Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cilindro refrigerado a água

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cilindro refrigerado a água

    Fala galera,

    Conversando com o meu mecânico, ele me informou que o cilindro do BR 800 tem as mesmas medidas dos do fuscas (inclusive as bielas e pistão) e são refrigerados a água. Fiquei bastante interessado, porém não vi nada ainda com este sistema.
    Ai vai uma pergunta: será possível utilizar o cilindro do BR 800 refrigerado a água num fusca? Vale a pena fazer a modificação? Vou ter algum ganho?

    Valeu,


    Igor

  • #2
    Re: Cilindro refrigerado a água

    Igor,

    Não vejo vantagem nenhuma, somente mais trabalho, pois não bastarão os cilindros, com eles vem agregados todos os outros componentes da refrigeração a água (mais mangueiras e radiador de água), fora que é mais um item a ser verificado com frequencia (nível de água).

    Para uso civil, é muito raro haver problemas de aquecimento no fusca, e para usos militares, bombas de óleo maiores, radiadores deslocados de Kombi, espaçadores de tampa traseira, etc resolvem bem. Agora, se o uso for radical, circuito externo de refrigeração de óleo, com radiador externo dianteiro e está resolvido o problema.

    Funcionará melhor do que essa refrigeração a água, repare que o fusca é famoso pela sua resistência e nesse quesito deixa pra tras muito water coolled.

    Sou de opinião que é melhor deixar água fervendo para fazer café ou chá e não para refrigerar o fusca.

    Abs.

    Comment


    • #3
      Re: Cilindro refrigerado a água

      Igor, lembra daquela conversa sobre os ciclos de Carnot, Otto e Diesel? Assim que começar a retificar o Cascudo 82 com todas as modificações a gente aproveita e esclarece algumas coisas.
      Ah, a informação procede sim. O diâmetro do pistão é 85,5 mm que é igual ao 1600, o curso 69 mm. O que muda é a taxa: 8,5:1 justamente por causa da refrigeração.
      Last edited by casantosef; 02-12-2013, 05:33 PM.

      Comment


      • #4
        Re: Cilindro refrigerado a água

        BLZ, fico no aguardo então Carlos.

        Comment


        • #5
          Re: Cilindro refrigerado a água

          E lembre-se que ainda tenho um projeto desta natureza em execução e fase de testes. Ao término dele, dando certo ou não, postarei todo o conteúdo, dos cálculos ao projeto em si.
          Last edited by casantosef; 03-12-2013, 09:03 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Cilindro refrigerado a água

            Postado originalmente por igorls Ver Post
            Fala galera,

            Conversando com o meu mecânico, ele me informou que o cilindro do BR 800 tem as mesmas medidas dos do fuscas (inclusive as bielas e pistão) e são refrigerados a água. Fiquei bastante interessado, porém não vi nada ainda com este sistema.
            Ai vai uma pergunta: será possível utilizar o cilindro do BR 800 refrigerado a água num fusca? Vale a pena fazer a modificação? Vou ter algum ganho?

            Valeu,


            Igor
            já tem isso pronto,testado e aprovado motor do subaru legacy
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Re: Cilindro refrigerado a água

              É verdade, o Subaru possui camisas refrigeradas por líquido refrigerante (água) e é capaz de desenvolver potências muito altas quando comparados com motores convencionais, tanto pela refrigeração líquida (que permite o uso de taxa maiores se comparadas com motores refrigerados a ar) como pelo fato da montadora usar comandos com perfil um pouco mais agressivo, cabeçote OHC (em algum motores usa-se múltiplas válvulas). Meu irmão tem um Legacy e o motor é uma coisa muito bem elaborada.
              E a refrigeração por uso de líquido não é só privilégio do Subaru, tem a VW Vanagon Waterboxer alemã que possuía refrigeração à água, alguns motores de motos com refrigeração mista: óleo, água(líquido refrigerante) e ar e o próprio Gurgel 800 com dois cilindros refrigerados a água.
              Porém, neste caso em particular, não há intenção alguma de substituir o motor air boxer pelo waterboxer, pois não se trata de um tópico Renegade Place e sim de uma Insanidade mesmo. Experimentação pela diversão e conhecimento.

