Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Felipe,
    Conheço, só d efotos pela net, o acionamento de webbers, e sei que eles são simples qnt ao funcionamento.
    Só que, queria algo mais simples... E mais barato também, ma que não seja menos eficiente... Pois esses acionamentos são feitos ara casar com aquela chapinha que fica no eixo das webber... Se eu for usar esse acionamento, vou ter que bolar umas chapinhas dessa tb(acredito que não seja complicado...). Mas estou querendo deixar o acionamentod as webber como ultimo recurso.

    Acredito que o acionamentos por cabo(em um par de tbi) e ligar os dois pares por uma vareta de pontas reguláveis, seja mais fácil de fazer, regular e de uma possível manutenção.

    Mas ainda tenho que ver..Se tudo der certo, essa semana sento e vou coemçar a desenhar as flanges das tbis....Dae é arrumar chapa de alumínio e mandar pra cnc usinar! heheheh

    Abraço a todos!

    PS: Segue anexo o esquema que fiz, do acionamento.
    De verde água, está a chapa que vai no eixo de acionamento da borboleta, original da R1 (que fica entre uma tbi e outra, logo está atrás da tbi desenhada).
    Em verde escuro, a vareta de ligação. De preto, pivôs.
    Em laranja, as chapas de metal, que ficam no eixo, que ligma o eixo d euma tbi ao outro(originais da R1 com alteração para receber o pivô).

    É isso pessoal, o que acharam?
    Arquivos Anexos
    Last edited by Rafael_MO; 16-10-2008, 03:47 PM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #32
      Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Beleza de creuza!
      Quero ver é por em prática =D
      HeAHEuAHeuAHeuAe
      Ó, se desistir, daqui a um tempo eu devo montar um passatão AP, eu compro em sua mão =P

      Abçs
      2100 aspro

      Comment


      • #33
        Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Postado originalmente por FILIPE A
        Beleza de creuza!
        Quero ver é por em prática =D
        HeAHEuAHeuAHeuAe
        Ó, se desistir, daqui a um tempo eu devo montar um passatão AP, eu compro em sua mão =P

        Abçs
        Desistir? Jamais! hehehhe
        Quero ver meu boxer aircooled respirando a plenos pulmões com essas Narinas novas!
        Mas quem sabe, façamos negócios no futuro! hehehe

        Quer colocar um jogo desse no seu 1600 turbo não? hehehe
        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #34
          Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Desistir? Jamais! hehehhe
          Quero ver meu boxer aircooled respirando a plenos pulmões com essas Narinas novas!
          Mas quem sabe, façamos negócios no futuro! hehehe

          Quer colocar um jogo desse no seu 1600 turbo não? hehehe
          Abraço!
          Caro amigo Rafael,

          Estive a ponto de desistir do cambio dark five algumas vezes mas vc não deixou, portanto,

          NÃO ADMITO DESISTÊNCIAS!

          Lembre-se:

          Se fosse fácil...Não seria Dark

          Gostaria de ter a solução, ou pelo menos uma sugestão luminosa, mas não manjo nada de mecânica e se já to tomando uma surra com o cambio, imagina com injeção eletronica e afins...

          Mas segue em frente que é uma questão de tempo...

          Grande abraço

          Celojr

          Comment


          • #35
            Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Celojr,
            Concordo..se fosse fácil, não seria DarkSide!!!!!

            Mas pessoal, segue um esboço da vista superior da flange(entre o coletor de admissão, que eu farei, e as tbis de R1..Ainda faltam os furos dos paafusos....Ainda tnho umas medidas a tirar!

            Reparem, distancia entre os centros das tbis de 83mm e entre o centro da tbi e o centro do circulo(que delimita aquele ressalto do bico injetor) de 13mm! Precisei de tir rum decalque da tbi num papel, esquadro, regua T, compasso, calculadora científica e pronto.achei essa medida e o raio desse circulo que cria esse ressalto! hehehe

            Na segunda foto, a face da esquerda é onde vai ser soldado o tubo do coletor de admissão. Na face da direita será "encaixada" a tbi de Yamaha R1! hehehehehe
            Essa flange ainda está muito grosseira...Tenho muito o que trabalhar nela ainda e tudo mais....Quando terminar o projeto em solid, posto aqui!
            Gostaram?

            Abraço a todos!


