Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

    Caros amigos,
    Estive pensando ontem sobre roda fônica... Li em algum lugar do megamanual que sensor que "lê" a roda fônica é um par "fototransistor/led"... Então fiquei pensando uma coisa:

    Será que se fossem feitas "faixas alternadas" com tinta preta fosca na borda da polia, no lugar dos dentes da roda fônica isso não seria possível de ler com o sensor? Esse recurso das faixas é usado em vários tipos de tacometros "sem contato" e funciona bem... Acho que seria uma solução esteticamente melhor do que adaptar uma roda de outro carro sobre a polia original ou usar a roda fônica da sportsystem... o que acham?

    Outra possibilidade seria um torneiro fazer dentes na borda de uma polia empi (não sei se há espaço pra isso, acho que não). O que acha, André?

    Grande abraço a todos.
    Localização: Rio de Janeiro - RJ
    Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

  • #2
    Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

    Postado originalmente por Ernesto
    Caros amigos,
    Estive pensando ontem sobre roda fônica... Li em algum lugar do megamanual que sensor que "lê" a roda fônica é um par "fototransistor/led"... Então fiquei pensando uma coisa:

    Será que se fossem feitas "faixas alternadas" com tinta preta fosca na borda da polia, no lugar dos dentes da roda fônica isso não seria possível de ler com o sensor? Esse recurso das faixas é usado em vários tipos de tacometros "sem contato" e funciona bem... Acho que seria uma solução esteticamente melhor do que adaptar uma roda de outro carro sobre a polia original ou usar a roda fônica da sportsystem... o que acham?

    Outra possibilidade seria um torneiro fazer dentes na borda de uma polia empi (não sei se há espaço pra isso, acho que não). O que acha, André?

    Grande abraço a todos.

    Eu não conheço o assunto, mas achei a iéia muito interessante... resta saber se nenhuma sujeira interferiria na leitura...

    Comment


    • #3
      Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

      Eu creio que a roda fônica colocado nos VW a ar é posicionada na região do distribuidor pelo tempo de injeção / ignição que é necessário ser connhecido. No distribuidor / roda fônica temos o tempo divido exatamento igual ao tempo de cada cilindro, ou seja, temos dua ignições por volta do virabrequim e por lá da´para saber onde exatamente está a posição dos cilindros do motor. Se vc por acaso voce referenciar a polia do virabrequim vc sabera a posição dos cilindros mas não saberá em qual tempo cada pistão está.
      Exemplo: O P1 pode estar no PMS, mas pode estar em compressão ou final de exaustão.

      Já com a roda fônica na posição em que vai o distribuidor, sabe-se se esta na compressão ou exautão.

      A relação do distribuidor/virabrequim é 1:2.

      Deu pra entender mais ou menos?
      Last edited by FERPADELA; 01-04-2009, 02:10 PM.

      Comment


      • #4
        Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

        Deu pra entender bem... Posicionar no distribuidor seria interessante...
        Andei lendo algumas coisas sobre o assunto. Aparentemente o sensor é de "relutância variável", ou seja, os dentes atuam como núcleos num enrolamento sobre um imã permanente, induzindo uma corrente alternada quando a polia dentada gira. Desta forma a polia não poderia ser de alumínio. Aparentemente o sensor optico seria mais preciso, porém é mais sensível a sujeiras.

        De qualquer forma podemos continuar pensando sobre o assunto.

        Grande abraço,
        Ernesto
        Localização: Rio de Janeiro - RJ
        Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

        Comment


        • #5
          Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

          Postado originalmente por FERPADELA
          Eu creio que a roda fônica colocado nos VW a ar é posicionada na região do distribuidor pelo tempo de injeção / ignição que é necessário ser connhecido. No distribuidor / roda fônica temos o tempo divido exatamento igual ao tempo de cada cilindro, ou seja, temos dua ignições por volta do virabrequim e por lá da´para saber onde exatamente está a posição dos cilindros do motor. Se vc por acaso voce referenciar a polia do virabrequim vc sabera a posição dos cilindros mas não saberá em qual tempo cada pistão está.
          Exemplo: O P1 pode estar no PMS, mas pode estar em compressão ou final de exaustão.