              Comment


              • #8
                Re: Cilindro refrigerado a água

                Se não me engano nos EUA andaram fazendo cabeçotes para vw refrigerados a agua..
                Abrços
                Luby
                http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                Rio de Janeiro - RJ

                Comment


                • #9
                  Re: Cilindro refrigerado a água

                  São esses aqui?
                  http://www.abraace.com.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=176

                  Trata-se, aqui, de um proposta parcial. A minha proposta é extensivamente pretensiosa e insana. Em relação às camisas já encontrei a maior parte das soluções e os coeficientes necessários. Porém para os cabeçotes, há entraves do ponto de vista de execução que ainda não foram solucionados completamente. Falta pouco para terminar e o Igor Libertador está me auxiliando com fornecedores de produtos e serviços aqui em Aracaju. Vai levar algum tempo até que saia algo realmente plausível, palpável e convincente.
                  Last edited by casantosef; 04-12-2013, 07:52 PM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Cilindro refrigerado a água

                    Postado originalmente por casantosef Ver Post
                    São esses aqui?
                    http://www.abraace.com.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=176

                    Trata-se, aqui, de um proposta parcial. A minha proposta é extensivamente pretensiosa e insana. Em relação às camisas já encontrei a maior parte das soluções e os coeficientes necessários. Porém para os cabeçotes, há entraves do ponto de vista de execução que ainda não foram solucionados completamente. Falta pouco para terminar e o Igor Libertador está me auxiliando com fornecedores de produtos e serviços aqui em Aracaju. Vai levar algum tempo até que saia algo realmente plausível, palpável e convincente.
                    o dificultador é que as camisas são um ponto de vazamento assim como os flautis.Nos motores mais modernos as camisas são fixas para que não haja mistura de oleo na agua em caso de vazamento.Tanto que nos motores boxer a agua da porsche o comando de valvulas é no cabeçote,algo pra evitar esse problema e externar esse item do bloco que nos obriga a desmontar tudo só pra ter acesso ao comando.A bomba dágua não é problema ,pode ser acionada por correia ou a eletrica.
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                    Comment


                    • #11
                      Re: Cilindro refrigerado a água

                      A vedação das camisas já foi pensada e depois de muito quebrar a cabeça como muitas ideias, peguei as camisas de um motor gurgel que obtive em um desmanche há alguns anos. Levei a um torneiro e pedi que ele fizesse uma espécie de "chanfro" que servisse como "marcação" na base. Depois foi confeccionada uma especie de "camisa" menor por cima da camisa que serve como limitador para que ela não entre demais na carcaça e ainda assim permita uma efetiva vedação. Aliás, as folgas estipuladas foram reduzidas de tal maneira que essa "camisa menor" só se encaixa quando dilatada em óleo quente e a camisa original do gurgel refrigerada. Já são quase 3 anos de estudos envolvendo esta ideia.
                      Last edited by casantosef; 05-12-2013, 01:41 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Cilindro refrigerado a água

                        Que tal colocar tubos de cobre para circular água em furos, como se passassem os prisioneiros?
                        A ideia seria fazer furos nestas arestas de ventilação, como a da figura, em que o prisioneiro passa na camisa.
                        Arquivos Anexos
                        Teresina/PI
                        Fuscão 72 1500

                        Comment


                        • #13
                          Re: Cilindro refrigerado a água

                          A minha ideia já foi concluída em parte, mas agora fiquei curioso: como ocorreria a refrigeração propriamente dita? Desculpe-me pela pergunta, pois não entendi direito a proposta. Tem como fazer um esquema em desenho?
                          Last edited by casantosef; 12-12-2013, 11:08 PM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Cilindro refrigerado a água

                            Eu estava pensando nisso, colocar aqueles tubos de cobre bem finos ao redor das camisas conforme o johannecc disse, com um fluido refrigerante passando por eles, um mini radiador ligado nesse sistema e a bomba de combustível original fazendo o líquido circular(uso bomba elétrica já que tenho injeção eletrônica), o líquido estaria sempre em movimento já q a bomba eh mecânica e talvez teria como eliminar a ventoinha e a capela, será viável?

                            Comment


                            • #15
                              Re: Cilindro refrigerado a água

                              A bomba de combustivel original não tem fluxo suficiente pra gerar algum efeito refrigerante, ainda mais se eliminar o ar vindo da capela e envolver as aletas dos cilindros com tubos de cobre. Seria por pra testar e fundir a parte de cima...
                              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                              Estevão Consalter Junior

                              Comment

                              Working...
                              X