            PS: Os desenhos foram deitos em SolidWorks 2007!
            Arquivos Anexos
            Last edited by Rafael_MO; 18-10-2008, 11:56 PM.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #36
              Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Eu quero só duas, rola vender?
              Acho q vou por o tbi na boca da turbina,,,
              2100 aspro

              Comment


              • #37
                Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Postado originalmente por FILIPE A
                Eu quero só duas, rola vender?
                Acho q vou por o tbi na boca da turbina,,,

                Felipe,
                Vender duas das minhas tbis? Sinceramente.... Vou vender não, hein...
                Meu irmão tem um jogo desses de tbi também, ele quer 6 tbi pra colocar num futuro motor 6cc que ele vai botar no opala dele. Vou ver se ele tem interesse de te vender cara, mas não garanto nada, blz?
                Se vc tiver as caras, compensa de vc comrpar lá dos Eua, e quem sabe, botar as 4 tbi no seu carro.. Turbo com 4tbi com o turbo pressurizando elas. Mas vc deve ter seus motivos rpa quere um turbo/aspirado....

                Qualquer coisa, mande uma MP!

                E aí pessoal, o que acharam das flanges? hehehhe

                Abraço a todos!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #38
                  Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Pessoal,

                  Peguei hj , na mão, u coletor de dupla carubração do Fusca. Medi o diâmetro da boca que coincide com o furo da admissão do cabeçote, e..... Ele mede apenas 30mm.... Logo, como passar da gigante "boca" da Yamaha R1 de 400mm para 30mm????

                  Sugestao do meu irmão foi mandar dremel no cabeçote, mas como meu motor está montado, e a grana pra mão de obra é quase zero, não posso considerar essa possibilidade

                  Estava pensando em fazer tipo um "Funil" de diâmetro 40mm para diâmetro 30mm, e posicionálos em:
                  *Opção 1: colocar soldado na flange do cabeçote, com tubos de 40mm vindo das TBis até a entrada da flange
                  *Opção 2: soldar o "funil" logo após a flange das TBis, e dele partir tubos de 30mm até a flange do cabeçote.

                  Enfim, estou be pertido..Idéias?????

                  Bem, hoje a noite, pretendo desenhar em AutoCAD a flange toda, com furos de fixação e tudo mais...Vamos ver o que eu consigo.

                  Um grande abraço a todos!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #39
                    Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Pessoal,

                    Peguei hj , na mão, u coletor de dupla carubração do Fusca. Medi o diâmetro da boca que coincide com o furo da admissão do cabeçote, e..... Ele mede apenas 30mm.... Logo, como passar da gigante "boca" da Yamaha R1 de 400mm para 30mm????

                    Sugestao do meu irmão foi mandar dremel no cabeçote, mas como meu motor está montado, e a grana pra mão de obra é quase zero, não posso considerar essa possibilidade

                    Estava pensando em fazer tipo um "Funil" de diâmetro 40mm para diâmetro 30mm, e posicionálos em:
                    *Opção 1: colocar soldado na flange do cabeçote, com tubos de 40mm vindo das TBis até a entrada da flange
                    *Opção 2: soldar o "funil" logo após a flange das TBis, e dele partir tubos de 30mm até a flange do cabeçote.

                    Enfim, estou be pertido..Idéias?????

                    Bem, hoje a noite, pretendo desenhar em AutoCAD a flange toda, com furos de fixação e tudo mais...Vamos ver o que eu consigo.

                    Um grande abraço a todos!
                    Rafael, fazer esse funil não aumentaria a velocidade com que a mistura chegaria ao motor? Isso não traria algum problema? poderia embaralhar o funcionamento? Se eu estiver falando bobagem releve.

                    Abs.

                    Comment


                    • #40
                      Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Postado originalmente por celojr
                      Rafael, fazer esse funil não aumentaria a velocidade com que a mistura chegaria ao motor? Isso não traria algum problema? poderia embaralhar o funcionamento? Se eu estiver falando bobagem releve.

                      Abs.

                      Celojr,
                      Acredito que não atrapalhe não....Talvez, limite um pouco o desempenho que as tbis de 40mm poderiam proporcionar (ois esse afunilamento seria como um venturi de carburador)....Mas enfim, Ainda tenho que pensar no que farei...
                      Acredito que colocarei o funil logo abaixo da flange, e ligando ele ao cabeçote por um tudo de diametro interno de 30mm mesmo.

                      Enfim....veremos, né?
                      Tirei umas medidas, fiz uns eboços em AutoCAD, mas não conseugi passar pro 3d..faz tmepo que não mexo com AutoCAD...

