Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acoplamento eletromagnetico

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Acoplamento eletromagnetico

    Aos que tem pouquissimo juizo e muita imaginação:
    Preciso, ou tenho vontade, de realizar um sistema, como nos blowers, de acionamento eletromagnetico da polia da correia, podendo, numa arrancada repentina e curta, desacoplar o "peso" do alternador e ventoinha do motor.
    Quem tiver alguma ideia, mande. Pois somente o insite me ocorreu. Um abraço atodos.

  • #2
    eu já vi um cara que fez isso, com a polia do ar condicionado.
    só não sei detalhes de como foi feito, mas funcionava
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #3
      Eh um começo!!!! Vou pesquisar o sistema.

      Comment


      • #4
        Duas polias que correm uma dentro da outra, sendo a de fora a que vai a correia e a interna a do virabrequim, um solenoide que normalmente sem corrente já ficaria acoplado, com corrente ele retrai e desacopla, sendo terra na carcaça e o positivo vc teria que fazer um furo no meio do vira com um contato e um fio que acione o solenoide, ai o positivo seria esse contato no meio do eixo do vira com um carvão igual de distribuidor.

        Viajei, mas a principio parece funcionar.

        Comment


        • #5
          Se conseguissemos montar uma pequena embreagem, como de uma moto, pode ser de CG 125, não sei o sistema, mas poderia ser outro tipo de solução.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por FUSCA95
            Se conseguissemos montar uma pequena embreagem, como de uma moto, pode ser de CG 125, não sei o sistema, mas poderia ser outro tipo de solução.
            Fusca 95,
            Acho que não tem nada a ver com o que vc disse. Mas não seira bacana uma "embreagem sentrífuga", igual as dos motosseras? Elas funcionam da seguinte forma: quando se acelera, ela trava e faz o conjunto rodar.
            Mecaniacamente falando, seria um disco com uns "ganchos" que se "armam" com certa velocidade da polia, estes que grudam na polia externa e faria o conjunto virar?
            Então, poderia fazer algum sistema eletronico que travasse (armada ou não) esses "ganchos".
            Alguem entendeu?
            Abraço moçada.
            Vou ver se arrumo alguma foto, mas ahco dificil.

            OBS: esse sistema é muito parecido também com aquelas partidas de motores dois tempos, feitas manualmente(com aquela cordinha e taudo mais).
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #7
              Rafael
              a embreagem de carrinhos de controle remoto a combustão são assim
              Felipe Mori
              Osasco - SP
              --------------------------------------------------------

              Comment


              • #8
                Esse sistema é uma panela com 4 castanhas presas por uma mola, com determinada velocidade a inércia e o peso das castanhas vencem a tensao da mola e travam nas paredes do tambor, mas pra isso funcionar essa mola deveria ser substituida por um solenoide

                Comment


                • #9
                  eu acho que seria mais fácil o sistema igual ao do ar-condicionado... uma bobina que é acionada e acopla na polia...mas no caso, para maior segurança, essa bobina ia desacoplar a polia....ficou confuso...será q alguem entendeu?
                  "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                  Juan Manoel Fangio.

                  Comment


                  • #10
                    Sim, naturalmente sem tensao ela ficaria acoplada, ao colocar tensao ela acopla, no caso das arrancadas.

                    Comment


                    • #11
                      Fala galera!
                      Com base na idéia dos colegas, eu tava pensando em fazer a polia externa de eletro imã, e as castanhas de algo imantado. Daí sem corrente no eletroima da polia externa, as castanhas "fixam" nela, fazendo assim o movimento rotacional do conjunto. Agora, quando se bota corrente na polia externa(eletroima), as acastanhas se retraem, deixando o virabrequim livre. O que acham?
                      Abraço moçada.
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #12
                        A idéia é bem essa, só que não sou fã de imãs no carro. Entao ele ficaria naturalmente acoplada por molas e desacopla com o solenoide. To sugerindo, eu não faria isso no meu carro.

                        Acho que não da grande diferença em potência essa mudança, só se juntar isso com bomba de gasolina elétrica, distribuição totalmente eletronica e substituir a ventoinha por uma elétrica, pode ser que de um rendimento satisfatório.

                        Comment


                        • #13
                          dah diferença pra caramba. a 6000 rpm alternador e polia consomem aproximadamente 15cv

                          Comment


                          • #14
                            Orra...tudo isso? No meu 1.300 isso é caoira pra caramba....tudo bem que eu quase nunca ou nunca chego nos 6.000RPM, mas é muito mesmo! então, acho que tirar um sistema de ar condicionado é mais susse! Só precisa ver a relação de polia, pra não mudar muito!

                            Comment


                            • #15
                              Isso Mesmo, E O Teste Foi Feito Com Uma Ventoinha Como As Do 1500 E Polia Grande.
                              Compensando Os Fatos E Tamanhos Equivale Ao Sistema Que Ulizo Hoje, Com Ventoinha Do Itamar Com Polia Pequena.
                              Ps. A Ventoinha Do Itamar E Mais Larga E Roupa Mais Potencia Ainda. E O Meu Carro Gira A 7500 Facil. Roubando Ainda Mais Cavalos

                              Comment

                              Working...
                              X