Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Fala pessoal, tudo joia?
    Bem, eu andei aparecendo no fórum, falando de algumas "novidades"...Pois bem comprei e jpa chegaram em minha casa um jogo de TBi de Yamaha R1(sim...aquela moto esportiva de 1000cc e 170cv)..hehehe
    São muito doidas!!!!Cada borboleta tem 40mm de diâmetro, sendo que no jogo completo, vem 4 TBis! hehehe
    Reparem num "acelerador de fluxo" que tem dentro de cada TBi, funciona como venturi, só que com alta rotação, elas se abrem totalmente, ficando 40mm de borboleta livre, sem restrição....Reparem que tem uma "chupetinha" saindo do encontrod e sduas TBis..Constatei que o "venturi regulável" só se abre com pressão positiva ..mas quando der, vou abrir aquelas tmapiinhas pretas e bolar algo pra abrir com pressão negativa! Reparem o "acelerador de fluxo" fechado na terceira foto e aberto na quarta.
    Agora, tenho bastante sarna pra me coçar, para bolar coletores...acionamentos.... Vou fazer os coletores em alumínio, com flranges em alumínio usinadas esoldadas aos tubos. Dicas?

    Bem, segue abaixo umas fotos.
    http://img407.imageshack.us/my.php?image=img0061hd5.jpg
    http://img171.imageshack.us/my.php?image=img0062ek4.jpg
    http://img184.imageshack.us/my.php?image=img0063mi7.jpg
    http://img379.imageshack.us/my.php?image=img0065dm1.jpg
    http://img379.imageshack.us/my.php?image=img0066rg2.jpg
    http://img353.imageshack.us/my.php?image=img0068kq0.jpg
    http://img529.imageshack.us/my.php?image=img0067lx2.jpg
    http://img247.imageshack.us/my.php?image=img0073sg8.jpg

    Dúvias, perguntem à vontade!
    Last edited by Rafael_MO; 09-10-2008, 11:20 PM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

  • #2
    Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Fala pessoal, tudo joia?
    Bem, eu andei aparecendo no fórum, falando de algumas "novidades"...Pois bem comprei e jpa chegaram em minha casa um jogo de TBi de Yamaha R1(sim...aquela moto esportiva de 1000cc e 170cv)..hehehe
    São muito doidas!!!!Cada borboleta tem 40mm de diâmetro, sendo que no jogo completo, vem 4 TBis! hehehe
    Reparem num "acelerador de fluxo" que tem dentro de cada TBi, funciona como venturi, só que com alta rotação, elas se abrem totalmente, ficando 40mm de borboleta livre, sem restrição....Reparem que tem uma "chupetinha" saindo do encontrod e sduas TBis..Constatei que o "venturi regulável" só se abre com pressão positiva ..mas quando der, vou abrir aquelas tmapiinhas pretas e bolar algo pra abrir com pressão negativa! Reparem o "acelerador de fluxo" fechado na terceira foto e aberto na quarta.
    Agora, tenho bastante sarna pra me coçar, para bolar coletores...acionamentos.... Vou fazer os coletores em alumínio, com flranges em alumínio usinadas esoldadas aos tubos. Dicas?

    Bem, segue abaixo umas fotos.
    Dúvias, perguntem à vontade!
    não apareceram as fotos ...

    tinha um cara aqui perto de casa que usava carburação de moto assim com 4 borboletas no ap aspirado

    tinha uma pegada muito loca ... muito esperto o carro, mais chato de acertar

    injetado deve ser melhor
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #3
      Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por felipedmori
      não apareceram as fotos ...

      tinha um cara aqui perto de casa que usava carburação de moto assim com 4 borboletas no ap aspirado

      tinha uma pegada muito loca ... muito esperto o carro, mais chato de acertar

      injetado deve ser melhor
      Felipe,
      tinhad ado pau no servidor..tô postando no imageshack!