                      Abraço a todos, e quem sabe em breve, trarei novidades!

                      Abraço a todos!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #41
                        Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Posso te falar? Pelo que entendí, seu problema maior é não poder parar o carro e ficar a pé, não é?, Por isso excluiu a ideia de alargar o encaixe no cabeçote né?

                        Então, faz o seguinte, utiliza a opção 1:

                        *Opção 1: colocar soldado na flange do cabeçote, com tubos de 40mm vindo das TBis até a entrada da flange

                        Daí, depois, quando for possível, com calma e tempo, SENTA O DREMEL!!! no cabeçote.

                        Com isso, além de não ficar a pé enquanto não puder, vc não inutiliza a flange da TBI e já vai estar com os coletores de 40mm prontos, é só completar a montagem. Com paciência tudo se resolve.. O que vc acha?

                        Gde Abraço

                        Comment


                        • #42
                          Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Postado originalmente por celojr
                          Posso te falar? Pelo que entendí, seu problema maior é não poder parar o carro e ficar a pé, não é?, Por isso excluiu a ideia de alargar o encaixe no cabeçote né?

                          Então, faz o seguinte, utiliza a opção 1:

                          *Opção 1: colocar soldado na flange do cabeçote, com tubos de 40mm vindo das TBis até a entrada da flange

                          Daí, depois, quando for possível, com calma e tempo, SENTA O DREMEL!!! no cabeçote.

                          Com isso, além de não ficar a pé enquanto não puder, vc não inutiliza a flange da TBI e já vai estar com os coletores de 40mm prontos, é só completar a montagem. Com paciência tudo se resolve.. O que vc acha?

                          Gde Abraço
                          Celojr,
                          Sua idéia não é de todo mal..... Vou pensar seriamente nela!
                          Bem que eu queria poder mandar a Dremel no cabeçote...Mas meu motor é 1600 std, originalzão....Se eu arrombar apenas a entrada da admissão(no cabeçote) e manter as válvulas de admissão originais, mesmo asism haverá um afunilamento da mistura....Seria o ideal era usar essas Tbis com valvulas de admissão de 40mm....daí sim, ficaira o Bixo!!!
                          E realmente, não tenho muita experiencia em abrir e fechar motores de Fusca para poder tirar fora e depois colcoar devolta o cabeçote e talz....Ainda vou comprar um motor Step, pra treinar e experimentar umas preparaçoezinhas nele, mas isso demanda $tempo$, e não ando tendo muito por agora! hehehehehehe
                          Mas vou ver se confecciono essas flanges no mês que vem....Ando precisando de umas chapas de Alumínio de uns 15mm de espessura, hehehehe
                          Vou ligar amanhã em alguns lugares aqui em Goiânia atrás disso...Pois onde moro, em Ilha Solteira é bem complicado de se encontrar...
                          De todo jeito, meu motor via rodar com cabeçotes e motor original por um bom tempo ainda!
                          Se tudo der certo, quero estar com meu carro injetado no final desse ano!

                          Abraço a todos!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #43
                            Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            pode fazer um "Y" mais ou menos como o coletor da weber hehe
                            oia eu de novo falando das weber ...



                            só é ruim de colocar e tirar eles com o motor no lugar, e até pra tirar as velas que ficam atras
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
                            --------------------------------------------------------

                            Comment


                            • #44
                              Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Postado originalmente por felipedmori
                              pode fazer um "Y" mais ou menos como o coletor da weber hehe
                              oia eu de novo falando das weber ...



                              só é ruim de colocar e tirar eles com o motor no lugar, e até pra tirar as velas que ficam atras
                              Felipe,
                              A minha idéia é bem baseada nessa daí!!! Mas tudo feito por mim mesmo!
                              Ainda estoua nas flanges, depois fou passar aos tubos, e aí sim, o coletor cria forma!

                              Abraço e muito obrigado pelas sujestões! Se tiver mais, po favor, mande aí pra mim!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #45
                                Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                rafael ,quando eu useu flanges para adptar a webber de monza no coletor do fusca,eu fabriguei na oficina de chapa de aço devidamente cortada .Tinha se não me engano uns 70 mm de espessura,a maquina demorou pra cortar ela.pintei pus a junta e coloquei no legacy e rodei uns 4 meses até aparecer a dupla solex que eu tanto queria.Ou tem que ser realmente de alumínio?Vai por os injetores alí?Um abraço
                                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                                Comment

                                Working...
                                X