Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insanidades, além da TBI monoponto...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

    Celojr,

    Só para ilustrar mais, o processo de fixação do comando por parafusos, sitados pelo nosso amigo Gilson, segue a seguinte foto:


    Nela vemos um "rebaixamento" da região onde fica o parafuso com sua arruela, logo o parafuso vai alí inteiro, sem necessidade de esmerilhar a cabeça do coitado, e sem que ele pegue na bomba.

    Nota-se nesse kit(imgem tirada do Fuscanet) que ele vem com as devidas arruelas autotravantes(aquelas que parecem uma coroa achatada).

    Acho que esse processo seja bastante simples também, e como já foi largamente usado, é mais "seguro". O cravejamento é usado nos originais, mas vais aber qual era o processo original de cravejamento...

    Abraço a todos e boa sorte, celão!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #17
      Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

      Caro Celo,eu faria como o Gilson falou e o Rafael ilus_
      trou.Comprei um perfil na Sobe e a engrenagem foi fi_
      xada exatamente assim,só ñ esqueça da arruela den_
      tada,do loctite e do torque citado por Luiz q é o mes_
      mo q a Sobe recomenda.

      Abraço

      Comment


      • #18
        Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

        Muito bem amigos,

        Não sou tão teimoso assim a ponto de bater pé e tentar cravejar a engrenagem no comando contra todas as recomendações de vcs. Conversei agora com meu mecânico e levaremos a engrenagem para o torneiro para as devidas providências.

        Rafael, Obrigado pela ilustração, já setá impressa para mostrar ao pessoal daqui como que deve ser feito...

        Luiz, Obrigado pela informação do torque do parafuso, também já está anotada...

        Gilson e Fabrício, Obrigado pelo reforço a opinião contrária a minha idéia de cravejamento, melhor seguir com o que já está consagrado, de moda basta as que estou inventando já, acho que está de bom tamanho.

        Abraços a todos.

        Comment


        • #19
          Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

          Senhores,

          Gostaria da opinião do clã a respeito dos seguintes aspectos:

          Primeiro um post do Master Vader:

          Postado originalmente por Master Vader
          A injeção gera menor restrição ao fluxo de ar, portanto acabagerando melhor alimentação (ganho de potência).
          Uma forma de se considerar a injeção é a seguinte:
          Se for utilizar dois corpos de aceleração, considere na planilha como carburação quadrupla, se for utilizar somente um corpo central, pelo menos de 40mm utilize carburação dupla.
          Agora se for utilizar 4 corpos de aceleração, a planilha não conseguirá simular.
          Utilize neste caso como se fosse carburação quadrupla e estime que a potência e troque serão uns 10% maior do que o obtido.
          []s,

          Vader.
          Considerando a TBI monoponto com corpo de borboleta de 32 mm que estarei utilizando, pode-se estimar a potência do motor tomando como padrão a carburação dupla 32 ou posso estimar um pouco mais acima?

          Segundo ponto, resposta do Trimilica a uma pergunta feita por mim já há algum tempo atrás:

          Postado originalmente por trimilika
          acabei de falar usei w120 de 32 pra andar na ruae pode sim usar as molas 6 elos éla é mais forte que as originais porem sem risco de aderreter o came do comando desdeque vc use tucho 0km e original Vw se por paralelo derrete o tucho e o came,se por VW usado e tiver muito gasto tambem derrete,é barato compra na volks mesmo...
          Minha dúvida é se varetas novas originais da Kombi dariam conta do recado...

          E por último, porém não menos importante, uma outra resposta do Trimilika a pergunta feita por mim em relação as molas duplas que comprei:
          Postado originalmente por trimilika
          olha essas molas da foto parece as originais VW com as de uno por dentro
          essas são de 7 elos e tem ma que tem a marca de tinta amarela,e se pegar elas na mão vc vai ver a marca vermelha tmb,
          essas marcas amarela e vermelha,azul e vermelha ,são molas originais do motor tork VW ,

          quanto custa essas molas da foto ?
          pergunta na consecionaria VW quanto custa as molas da kombi a AR motor tork,
          nem precisa colocar essas de uno por dentro
          se vc quiser até 7,000 rpm as originais da kombi dá e vc não precisa trocar ou reforçar nem as varetas nem balanceiros
          Seguinte, tenho a intenção de colocar varetas de tucho de aço, mas preciso de um pequeno fôlego ($$$) antes, daria para manter as molas originais e as varetas de tucho originais até conseguir as varetas de aço.