      Pois é..o meu via na injeção, e terá até atuador de marcha lenta!
      Abraço!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        e quanto foi a bagatela???

        com frete, imposto e tudo mais?
        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

        Comment


        • #5
          Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          affff maria esse vai ficar um insane Dark ultra side !!! vou ser obrigado a ir em uma lan house o image ñ abre aqui no trampo...mas vai ficar show hein !!!
          Fernando / German Look 74
          2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

          Comment


          • #6
            Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            cascalho rafael,que coisa maravilhosa.Não deixa de fazer isso com pressão positiva não,dá um jeito de mandar ar pra esses corpos de injeção,vai ficar um show.Até porque ,pensando aqui em casa ,com esse tamanho todo,a aspiração normal do motor,quando os venturis estiverem totalmente abertos,pode não dar conta do recado,cabendo a uma tomada de ar suprir essa demanda.Boa sorte e abraços
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Rafael,

              Muito legal isso.
              Quanto você pagou?
              já pensou em como separar a flauta?

              E quando vai separar os dois lados?
              Quando fizer isso mande as fotos para a gente ir acompanhando a evolução.
              2276 FK8 .

              Comment


              • #8
                Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Fala pessoal!
                No ebay, essas TBis custam de US$100,00 a uns US$200,00, com sorte, acha-se mais barato. De frete, paguei US$ 42,00 (aéreo e com número de rastreamento e paguei R$149,00 de imposto.
                Comprei no E-bay www.ebay.com e procurem por "R1 Throttle bodies". Tem gente que compra, para motores em linha, de outras motos, como GSXR 600 e talz...

                E com certeza, sai mais barato comprar de lá do que procurar por elas auqi no Brasil( que com certeza custarão mais do que R$1000,00)

                Bem, tô feliz com a aquisição.

                Luiz,
                Para separá-los, falta só eu ter minahs ferramentas, só desaparafusar um eixo do outro.
                A flauta, vou ter que separar passando a serra mesmo....Dae abro rosca, coloco um Niple, pa ligar as flautas ao circuito de combustível. Reparei que nessa flaut anão tem sistema de retorno..Mas isso olhando por cima. Vou desmontar tudo depois e confirmar.

                Antônio,
                Vou dar um jeito dessas dos aceleradores de fluxo fechar sim..ah se vou..heheheh
                Pensie em tampar a entrada de pressão positiva, original, e furar aquelas tampas pretas que tem na lateral, que escondem o mecanismo dos aceleradores, e colocar alí um nuple com mangueira, ligado ao coletor de admissão. Daí, acredito que dará para abrir os aceleradores com pressão negativa(dos coletores).

                E vou utilizar atuador de marcha lenta tb....
                jah fiz uns esboços, umas medidas.... Logo-logo começoa rabiscar os coletores.

                Enfim...vamos comentar aí galera.
                Vou manter todos atualizados do projeto, podem ter certeza!

                Abração!

                PS:Pena meu motor ser originalzão....mas um dia, ele vai precisar de cada cfm que essas TBis geram de fluxo!!!
                Last edited by Rafael_MO; 27-10-2008, 03:11 PM.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #9
                  Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Fala pessoal!
                  Andei pesquisando umas coisas no Ebay....

                  A minha primeira idéia de acionamento delas, seria ligar uma dupla de tbi na outra, por vareta, e na primeira, ligar o cabo do acelerador. Trabalharia como essas TBis de moto:
                  http://cgi.ebay.com/ebaymotors/07-Su...=p4506.c0.m245
                  Essas tbis acima, são uma boa opção pra quem quer botar nos coletores originais, eu acho. Tem uma que tem uma base aprecida com de carburador...E tem uams com dois bicos por tbi tb( http://cgi.ebay.com/ebaymotors/01-SU...=p4506.c0.m245 )

                  Sei que para o meua cionamento dar certo, tenho que pensar em como fazer com que a vareta que liga uma tbi na outra não tenha o dínamo/alternador no caminho.
                  O que acham?

                  Abraço a todos
                  Last edited by Rafael_MO; 11-10-2008, 09:55 PM.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Rafael,

                    Use aquele acionamento da Bugpack, ele fica por cima do alternador e acho que no seu caso é a melhor opção.
                    2276 FK8 .