          Já com a roda fônica na posição em que vai o distribuidor, sabe-se se esta na compressão ou exautão.

          A relação do distribuidor/virabrequim é 1:2.

          Deu pra entender mais ou menos?
          A roda fonica fica posicionada no vira mesmo. Dá uma olhada nesse tópico:
          http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4697

          Eu só não to lembrando como o módulo de injeção(e ignição) irá descobrir os tempos de cada cilindro. Mas tem um jeito, já li algo a respeito...

          Comment


          • #6
            Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

            Realmente, estou vendo um manual de centralina e verifiquei que realmente o ponto de verificação do motor é pogo pelo giro do virabrequim.

            Só não estou entendendo como é verificado a posição de cada pistão.


            Qualquer novidade passo para VCs.

            Comment


            • #7
              Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

              Pessoal,
              No site "diyautotune.com" vende uma "roda fônica" que é cortada em uma chapa de 1/8'' (3.18mm) de espessura. Acho que isso seria relativamente simples/barato de mandar cortar em uma loja de corte CNC... E é suficientemente fino pra adaptar atrás de uma polia de alumínio da empi.
              O que acham?

              http://www.diyautotune.com/catalog/3...eel-p-180.html

              Grande abraço!
              Localização: Rio de Janeiro - RJ
              Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

              Comment


              • #8
                Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                Bem interessante...Parece fácil

                Comment


                • #9
                  Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                  Alguém sabe de algum serviço de corte cnc (laser ou jato de água) que seja bom e barato?

                  Quem poderia desenhar a "engrenagem" num autocad?

                  Quantas pessoas, em princípio, estariam interessadas em adquirir?
                  Localização: Rio de Janeiro - RJ
                  Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                  Comment


                  • #10
                    Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                    Outra dúvida: a polia do vira mais leve reduz a vida útil das bronzinas? Piora a vibração do motor? Li isso porque acabei de ver um anúncio de uma polia de 2,5kg que o vendedor alega que torna o motor mais suave e durável... pra isso não já tem o volante motor???

                    A polia padrão do fusca tem 6 3/4 polegadas (170mm) de diâmetro correto? A polia pronta da diyautotune de 6 3/4 serve até em polias de 6 1/4 (os dentes tem 1/4'' de altura).

                    Se for usada uma polia como essa aqui:
                    http://www.thesamba.com/vw/classifie....php?id=579734
                    a roda dentada poderia ficar um pouco afastada da polia, de modo que ao menos teoricamente ele poderia ter o mesmo diâmetro da polia.

                    []s
                    Localização: Rio de Janeiro - RJ
                    Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                    Comment


                    • #11
                      Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                      Querer fazer polia dentada em torno CNC sai caro demais! A opção para usar a polia de alumínio é um sensor do tipo Hall, sensor VR só funciona com polias de ferro por exigirem variação do magnetismo próximo ao sensor.
                      No meu projeto fiz o seguinte: peguei a polia de alumínio do vira e fui a um desmanche, lá encontrei uma polia de roda fônica com tamanho próximo a da polia do fusca. A polia que melhor se adequou foi uma 60-2 do Tempra 16V, que usa sensor VR, mas não impede o uso do sensor hall.

                      Estas polias estão com o torneiro lá do meu trabalho para ser fixada e balanceada.
                      Usarei um sensor hall e bobina quadrupla do Golf MKIV que chegaram hoje aqui em casa enviadas pelo Regis que participa aqui no F4E e no fórum da megaSquirt. Preferí usar bobina e sensor do Golf porque minha Mega e Mini-MS e assim dispensa a ultilização de drivers externos.
                      Abraço!
                      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                      Ignition: COP(Coil On Plug)
                      AFR controller: JAW Wideband
                      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                        Grande Paulo!!!
                        Pois é... inicialmente eu pensei que a leitura dos dentes era optica, porém logo depois notei que era "indutiva" e desisti de usinar o alumínio da polia. Pensei em cortar uma de chapa em CNC, porém se é muito caro (poderíamos fazer em quantidade) fica inviável... Agora essa solução que você achou pra adaptar é perfeita!!! Sabe o ano do tempra?