          Em tempo, não conseguí achar as varetas do motor MWM ainda.

          Abs.

          Comment


          • #20
            Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

            Celão,

            Acho que no simulador do Vader, no mais novo, tem sim opção de injeção com apenas um corpo de borboleta, não? Em todo caso, crdito que possa estimar, aproximando o seu sistema a um de dupla carburação(solex 32) sim, conforme o Vader sitou.

            Até onde eu sei, as varetas da Kombi nova também são de alumínio. Eu não recomendaria usar elas com as molas duplas...

            A idéia de usar as varetas originais com molas originais de início é muito plausível sim! Acredito que seja a melhor solução a curto prazo. Contudo, (qui vai uma opinião minha, cautelosa, é verdade)não pense em passar das 5500 rpm de modo algum!!! Ou melhor, nem tente passar das 5000rpm! Digo isso para evitar flutuação de válvula.

            Abraço!
            Na verdade, aqui no fórum temos meio perdido esse assunto de escolha de molas de válvulas. Alguns dizem que as de Opala aguentam até umas 6500 rpm. Outro dizem que as molas da Kombi motor "tork" aguentam isso também. Eu sinceramente, não tenho como lhe dar certeza de nenhum, mas na dúvida, eu iria de molas de Opala nesses casos. Para motor mais bravo, como no seu caso que deverá girar mais, eu nem sei quais molas indicar. Esse é um ponto falho, pelo menos por enquanto, nesse quesito, seria bom alguém com conehcimento nessa área nos esclarecer.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #21
              Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

              Marcelo, concordo com Rafael. Vader devia estar se referindo a planilha antiga...

              Que mola de 6 elos é essa que Trimilika falou?

              Você já pensou na possibilidade de instalar apenas as molas externas (desse jogo de molas duplas qe tu tens)? Desse jeito deve dá para andar tranquilo com as varetas originais.

              Comment


              • #22
                Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Celão,

                Acho que no simulador do Vader, no mais novo, tem sim opção de injeção com apenas um corpo de borboleta, não? Em todo caso, crdito que possa estimar, aproximando o seu sistema a um de dupla carburação(solex 32) sim, conforme o Vader sitou.

                Até onde eu sei, as varetas da Kombi nova também são de alumínio. Eu não recomendaria usar elas com as molas duplas...

                A idéia de usar as varetas originais com molas originais de início é muito plausível sim! Acredito que seja a melhor solução a curto prazo. Contudo, (qui vai uma opinião minha, cautelosa, é verdade)não pense em passar das 5500 rpm de modo algum!!! Ou melhor, nem tente passar das 5000rpm! Digo isso para evitar flutuação de válvula.

                Abraço!
                Na verdade, aqui no fórum temos meio perdido esse assunto de escolha de molas de válvulas. Alguns dizem que as de Opala aguentam até umas 6500 rpm. Outro dizem que as molas da Kombi motor "tork" aguentam isso também. Eu sinceramente, não tenho como lhe dar certeza de nenhum, mas na dúvida, eu iria de molas de Opala nesses casos. Para motor mais bravo, como no seu caso que deverá girar mais, eu nem sei quais molas indicar. Esse é um ponto falho, pelo menos por enquanto, nesse quesito, seria bom alguém com conehcimento nessa área nos esclarecer.
                Fala RAfael,

                Na planilha que tenho aqui não tem essa opçãod e apenas um corpo de borboleta não, talvez esteja desatualizada... a parte de injeção começa na injeção de Kombi... Agora, se a aproximaão for correta, perco algo em torno de 17% de pôtencia do motor utilizando essa TBI... oh só que coisa, hein?

                Postado originalmente por Guga Pedrosa
                Marcelo, concordo com Rafael. Vader devia estar se referindo a planilha antiga...

                Que mola de 6 elos é essa que Trimilika falou?

                Você já pensou na possibilidade de instalar apenas as molas externas (desse jogo de molas duplas qe tu tens)? Desse jeito deve dá para andar tranquilo com as varetas originais.
                Então Guga... Não tenho certeza agora, mas se não me falha a memória são molas importadas da engle.