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Po iradaco hein!
                      "new grounds"

                      mantenha postando a progressao do teu trabalho broder!

                      que de tudo certo pra vc.

                      abracao!

                      em tempo... e os coletores de admissao?
                      Fé em Deus e pé na tábua.


                      Comment


                      • #12
                        Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Fala pessoal!
                        PAguei US$75,00 nas TBi, US$ 42,00 de frete(aéreo e com número de rastreamento e paguei R$149,00 de imposto.
                        Comprei no E-bay www.ebay.com e procurem por "R1 Throttle bodies". Tem gente que compra, par amotores em linha, de outras motos, como GSXR 600 e talz...

                        No total, deu cerca de R$360,00...barato né? Aqui, no brasil, não sai por menos de R$1000,00 nem a pau! hehehhe

                        Bem, tô feliz com a aquisição.

                        Luiz,
                        Para separá-los, falta só eu ter minahs ferramentas, só desaparafusar um eixo do outro.
                        A flauta, vou ter que separar passando a serra mesmo....Dae abro rosca, coloco um Niple, pa ligar as flautas ao circuito de combustível. Reparei que nessa flaut anão tem sistema de retorno..Mas isso olhando por cima. Vou desmontar tudo depois e confirmar.

                        Antônio,
                        Vou dar um jeito dessas dos aceleradores de fluxo fechar sim..ah se vou..heheheh
                        Pensie em tampar a entrada de pressão positiva, original, e furar aquelas tampas pretas que tem na lateral, que escondem o mecanismo dos aceleradores, e colocar alí um nuple com mangueira, ligado ao coletor de admissão. Daí, acredito que dará para abrir os aceleradores com pressão negativa(dos coletores).

                        E vou utilizar atuador de marcha lenta tb....
                        jah fiz uns esboços, umas medidas.... Logo-logo começoa rabiscar os coletores.

                        Enfim...vamos comentar aí galera.
                        Vou manter todos atualizados do projeto, podem ter certeza!

                        Abração!

                        PS:Pena meu motor ser originalzão....mas um dia, ele vai precisar de cada cfm que essas TBis geram de fluxo!!!
                        essa pecinha aqui é boa para gerar pressão positiva

                        Felipe Mori
                        Osasco - SP
                        --------------------------------------------------------

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Luiz,
                          Eu sei que seria uma ótima opção os acionamentos Bug Pack... Tô pensando em copiar deles e fazer eu mesmo....mas ainda vou dar uma pensada sobre o assunto. Acho que minha idéia de o cabo ligar numa tbi, e uma vareta interligar as duas, sria melhor. Ficaria como as tbis de outras motos que mandei no meu ultmo post.

                          Salvatori,
                          Pois é....animal as bixinha! Agora tenho 4 boquinahs fmaintas elsperando para serem alimentadas!!!
                          Os coletores....bem, eu farei em alumínio(flanges de chapa de aluminio usinado e o resto em tubos) ^^

                          Felipe,
                          Ah se meu motor fosse 0km..... E os "homi" não enchessem o saco! hehehe
                          Meu motor foi refeito recentemente, foda que o vira e a carcaça são ultimas medidas....Acho que não ia aguentar muito tempo uma pecinha dessas pra gerar pressão positiva não... Sem falar na grana que tá curta!
                          hehehehe
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #14
                            Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Pessoal,
                            Minhas ferramentas chegaram e eu desmontei elas! hehehe
                            Segue as fotos:
                            Arquivos Anexos
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Mais umas.....
                              Reparem que na ultima, tem o acionamento do "acelerador de fluxo" desmontdo....No próximo post, comentarei sobre ele.

                              Notem, flautas completas, regulador de pressão além do retorno (entre o primeiro e segundo bicos da esquerda, debaixo da flauta, na terceira foto).
                              Arquivos Anexos
                              Last edited by Rafael_MO; 12-10-2008, 09:27 PM.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment

                              Working...
                              X