de centro dos cilindros, como os cabeçotes de Porsche.
                        As câmaras possuem duas zonas de squish pequenas, sendo são bem mas largas portanto que as dos demais cabeçotes de VW a ar e mais simétricas que as de AP
                        Junto às válvulas há cavas nas laterais das câmaras acompanhando a geometria das cabeças das válvulas, bem como seus ângulos em relação às linhas de centro dos cilindros.
                        Devido a angulação das válvulas, os alojamentos das molas das válvulas de admissão são deslocados para o centro do cabeçote, gerando duas protuberâncias dentro dos pórticos de entra que teriam que ser desbastados com muito critério em caso de preparo. Tais protuberâncias são a causa do reduzido diâmetro interno dos pórticos de admissão.
                        Minha dúvida fica em cima de quanto é possível desbastar/ facear os acentos dos cilindros no cabeçote sem prejudicar a vedação, posto que os cabeçotes possuem as tais cavas em ângulo próximo as válvulas.
                        A cada milímetro desbastado a área de assentamento dos cilindros junto ás válvulas seria progressivamente reduzida devidos às tais cavas em ângulo.
                        Alguém aí já rebaixou cabeçotes de Gol BX 1300?
                        Quem teria um palpite de quantos milímetros é possível rebaixar estes cabeçotes com segurança?

                        Comment


                        • Re: Iniciando o projeto

                          A que preço vc achou esses cabeçotes? Foi facil de achar?

                          Comment


                          • Re: Iniciando o projeto

                            Postado originalmente por realenemy
                            A que preço vc achou esses cabeçotes? Foi facil de achar?
                            R$ 150,00 o par, porém sem as tampas dos balancins (as tampas de gol são diferentes das de fusca, são quadradas) e faltando 2 blocos de balancins (cada cabeçote possui dois blocos com 2 balancins cada).
                            Eu pedi ao dono que conseguisse para mim as tampas e os blocos com os balancins faltantes, caso contrário é dinheiro empatado em sucata, posto que embora eu tenha tropeçado nos cabeçotes, é dificil achar estas "coisinhas" que faltam neles.

                            Comment


                            • Re: Iniciando o projeto

                              Não tinha nem idéia de todos esses detalhes. O cabeçote do Gol 1300 é diferente do fusca 1300 a alcool então?

                              Comment


                              • Re: Iniciando o projeto

                                Postado originalmente por realenemy
                                Não tinha nem idéia de todos esses detalhes. O cabeçote do Gol 1300 é diferente do fusca 1300 a alcool então?
                                Bastante diferentes.

                                As tampas de válvulas possuem formato diferente, as hastes das válvulas são dispostas em ângulo em relação a linha de centro de seus respectivos cilindros, o que com o formato simétrico e zonas de squish pequenas resulta em câmaras de combustão quase hemisféricas.
                                Por causa do ângulo em que as válvulas se encontram dispostas, os balancins estão montados em blocos com 2 e não em um eixo único como nos demais cabeçotes.
                                Só não considero estes cabeçotes superiores em tudo devido a restrição no pórtico de entrada ocasionado pelos alojamentos das molas das válvulas de admissão.
                                Estes cabeçotes possuem ainda como particularidade o fato de possuirem não 6, não 8, mais 7 aletas de refrigeração.

                                Comment

                                Working...
                                X