                Também pensei em utilizar somente as molas externas com as varetas originais, telefonei para o pessoal da sportsystem para perguntar sobre isso, me foi dito que não dá pois as molas externas tem pouca carga se utilizadas sozinhas (?) disseram que as molas foram projetadas para suso conjunto e que não são as do gol Bx com as do uno por dentro (?), até comentaram a respeito de uma série de motores MWM que teria varetas de aço de 280 mm compatíveis com o tamanho das origiais do fusca, o caso é que não encontrei dessas varetas por aqui na cidade daí não tenho como afirmar nada a respeito dessa compatibilidade.

                Mas o caso é o seguinte, está no inferno, abraça o Capeta então... encomendei as varetas de aço da sportsystem hj, devem chegar depois de amanhã, pedi a máxima celeridade que eles possam ter para agilizar o envio, me prometeram agilidade, no que acredito.

                Uma coisa é bem verdade, podem não ser peças tão baratas assim, mas o atendimento deles é quase impecável, são muito bons mesmo, pelo menos nunca me deixaram na mão em todos os pedidos que fiz por lá.

                Abs.

                Comment


                • #23
                  Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                  Up...

                  Brunimento fino feito... o cara da retífica daqui deu uma torcida de nariz impressionante, disse nunca ter ouvido falar nisso... disse que para fusca era no máximo grana 150... mas fez tudo direitinho conforme pedi, então está tudo certo.

                  Camisas limpinhas e prontas para montagem... me disseram que há o risco de bater saia, pelo que entendi significa os pistões ficarem com diâmetro menor que a camisa, caso isso aconteça, alguma sugestão de como resolver de forma rápida e principalmente, barata, esse problema?

                  O comando de válvulas e sua engrenagem devem estar no torneiro por agora para os devidos ajustes para asua união... Não estive com eles hj ainda, mas não duvido que seja outro torcendo o nariz e me chamando de doido...

                  Alias, o que tem de gente torcendo o nariz pro meu motor aqui na cidade não está no gibi...... hehehe... ... eu não falo nada, fico só olhando... deixa eles...

                  Abs.

                  Celo

                  Comment


                  • #24
                    Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                    E vamo nós...

                    Oia o vira novo, na caixa ainda...



                    E as camisas brunidas... com as bielas ao lado, com enbuchamento novo... ainda sujas, é bem verdade, mas brunidas.




                    Abs.
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #25
                      Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                      Vai ficar massa o motor!
                      Deixa esse pessoal te chamar de doido... Depois tu mostra para eles do que esse motor é capaz

                      Comment


                      • #26
                        Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                        Postado originalmente por celojr
                        Up...

                        Brunimento fino feito... o cara da retífica daqui deu uma torcida de nariz impressionante, disse nunca ter ouvido falar nisso... disse que para fusca era no máximo grana 150... mas fez tudo direitinho conforme pedi, então está tudo certo.

                        Camisas limpinhas e prontas para montagem... me disseram que há o risco de bater saia, pelo que entendi significa os pistões ficarem com diâmetro menor que a camisa, caso isso aconteça, alguma sugestão de como resolver de forma rápida e principalmente, barata, esse problema?

                        O comando de válvulas e sua engrenagem devem estar no torneiro por agora para os devidos ajustes para asua união... Não estive com eles hj ainda, mas não duvido que seja outro torcendo o nariz e me chamando de doido...

                        Alias, o que tem de gente torcendo o nariz pro meu motor aqui na cidade não está no gibi...... hehehe... ... eu não falo nada, fico só olhando... deixa eles...

                        Abs.

                        Celo
                        Celojr,

                        O problema de "Bater saia" é o seguinte.
                        Imagine o motor parado, você olhando pela trazeira do carro. Imagine você vnedo o pistão na posição dele, deitado. Esse problema ocorre quando tem folga excessiva entre pistão e camisa, pois dese modo o pistão pode "girar" levemente em torno do eixo formado pelo pino do pistão. Esse movimento é limitado pela saia, que bate na camisa do pistão. Esse é o movimento de bater saia, é o pistão "sambando" dentro da camisa, quando se tem folga excessiva entre camisa e pistão.

                        Tem que ver quanto é a folga que deixaram. Tem muitos motores de pista que fazem eles com folgas maiores para diminuir atrito, mas isso acaba um pouco com a durabilidade do motor, mas para carros de corrida, isso não é tão relevante.

                        Se bater pistão, você tem duas alternativas: comprar um novo kit e montar ou comprar pistões de sobre-medida(os originais são 85,5mm, e vem as seguintes sobremedidas: 86mm[sobremedida de 0,5mm] e 86,5mm[sobremedida de 1,0mm]). Nessa ultima opção, você pode mandar abrir as camisas, bruni-las e colocar o pistão de sobremedida. É mais barato que comprar o kit novo(não estou contabilizando o preço cobrado pela retífica). Esses pistões de sobremedida, conforme aprendi com o Gump_GTi no tópico do motor dele, eles não vem em kit com camisa, vem apenas os pistões e anéis.

