Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Funcionando o motor ao contrário

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Funcionando o motor ao contrário

    Me ocorreu algo aqui: alguém por aí já funcionou o motor do fuca ao contrário? Eu digo colocar carburadores no escape e escape na admissão.
    Os malucos da década de 40 diziam que os flatheads funcionavam muito melhor com o fluxo invertido.. vai saber!




    http://www.youtube.com/watch?v=8wGf90fK-kQ

    http://www.jalopyjournal.com/forum/a...4&d=1207496815

    http://ford400.100webcustomers.com/v8indy4cam.html

  • #2
    Re: Funcionando o motor ao contrário

    Quando eu era moleque (17 anos) eu tinha uma moto, Jawa CZ que reformei. Ela de vez quando dava um contragolpe no pedal de partida e pegava ao contrário. O motor era 2 tempos de 150cc.
    Em um 4 tempos não vejo como fazer isso sem maiores modificações.
    2276 FK8 .

    Comment


    • #3
      Re: Funcionando o motor ao contrário

      Que loucura!
      Sabia dessa não...

      Comment


      • #4
        Re: Funcionando o motor ao contrário

        Os 2 tempo sem válvula pegam pra qualquer lado que girar a partida mesmo, mas no caso do 4 tempos o segredo é o comando, pois a válvula que era de escape tem que abrir primeiro pra fazer vácuo. Porém (na teoria), no caso do fusca tem a possibilidade de simplesmente fazer motor de arranque girar pro outro lado, colocar carburadores no escape e inverter a coroa do diferencial pro carro não ficar com 4 marchas pra trás (que me corrijam se eu estiver falando besteira).

        Comment


        • #5
          Re: Funcionando o motor ao contrário

          Realenemy,

          Loucura!!!! hehehe

          Acredito que, se fizer essa inversão que você citou, mantendo os cabeçote soriginais, teríamos a seguinte situação:

          Originalmente: as válvulas de admissão sõ maiores que as de escape.
          Com a inversão: essa situação se inverte.

          Logo, as válvulas maiores(agora de escape) quando abertas(antes da admissão) gerariam um maior vácuo que "puxaria" a mistura pela válvula de admissão(agora, a menor).

          Como em motores, comumente tem-se as válvulas maiores na admissão e a duração de abertura dessas maiores(nem sempre, existem vários comandos assimétricos) visando gerar mais torque, principalmente em rotações médias/baixas, acredito que com a inversão citada, conseguiríamos um motor que tenha melhor desempenho em rotações mais altas, tendo curva de torque um pouco prejudicada.

          Com a inversão, tendo válvula de escape maior, geraríamos uma boa "lavagem" do cilindro, com boa exaustão de gases queimados. Porém, com válvula de admissão pequena, geraremos uma dificuldade na entrada de mistura pra dentro do motor. O que pode ser um fator limitante de desempenho em um motor pois reduz-se a Eficiência Volumétrica do motor, o que limita um pouco o rendimento em alta(não irá girar altíssimas rpm).

          Enfim....ganha-se alí, perde-se acolá....

          Logo, não arrisco concluir nada definitivo. Arriscaria dizer que o motor teria um rendimento interessante em médias rotações, com boa lavagem dos cilindros. Se o comando tiver um overlap(cruzamento) das válvulas menor, com o comando de admissão(originalmente o de escape) abrindo anguns gruas depois que o pistão comece a descer a partir do PMS, isso geraria um região de "baixa pressão" dentro do câmara, que conseguiria "puxar" a mistura para dentro com mais facilidade.

          Loucura, nnão? hehehe

          Se falei algo errado, por favor, corrijam-me!!!

          Abraço a todos!

          PS: Tópico muito interessante e insano(do jeito que eu gosto)!!!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #6
            Re: Funcionando o motor ao contrário

            Rafa, sua observação é bem pertinente e é justamente por isso que faziam isso nos flatheads: como tem válvula no bloco, é bem limitado. Usavam blower socando pressão no escape (de certa forma compensando a ineficiência da válvula menor) e dando vazão na saída pelas válvulas que eram de admissao).

            No fusca eu não consigo fazer previsões, pois os dois cilindros dando escape pelo meio do cabeçote, não sei o que pode acontecer com a teperatura... mas o problema de válvula pequena pode ser resolvido facilmente com válvulas um pouco maiores...

            Eu to imaginando cada cabeçote com um carburador a alcool num plenum sobre a região onde o carburador original fica, saindo dois canos um pra cada cilindro, e o escape saindo bem por baixo do carburador num tubo de 2,5 polegadas aquecendo a base, correndo por cima da camisa e entrando num buraco na lata mais perto da tampa do motor, fazendo um x com o outro lado e saindo exatamente no local das ponteiras originais... to só sonhando com o ronco.


            Ou a configuração que todo mundo quer ver: 4 carburadores simples, um pra cada cilindro!
            Last edited by realenemy; 19-07-2009, 02:31 AM.

            Comment


            • #7
              Re: Funcionando o motor ao contrário

              Realenemy,

              Realmente, como você disse, nos Flatheads, com blower socando mistura pra dentro, válvulas menores não limitariam tanto o fluxo de ar para dentro do motor. Ou seja, esses v8 das antigas deviam ficar animais!

              No cabeçote de Fusca, essa inversão talvez seja meio inviáteis. Os cabeçotes dos VW a Ar tem os dutos de escape menores(logo, nas extremidades) para evitar troca excessiva de calor do escape com o cbeçote, deixando o cabeçote a temperatura muit elevadas. Um dos maiores problemas de VW a ar é as altas temperaturas de escape(na aviação experimental, esse problema é muito citado). Na inversão, acredito que terímos sobre-aquecimento do cbeçote, o que poderia gerar detonação.