                        A minha idéia era exatamente essa. Como a seleção entre o circuito Hall e o VR na V3 é feita por um jumper, ia deixar as duas instaladas, visto que não são excludentes.

                        A MS-II V3 tem um driver de bobina (Bosh BIP373). Eu montei o circuito de driver de alta corrente na minha. Então, em tese, posso acionar minha bobina KW sem a caixinha da ignição (não sei se tenho coragem).

                        Dá uma olhada nesse tópico, precisava da sua opinião lá:
                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ed=1#post59510

                        Grande abraço!
                        Localização: Rio de Janeiro - RJ
                        Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                        Comment


                        • #13
                          Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                          Postado originalmente por Ernesto
                          Grande Paulo!!!
                          Pois é... inicialmente eu pensei que a leitura dos dentes era optica, porém logo depois notei que era "indutiva" e desisti de usinar o alumínio da polia. Pensei em cortar uma de chapa em CNC, porém se é muito caro (poderíamos fazer em quantidade) fica inviável... Agora essa solução que você achou pra adaptar é perfeita!!! Sabe o ano do tempra?

                          A minha idéia era exatamente essa. Como a seleção entre o circuito Hall e o VR na V3 é feita por um jumper, ia deixar as duas instaladas, visto que não são excludentes.

                          A MS-II V3 tem um driver de bobina (Bosh BIP373). Eu montei o circuito de driver de alta corrente na minha. Então, em tese, posso acionar minha bobina KW sem a caixinha da ignição (não sei se tenho coragem).

                          Dá uma olhada nesse tópico, precisava da sua opinião lá:
                          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ed=1#post59510

                          Grande abraço!
                          Opa!
                          Não sei o ano do Tempra, porém creio que todos os 16V tem as polias iguais.
                          Com a V3 o circuito pra ler sensor VR é nativo e facilita muito mesmo. No meu caso com Mini-Ms eu teria que montar um circuito condicionador de sensor VR e não quero colocar nenhuma caixa a mais do que a que está com a Mega dentro.
                          Pode colocar sua bobina pra funcionar com o BIP ele só vai carrega-la.
                          Abraço!
                          MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                          Ignition: COP(Coil On Plug)
                          AFR controller: JAW Wideband
                          Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                            Postado originalmente por Ernesto
                            Grande Paulo!!!
                            Pois é... inicialmente eu pensei que a leitura dos dentes era optica, porém logo depois notei que era "indutiva" e desisti de usinar o alumínio da polia. Pensei em cortar uma de chapa em CNC, porém se é muito caro (poderíamos fazer em quantidade) fica inviável... Agora essa solução que você achou pra adaptar é perfeita!!! Sabe o ano do tempra?

                            A minha idéia era exatamente essa. Como a seleção entre o circuito Hall e o VR na V3 é feita por um jumper, ia deixar as duas instaladas, visto que não são excludentes.

                            A MS-II V3 tem um driver de bobina (Bosh BIP373). Eu montei o circuito de driver de alta corrente na minha. Então, em tese, posso acionar minha bobina KW sem a caixinha da ignição (não sei se tenho coragem).

                            Dá uma olhada nesse tópico, precisava da sua opinião lá:
                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ed=1#post59510

                            Grande abraço!
                            Se vc quiser fazer os "gaps" nas polias não precisa de nenhuma máquina CNC não! Esses "gaps" podem ser em qq furadeira fresadora ou fresadora convencional. E não fica caro não!!! É a mesma operação usada na fabricação de engrenagens!




                            André Torneiro

                            Comment


                            • #15
                              Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

                              André!!! A opinião que faltava nesse tópico!
                              Na polia não ia adiantar, pois como descobri depois, o sensor de rotação depende é "indutivo". Mas se for possível fazer os dentes numa chapa de material ferroso de 3mm, seria perfeito! Embora a roda dentada do tempra também tenha ficado muito boa (embora mais grossa)

                              []s
                              Localização: Rio de Janeiro - RJ
                              Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                              Comment

                              Working...
                              X