                        Celojr, vc que viu as camisas de perto, reparou, internamente na marca dos brunimentos? O ideal é marcas diagonais, cruzadas. Uma em cada sentido. Você vai perceber facilmente vendo linhas cruzadas fazendo a seguinte imagem:

                        Repare, dá para ver as marcas de brunimento. O brunimento fino não deve apagar essas marcas diagonais cruzantes, apenas deve dar um alisamento superficial nas pontas que ficaram(pontas geradas pelo brunimento). Pela foto que você mandou, não deu para ver direito as marcas. Mas você deve ter reparado.

                        Bem, é isso.
                        Mantenha-nos informados!

                        Abraço.

                        PS: Mostre para esses caras que quem vai ficar doido é o teu motor! Roncando alto!
                        Last edited by Rafael_MO; 21-07-2009, 03:18 PM.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #27
                          Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                          Postado originalmente por Guga Pedrosa
                          Vai ficar massa o motor!
                          Deixa esse pessoal te chamar de doido... Depois tu mostra para eles do que esse motor é capaz
                          Valeu Guga...

                          É por isso que fico calado só olhando...hehehe

                          Abraço.

                          Comment


                          • #28
                            Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Celojr,

                            O problema de "Bater saia" é o seguinte.
                            Imagine o motor parado, você olhando pela trazeira do carro. Imagine você vnedo o pistão na posição dele, deitado. Esse problema ocorre quando tem folga excessiva entre pistão e camisa, pois dese modo o pistão pode "girar" levemente em torno do eixo formado pelo pino do pistão. Esse movimento é limitado pela saia, que bate na camisa do pistão. Esse é o movimento de bater saia, é o pistão "sambando" dentro da camisa, quando se tem folga excessiva entre camisa e pistão.

                            Tem que ver quanto é a folga que deixaram. Tem muitos motores de pista que fazem eles com folgas maiores para diminuir atrito, mas isso acaba um pouco com a durabilidade do motor, mas para carros de corrida, isso não é tão relevante.

                            Se bater pistão, você tem duas alternativas: comprar um novo kit e montar ou comprar pistões de sobre-medida(os originais são 85,5mm, e vem as seguintes sobremedidas: 86mm[sobremedida de 0,5mm] e 86,5mm[sobremedida de 1,0mm]). Nessa ultima opção, você pode mandar abrir as camisas, bruni-las e colocar o pistão de sobremedida. É mais barato que comprar o kit novo(não estou contabilizando o preço cobrado pela retífica). Esses pistões de sobremedida, conforme aprendi com o Gump_GTi no tópico do motor dele, eles não vem em kit com camisa, vem apenas os pistões e anéis.

                            Celojr, vc que viu as camisas de perto, reparou, internamente na marca dos brunimentos? O ideal é marcas diagonais, cruzadas. Uma em cada sentido. Você vai perceber facilmente vendo linhas cruzadas fazendo a seguinte imagem:

                            Repare, dá para ver as marcas de brunimento. O brunimento fino não deve apagar essas marcas diagonais cruzantes, apenas deve dar um alisamento superficial nas pontas que ficaram(pontas geradas pelo brunimento). Pela foto que você mandou, não deu para ver direito as marcas. Mas você deve ter reparado.

                            Bem, é isso.
                            Mantenha-nos informados!

                            Abraço.

                            PS: Mostre para esses caras que quem vai ficar doido é o teu motor! Roncando alto!
                            Fala Rafa,

                            Pois é, não reparei no cruzamento das linhas não, mas acho que fizeram corretamente sim... as camisas estão guardadas numa sala escura, protegidas do sol e hj não consegui ver isso.

                            Abs.

                            Comment


                            • #29
                              Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                              As camisas tem que ficar protegidas do sol? Por que?

                              Comment


                              • #30
                                Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                                Pra não queimar o óleo eeueueueueueue

                                Abs,

                                Cristiano, devirtuando o tópico.
                                Cristiano A. C. Zank

                                (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                                |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                                (o\_!_/o) 68 - Jepo
                                PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                                http://fuscami16.blogspot.com
                                Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                                Comment

                                Working...
                                X