              O motor a ar 8 cilindros "Jamaro", que fizeram no Brasil a algum tempo atrás, juntando dois motores a ar apresenta algo parecido. Digo isso pois eles juntaram dois cabeçotes de 1500 pra fazer um cabeçote só. Nisso, os dutos de escape que ficaram no centro, teve que ser modificado ,saindo pr cima, e por isso teve seu comprimento aumentado.

              Sua idéia dos carburas a álcool no motor com fluxo invertido, com aquecimento pelo escape é muito boa sim! Acredito que ficaria show!

              Agora, como iria roncar esse motor, eu não tenho nem idéia! hehehehe
              Mas deve ser insano!

              Abraço!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Funcionando o motor ao contrário

                Eu acho que o risco de sobreaquecimento do cabeçote é bem provável, retrabalho do cabeçote vai ser obrigatório.

                Eu já venho pensando algum tempo também na idéia de colocar um cano de cobre em cada espaço entre alhetas do cabeçote e da camisa, ou até mesmo formando uma serpentina, alimentada por óleo pra melhorar a troca de calor no cabeçote. A idéia é que esse esquema de serpentina seja alimentado por uma bomba de óleo com saída externa, aí o óleo sai da bomba, entra na serpentina, circula pelos cabeçotes, entra num radiador externo e volta pra dentro do motor. Mas fico pensando e não vejo um jeito de executar isso sem que fique uma tremenda gambiarra.. Talvez um sistema parecido com flauta de injeção até funcione e não fique tão porqueira.

                Mas e aí, tá lançada a proposta. Quem vai ser o 1o maluco a rodas o motor ao contrário??

                Comment


                • #9
                  Re: Funcionando o motor ao contrário

                  Postado originalmente por realenemy
                  Eu acho que o risco de sobreaquecimento do cabeçote é bem provável, retrabalho do cabeçote vai ser obrigatório.

                  Eu já venho pensando algum tempo também na idéia de colocar um cano de cobre em cada espaço entre alhetas do cabeçote e da camisa, ou até mesmo formando uma serpentina, alimentada por óleo pra melhorar a troca de calor no cabeçote. A idéia é que esse esquema de serpentina seja alimentado por uma bomba de óleo com saída externa, aí o óleo sai da bomba, entra na serpentina, circula pelos cabeçotes, entra num radiador externo e volta pra dentro do motor. Mas fico pensando e não vejo um jeito de executar isso sem que fique uma tremenda gambiarra.. Talvez um sistema parecido com flauta de injeção até funcione e não fique tão porqueira.

                  Mas e aí, tá lançada a proposta. Quem vai ser o 1o maluco a rodas o motor ao contrário??
                  aí coloca um cambio de 5 marchas de qq carro com motor dianteiro, pode até ser do AP
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • #10
                    Re: Funcionando o motor ao contrário

                    Postado originalmente por felipedmori
                    aí coloca um cambio de 5 marchas de qq carro com motor dianteiro, pode até ser do AP
                    Na decada de 40 os carros nao eram potentes, e sim cheios de muito torque.
                    Inverter o funcionamento do fluxo daria (e dava) uma subida de rotação bem mais rapida, o que faria o motor aproveitar um pouco da "potencia" da epoca. Pois os motores tinham uma cilindrada ENORME, rotação muito baixa (assim como a taxa) e cambio extremamente longo.

                    Não sei se com todos os avanços atuais isso daria um resultado como naquela epoca (pois a cabeça de como um motor deve ser para ser bom mudou muito).
                    Mais a experiencia é valida
                    Last edited by 1300l; 02-08-2009, 02:58 AM.
                    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Funcionando o motor ao contrário

                      A idéia é insana, mas teoricamente funciona. Observemos que para adiantar o ponto de ignição devemos girar o distribuidor no sentido que originalmente o atrasaríamos.

                      Considerando a dificuldade inerente a fabricação artezanal de novos coletores de admissão e de escape compatíveis com a inversão proposta e que a válvula de admissão (agora trabalhando como escape) suporte a temperatura, não consigo ver aplicação prática nessa trabalheira toda.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Funcionando o motor ao contrário

                        ricardo, meu unico receio é fluxo de oleo. não sei se invertendo o sentido de rotacao do motor, o fluxo nao iria correr ao contrario também..

                        Comment


                        • #13
                          Re: Funcionando o motor ao contrário

                          Bem lembrado, as engrenagens da bomba girando ao contrario haveria fluxo ao contrario. Na verdade não haveria nem fluxo de oleo possivel, pois não há carter para armazenar o oleo "em cima" nem gravidade de baixo para cima para fazer o oleo "subir".

                          Embora o motor rodando ao contrario, as engrenagens da bomba de oleo deveriam rodar no sentido original. Como fazer isso, não sei.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Funcionando o motor ao contrário

                            Acho que o esquema mais prático seria mandar ralar um comando com a ordem invertida, pois o motor giraria no mesmo sentido (preservando todo o sistema), mas admitiria pela exaustão e escaparia pela admissão.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Funcionando o motor ao contrário

                              Agora entendi...

                              Que fazer um motor girar ao contrário só porque montou a coroa invertida no cambio né???
                              Ficou com 4 marchas para trás e uma para frente, assim como o Brasil anadava no passado (não muito distante) hehehe!!!

                              a propósito.

                              Algumas embarcações utilizavam dois motores detroit Diesel (2T. Diesel com comndos de válvula de escape), girando em sentidos contrários para "anular" momentos através de duas hélices com perfis de pás inversos.
                              Neste caso o comando de válvulas era diferente (pela ordem de ignição ao contrário).
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

                              Comment

                              Working...
                              X